Desejamos
com este documento, realizar um compêndio das propostas de soluções de vários
cidadãos, que no âmbito das iniciativas da Associação Cívica Portimão
Sempre, sugeriram para o concelho de
Portimão.
Abrangendo
diversas àreas, que vão do trânsito e acessibilidades, passando pelo turismo,
pelo comécio, pelo empreendedorismo e pela economia local, queremos aqui
registar para memória futura, estas sugestões para que a sociedade cívil de
Portimão ganhe mais consciência de si mesma.
De cidadãos para cidadãos.
GERAL
Ex.: não
é necessário um DTPU com a mesma dimensão que tinha no auge da construção.
A redução
dos custos de estrutura (custos de funcionamento e não de investimento) de toda
a CMP deverão reduzir-se em 40%.
b)
Pró-actividade em criar uma lógica de partilha de serviços e recursos com os
concelhos limitrofes, com vista a aumentar eficiência no uso dos mesmos (mais e
melhores serviços com menos custo).
c) Com
vista à angariação de investimento, criar uma via rápida de licenciamento.
d) Criar
um departamento de angariação de investimento externo, que seja avaliado de
acordo com os postos de trabalho criados por essa via.
e)
Apostar no real apoio ao empreendedorismo, por via de condições fisicas, de
constituição de parcerias estratégicas com entidades relevantes e por via de
apoio institucional.
f)
Apostar no associativismo como forma de chamar a população à construção e
melhoria do seu espaço público.
g) Pela
importância do sector do turismo, agilizar uma estratégia local que seja
verdadeiramente participada pelos agentes turisticos de Portimão.
TURISMO
E tendo
em conta que o posicionamento estratégico do destino Portimão, tem sido
vocacionado para mercados de menor valor acrescentado, sou da opinião que deve
ser feito um trabalho para o reposicionamento estratégico da nossa oferta
turistica, para que o segmento de mercado de 5 estrelas ganhe dimensão em
Portimão.
Com este
objectivo propõe-se:
1- estabelecer
o objectivo de ter unidades hoteleiras das principais cadeias hoteleiras de
topo (Ritz, Sheraton, Marriot, Hilton, etc...) no concelho.
2- com o
fim de melhor agilizar o objectivo anterior, estabelecer procedimentos de
licenciamento camarários, que sejam o mais céleres, claros e transparentes
possivel. Seria assim, uma via especial de licenciamento que teria também um
ambito de acção de parceria, para os procedimentos de licenciamento necessários
que não passem pela autarquia (ex.: ministério do ambiente).
3-
constituir parcerias mais estreitas com as instituições de ensino profissional
(Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão) e universitário de Portimão (ESGHT)
com vista à criação de sinergias que potenciem o melhor desenvolvimento do
destino turístico de Portimão.
4- com
vista à redução da sazonalidade do nosso turismo, poderá fazer sentido criar
uma equipa de trabalho com vista ao potencial desenvolvimento/incremento dos
nichos turisticos do bird watching, de natureza, de desporto, do golf e rural.
5-
criação de uma equipa de trabalho vocacionada para o incremento da visibilidade
de Portimão nos principais sites de viagens (ex.: expedia, etc.)
6-
continuação e se possivel incremento do trabalho de promocão de Portimão como
porto de cruzeiros.
7-
equacionar a ideia de concessão (sei que não depende da autarquia) do porto de
Portimão com vista a que o operador do mesmo, possa desenvolver o porto
(possibilitando-se por essa via a construção das infraestruturas necessárias).
TRÂNSITO E ACESSIBILIDADES
Sugestões
para o trânsito e acessibilidades:
(Idéias
soltas que carecem de amadurecimento. Pensadas para um cenário sem restrições
orçamentais, portanto actualmente pouco realistas, ficam aqui na mesma para que
sirvam de incentivo ao debate).
1-
Falou-se em tempo, na demolição de alguns edifícios devolutos que dão para o
largo do dique e para a frente da Caixa Geral de Depósitos.
A ser
possível esta solução, permitiria a ligação de saída de Portimão pelo largo do
dique. Permitiria a inversão do sentido do transito da Judice Biker de forma a
que esta fizesse de entrada.
2 -
Permitir que a rua direita voltasse a ter trânsito de nascente para poente.
3- Na
avenida Paul Harris (avenida do túnel) efectuar uma ligação desnivelada (partindo
que do princípio que haveria verbas, que duvido que haja...) aproveitando o
acesso ao recheio e permitino a ligação à urb. da horta da Raminha, bem como à
av. Dr. Francisco Sá Carneiro (ao lado da escola c+s). É mais fácil por aqui do
que pela rotunda/semáforos mais à frente que liga às finanças.
