Páginas do Portimão Sempre

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Autarcas na corrida a cargos ‘dourados’

Metade dos 16 presidentes de câmara do Algarve não se pode recandidatar nas próximas eleições. E dois deles, do PSD, nem sequer deverão cumprir os actuais mandatos até ao fim, porque vão ocupar outros cargos públicos e mais bem remunerados.

É o caso de Desidério Silva, de 61 anos, que já foi eleito presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA), deixando no próximo dia 2 de Novembro a presidência da Câmara de Albufeira (o cargo será assumido pelo actual vice-presidente, José Carlos Rolo).

Segundo apurou o CM, Desidério, que na câmara recebe líquidos cerca de 2500 euros por mês, deverá passar a auferir no novo cargo aproximadamente 3300 euros (valor que inclui o vencimento e as ajudas). Tem ainda direito a um carro (Volvo 60) com motorista e um telemóvel sem plafond nas novas funções.

Em vias de abandonar o cargo de presidente de câmara poderá estar também Isabel Soares, de 58 anos, que desde 1997 lidera os destinos de Silves. No dia 5 de Novembro, tudo indica que será empossada como vogal executivo da Águas do Algarve. Ganha actualmente um valor semelhante ao de Desidério. Passará a receber mensalmente, em termos globais, cerca de 4500 euros (salário, ajudas e subsídios). Tem direito a um BMW 318TD e poderá gastar cerca de 2000 euros por ano em telemóvel.

"RECUSEI POR RESPEITO AOS QUE ME ELEGERAM"

Seruca Emídio, presidente da Câmara de Loulé, também já teve a oportunidade de sair da autarquia, mas não aceitou. "Apesar de já ter sido abordado para outros cargos regionais e nacionais, recusei tudo, porque respeito muito as pessoas que confiaram em mim", revelou o autarca ao CM.

Manuel da Luz, presidente da Câmara de Portimão, do PS, pretende, no futuro, "descansar e dedicar-se ao que mais gosta – ler e escrever".

Júlio Barroso, que lidera a autarquia de Lagos, afirma que a sua perspectiva de futuro é voltar à sua "actividade profissional [notário]", embora admita que está "pronto para avaliar algum desafio" que possa surgir.

Fonte:
Correio da Manhã

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Regimento de Infantaria de Tavira presta homenagem aos mortos em Portimão

 
No dia 02 de novembro, pelas 9h30 uma secção do Regimento de Infantaria n.º 1 de Tavira, estará junto à primeira pedra do Monumento a erigir na Alameda da Praça da Republica em Portimão, para celebrar o dia de finados.
É uma cerimonia simples em honra aos militares mortos na guerra do ultramar.

Será junto ao Monumento que de futuro e todos os anos por esta época o Núcleo Lagoa-Portimão da Liga dos Combatentes relembrará os filhos deste concelho, cujos nomes lá serão inscritos.
Agradecemos antecipadamente a todas as autoridades e forças vivas da cidade e á população em geral que se associe a mais este evento promovido pelo nosso Núcleo.
 

Dupla assalta loja de drogas legais em Portimão

Os assaltantes invadiram a loja Happy Head em Portimão e levaram dinheiro e drogas legais à venda no espaço
 
Tinha fechado a loja mas ainda estava no seu interior quando ouviu bater à porta. Quando a abriu, deparou-se com dois homens armados com um revólver, que assaltaram o estabelecimento de venda de drogas legais, situado junto ao largo 1º de Dezembro, em Portimão. Roubaram dinheiro, num valor não divulgado, e alguns produtos.
O assalto à loja Happy Head, que funciona a escassos metros do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, ocorreu ao início da noite de anteontem.
 
Segundo o CM apurou, os dois assaltantes entraram de rompante no estabelecimento mal a porta se abriu. "Empurraram a vítima, que ameaçaram com a arma, e exigiram-lhe que entregasse o dinheiro que estava na caixa", referiu ao CM fonte policial.
 
