Páginas do Portimão Sempre

sexta-feira, 16 de março de 2012

Carta EXTREMAMENTE INDIGNADA de um credor da CMP ao Sr. Presidente da Câmara de Portimão



Ex.Mo Presidente da Câmara Municipal de Portimão,

Escrevo como gerente da Dreamlight, empresa que prestou todo o serviço de iluminações festivas para a Cidade de Portimão no Natal de 2010.

Após a correcta prestação do serviço em questão em 2010, a respectiva factura do serviço prestado contratado pela UAC foi emitida em Novembro de 2010 e venceu-se em Fevereiro de 2011. Após alguns contactos da nossa parte com a UAC e de adiamentos sucessivos, conseguimos reunir com o Dr. Luis Carito, o Dr. Pedro Pereira e mais uma representante da Câmara e outros da UAC no inicio de Agosto de 2011. Nesta reunião, o Dr. Luis Carito propõs que a Câmara de Portimão pudesse assumir a dívida da UAC (Dado que a Câmara não tinha pago o subsidio acordado à UAC em 2010) e que no limite até Outubro de 2011 liquidaria todo o valor pendente que já se cifrava na ordem dos 200 mil euros. Recordo aqui que a Dreamlight é uma pequena empresa que iniciou a sua actividade em Março de 2010. Com isto não pretendo minorizar a nossa capacidade operacional, mas apenas transparecer que não temos a capacidade financeira de uma empresa grande ou com uma presença longa no mercado.

Após essa reunião entrámos num processo longo, de meses, em que nenhuma solução concreta foi apresentada pela Câmara, nem qualquer pagamento. A partir de certo momento, em Outubro de 2011, nem sequer responderam mais aos emails desesperantes enviados por mim para o Dr. Luis Carita e Dr. Pedro Pereira, apelando a que pelo menos nos dessem uma resposta, uma proposta, algo. Ou seja, após meses de tentativa da nossa parte de recebimento, após a reunião agendada pelo Vice-Presidente da Câmara, após toda a paciência e flexibilidade do mundo da nossa parte, optaram por ignorar por completo os nossos contactos, desrespeitando por completo um fornecedor vosso, um parceiro da vossa cidade, uma pequena empresa com 20 colaboradores que se esforçou para que Portimão tivesse um dos Natais iluminados mais bonitos da sua história, conforme foi reconhecido unanimemente.

Infelizmente, perante tal atitude, a Dreamlight foi obrigada a recorrer à via juridica para tentar ser ressarcida do seu crédito. Em primeira instancia penhorou o crédito que UAC possui sobre a Câmara de Portimão relativo a 2010 e que a Câmara nunca liquidou à mesma. Depois, já no inicio deste ano, tentámos que a Câmara de Portimão nos liquidasse o valor através de contactos entre a solicitadora, o nosso advogado e o vosso director financeiro Dr. Pedro Pereira. Este último reconheceu a dívida da Câmara e propõs um plano de pagamento à Dreamlight que derivou num processo negocial nos últimos dias e que, infelizmente, não chegou a bom porto.

Hoje, recebemos a notificação anexa de um pretenso vosso representante que pretende, em suma, afirmar que não reconhece a dívida, que o Dr. Pedro Pereira não tem qualquer poder para representar a Câmara de Portimão e por aí em diante.

Sr. Presidente, gostava de lhe dizer com toda a sinceridade o seguinte:

· Ainda julgo viver num País em que os representantes autarcas têm o minimo de ética e consciência civica.

· Após mais de 8 meses em que o Dr. Luis Carito nos prometeu pagar e durante os quais foram trocados vários emails com o Dr. Pedro Pereira, após o reconhecimento por este de que deviam à UAC um valor superior ao crédito que a Dreamlight agora reclama judicialmente, depois de o Dr. Pedro Pereira propor um plano de pagamento por escrito, depois de vários telefonemas entre o do Dr. Pedro Pereira e o nosso advogado e a própria solicitadora, vem agora a Câmara de Portimão, através de um advogado, pretender afirmar (Conforme anexo) que o Dr. Pedro Pereira naõ tem qualquer poder para representar a Câmara, que não aceitam nada, que não depositam nada, etc…….

·Pergunto-lhe:

o- Quem é o Dr. Luis Carita que prometeu assumir a dívida e pagar à Dreamlight até Outubro de 2011? Será que existe?

o- Quem é o Dr. Pedro Pereira senão o director financeiro da Câmara que agora alegam não ter qualquer poder? Será verdadeiramente o empregado de limpeza?

