Páginas do Portimão Sempre

terça-feira, 31 de julho de 2012

Tripla de sucesso da Freguesia de Corroios - Seixal, Em Portimão classificada com Prémio Vencedor do escalão infantil


A intérprete Maria Passarinho fez parte dos 15 pequenos cantores finalistas, no Festival Internacional da Canção Infantil e Juvenil “Chaminé D’Ouro”, para crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, organizado pela Junta de Freguesia de Portimão, após ter ganho três prémios (Vencedor infantil, Prémio de Melhor Letra e o Prémio Local) no Festival Internacional da Canção “Moinho d’Ouro”, em Maio deste Ano.
O Prémio Local foi o que lhe deu acesso, devido a um protocolo existente entre o CCRAM e a Junta de Freguesia que promove aquele Festival, a estar presente no concurso e defender a sua canção em Portimão.
Um festival que tem por objetivo promover jovens talentos a nível da interpretação, na área da música e da escrita, uma vez que dá oportunidade aos concorrentes de terem temas de sua autoria. Este ano o tema foi a Interculturalidade onde se pretendeu evidenciar o forte envolvimento Cultural e Social na Comunidade Local. Os momentos de afeto foram ali transmitidos nas prestações apresentadas através da música e das palavras que expressaram a esperança acesa em conseguir um mundo melhor.

Só este ano, ANA CRISTINA VIDEIRA (autora), JORGE MIGUEL (compositor) e MARIA PASSARINHO (a intérprete) têm sido alvo de destaque com visibilidade acentuada devido as participações e prémios obtidos com o tema original “Amizade, Bem precioso”, nas seguintes participações:
- Festival da Canção Infantil de Palmela – esteve entre os 6 temas finalistas (de notar que os autores tiverem neste festival 3 temas entre os 6 finalistas).
- Festival Internacional da Canção “Litlle Stars” em St.Petersburgo, na Rússia – Classificada com Dois Prémios e representou Portugal na Final, após duas eliminatórias.
- Festival da Canção “Moinho D’Ouro” no Alto Moinho do CCRAM – Classificada com Prémio Local e Prémio de Vencedor do escalão infantil, acumulando Prémio de Melhor Letra para a autora Ana Cristina Videira.
- Festival da Canção “Chaminé D’Ouro” em Portimão - Classificada com Prémio Vencedor do escalão infantil, acumulando o Prémio de Música para o compositor Jorge Miguel e Prémio de Letra para a autora Ana Cristina Videira (de notar que foram os únicos autores a ter neste festival 3 temas entre os 15 finalistas).

Adianta-se que a pequena MARIA PASSARINHO de apenas 9 anos, tem sido convidada a cantar esta canção de sucesso em muitas festas de verão, de animação e ainda festas de solidariedade.
Salienta-se ainda que vai concorrer, com esta mesma canção, no próximo mês de Outubro ao 1º Festival da Canção de Almada.

Fonte: Rostos.pt

Mapas de Portimão em versão QR Code


A Câmara Municipal de Portimão instalou na localidade um novo conjunto de mupis com o mapa da cidade que integram a tecnologia QR Code.

No total são 13 os mupis equipados com esta tecnologia espalhados por outros tantos locais da cidade algarvia. Através destes códigos de barra bidimensionais os visitantes de Portimão podem aceder a mais informação sobre a localidade, disponível na Internet, com a ajuda da câmara fotográfica dos seus telemóveis, caso sejam compatíveis com a tecnologia.

O projecto foi desenvolvido pela divisão de Informação Geográfica da autarquia em parceria com a empresa municipal Portimão Urbis.

Fonte: iGOV

Portimão homenageia hoje às 18h30 nos paços do concelho, campeão mundial de pesca submarina


Jody Lot, que recentemente se sagrou campeão mundial de pesca submarina, vai ser homenageado pela Câmara Municipal de Portimão numa cerimónia agendada para as 18h30 de terça-feira, 31 de julho, e que terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O atleta, que representa o Portisub – Clube Subaquático de Portimão, conquistou a medalha de ouro no 28º Campeonato do Mundo de Pesca Submarina, organizado no início de julho pela Confederação Mundial de Atividades Subaquáticas ao largo da cidade espanhola de Vigo.

Na competição participaram 56 mergulhadores, em representação de 19 países, tendo Portugal alcançando o primeiro título individual de campeão do mundo da modalidade em mais de cinco décadas de participação, enquanto a nível coletivo a seleção nacional obteve o 2º lugar, numa classificação dominada pela Espanha.

Jody Lot é regularmente convocado para integrar o selecionado português, tendo-se sagrado campeão euro-africano no ano passado.

Fonte: Barlavento Online

Festival da Sardinha é um Eco-evento


Este ano, o Festival da Sardinha de Portimão tem pegada ecológica, através da atribuição da categoria de Eco-evento, no âmbito do programa da ALGAR, entidade responsável no Algarve, pela gestão do Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos.

A preocupação ambiental tem uma marca forte nesta edição do certame, com a atribuição ao Festival da Sardinha da qualidade de Eco-evento: com cerca de seis restaurantes e uma capacidade total de 2.500 lugares sentados, além de mais de uma centena de stands repartidos por cerca de 140 expositores com todo o tipo de produtos, a questão ambiental - mais do que nunca - deve estar assegurada.

A Portimão Urbis, entidade responsável pela organização do Festival, candidatou a edição de 2012 ao programa ECO-evento e obteve essa atribuição, cujo objetivo é o de minimizar o impacto ambiental num evento que respeita o meio-ambiente, fazendo com que os participantes colaborem na deposição seletiva dos resíduos de embalagem (papel/ cartão, plástico/ metal e vidro).

Assim, a ALGAR instalará ecopontos e assegurará o transporte e colocação dos mesmos no recinto, bem como o fornecimento de um “Manual do Eco Evento”, ministrando ainda uma ação de formação a todo os colaboradores e expositores que participam no evento.

Por outro lado, Portimão quer-se assumir cada vez mais como uma cidade ‘Cycle ’ e nesse sentido o maior festival gastronómico do país dá resposta a todos aqueles que vivem um estilo de vida mais ecológico, estando disponíveis nas duas entradas do certame, e ao longo da sua realização, duas bolsas de estacionamento reservadas às bicicletas.

Nesse sentido, ir de “bicla” ao Festival da Sardinha será uma realidade através do apoio do movimento “Portimão Cycle Chic”, criado por três jovens que têm em comum o gosto pelas bicicletas e por tudo o que lhes está associado, nomeadamente o estilo de vida que proporcionam.

Num percurso que é feito pela Zona Ribeirinha ou pelo Parque de Feiras e Exposições, o acesso é plano e haverá pessoal que cuidará das bicicletas, recebendo os seus proprietários uma senha.