Além do dinheiro, os gatunos aproveitaram para roubar algumas drogas legais que se encontravam numa prateleira da referida smart shop. Rapidamente puseram-se em fuga, a pé, para parte incerta.
A PSP de Portimão foi alertada e compareceu no local, mas, dado tratar-se de um assalto à mão armada, a investigação transitou de imediato para a Polícia Judiciária.
 
Recorde-se que os assaltos a lojas de drogas legais são cada vez mais frentes na região, tendo dois deles ocorrido já este mês na Happy Head de Faro, no espaço de 24 horas. O mesmo estabelecimento já tinha sido assaltada mais duas vezes o ano passado. E a Happy Head, de Lagos, foi assaltada pela primeira vez em Agosto passado.
 

Navios de guerra afundados em Portimão (Com vídeos)

Corveta 'Oliveira e Carmo' e navio-patrulha 'Zambeze' foram os primeiros de quatro antigos barcos da Marinha portuguesa a ser afundados propositadamente, com o objetivo de criar um polo de turismo subaquático.

Afundamento Oliveira e Carmo


Afundamento Zambeze


Dois minutos e 21 segundos foi o tempo que a corveta 'Oliveira e Carmo' demorou a chegar ao fundo do oceano Atlântico, depois de ter sido propositadamente afundada a cerca de três milhas a sudoeste de Portimão.

O episódio ocorreu esta manhã, às 11h38, e na sequência de uma explosão controlada a antiga corveta jaz agora a cerca de 30 metros de profundidade. Durante a tarde, o navio-patrulha 'Zambeze' teve idêntico destino. A ação foi executada por uma empresa canadiana, especializada nestes procedimentos.

Antes de serem afundados, os navios são limpos dos resíduos como óleos e amiantos, de forma a garantir que a operação não tem implicações ambientais negativas.

Para o Comandante de Marinha Gomes de Sousa, um dos últimos a prestar serviço a bordo da corveta, o evento motivou sentimentos contraditórios. "Tive alguma pena, mas a alternativa seria o desmantelamento e a reciclagem. Assim, desta forma, o navio fica preservado", adiantou ao Expresso. O afundamento da corveta 'Oliveira e Carmo' foi o primeiro de outros três que serão executados proximamente. Durante a tarde, na mesma zona, foi a vez do 'Zambeze' ir ao fundo.

Estas ações inserem-se no projeto Ocean Revival, que pretende dinamizar o turismo subaquático ao largo da costa algarvia, uma vez que os barcos servirão agora de recife natural de algumas das espécies marinhas existentes no Atlântico.

O projeto Ocean Revival tem o apoio da Câmara Municipal de Portimão e da Marinha Portuguesa e é liderado pela empresa Subnauta, do empresário Luís Sá Couto.

Fonte: Expresso

domingo, 28 de outubro de 2012

Operação policial em Portimão resulta na detenção de 9 cidadãos e apreensão de droga

A Divisão de Portimão da PSP desenvolveu ontem uma operação policial “de grande envergadura”, da qual resultou a detenção de 9 cidadãos e a apreensão de 77 doses individuais de haxixe, anunciou o comando de polícia de Faro.

Durante a operação, que decorreu entre a meia-noite e as 7:00, foram alvo de controle policial quatro estabelecimentos de diversão noturna, 115 indivíduos e 240 viaturas e respetivos condutores.

Daí resultou a detenção de 8 indivíduos por condução sob influência de álcool (taxas compreendidas entre 1,35 g/l e 2,41 g/l) e um indivíduo detido por desobediência, que conduzia um veículo apreendido por ter sido utilizado na prática de roubos.

A PSP apreendeu 77 doses individuais de haxixe e uma dose de cocaína e foram verificados 21 cidadãos estrangeiros, de que resultou um notificação para abandono voluntário do território nacional, uma notificação para comparência no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e uma notificação de decisão de expulsão.

De acordo com a mesma força policial, estiveram empenhados nesta operação elementos da Esquadra, Esquadra de Trânsito, Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, Esquadra de Investigação Criminal e Esquadra de Lagos – todas da Divisão Policial de Portimão, apoiados ainda pelo Destacamento de Faro da Unidade Especial de Polícia, com cerca de 100 elementos policiais e mais de 20 viaturas.