4-
Efectuar ligação da av. Paul Harris para a V6 no sentido continente Pedra
Mourinha.
5-
Efectuar continuação da Paul Harris, passando aldeia das Sobreiras, passando ao
lado da Forportil, até Alvor.
6- Nesta
última via, na rotunda da aldeia das Sobreiras, fazer uma ligação até à rotunda
que está à parte de baixo do Vale de França e efectuar ligação daí até à
rotunda do Vau na V6 (edifício atlântico).
Permite-se
assim, uma ligação alternativa à V6 para quem vem da Rocha e do Vau, com
ligação directa à Paul Harris e a uma fácil entrada e saída.
7- Passar
a 2 faixas de cada lado a antiga estrada de lagos até à Penina.
8- Passar
a 2 faixas de cada lado a estrada da Penina até Alvor.
9-
Efectuar o prolongamento da V6, de forma a que passe por cima da zona
industrial da Coca Maravilhas (não é fácil, mas é possível) e que intercepte a
en125 perto do retail park. Assim, cria-se mais um acesso à 125, mas pela zona
industrial evitando-se o acesso de pesados a esta zona, pela rotunda das
Cardosas.
10-
Alargamento do acesso à rotunda das Cardosas, para quem vem do Hospital, para
duas faixas (com imaginação é possível. aquilo não é tão estreito como parece).
11– Via
do Arade.
Assumindo
aqui, que haveria dinheiro para isto e que os terrenos estariam todos
disponíveis (condições que não estão reunidas neste momento), A "Via do
Arade" permitiria a criação (junto com a V6 e com a V3) de um anel à volta
de Portimão que incluiria a margem nascente do Arade. Com as correctas ligações
ao centro e com os parques de estacionamento estrategicamente posicionados,
esta via podia ser uma solução para o trânsito de ambas as margens.
Sugestões
de Trânsito e Acessibilidades de Ricardo Palet:
12 -
Construção de rotunda no cruzamento do Hospital Particular de Alvor;
13 -
Requalificação da sinalética e do estacionamento da rotunda Alvaro de Ataíde em
Alvor;
14 –
Construção de um acesso em rotunda e acerto da curva no entroncamento Vila
Mourisca na E.M. 531 junto ao aérodromo da Penina;
15 –
Construção de rotunda no cruzamento da igreja da Penina, na E.M. 531.
16 –
Acerto de curva na estrada E.M. 532 (curva da adega da torre), com vista ao
aumento da segurança;
17 –
Alargamento do túnel rodoviário da linha de caminho de ferro, que passa sobre a
E.M. 532.
18 –
Construção de rotunda no cruzamento para a Horta da Raminha na Avenida Paul
Harris (avenida do tunel);
19 –
Introdução de dois sentidos de trânsito na Avenida S. João de Deus;
20 –
Construção de rotunda no cruzamento da Avenida S. João de Deus com a R.
Mouzinho de Albuquerque;
21 –
Construção de rotunda no cruzamento em frente aos CTT no Largo Gil Eanes;
22 –
Desnivelamento da passagem de nível junto ao largo Gil Eanes;
23 –
Intervenção ao nível de acesso e estacionamento com alteração do sentido de
trânsito no Largo da Sé;
24 –
Demolição de edificios devolutos, para permitir a ligação rodoviária entre o
Largo do Dique e o Largo 1º de Maio;
25 –
Construção da “Via do Arade”, como circular da zona norte de Portimão.
Via do Arade
COMÉRCIO
1.
Explorar o uso de direitos de exploração e de superfície, concentrados em
fundos de investimento, como forma a que haja um único decisor no arrendamento
da zona de comércio tradicional.
(Assim,
conseguia-se uma estratégia uniforme e coerente para essa zona.)
2.
Explorar o uso do centro por parte de outlets.
3.
Estabelecer uma estratégia de promoção do centro histórico, junto das unidades
hoteleiras e dos operadores turísticos que operam em Portimão.
4.
Promover o uso de transfers dos hoteis para o centro.
5.
Refinar o direccionamento dos turistas dos cruzeiros para o centro.
6.
Actuação mais próxima da edilidade junto das associações comerciais.
7.
Criação/expansão por parte da edilidade de uma linha de apoio ao comércio, para
agilização de soluções de licenciamento, de garantia mútua, de crédito bancário
e de informação crítica de mercado.