No Festival da Sardinha, o projeto We Like Sharks também vai estar representado patrocinando cerca de 50.000 individuais de mesa do certame, juntamente com o apoio da Ocean2012, existindo um stand para promoção e informação daquele projeto, que tem como objetivo alertar para um consumo sustentável de tubarões, como o cação e a tintureira.

Outra das ações a realizar será o cordão humano para registo fotográfico, o quarto do seu género a realizar em Portugal e o primeiro no Algarve, agendado para o primeiro fim-de-semana deste evento gastronómico.

Uma vez que a edição deste ano do Festival da Sardinha estreia uma nova imagem, que transmite a ligação de Portimão à sardinha e sua afinidade com as vivências da cidade, onde aos arcos da ponte ferroviária se juntaram o azul do mar e uma linha vintage, todo esse visual vai estar refletido em vários produtos de merchandising para miúdos e graúdos, disponíveis em dois corners no recinto: t-shirts, pólos, canecas, aventais, ímans, afia-lápis, lápis flexíveis e borrachas serão uma boa recordação para levar para casa.

As entradas custam 5 euros, com o Bilhete Familiar a custar 16 euros e o Bilhete Festival ao preço unitário de 30 euros, havendo a novidade de ingresso do Bilhete de Três Dias a 14 euros.

Os bilhetes podem ser adquiridos no Posto de Turismo de Portimão (Rua 5 Outubro) e na Loja da Reabilitação Urbana (Av. S. João Deus). A entrada é gratuita para crianças até aos 10 anos. Venda online: www.blueticket.pt.

Acompanhe todas as novidades em www.festivaldasardinha.pt

Fonte: vaipassear.com

Banco Alimentar do Algarve cortou o protocolo com a Cruz Vermelha de Portimão, por suspeita de desvio de comida de carenciados.


O Banco Alimentar do Algarve cortou o protocolo com a Cruz Vermelha de Portimão, depois de uma denúncia revelar que foi desviada comida por parte de voluntários.

Ao que o CM apurou, tudo terá acontecido na última acção de angariação, em Maio. "No dia da campanha foi detectado, por testemunhas, que o transpor-te de alguns alimentos que de-veriam ser entregues no armazém foi desviado para uma residência através de uma carrinha da Cruz Vermelha", assumiu ao CM Adriano Pimpão, presidente do Banco Alimentar do Algarve.

"Constitui uma situação muito grave porque os alimentos são intocáveis e nós somos responsáveis desde o ponto em que são recolhidos até serem entregues às instituições", afirmou ainda Adriano Pimpão.

Segundo Fausto Mendonça, delegado regional do Algarve da Cruz Vermelha, "terá havi-do um mal-entendido, porque alguns dos voluntários serão famílias carenciadas e bene-ficiavam daqueles alimentos". No entanto, a instituição ainda está a avaliar o que se passou.

Fonte: Correio da Manhã

sábado, 28 de julho de 2012

Portimão: João Sena inaugura exposição «A Sombra e a Luz»


O 5.º Elemento – Centro de Criatividade e Desenvolvimento Pessoal, situado em Portimão, inaugura no próximo dia 1 de agosto, pelas 19:00 horas, a exposição de pintura «A Sombra e a Luz», da autoria do artista portimonense João Sena.

A sua obra denota um grande fascínio pelo surrealismo de Salvador Dali e uma obsessão em aperfeiçoar um estilo e técnicas de pintura próprias, acabando por descobrir a vasta fantasia e intensidade presente na arte.

Segundo o autor, esta nova mostra nasceu do seu fascínio pelo tema vida. “A vida dá-nos a luz e também a sombra. Algures no ponto onde ambas se tocam, existe uma área misteriosa, de transição, um ponto de equilíbrio, chamada «meia sombra». Aí, é onde me expresso, onde a minha alma tem voz. De luz e de sombra. De mim”, diz Sena.

O pintor, que nasceu em 1972, na cidade de Portimão, desde muito cedo sentiu um grande interesse por várias manifestações artísticas, recaindo sobre a pintura um interesse especial. De forma autodidata, estudou e investigou diversas técnicas e estilos de pintura.

No dia da inauguração da sua exposição, os convidados poderão, ainda, desfrutar das melodias do pianista Nuno Pitau e ficar a conhecer as atividades propostas pelo Centro O 5.º Elemento para o mês de agosto.

A exposição ficará patente até ao dia 31 de agosto e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 15:00 e as 19:00 horas.

O 5.º Elemento, um novo espaço na cidade portimonense, pretende abrir portas à criatividade, dando aos artistas da região a oportunidade de exporem os seus trabalhos de forma gratuita.

Fonte: Diario Online Algarve

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Pedófilo à solta (em Portimão). Artigo de opinião do subdirector do Correio da Manhã


O Ministério Público de Portimão nem se deu ao trabalho de promover a prisão preventiva de um pedófilo que engravidou a sobrinha de 13 anos.

Não sei se o procurador, ou procuradora, entendeu que não havia perigo de fuga – e achou suficiente tão pertinente razão para deixar o maluco à solta.

Nem por um minuto terá ocorrido a quem assim decidiu duas outras razões de não menos peso para retirar o suspeito do aconchego do lar. O sério perigo de continuação da actividade criminosa e o alarme social não contam para a prisão preventiva? Não é necessário ser muito versado em Direito para perceber que sim. É, de resto, do mais meridiano bom senso.

Este homem – tio exemplar – abusou da sobrinha menor durante pelo menos os últimos dois anos e engravidou a menina. Está agora em liberdade, num bairro nos limites de Portimão, relativamente perto da casa da vítima. Levada em conta a natureza do crime, é comum o perigo de reincidência – e a comunidade, sabendo-o à solta, vive naturalmente com receio de tão indesejável vizinho. Há magis-trados que vivem em redomas...

Por:Manuel Catarino, Subdirector do Correio da Manhã

Fonte: Correio da Manhã

terça-feira, 24 de julho de 2012

PSP de Portimão deteve dupla de assaltantes de residências que actuavam por escalamento e arrombamento


Duo assalta residências

Escolhiam as casas que estavam vazias ou com os donos ausentes. Depois, através de escalamento, chegavam às janelas, que arrombavam, e levavam todos os artigos de valor que encontravam dentro das habitações. Os dois romenos, um dos quais com cadastro, acabaram por ser detidos pela PSP de Portimão, que já os conseguiu ligar a seis furtos. Mas existe a suspeita que terão cometido mais crimes.

A PSP já tinha em curso, há cerca de um mês, uma investigação sobre o furto numa residência na cidade. Havia um suspeito referenciado e dados sobre a viatura que utilizava. No fim-de--semana, a polícia conseguiu apurar que o veículo tinha sido usado, poucos dias antes, noutro furto, na Bela Vista, em Ferragudo, concelho de Lagoa.

Foram intensificadas as acções policiais para tentar localizar os suspeitos, o que veio a ser conseguido ainda no fim-de--semana. Através de um mandato judicial, os agentes realizaram uma busca à casa dos romenos, que resultou na apreensão de grande número de artigos furtados.