A operação contou ainda com a colaboração de elementos da Delegação de Portimão do SEF.

A Operação foi desenvolvida em vários locais da cidade de Portimão e tinha como alvos prioritários a posse e circulação de armas, indivíduos com mandados de detenção pendentes, repressão do consumo e tráfico de estupefacientes e a prevenção da sinistralidade e repressão da criminalidade rodoviária.

Fonte:
Diário Online Algarve


Technorati Tags: PSP Portimão, Portimão Sempre.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Desporto TÉNIS - Open Juvenil em Portimão


Inserido no calendário de provas da Federação Portuguesa de Ténis e organizado pelo Clube Ténis de Portimão e Rocha, realiza-se entre os dias 1 e 4 de novembro, o Open Juvenil de Portimão 2012.

A prova irá decorrer no Complexo Municipal de Ténis da cidade barlaventina, nos escalões de sub14 e sub18 nas modalidades de singulares, pares e, nos sub14, quadro B, de masculinos e femininos, sendo aberto a todos os jogadores (as) portadores da respetiva licença da F.P.T. para a corrente época.

As inscrições terminam às 20 horas do dia 29 de outubro e devem ser efetuadas pelo fax 282 413 087 ou, também, pelo e mail: ctpr@tenisportimao.com, sendo o sorteio realizado pelas 20 horas de dia 30, na sede do clube, podendo os quadros e horários serem consultados no site: www.tenisportimao.com.

Fonte:
Barlavento Online


Technorati Tags: Ténis, Portimão Sempre.

PJ de Portimão apanhou burlões que vendiam líquido para ‘fazer’ euros


Burlões diziam transformar papéis pretos em notas de 20 e 50 euros com o líquido ‘milagroso’

Um líquido que transformava papéis em notas de euros. Foi com este produto ‘mágico’ que dois homens burlaram, em 30 mil euros, o dono de uma bomba de gasolina, no Barlavento algarvio. Um dos burlões foi detido pelo Departamento de Investigação Criminal de Portimão da Directoria do Sul da Judiciária. O outro está identificado.

A burla decorreu entre Maio e Junho. Os dois homens, com dupla nacionalidade - portuguesa e de um país dos PALOP- começaram por abordar o empresário, no posto de abastecimento, para lhe vender diamantes. Perante a recusa deste, dias depois fizeram novo contacto, em que lhe falaram do líquido, que diziam conseguir em Espanha, a troco dos diamantes.

Como a vítima, de 66 anos, desconfiou, a dupla prontificou-se para fazer uma demonstração num local discreto da gasolineira. Colocaram o líquido ‘mágico’ num recipiente e, noutro, água. Os papéis pretos, que diziam ser a ‘base’ da notas, após passarem pelos dois recipientes, aparentemente transformaram-se em notas de 20 e 50 euros. Mas, no processo, o frasco com o produto ‘milagroso’ partiu-se.

Os burlões garantiram logo que conseguiam mais líquido mas precisavam de 20 mil euros. Essa foi a primeira quantia que ‘sacaram’ à vítima. Depois, ao longo de mais de um mês, com várias desculpas, foram pedindo mais dinheiro ao empresário, até este desconfiar e apresentar queixa às autoridades.

Um dos burlões, de 27 anos, foi agora detido pela Judiciária. O outro está identificado.

Fonte:
Correio da Manhã


Technorati Tags: PJ de Portimão, Portimão Sempre.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Recomenda-se o seguinte livro: O "SOCIALISMO" QUE EU VIVI - Testemunho de uma ex-dirigente do PCP. De: Cândida Ventura

Recomenda-se o seguinte livro:

O "SOCIALISMO" QUE EU VIVI
Testemunho de uma ex-dirigente do PCP

De: Cândida Ventura

Cândida Ventura foi professora de História e de Introdução à Política no Liceu de Portimão.