8.
Criação de uma taxa para superfícies comerciais com áreas acima dos 250m2, com
vista à criação de um fundo de apoio ao comércio tradicional.
9.
Criação de estruturas que permitam ao comércio tradicional, um melhor
aproveitamento da zona ribeirinha no verão (não apenas o stock off).
10.
Incentivo para a adaptação do horário de funcionamento, para um horário mais de
acordo com as necessidades actuais dos consumidores (estes não vão às compras
às 16h no verão. Vão às 21h. E não vale a pena acender as luzes de natal às
18:h quando o comércio fecha às 19h.).
REABILITAÇÃO URBANA E CENTRO
UNIVERSITÁRIO
1. Defesa
e incentivo do corpo universitário da cidade (público e privado) para que não
só se mantenha, mas como cresça e se desenvolva.
2.
Identificação de cursos técnicos e tecnológicos com espaço de expansão e de
procura no mercado de trabalho global e fomentar a sua criação no universo
universitário de Portimão.
3.
Requalificação urbana de edifícios devolutos do centro antigo da cidade para,
residências universitárias. (Aqueles edifícios antigos devolutos davam
excelentes repúblicas universitárias… )
EMPREENDEDORISMO
1.
Investimento num parque empresarial e industrial moderno (para lá do projecto
associado ao autódromo;
2.
Criação de ninhos e incubadoras de empresas;
3.
Criação de soluções do tipo “via verde” para os processos de licenciamento;
4. Construção
de instalações físicas para um pólo universitário, voltado para as áreas
tecnológicas e partir para a angariação de universidades.
5.
Criação de equipa pluridisciplinar, que literalmente venda a cidade de
Portimão, como local para a instalação de sedes e delegações de empresas.
6.
Organização de um centro de inovação e empreendedorismo, com o objectivo
prático de chamar a atenção sobre a nossa cidade de business angels, sociedades
de capital de risco, investidores, empreendedores e profissionais da gestão.
Faz falta um terminal rodoviário;
ResponderEliminarFaz falta uma praça de táxis condigna, com bancos para quem aguarda por um Táxi - dado que no verão o tempo de espera é grande - e um sistema que faça sombra (toldo ? telheiro ?)
Nota: Qualquer pequena vila do interior do País tem um espaço para Táxis, que é inexistente na 2ª cidade do Algarve.
Cara Ana Maria Boto,
EliminarTem toda a razão!
Faz todo o sentido prever espaços de espera condignos para a rede de trenasportes públicos e taxis.
Faz falta um terminal rodoviário? Faz! E não só para táxis, mas também para autocarros expressos, e, porque não, para excursões. Um terminal com as devidas infraestruturas de apoio aos passageiros. Creio que é um projeto há vários anos "adiado" para as calendas gregas. Ontem (30ABRIL) houve alteração do local de embarque e desembarque de passageiros: mudou da Av. D.Afonso Henriques para a Av. Guanare. Mas não é a alteração que faz do local um terminal rodoviário... ou faz?
EliminarConcordo com muitas das propostas apresentadas, no entanto, não posso de deixar o meu descontentamento em relação a um aspeto que considero muito importante para a vida de uma cidade, a sua cultura, o seu património em todas as suas dimensões, uma vez mais senão dizer sempre fica esquecido... Quer para a sua identidade, valorização e sinónimo de pertença, a cultura e o património, são considerados de extrema importância, e cada vez mais mesmo muito importante a nível turístico! O turista de hoje já não é o mesmo de ontem que só procurava o sol e mar para as suas experiências de lazer!... é pena que estes aspetos fiquem sempre no esquecimento, que pena pois para que projeta estudos a este nível deveria ter em atenção estas considerações no seu todo... Pensem nisto!...
ResponderEliminarCaro(a) anónimo,
EliminarEste documento é um documento em construção permanente.
Nós re-publicámos este documento hoje, porque juntámos ao mesmo uma serie de propostas de um orador (Ricardo Palet) do nosso evento Portimão Sempre Live que ocorreu na passada sexta-feira no TEMPO.
Serão incluidas brevemente mais propostas do mesmo teor relacionado com trânsito e acessibilidades.
A temática relacionada com a vertente cultural e de património, não está esquecida.
Iremos abordar a mesma também em breve.
Mas...
Lanço-lhe este desafio:
Ponha aqui as suas propostas.
Levá-las-emos em linha de conta.
Obrigado pela sua atenção.
JP
A cultura, a cultura... a cultura é no Tempo... e prontes!
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