Para já, a PSP conseguiu relacionar os artigos recuperados a seis furtos. Mas existem ainda objectos cujos proprietários estão por identificar.

Fonte: Correio da Manhã

PJ de Portimão deteve homem que abusou e engravidou criança de 11 anos


A Polícia Judiciária (PJ) de Portimão deteve um homem suspeito de, há dois anos, abusar sexualmente de uma criança de 11, que engravidou, informou esta terça-feira aquela polícia em comunicado

Segundo a PJ, desde o ano de 2010 que, em vários locais e ocasiões, o arguido, de 73 anos, "entre outros actos sexuais, manteve relações de cópula completa com a menor".

A criança, actualmente com 13 anos, viria a engravidar do alegado abusador, acrescenta a PJ.

O detido vai agora ser presente a primeiro interrogatório judicial para a aplicação de medidas de coacção.

Fonte: Correio da Manhã

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Algarve, Região boa para cultivar canábis. Apreensões deste "cultivo" também em Portimão.


No espaço de apenas quatro dias, a GNR efectuou a apreensão de 275 plantas de canábis, em três operações desenvolvidas pelo Núcleo de Investigação Criminal de Portimão, nos concelhos de Vila do Bispo, Monchique e Portimão.

Segundo fonte da GNR, estas apreensões acontecem num período do ano em que as plantas atingem o seu crescimento vegetativo, chegando a alcançar cerca de três metros de altura.

O clima do Algarve "favorece o desenvolvimento das plantas, sem necessidade de estufas", diz fonte da Guarda, adiantando que muitas plantações são detectadas "devido ao patrulhamento de proximidade e à colaboração das populações".

Das apreensões efectuadas pelo NIC, entre segunda e quinta-feira, destaque para a descoberta de 241 pés de canábis, já em fase adulta, numa propriedade na Mexilhoeira Grande, no interior do concelho de Portimão. As plantas tinham um peso de mais de 11,5 kg, suficiente para mais de 4600 doses de estupefaciente. Neste caso, o detido é português, 37 anos, mas segundo fonte da GNR, "talvez mais de 80% das pessoas detectadas, nos últimos anos, com plantações de canábis são estrangeiras". As restantes apreensões, na última semana, foram feitas na Salema (Vila do Bispo), onde um francês tinha 16 plantas no quintal de uma vivenda, e em Marmelete (Monchique), com a descoberta de 18 plantas na propriedade de uma holandesa.

Fonte: Correio da Manhã

domingo, 22 de julho de 2012

Portimão recebe uma das maiores iniciativas de promoção do empreendedorismo


Iniciativa internacional pretende apoiar a criação de novas empresas e negócios, numa das regiões do país mais afetadas pela crise económica, mas simultaneamente com maior potencial para a criação de novas oportunidades

A Beta-i (Associação de Promoção da Inovação e Empreendedorismo) e a Startup Weekend, uma organização sem fins lucrativos baseada em Seattle, EUA dedicada à promoção do empreendedorismo, estão a realizar em Portimão até afinal de hoje, dia 22 de julho, uma edição do Startup Weekend, com a colaboração do Município.

O objetivo desta iniciativa é apoiar a criação de novas empresas e negócios na região do país com a maior taxa de desemprego, mas onde simultaneamente existe maior potencial para a diversificação de negócios e criação de novas oportunidades complementares ao turismo.

Trata-se de um fim-de-semana intensivo onde os participantes aprendem, fazem networking, criam pontes entre vários ofícios e mostram o resultado do seu trabalho. O evento Startup Weekend conta com o apoio de mentores e oradores, experts e empreendedores locais, nacionais e internacionais, de várias áreas.

O Startup Weekend é acima de tudo um evento descontraído e informal que tem como objetivo criar um ambiente onde pessoas apaixonadas pelo empreendedorismo se possam juntar e colocar as suas ideias em prática.

Pedro Rocha Vieira presidente da Beta-i afirma: «acreditamos que a realização do Startup Weekend no Algarve é de extrema importância para fomentar a criação de novos negócios numa região que tem um enorme potencial económico. Recorde-se que o Turismo é um dos setores chave da economia nacional, são necessários novos projetos, diferenciadores, que tragam maior valor acrescentado e variedade ao setor e em particular à região do Algarve, por isso esta aposta ter tido o apoio desde da primeira hora da Câmara Municipal de Portimão».

Para o Município de Portimão, «fomentar a área do empreendedorismo implica criar condições para a realização de iniciativas que permitam promover um espírito empreendedor, para além de facilitar um conjunto de instrumentos que visem capacitar os empreendedores. O Portimão Startup Weekend é neste sentido, uma oportunidade única de apoiar a transformação de ideias em negócios, desenvolvendo o tecido empresarial local».

O Startup Weekend Portugal faz parte do Startup Weekend.org, que já conta com quase 500 eventos realizados em mais de 170 cidades em todo o mundo, ultrapassando os 45.000 empreendedores e contribuindo para a criação de mais de 5000 startups.

Fonte: Barlavento Online

Teatro no Boa Esperança em Portimão: «Crise, Sexo e Facebook»


O Teatro Português volta aos palcos de todo o país, com uma divertida comédia que mistura estéticas teatrais, sendo uma simbiose entre a crítica social e o humor contemporâneo.

Esta peça é uma criação artística de Nuno Miguel Henriques, numa produção do Teatro Azul e de A Voz das Ideias. Florbela Queiroz, actriz popular com mais de 50 anos de carreira, que recentemente recebeu a Medalha de Ouro, da Câmara Municipal de Lisboa, integra o elenco desta divertida e original peça de teatro português, ao lado de Nuno Miguel Henriques, apelidado por muitos como «o homem do sorriso na Voz», além dos talentosos actores Marisa Carvalho e Tito Pinto, que transformam esta peça de teatro num momento único, singular e surpreendente.

Desta peça fazem parte vários números hilariantes como uma entrevista muito peculiar a um tele-dependente de televisão, um boletim meteorológico que inclui um quase strip, uma alentejana instruída e mulher-a-dias, um Fado em Chinês, Umas Lavagens de Roupa Suja dos Partidos da Assembleia, Uma Visita de Açorianos ao Continente, Uns Telefonemas suspeitos entre outros números, terminando este evento com uma homenagem a João Villaret numa evocação poética pelo diseur Nuno Miguel Henriques.

Este espectáculo promete ser uma "pedrada na crise", prometendo ser um analgésico para a tristeza, o sobrolho franzido e ainda se facilita contactos no Facebook entre o público, além de tudo o resto que por motivos óbvios não convém divulgar previamente.

Este espectáculo, que tem preços populares e anti-crise, com valores de bilhetes simbólicos, dos mais baratos do Teatro Profissional e ainda descontos para grupos.