Foi uma destacada dirigente do Comité Central do PCP durante a ditadura, viveu na clandestinidade tendo chegado inclusivamente, a ser presa pela PIDE. 
Foi representante do PCP na Checoslováquia, durante os anos 60, foi testemunha da Primavera de Praga e da ocupação soviética.
Desde então consagrou a sua luta a denunciar as ilusões do "socialismo que viveu", acabando por abandonar o partido em 1976.

Concorreu então para professora do ensino secundário, tendo sido colocada em 1976 no Liceu de Portimão.

Este livro tem o prefácio e alguns capítulos escritos em Portimão.

JP


Technorati Tags: O "SOCIALISMO" QUE EU VIVI, Candida Ventura, Portimão Sempre.

Sensibilização sobre cancro no Museu de Portimão

O auditório do Museu de Portimão recebe este sábado, 27, a partir das 16:00 horas, uma ação de sensibilização para a problemática do cancro, sob o mote «Cancro, conhecer para prevenir».

O evento abordará em especial os cancros da mama e do colo do útero, dando ênfase aos sinais de alerta, às formas de prevenção e à relevância de um diagnóstico precoce, sendo também abordadas as emoções originadas e a importância da adoção de um estilo de vida saudável, entre outros assuntos.

Virgínia Canário José, ex-enfermeira diretora do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Distrital de Faro e atual membro da direção da Associação Oncológica do Algarve, e João Paulo Gonçalves, psicólogo desta associação, serão os oradores.

A inscrição é gratuita e pode ser feita nas agências da Caixa Agrícola do Algarve (telefone 289790400 ou endereço eletrónico ccalg.marketing@creditoagricola.pt) ou na sede da AOA, em Faro, entidades que promovem esta sessão.

O cancro da mama é o tipo mais comum entre as mulheres, sendo detetados anualmente em Portugal cerca de 4500 novos casos, de que resultam 1500 mortes.

Fonte:
Diário Online Algarve

Sensibilização sobre cancro no Museu de Portimão

Sensibilização sobre cancro no Museu de Portimão

Portimão: Centro comercial Continente abre espaço «Criatividades Art Gallery»


A exposição de pintura de Stela Barreto e Sofia Barreto assinala o arranque do novo espaço para exposições do centro comercial Continente de Portimão, denominado «Criatividades Art Gallery».

Este espaço, localizado no piso 1, receberá periodicamente exposições de pintura, escultura, design, decoração, entre outras. A exposição de Stela Barreto e da filha Sofia Barreto pode ser visitada até ao dia 31 de outubro.

Stela Barreto já tem um longo percurso profissional com a realização de exposições individuais e coletivas em Portugal e além-fronteira como França, Áustria, Alemanha, EUA, Finlândia, Espanha e Japão.

Por seu turno, e como «filha de peixe sabe nadar», Sofia Barreto cedo manifestou natural talento para as Artes Plásticas. É representada pela Galeria Arte Algarve e pela galeria StudieKunst em Ubbergen na Holanda, integrada num projeto de pintura em três dimensões.

Associado a esta exposição, irão decorrer aulas de artes plásticas para crianças, às quintas-feiras, das 16:00 às 20:00, durante o mês de outubro, onde crianças dos 5 aos 12 anos podem aprender a desenvolver as suas capacidades criativas, enquanto adquirem conhecimentos teórico-práticos sobre arte contemporânea, de uma forma adequada à sua idade.

Fonte: Diário Online Algarve


Technorati Tags: centro comercial continente de Portimão, Portimão Sempre.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Portimão recebe evento mundial de Karting

O kartódromo do AIA será palco para o Mundial Rotax, prova que dará ao Algarve uma receita superior a quatro milhões de euros
 
 
A BRP (Bombardier Recreational Products Inc.) detentora da Rotax Max Challenge, organiza de 25 de Novembro a 2 de Dezembro, no kartódromo do Autódromo Internacional do Algarve (AIA) as Rotax Max Challenge Grand Finals (RMCGF) 2012 , competição que vai reunir numa mesma pista um total de 310 pilotos provenientes de cerca de 60 ssenta países do mundo inteiro e que representa para a região do Algarve uma receita superior a 4 milhões de euros.
 