· Haja seriedade e hombridade neste processo. Eu tenho 37 anos e não sou autarca, mas sei muito bem respeitar estes valores. Não brinquem com a honestidade e o trabalho de quem tem uma empresa pequena, de quem batalha e se esforça todos os dias, de quem tem filhos, de quem tem palavra, de quem tem toda a razão do mundo neste processo.

Vou aguardar o seu feedback com urgência. Desde já lhe digo que se não obtiver um feedback positivo e urgente, vou alertar toda a classe politica de Portimão, os Media locais e outros que tais para a gravidade de toda esta situação e, principalmente, para a ética ou total falta dela inerente aos procedimentos da parte da Câmara de Portimão. Além disso, se necessário, encetaremos ações judiciais no sentido de responsabilizar quem supostamente negociou connosco e não tinha poder para tal. Se entender interpretar isto como uma “ameaça”, faça como entender porque, verdadeiramente, tudo isto é uma ameaça, mas para a Dreamlight que está em vias de encerrar porque a Câmara de Portimão não cumpre com um compromisso de 2010.

Ainda tenho a esperança que o Sr. Presidente desconheça este processo em todos os seus contornos e que possa “limpar” a imagem do seu municipio e liquidar a verba em questão. Se o fizer estará a fazer algo muito simples e que julgo que preza: “Estará a fazer justiça”.

Cumprimentos,

Dinis Monteiro
Gerente
Dreamlight – Iluminações Festivas, L.da


Carta do advogado que representa neste caso a Câmara Municipal de Portimão e que motivou a carta do gerente da empresa acima exposta:

7 comentários:

  1. Pois é.
    Criam, são sócios, dirigentes, publicitam e estabelecem protocolos com Associações, neste caso a UAC.
    Politicamente na altura paga.
    Depois, na hora de honrar os compromissos, é o que se vê.
    link: http://www.cm-portimao.pt/NR/rdonlyres/0ADDB757-6C4F-4208-8A2F-2E1453E87533/0/AssDesPorProComApr.pdf

    FV

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente so os grandes é que permanecem e os pequenos vao ao fundo..........

    ResponderEliminar
  3. Estamos perante a prova provada da falta de respeito com que a CMP trata aqueles que, com boa fé e à custa de muito sacrifício, ainda vão mantendo de pé o ganha-pão de várias famílias.
    Esconderem-se atrás de argumentos jurídicos (claramente falaciosos se perspectivados pelo mais comum dos mortais) só torna mais ridícula e desprezível a situação:
    - será que o Vereador Carito reuniu com a empresa (exactamente com a empresa em causa) sem que estivesse em causa uma relação, ainda que intermediada, desta com a autarquia?
    - será que a promessa de pagamento, até Outubro de 2011, foi feita levianamente, ou seja, descurando a "não existência da dívida" nos termos mais tarde invocados pelo advogado?
    - será que o desautorizado Director Financeiro assumiu responsabilidades sem que para isso estivesse devidamente mandatado?
    - será que a carta do advogado não labora num erro de princípio, pois a empresa não executou o "município de Portimão" (preciosismo invocado pelo causídico), mas sim o crédito que a UAC alegadamente detém relativamente à autarquia?
    Paguem a quem devem (assim fazem as pessoas honradas, principalmente quando lhes é dado o poder de gerir aquilo que não é delas), pois só o desespero pode ter levado este pequeno empresário a comprar uma briga, da qual todos vamos sair perdedores.
    Lamento ver, mais uma vez,a minha terra enlameada, mas temo muito que não fiquemos por aqui.

    ResponderEliminar
  4. A sesonestidade da Câmara Municipal de Tavira é nem conhecida de há vários anos a esta parte
    Burro é quem megpceia vom ela.
    Agora não se admirem.
    Por outro lado é no que dão os ajustes directos com os amigos e compadres
    Carlos de Alvor

    ResponderEliminar
  5. Emenda
    A caloteirice da Câmara de Portimão é bem conhecida...
    Carlos de Alvor

    ResponderEliminar
  6. Neste país só vai preso quem rouba pão, não quem rouba o pão da boca das familias...Assembleia geral presidente António Vitorino Pereira (Câmara), vice-presidente António Costa (ACP) e secretário Fernando Oliveira (ACRAL); direcção – presidente João Rosado(ACRAL), vice-presidente Isabel Guerreiro (Câmara) e tesoureiro Jorge Santos (ACP) conselho fiscal – presidente Clemente Camarinha (ACP), vice-presidente Carlos Baptista (ACRAL) e secretário Pedro Pereira(Câmara).... Srs. tenham vergonha na cara.

    ResponderEliminar