Os interessados em reservar bilhetes para este espectáculo podem fazê-lo através do site www.teatroportugues.com ou www.avozdasideias.com , podendo também contactar a produção pelos telefones 210 135 916 ou 966 237 137.

Esta peça vai estrear no Algarve, no Teatro Boa Esperança, na cidade de Portimão, nos dias 27, 28 e 29 de Julho, Figueira da Foz, no Teatro Caras Direitas em Buarcos, nos dias 2 e 3 de Agosto, em Vila Nova de Mil Fontes, no dia 9 de Agosto, seguindo-se dia 10 de Agosto em Porto Covo e dia 11 de Agosto em Ferragudo, entre outras datas, sempre pelas 21.30 horas.

Fonte: Guia da Cidade

Al Mouraria em Portimão


Vai o conhecido grupo de fado realizar um concerto na terra que muito contribuiu para a afirmação deste projecto, aquando dos seus primeiros passos, vai para nove anos.
Vai realizar-se a 29 de julho às 21.30 h e desta vez o palco escolhido foi o Auditório Municipal de Portimão, espaço com capacidade para cerca de 1000 pessoas.

A grande novidade deste concerto é a atuação de Filipa Sousa recente vencedora do Festival RTP da canção e que durante cinco anos integrou este grupo.

Os bilhetes de acesso custam 8 Euros, mas quem apresente cartão jovem ou sénior pagará apenas 5 Euros.

Fonte: + Algarve

Homem encontrado no fundo de piscina na Bemposta


Um turista português foi ontem encontrado inanimado no fundo da piscina de um condomínio de apartamentos, em Portimão, pelas 13h00. A vítima foi assistida no local por uma equipa médica do INEM e depois transportada para o serviço de reanimação do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio. Segundo apurou o CM, o homem está internado em estado muito crítico.

A vítima, 55 anos, residente na zona da Grande Lisboa,encontrava-se de férias com a mulher e dois filhos menores, no empreendimento Portas do Sol da Bemposta, nos arredores de Portimão, alojada num apartamento de um amigo.

De acordo com uma testemunha no local, o homem poderá ter sofrido de um problema de saúde quando foi tomar banho, dado que, no passado, já teria sido vítima de um acidentevascular cerebral.

Apesar de haver várias pessoas na zona da piscina na altura, ninguém se apercebeu imediatamente do desfalecimento do turista, que sabia nadar. Ao aperceber-se do desaparecimento, a mulher da vítima ainda andou à sua procura, antes dealguém detectar o corpo no fundo da piscina.

A vítima foi retirada da água por populares. A equipa médica do INEM foi rápida a chegar, segundo disse um funcionário do condomínio, e ainda efectuou manobras de reanimação, com recurso a massagem cardíaca e desfibrilador. O homem foiencaminhado para o hospital.

Fonte: Correio da Manhã

Câmaras do Algarve sobem preço da água



A Câmara de Lagoa acaba de aprovar um aumento no preço da água, saneamento e lixo, que entra em vigor em Outubro. Mas o CM sabe que outras autarquias da região também irão mexer nos tarifários, algumas ainda este ano. Os preços pagos pelos consumidores irão, assim, disparar.

No caso de Lagoa, o valor da factura para um consumo doméstico de 5 metros cúbicos vai aumentar mais de 90%. Quem gasta 10m3 irá pagar mais 54% e quem consume 20m3 gastará mais 34%. Os mais carenciados, no entanto, terão um desconto de 50%. Apesar dos aumentos, Lagoa terá preços inferiores aos de outros concelhos, como Portimão, Albufeira e Faro.

"É uma situação inevitável, que todos terão de fazer", garante José Inácio, presidente da Câmara de Lagoa, referindo-se ao aumento da água. E adianta que a obrigatoriedade advém da própria "regulamentação do sector", que estabelece que as câmaras "não podem continuar a acumular prejuízos com os sistemas".

Além disso, as principais câmaras do Algarve estão em dificuldades financeiras e, por isso, terão de recorrer ao programa do Governo para pagamento de dívidas, ficando obrigadas à "maximização dos preços cobrados," conforme consta do acordo com o Governo.

No futuro, o preço médio por m3 de água facturada deverá atingir 2,5 euros, o dobro do valor praticado actualmente nalguns municípios.

Fonte: Correio da Manhã

sábado, 21 de julho de 2012

Adormece em carro que estava a roubar. Em Portimão.



Partiu à pedrada o vidro de um carro. Depois, revirou o interior do veículo à procura de algo de valor para furtar, mas nada encontrou. Desalentado, o larápio optou por descansar um pouco dentro do veículo e deixou-se dormir. Acabou por ser acordado pela PSP, que o deteve.

Segundo apurou o CM junto de fonte da PSP, o ladrão sonolento tem 33 anos, é português e foi detido anteontem, no largo Gil Eanes, num carro estacionado próximo da estação de comboios de Portimão. Foi o dono da viatura que viu o vidro do lado do condutor partido e verificou que havia um estranho instalado no interior do automóvel, pelo que deu o alerta à PSP. Quando os agentes chegaram, ainda o ladrão dormia profundamente. O porta-luvas do carro estava aberto e totalmente remexido.

O homem foi ontem julgado em processo sumário, no Tribunal de Portimão. O juiz condenou-o a um ano de prisão, substituído pela obrigação de prestação de serviço comunitário por igual período de tempo.

Fonte: Correio da Manhã

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Líder do PSD/Portimão recusa funções no Centro Hospitalar e nega favorecimento político


O presidente do PSD/Portimão revelou hoje que recusou assumir as funções no Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA), para as quais tinha sido convidado pelo presidente do conselho de administração, "para evitar especulações e aproveitamentos políticos".

"Na sequência de notícias veiculadas na comunicação social e para evitar especulações em torno do meu nome, manifestei total indisponibilidade para assumir as funções", disse à Lusa Pedro Xavier.

Segundo noticiou o jornal Correio da Manhã, o presidente do conselho de administração do CHBA, José Ramos, contratou o genro para as funções de eletricista, a filha e um amigo da concelhia do PSD para coordenarem um gabinete de produção.

"Fui convidado enquanto gestor e condeno quaisquer insinuações de favorecimento político. Não preciso da política para viver", alegou Pedro Xavier, acrescentando que a sua empresa na área da construção civil "encontra-se estável economicamente e é geradora de lucros".

"Não vejo o convite como favorecimento político, mas sim pelas minhas capacidades enquanto gestor", sublinhou.

Entretanto, numa nota enviada à imprensa, o conselho de administração do CHBA justificou as propostas de contratação com "a urgente e profunda" reestruturação de alguns serviços.

"Com as aposentações que se verificaram nos últimos meses, a situação agravou-se e é de necessidade premente a contratação de profissionais com competências nas áreas de gestão e administração", lê-se no documento.