As Rotax Max Challenge Grand Finals, que serão organizadas em parceria com o Autódromo do Algarve e a Korridas (empresa distribuidora oficial da marca para a península ibérica), juntam num único evento os melhores pilotos e equipas participantes nos diversos campeonatos nacionais e internacionais organizados pela Rotax, divididos pelas categorias incluídas nas Rotax MAX Challenge; 125 Micro Max, 125 Mini Max, 125 Junior Max, 125 Max e 125 Max DD2 (caixas de 2 velocidades), 125 Max DD2 Masters.
As RMCGF são uma competição aprovada e reconhecida pela CIK/FIA, que utiliza motores Rotax Max que são verificados e selados (para garantir performances iguais). A selagem é efectuada por distribuidores autorizados, nos seus centros reconhecidos, quando se disputam competições de nível nacional e internacional do RMC.
Seguindo as regras estabelecidas pelos Regulamentos Desportivos e Técnicos da Rotax Max Challenge e utilizando unicamente um tipo de pneus (Mojo), o sucesso desta competição assenta no facto de dar grande importância à experiência e competitividade do piloto e na sua destreza em garantir o melhor equilíbrio entre motor, pneus e chassis.
 
As RMCGF regressam assim a Portugal, depois do sucesso que representaram em 2006, ano em que foi a bonita cidade de Viana do Castelo a receber este evento tão importante. E trata-se realmente de um grande evento. Afinal, segundo os especialistas, as RMCGF envolvem mais de dois milhares de pessoas que, durante cerca de uma semana, trabalharão arduamente para que tudo se desenrole na perfeição. Cerca de 2000 pessoas, entre pilotos, assistências, acompanhantes, organização, imprensa e toda uma rede de prestadores de serviços, que transforma a RMCGF num evento muito importante – financeiramente falando – para a região e para o país, ou não estivéssemos perante o maior evento de Karting do Mundo.
 
Uma análise devidamente efectuada por especialistas em investimentos e respetivo retorno, prevê uma entrada directa de divisas de cerca de 3,5 milhões de euros, a que se juntam receitas colaterais calculadas pelo número de pessoas envolvidas no evento, superiores a 350 mil euros. A estas juntam-se as que serão efetuadas por agentes exteriores, que deverão rondar os 140 mil euros, o que indica uma receita para o país superior a quatro milhões de euros. Já em relação à região, a receita conseguida sem investimento interno vem permitir a criação ou conservação de empregos directos e indirectos, tão importantes nesta época de crise em que o país está mergulhado.
Em termos práticos, serão mais de um milhar de quartos de hotel ocupados durante praticamente uma semana na área de Portimão, a que se somam cerca de 400 viaturas de aluguer utilizadas durante esse período, bem como milhares de refeições consumidas em restaurantes da zona. Contudo, e para além do retorno imediato que este evento gera no turismo da região, há ainda o factor de oportunidade de promoção da região a potenciais turistas que, se não fosse o motivo de se deslocarem a este evento, muito provavelmente não planeariam conhecer a região.

Estamos assim perante um evento que gera números interessantes, os quais colocam as Rotax Max Challenge Grand Finals no “Top Five” dos melhores e mais interessantes eventos de desportos motorizados realizados no nosso país, quase todos eles, tal como as RGF, de nível mundial.
 
A título de curiosidade, deixamos-lhe algumas notas sobre esta competição que dão conta da respectiva importância e grandeza. Afinal, não será por acaso que o Rotax Max Challenge (RMC) se tornou na mais famosa e participada competição de karting do Mundo, isto porque actualmente há mais de 7500 pilotos que utilizam o motor Rotax Max e que participam nos vários troféus nacionais do RMC, existindo, igualmente, outros tantos a competir com a regulamentação do RMC.
 
Em termos históricos, o desenvolvimento do projeto Rotax para o karting começou nos anos 80, mas foi em 1997 que surgiu no mercado o Rotax FR 125cc Max. As primeiras finais mundiais Rotax Max Challenge foram realizadas três depois, no ano 2000. Já em relação aos protagonistas, a Bombardier Recreational Products Inc. (BRP) é uma empresa privada, líder mundial no design, desenvolvimento, produção, distribuição e comercialização de veículos motorizados de recreio, possuindo um portfolio de marcas e produtos no qual encontramos motos de neve Ski-Doo e Lynx, motos de água e barcos Sea-Doo, motores fora de bordo Evinrude e Johnson, veículos todo-terreno e de estrada com a marca Can-Am, assim como motores Rotax, produtos que, em termos globais, são comercializados em mais de 100 países por ume entidade que emprega mais de 6000 pessoas no mundo inteiro.
 
Fonte: Lusomotores


Portimão: Corveta «Oliveira e Carmo» será afundada a 1 de novembro

Devido às condições meteorológicas adversas previstas para 27 de outubro, e que inviabilizam o afundamento da corveta «Oliveira e Carmo» nessa data, o mesmo foi adiado para dia 1 de novembro, revelou a autarquia de Portimão.

Por outro lado, mantém-se para 3 de novembro a data de afundamento do patrulha «Zambeze».

Estes são os dois primeiros navios da Marinha Portuguesa que integram o projeto «Ocean Revival», que visa criar na zona em frente à Prainha um núcleo museológico vocacionado para o turismo de mergulho, a 30 metros de profundidade e a cerca de 2 milhas da costa.

Os interessados poderão assistir ao afundamento da «Oliveira e Carmo» a partir de terra, sendo considerado o local mais indicado as praias de Alvor ou Três Irmãos: para melhor acompanhar o acontecimento, é recomendada a utilização de binóculos.

Outra alternativa será assistir ao afundamento no mar: neste caso deverá ser respeitada uma margem de segurança de meia milha marítima a partir do local de afundamento, cuja localização GPS é a seguinte: N37 05,569 W008 35,059.

Caso não possuam embarcação, os interessados poderão recorrer aos serviços de viagens que os operadores turísticos locais irão promover.

Finalmente, existe uma terceira opção que será acompanhar o afundamento através do sítio http://www.oceanrevival.org, onde estará disponível um sinal vídeo em tempo real a acompanhar o acontecimento.
 


Trabalhadores das lojas que arderam em Portimão foram distribuídos pelo Algarve

 
A maioria dos 300 trabalhadores das sete lojas que há um mês arderam no Retail Park de Portimão, foram colocados em estabelecimentos das empresas no Algarve, disse à Lusa fonte sindical.

"Temos conhecimento que a maioria dos trabalhadores estão distribuídos pelas lojas que as empresas têm no Algarve", afirmou Maria José Madeira, a coordenadora distrital do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP).

Segundo a sindicalista, "apenas não existe informação sobre os cerca de 10 funcionários da loja DeBorla".

Um incêndio ocorrido na madrugada do dia 23 de setembro, destruiu as lojas das empresas Continente, Moviflor, Rádio Popular, DeBorla, Staples, AKI e Decathlon, instaladas no Retail Park de Portimão.

O fogo só não destruiu uma oficina de reparação automóvel, a zona da restauração e um posto de abastecimento de combustível.

Um mês após o incêndio, peritos policiais e das companhias de seguro continuam a analisar os destroços das lojas, no sentido de apurar as causas do fogo.

"As diligências prosseguem para apurar o ponto da ignição do fogo", disse à Lusa fonte policial.

Por seu turno, fonte do gabinete da presidência da Câmara de Portimão disse à Lusa que "decorrem contactos com a maioria das empresas proprietárias das lojas, já que as mesmas pretendem reabrir os espaços comerciais o mais rapidamente possível, mantendo os postos de trabalho".

"Em conjunto com as associações comerciais, elaborámos uma proposta com alternativas para a reabertura das lojas, proposta essa que será apresentada numa reunião que está agendada para a próxima semana", explicou a mesma fonte.
 