Acrescenta, que as referidas propostas de contratação "resultaram de necessidades funcionais que se identificaram e que se quiseram colmatar o mais rapidamente possível".

"Face ao desenvolvimento da situação noticiada nos últimos dias, os elementos visados apresentaram por escrito a sua indisponibilidade para exercer essas funções, que este conselho administração de imediato aceitou", conclui o documento.

Fonte: Diário Online Algarve

Feira do Livro de Portimão abre portas no próximo sábado


Propostas literárias para todos os gostos e idades a preços tentadores, são os principais atrativos de mais uma edição da Feira do Livro de Portimão, que pode ser visitada de 21 de julho a 26 de agosto, entre as 18h e as 24h, numa mega-livraria instalada numa tenda com aproximadamente 400m2 situada junto à antiga Lota, na Zona Ribeirinha da Portimão.

Pela primeira vez, os encargos com a Feira do Livro de Portimão são suportados pelas entidades privadas organizadoras, a Editora 7 Dias 6 Noites e a Livraria Salamandra de Portimão que, desta forma, se associam a um projeto forte da Autarquia de Portimão e que tem vindo a consolidar a sua posição como o terceiro maior certame livreiro do país, a seguir a Lisboa e Porto.

Para além das novidades editoriais e do programa cultural e de animação diversificado, os visitantes poderão encontrar publicações da 7 Dias 6 Noites e Salamandra num certame onde estão também representadas a Leya, Babel, Campos das Letras, Bertrand, Porto Editora, Presença, Gradiva, Civilização, Palmo a Palmo, Kalandraka, Bizâncio, Dinalivro, Coimbra Editora, Clube do Autor, entre outros.

Destacam-se ainda a secção de saldos, grandes promoções e alfarrabistas.

Fonte: Barlavento Online

Portimão incentiva empreendedorismo e criação de novas empresas e negócios


A cidade de Portimão vai acolher entre sexta-feira e domingo uma Startup Wekeend, evento de promoção ao empreendedorismo e de apoio à criação de novas empresas e negócios na região do país mais afetada pelo desemprego.

Organizada pela Associação de Promoção da Inovação e Empreendedorismo (Beta-i) e pela Startup Wekeend, organização sem fins lucrativos com sede em Seatle (Estados Unidos da América), a iniciativa contará com empreendedores nacionais e internacionais em várias áreas.

O presidente da Beta-i, Pedro Rocha Vieira, acredita que o evento "fomentará a criação de novos negócios, numa região que tem um enorme potencial económico", como é o Algarve.

"Infelizmente, esse potencial não tem sido aproveitado e o Algarve é a região do país que tem a maior taxa de desemprego", lamentou aquele responsável.

"O turismo é um dos setores chave da economia nacional onde são necessários novos projetos que tragam valor acrescentado e variedade ao setor, e em particular à região do Algarve", destacou o presidente da Beta-i.

Pedro Rocha Vieira acredita que o evento "evidenciará o potencial existente na região na criação de novas oportunidades em diversas áreas de negócio".

De acordo com aquele responsável, a Startup Wekeend pretende que os participantes aprendam a criar pontes entre vários ofícios e possam mostrar o resultado do seu trabalho, durante um fim-de-semana intensivo.

Com vários associados em diversas áreas - gestores, vendedores, físicos, engenheiros e designares -, a Beta-i procura identificar e apoiar empreendedores e pessoas inovadoras com valores para o desenvolvimento sustentável e alternativo.

O Startup Weekend Portugal faz parte do Startup Weekend.org, com cerca de 500 eventos realizados em mais de 170 cidades em todo o mundo, ultrapassando os 45.000 empreendedores e contribuindo para a criação de mais de 5.000 startups.

As inscrições para o Portimão Startup Weekend podem ser efetuadas em através do sitio da Internet em
http://portimao.startupweekend.org

Fonte: Diário Online Algarve

domingo, 15 de julho de 2012

Administrador (do HBA) dá emprego à família


Cinco meses depois de ter tomado posse, o presidente do conselho de administrador do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA) decidiu dar emprego, no hospital que dirige, à filha, ao genro e a um amigo da concelhia do PSD.

Patrícia Ramos, Leandro Martins e Pedro Xavier são as novas contratações do centro hospitalar público, que entraram ao serviço, ao que o CM apurou, na última quinta-feira.

O administrador José Manuel Ramos confirmou ao CM as contratações, mas negou qualquer favorecimento. A filha, Patrícia Ramos, e o presidente do PSD Portimão, Pedro Xavier, vão coordenar um gabinete de produção que não existia. "Como eram necessários dois técnicos com formação em gestão e marketing contratámos o dr. Pedro Xavier e a drª Patrícia Ramos. É, efectivamente, minha filha, mas foi contratada não por essa razão mas porque o seu perfil se adequa ao cargo", justificou o administrador. Quanto ao genro Leandro Martins, foi contratado "como técnico operacional e desempenha funções de electricista".

A filha de José Ramos trabalhava na PT e o genro era empresário em nome individual. "Em termos financeiros, talvez tenham ficado a perder. Ganhos, se existem, será apenas por a família estar reunida", considera José Ramos.

Fonte: Correio da Manhã

sábado, 14 de julho de 2012

Fernando Mendes vai animar Portimão durante um mês



Fernando Mendes e sua equipa vão passar um mês em Portimão, promovendo 33 espetáculos «mendes.come – 30 anos de carreira», no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, entre 25 de julho e 26 de agosto, diariamente, às 22:00 horas.

Depois de atuar no passado, dia 19 de Maio no Olympia, em Paris, uma das salas mais emblemáticas da Europa do espetáculo, um dos momentos mais altos da carreira do ator, desde que começou, há mais de 30 anos. Fernando Mendes, apresenta o seu espetáculo no Algarve.

Para o humorista, subir ao palco daquela mítica sala parisiense “foi uma grande conquista depois de muitos anos de carreira e de muitos espetáculos”.

O popular apresentador do programa Preço Certo, exibido na RTP1, de segunda a sexta, antes do telejornal, será acompanhado pela atriz Cristina Areia, por António Vaz Mendes e Luís Portugal, antigo cantor da banda Jafumega.

Os bilhetes variam entre os 10 e os 25 euros. Mais informações e reservas pelos contactos 282402475 e 961579917.

Fonte: Diário Online Algarve

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Feira beneficente a favor dos animais abandonados de Portimão


Angariar fundos para ajudar os animais abandonados de Portimão é o objetivo da 4ª Edição da Feira Beneficente que se realiza nos dias 13, 14 e 15 de julho no Centro Comercial Continente Portimão.

Esta 4ª Edição da Feira Beneficente a Favor dos Animais Abandonados é mais uma iniciativa desenvolvida pela ADAP – Associação de Defesa dos Animais de Portimão, que, desta forma, pretende angariar verbas para prosseguir o seu trabalho voluntariado de ajuda aos animais abandonados da região de Portimão.