Caixa negra vai apurar falhas no pára-quedas

O pára-quedas usado por Jonathon Wickman foi recolhido por um elemento da empresa Paralvor
 
A ‘caixa negra’ do pára-quedas usado por Jonathon Wickham vai ser essencial para perceber o que correu mal no salto fatal que tirou a vida ao pára-quedista inglês, de 44 anos, em Alvor. O acidente, tal como o CM noticiou, aconteceu no sábado à tarde, quando o desportista participava numa prova internacional de pára-quedistas, no Aeródromo de Portimão. O corpo só foi encontrado domingo de manhã, após buscas na zona da Abicada, perto do aeródromo.
 
O pára-quedas que Jonathon usava, ao que o CM apurou, foi apreendido e será agora alvo de peritagens que irão revelar as causas do acidente. O equipamento tem um dispositivo, semelhante à caixa negra dos aviões, que registou todos os pormenores do salto, entre eles altitude, velocidade e eventuais falhas técnicas e humanas. O CM sabe que são ainda importantes para as autoridades os vídeos realizados por colegas de Jonathon durante o salto. Tal como o CM noticiou ontem, há forte possibilidade de o páraquedista ter perdido os sentidos, o que poderá justificar a não abertura do pára-quedas principal. O equipamento de emergência chegou a ser accionado automaticamente mas não abriu. O corpo de Jonathon terá atingido uma velocidade superior a 200 km/hora antes de embater no solo.
 
O Ministério Público abriu um inquérito à morte do páraquedista, mas ainda não se sabe quem o irá conduzir.
 
AUTÓPSIA VAI REVELAR SE HOUVE MORTE SÚBITA
 
l A autópsia ao corpo de Jonathon Wickman irá revelar quais as causas da morte do pára-quedista inglês e se sofreu alguma doença súbita antes de embater no solo, o que poderá justificar a falta de abertura do pára-quedas principal, que é accionado pelo desportista.
 
O exame estava marcado para ontem, no gabinete médico-legal do Hospital do Barlavento, em Portimão, mas até ao final do dia ainda não eram conhecidos os resultados. As conclusões da autópsia serão importantes para o Ministério Público decidir qual será o órgão de polícia criminal que vai conduzir o inquérito à morte.
 

Desaparecido no meio da serra

Carlos Marques, de 66 anos, está desaparecido desde o meio-dia de sábado. Foi visto pela última vez na estrada que liga Casais a Montes de Cima, em plena serra de Monchique. Militares da GNR, bombeiros e populares têm estado envolvidos nas buscas para encontrar o homem, mas, até agora, sem sucesso.
 
"Ele estava com mais três pessoas na rua. Eu vim para dentro de casa e, quando regressei, pouco tempo depois, já não o encontrei", relata Fernanda Marques, esposa do homem desaparecido. O casal estava a passar alguns dias na casa de família em Casais, no concelho de Monchique.
 
Carlos Marques, que vestia umas calças pretas, um casaco castanho esverdeado e tinha um boné azul, ainda foi visto por um popular a caminhar ao longo da estrada que liga esta aldeia ao município de Portimão. Uma zona praticamente desabitada e rodeada de floresta e mato.
 
O homem já sofreu três AVC – o último dos quais hemorrágico, em Agosto deste ano. "Ele tem dificuldades de comunicação e lapsos de memória", explica Fernanda. Já este ano, esteve desaparecido durante quase um dia: saiu da residência habitual do casal na Bela Vista, no Parchal, e foi encontrado em Lagoa, a cerca de seis quilómetros de distância.
 
"Quero ainda ter esperanças de que ele possa estar bem, mas já foi tudo batido e não o encontraram", diz Fernanda Marques. Fonte da GNR refere que é difícil encontrar o homem, até porque se trata de uma zona serra. Todas as forças de segurança foram informadas do desaparecimento.
 

Comparação entre duas facturas da água. Uma de Portimão e outra de Lagoa.

 (Clicar na imagem para aumentar)

Trago hoje aqui uma comparação entre duas facturas da água.
Uma de Portimão e outra de Lagoa.
 