A Feira Beneficente consiste na compra de peças de vestuário, livros, CDs ou outras raridades com preços que variam entre 1 e 5€. Basta uma pequena contribuição para ajudar esta iniciativa de apoio aos cães e gatos que não tiveram a sorte de encontrar um dono.

A ADAP foi constituída em 2008 e não tem instalações para gatos ou cães e os animais para adoção encontram-se nas casas dos voluntários, hotéis caninos ou FATs (famílias de acolhimento temporário).

A ADAP sobrevive do dinheiro que angaria das quotas dos sócios, donativos e vendas nas feiras da ladra de Portimão e Ferragudo.

A Feira Beneficente decorrerá no Piso -1 do Centro Comercial de Portimão. No âmbito da sua vertente de responsabilidade social, o Centro Comercial Continente de Portimão associa-se mais uma vez a esta iniciativa, disponibilizando espaço físico e apoio operacional.

Fonte: Barlavento Online

Antonieta Guerreiro apresenta no próximo Sábado às 11:30h, os seus dois livros no Posto de Turismo em Portimão.

Antonieta Guerreiro apresenta no próximo dia 14 de Julho às 11:30h, no Posto de Turismo de Portimão, os seus dois livros recentemente lançados, num evento que contará com a presença de Nuno Campos Inácio, autor do prefácio de um dos livros.


terça-feira, 10 de julho de 2012

‘Furacão’ Ivete Sangalo leva energia a Portimão


O estádio municipal de Portimão vai ser o palco para o concerto da cantora brasileira Ivete Sangalo, no próximo dia 28 de Julho às 22h00. O concerto do ‘furacão da Bahia’, como é conhecida, vai durar cerca de três horas, durante as quais fará uma viagem pelos êxitos da sua carreira como ‘Beleza Rara’, ‘Alô Paixão’, ‘Sorte Grande’, ‘Arerê’, ‘Levada Louca’, ‘Vem meu Amor’, ‘Festa’, ‘Aceleraê’ e ‘Festa’.

Ivete Sangalo começou aos 17 anos a carreira musical, a tocar em pequenos bares, e a primeira aparição enquanto artista profissional aconteceu num bar em Ondina, no Brasil.

De volta à capital baiana, foi convidada a participar num evento na cidade de Morro do Chapéu, onde conheceu o produtor Jorge Cunha, fundador do Bloco Eva, iniciando-se assim o reinado de Ivete na Banda Eva. Enveredou pela carreira a solo em 1999.

Neste espectáculo de regresso ao Algarve (onde já esteve várias vezes), as portas do recinto abrem às 19h30. Os bilhetes custam 34 € para a bancada e 28 € para o relvado e encontram--se disponíveis nos locais habituais e no Teatro Municipal de Portimão.

Fonte: Correio da Manhã

Portimão: Grupo de 45 jovens americanos apoiou durante uma semana monitores das Férias Desportivas


Um grupo de 45 jovens voluntários norte-americanos colaborou nas Férias Desportivas ao longo da semana de 2 a 6 de julho, na sequência de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Portimão e a Associação VidaMais.

Esta entidade, cuja missão visa ajudar pessoas de variadas formas e em diversas áreas, fornece os serviços necessários e as oportunidades para que todos os interessados sirvam os outros através do voluntariado, promovendo para isso o intercâmbio de cidadãos americanos, sobretudo jovens, que desejem interagir a nível linguístico e cultural com outras comunidades.

Nesse sentido, a Associação VidaMais assegurou a vinda dos jovens voluntários, que foram distribuídos pelos núcleos das escolas EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco, Júdice Fialho e José Buísel, assim como pelo núcleo dos jovens excecionais da Quinta Pedagógica de Portimão.

Os jovens norte-americanos, com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos, são originários dos estados de Missouri, Arkansas e Tennessee, e durante esta semana apoiaram os monitores das Férias Desportivas no acompanhamento das crianças, numa experiência que contribuiu para o seu enriquecimento pessoal.

Fonte: Diário Online Algarve

sábado, 7 de julho de 2012

Eventos de Verão de Portimão


Portimão: Um mar de propostas irresistíveis no verão

Ao longo deste verão, Portimão oferece múltiplas propostas atrativas, das emoções do desporto aos eventos culturais, com destaque para uma série de espetáculos imperdíveis, dirigidos a toda a gente.

Este mês de julho vai ser caracterizado por dois momentos únicos, o primeiro dos quais entre 27 e 29 de julho, quando o areal da Praia da Rocha receber mais uma edição do Mundialito de Futebol de Praia, com os mais dotados jogadores do planeta, mote para o concerto de Ivete Sangalo, que no dia 28 vai fazer com que no Estádio Municipal de Portimão ninguém consiga manter os pés no chão por muito tempo.

No que toca ao desporto, de 6 a 8 de julho o AIA – Autódromo Internacional do Algarve recebe mais uma etapa do emotivo FIA GT1 World Championship, enquanto a Área Desportiva da Praia da Rocha abre o seu espaço à prática de inúmeras modalidades, para que toda a gente mantenha ao longo do verão a boa forma física.

Ainda em julho, estreiam três eventos tão distintos quanto atraentes e que se prolongarão por algum tempo: em primeiro lugar, a exposição “O Mundo dos Dinossauros”, patente no Portimão Arena entre 11 do corrente e 9 de setembro; depois, o impagável espetáculo “mendes-come”, no qual Fernando Mendes celebra 30 anos de uma carreira recheada de sucessos e imensas gargalhadas e que poderá ser visto no Grande Auditório do TEMPO entre 26 deste mês e 26 de agosto; por fim, as Meo Spot Summer Sessions, reunirão no areal da Praia da Rocha o glamour, o requinte e a diversão.

Dimitri From Paris, Gui Boratto, MC Virgul (dos Nu Soul Family), Riot e MC Blaya (dos Buraka Som Sistema) ou Mastiksoul, são alguns dos muitos nomes que entre 27 de julho a 25 de agosto garantem música e ritmo para todos os gostos.

Agosto começa com um dos mais incontornáveis eventos gastronómicos do país, na forma de certame, o Festival da Sardinha, que regressa ao Parque de Feiras e Exposições de Portimão entre os dias 3 e 11.

Uma das novidades deste ano é a parada diária “Há Sardinha no Cais”, a cargo do grupo Chapitô, que conta a história da indústria conserveira em torno das margens do rio arade, num percurso onde o apito da sirene da antiga fábrica Féu será o ponto de partida para uma viagem que ninguém vai querer perder.

No certame em que a sardinha será rainha, vai haver muita música, artesanato, gastronomia, fado, humor, teatro de rua e espetáculos de fantasia, tudo motivos redobrados para uma visita obrigatória e em família.

De sublinhar que até ao dia 15 de julho os bilhetes são mais baratos, estando disponíveis mais informações no site www.festivaldasardinha.pt.

Ainda neste mês, são três as propostas musicais de grande qualidade, desde o concerto “Promenade/Opart” com o maestro António Vitorino de Almeida, agendado para o dia 17, passando pelo “Pink Floyd Live Tribute” no dia seguinte, e terminando em beleza com o espetáculo “Tony Carreira ao Vivo em Portimão” no dia 18, sempre no Parque de Feiras e Exposições.

Em setembro, uma referência para o espetáculo “Carlos do Carmo canta Ary dos Santos”, agendado para o dia 14 no TEMPO, assim como para a prova do World Superbikes Championship que no fim-de-semana de 22 e 23 vai atrair todas as atenções para o Autódromo.

Ao longo deste período, não faltarão diversas propostas de índole cultural, como as exposições patentes no Museu de Portimão ou na Casa Manuel Teixeira Gomes, uma gastronomia que conjuga os melhores sabores da terra e do mar, praias de águas tépidas e areia fina e tudo o mais que Portimão oferece para uns dias de verão únicos e inesquecíveis.

Fonte: Diário Online Algarve

Portimão Arena propõe viagem no tempo até ao mundo dos dinossauros


maior exposição de dinossauros da Europa estará patente a partir de 11 de julho no Portimão Arena, propondo às famílias uma fascinante alternativa para passarem os seus tempos livres.

Aberta diariamente das 17h00 às 24h00 até 9 de setembro, “O Mundo dos Dinossauros” é uma mostra lúdica que também engloba um caráter didático, onde será possível ver, bem de perto, os grandes répteis do “Parque Jurássico”, como os temíveis Velociraptors, Oviraptor e T-Rex, ou outros animais mais simpáticos e enormes, como o Braquiossauro.

Por entre cenários de florestas, bosques e desertos é proposta uma viagem única, que transportará a imaginação dos visitantes até milhares de anos atrás, quando estes seres magníficos dominavam o planeta terra, estando presentes figuras à escala real, algumas das quais reagindo com movimento e som à presença das pessoas, o que tornará a visita mais dinâmica, interativa e surpreendente pelo seu realismo.

A exposição integra seis áreas distintas: o Estúdio de Cinema, onde será projetado um pequeno documentário sobre a vida e extinção dos dinossauros, sendo a partir daí que será feito o regresso ao passado; na Galeria de Fósseis, depois de passar por um cenário de escavação paleontológica e por um laboratório, o visitante vai poder ver centenas de peças representativas de ossadas, dentes, garras e muito outros elementos como três esqueletos completos de dinossauros, incluindo um esqueleto de 10 metros de um Yangchuanossauro; na Exposição de Dinossauros, com cenários que recriam florestas, desertos, bordas de rio, cascatas e zonas de vegetação densa, conjugam-se os elementos e despertam-se os sentidos; segue-se um Ateliê de Paleontologia / Espaço Criança, já perto do fim, onde os visitantes são convidados a agirem como paleontólogos e a descobrirem as ossadas de alguns exemplares, enquanto as crianças podem dar largas à sua imaginação; a Loja, final da exposição, proporciona a oportunidade de adquirir uma recordação desta visita fantástica, continuando em casa e na escola a brincar e a aprender a história do planeta com os dinossauros.

O valor dos bilhetes é de 7 euros para adultos, 5 euros para crianças dos 3 até aos 11 anos inclusive, 20 euros para a família (dois adultos + três crianças até 11 anos), ou 4 euros para estabelecimentos de ensino (mínimo de 15 alunos), sendo que por 2 euros os interessados poderão assistir a uma breve sessão de cinema 3D, extra-exposição.

Fonte: Barlavento Online

Portimão: município agrícola? Por Virgílio Machado


Segundo estatísticas agrícolas concelhias, há 40 anos atrás, o município de Portimão era o 2º maior produtor do Algarve em arroz e o 3º em milho e vinho, com 958 toneladas e 3.515 hectolitros anuais de produção, respetivamente.

Será um sonho ou um lirismo? Um registo do passado? Um exercício inconsequente? Portimão é ou pode ser um município agrícola? Com estratégia, baseada na sua história económica e social, pode-se construir relançamento do seu desenvolvimento.

Segundo estatísticas agrícolas concelhias, há 40 anos atrás, o município de Portimão era o 2º maior produtor do Algarve em arroz e o 3º em milho e vinho, com 958 toneladas e 3.515 hectolitros anuais de produção, respectivamente. Condições naturais vantajosas, proximidade a circuitos de distribuição no comércio e indústria e acessibilidade a meios de transporte por estrada, linha de ferro e mar poderão ter constituído vantagens competitivas.

Não sou especialista em conhecimento agrário ou produtor. Sinto simpatia pela gente laboriosa e empreendedora da agricultura que se esforça por produzir e manter, com muito sacrifício diário, um conhecimento estratégico organizacional e fundamental para o nosso futuro: a sustentabilidade de uma produção baseada nas vantagens comparativas do nosso território, com consequências favoráveis na nossa soberania alimentar e auto- determinação.

A agricultura é, por isso, uma empresa política, com fortes impactos sociais, económicos e ambientais transversais. Apropriada pelo protecionismo da União Europeia, desempenha um jogo de poder favorável aos excedentes comerciais dos países mais fortes e instrumento das suas políticas.

Em Portugal, estimado sucessivamente como menor o número de agricultores (como eleitores e votantes), a mediocridade política tem-na condenado à irrelevância setorial, no quadro das políticas económicas e à sua insolvência económica.

Todos sentimos que o caminho do desenvolvimento se faz com produção. Porque o nosso futuro joga-se no território. Todo. Nos serviços, agricultura e pescas, indústria. E, de preferência, em complementaridade. Em sustentabilidade. Essa é a viagem que Portimão deverá seguir.

Porque a maior parte do seu território é periurbano ou perirural, ou seja, existe forte interação, pela curta distância entre zonas rurais e zonas urbanas, proporcionando um hibridismo rural-urbano. Porque tem uma zona de valor privilegiada na produção - o contacto direto com os turistas e residentes estrangeiros, todos enquanto representantes de vários países de origem.

Assim, para Portimão se tornar um município económico de excelência deverá planificar ambientalmente o seu urbanismo residencial, comercial e turístico para lhe dar qualidade.

Como? Com energias renováveis, hortas urbanas e espaços verdes com espécies autóctones. Incentivando a hospitalidade e a cultura do bem receber no alojamento turístico consumindo produtos tradicionais, como frutos secos, mel, vinho e laranja em denominações de origem municipais.

Promovendo estruturas organizadas como clubes de produtos agrícolas municipais que” leiloem” via internet e com apoio das Caixas Agrícolas, preços e condições de pagamento favoráveis nos vários circuitos de distribuição, incluindo grandes superfícies e cadeias hoteleiras internacionais e nacionais, com presença regular em eventos exportadores e turísticos.

A interação do mundo urbano para o rural também é necessária, transportando as vantagens daquele em tecnologias de informação e comunicação, assistência médica, formação e infraestruturas, equipamentos e conhecimentos para o turismo rural, de natureza, de saúde. Assim lhes proporcionando qualidade, modernidade e valor competitivo.

Deve-se estimular a criação de “quintas eletrónicas virtuais”, enquanto centros de conhecimento de preços, informações e mercados para que os produtores agrícolas possam decidir, de forma organizada e em tempo real pela internet, produções, vendas e promoções on-line, em desejável articulação com os agentes empresariais do mundo turístico. Estas conciliações existem no mundo. As quintas rurais informáticas na India (e-choupal) ou os kibutz israelitas estão aí para o demonstrar.

Uma iniciativa sobre municípios agrícolas teve lugar no passado dia 16 de junho na Mexilhoeira Grande, Portimão.

De um gabinete de estudos de um partido político. Num sábado soalheiro, a pedir praia, dezenas de pessoas compareceram e participaram. Ideias foram partilhadas.

A presença do Diretor Regional da Agricultura e de produtores enobreceram o encontro. Nenhuma cobertura houve da comunicação social. É normal. Os agricultores são poucos. E os municípios agrícolas não têm consagração legal.

Mas é preciso ver para além dos picos da montanha. Defender minorias discriminadas. Valorizar a dignidade da pessoa humana, enquanto Produtor e com Organização. Quem faz isto em Política e em Intervenção Cívica vai no bom caminho!

Fonte: Barlavento Online

segunda-feira, 2 de julho de 2012



Foi escolhido o logotipo do Portimão Sempre - Associação Cívica.

Este foi o vencedor dos 14 logotipos que os membros do grupo Portimão Sempre, escolheram por votação.

Todos os 14 logotipos a concurso, foram também feitos pelos próprios membros.

Da nossa parte, resta-nos agradecer a generosidade de quem quis participar.

Um muito obrigado a quem criou os logotipos.

E um muito obrigado a quem votou.

A Vossa generosidade inspira-nos.

JP

domingo, 1 de julho de 2012

Avistados tubarões-azuis, a 12 milhas a sul da barra de Portimão

Esta imagem de um tubarão-azul foi captada na semana passada, a 12 milhas a sul de Portimão

Tubarões mais junto à costa

Perseguem cardumes de atuns e sardinhas e quando dão conta já estão muito próximos de terra. Esta é uma das explicações para o aumento de avistamentos de várias espécies de tubarão junto à costa algarvia. Mas, para descanso dos turistas, "não procuram pessoas mas sim cardumes", garantiu ao CM o biólogo João Correia.

"O mar é o habitat deles e passam junto à costa atrás de comida. O grau de perigo é muito baixo", garante o especialista.

Aproveitando esta presença mais assídua dos tubarões, uma equipa de biólogos criou o projecto ‘We Like Sharks’, que tem como missão "contribuir para a melhoria da saúde dos tubarões" e ajudar a converter o Algarve numa "zona amiga" deste animal marinho, a médio prazo. E ainda estudar a viabilidade da observação turística através de mergulho.

Segundo explicou ao CM Daniel Machados, outro dos biólogos que integra o projecto, as espécies que mais ‘visitam’ a costa algarvia são "o tubarão--branco, o tubarão--azul ou tintureira (na foto) e o tubarão-martelo".

Na semana passada foi possível observar e fotografar tubarões-azuis, a 12 milhas a sul da barra de Portimão. "Os tubarões sempre andaram por aqui, só que agora há mais gente no mar", justificou.

Fonte: Correio da Manhã

Trezentos efectivos das forças especiais da PSP reforçam segurança em Portimão e Lagos


Trezentos efectivos das forças especiais da PSP reforçam segurança no Algarve

Cerca de 300 efectivos das Unidades Especiais da Polícia (UEP) vão reforçar a partir de Julho a segurança no Algarve, o que representa uma duplicação do reforço de meios relativamente ao ano passado, disse à Lusa fonte da PSP.

No caso da GNR, os postos territoriais e grupos especiais têm vindo a ser reforçados desde o início do ano, pelo que não deverá ser feito qualquer reforço adicional a pretexto do verão, disse à Lusa fonte daquela força de segurança.

Apesar disso, uma parte significativa de um grupo de 556 guardas provisórios recentemente formados na Escola da GNR deverá estagiar no Algarve durante o verão, o que constituirá um reforço das forças estacionadas, adiantou a mesma fonte.

No caso da PSP, os 300 efectivos adicionais distribuem-se por 20 equipas, que de 14 de Julho a 30 de Setembro ficarão instaladas em Lagos e Portimão e têm por missão o reforço do patrulhamento àquelas cidades e a manutenção da segurança e ordem públicas, com especial incidência no período nocturno.

Em resposta enviada à Lusa, a Direcção Nacional da PSP informa que durante toda a presente época estival ficarão também afectas ao policiamento e segurança de turistas e veraneantes todas as cinco equipas de ordem pública do Corpo de Intervenção estacionadas em Faro, num total de 90 polícias, igualmente integrados nas UEF.

Além do reforço das forças especiais, o Comando Distrital da PSP de Faro, vai também aumentar as equipas de ciclo-patrulhas, para as áreas de Vila Real de Santo António, Tavira, Olhão, Portimão, Lagos e Aeroporto Internacional de Faro.

Na cidade de Faro aquelas equipas já funcionam durante todo o ano.

A Polícia de Segurança Pública conta integrar nessas equipas elementos habitualmente afectos ao Programa Integrado de Policiamento de Proximidade e a serviços de apoio.

Essas equipas de patrulhamento em bicicleta privilegiarão as zonas comerciais, acessos às zonas balneares e centros históricos/turísticos.

Em períodos considerados mais críticos, o patrulhamento e fiscalização no aeroporto de Faro é reforçado com equipas do destacamento da UEP/Grupo Operacional Cinotécnico (homem/cão) e UEP/Equipas de Inactivação de Engenhos Explosivos e Segurança e Subsolo.

A Divisão de Segurança Aeroportuária é ainda reforçada com equipas da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Faro, vocacionadas particularmente para o combate aos carteiristas e crimes de oportunidade.

Como justificação para o não reforço propositado para o verão, fonte do Comando Geral da GNR disse à Lusa que se verificaram sucessivos reforços desde o início do ano, devido ao clima de algum alarme social em função do aumento da percepção de casos de violência na região.

A mesma fonte sublinhou que esse aumento da percepção de casos violentos não teve qualquer correspondência com a realidade estatística e se deveu em exclusivo à visibilidade dos crimes, tal como foram veiculados pela comunicação social.

No entanto, a fonte observou que o período estival trás consigo uma mudança na estratégia de segurança da GNR, com um reforço de meios junto das zonas balneares e do litoral.

Fonte: Correio da Manhã