Ambas têm um consumo de água semelhante.
A de Portimão tem 15m3 e a de Lagoa tem 12m3.
 
Porém…
O valor a pagar da factura de Lagoa é de 20,13€.
E o valor a pagar da factura de Portimão é de 35,80€.
 
Porque é que isto ocorre?
Olhemos em detalhe:
 
Ambas têm os primeiros 5 m3 cobrados ao escalão 1 que tem em ambos os concelhos o mesmo preço (0,44€ por m3).
 
Ambas têm os restantes m3 cobrados exclusivamente no escalão 2.
 
Aqui começam as diferenças…
Em Lagoa, o escalão 2 custa 0,72€ por m3.
Em Portimão, o escalão 2 custa 0,82€ por m3.
 
Em relação ao tratamento dos resíduos sólidos urbanos,
Em Lagoa, o valor facturado foi de 5,52€.
Em Portimão, o valor facturado foi de 7,14€.
 
No que diz respeito ao saneamento,
Em Lagoa, o valor facturado foi de 6,17€.
Em Portimão, o valor facturado foi de 12,75€.
 
Assim, em conclusão, aqui fica o valor total a pagar:
 
Lagoa (12m3) – 20,13€
 
Portimão (15m3) – 35,80€.
 
Quase o dobro…
 
JP
 
 
 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Alvor: Homicida tem marcas de agressões


Ana Paula, a mulher de 39 anos que estrangulou o amante, Carlos Nunes, de 41, na casa deste, em Alvor, na madrugada de anteontem, tinha várias marcas de agressão no corpo. Um facto que, apurou o CM, corrobora a versão da homicida de que o casal se envolveu em agressões mútuas antes do crime.

A mulher, que aguarda julgamento em liberdade, com apresentações semanais à GNR de Portimão, terá cometido o crime quando estava alcoolizada. Além das mãos, admite-se que possa ter usado um cabo eléctrico, encontrado na casa da vítima, para a asfixiar. A homicida, que alertou o 112 e confessou o crime, terá contudo negado a intenção de matar.

Paula vivia com outro homem, havendo relatos de situações de violência doméstica em que ela era a vítima. Nessas alturas, costumava procurar Carlos, que a recolhia e ajudava.

Fonte: Correio da Manhã


Technorati Tags: Homicídio, Alvor, Portimão Sempre.

Alvor: Voo para a morte a 200 km/hora


Em queda livre e sem controlo, Jonathon Wickham terá atingido uma velocidade superior a 200 km/hora antes de embater no solo. O corpo do pára-quedista inglês, de 44 anos, foi encontrado ontem de manhã num silvado, na zona da Abicada, a cerca de dois quilómetros da pista do Aeródromo Municipal de Portimão, onde participava num evento de saltos. Terá perdido os sentidos no ar e o pára-quedas de reserva não abriu.


Jonathon vestia um fato de planar (wing suit), branco e vermelho e tinha, como é regulamentar, dois pára-quedas.

O salto, de um avião da empresa Paralvor, foi feito anteontem, a 15 mil pés de altura (cerca de 4500 metros). Aos 10 mil pés, a vítima foi vista por três colegas "às cambalhotas no ar, com o pára-quedas fechado". Deixou de ser visto, até o seu cadáver ter sido encontrado, pelas 09h30 de ontem, pela GNR, com ajuda de cães. Nas buscas, desencadeadas entre a Penina, Abicada e Figueira, participavam ainda a Polícia Marítima, bombeiros e populares.

Segundo o CM apurou junto de fonte da GNR, a área onde o corpo foi localizado já tinha sido batida na véspera, mas sem que fossem detectados vestígios do pára--quedista, que estava oculto pelos arbustos.

Familiares da vítima – pais e mulher – encontravam-se desde ontem no aeródromo algarvio, onde a esperança de encontrar Jonathon com vida foi reduzindo à medida que as horas passavam. O facto de o telemóvel do pára-quedista ainda tocar, ontem à tarde, foi encarado como um bom sinal, que acabou por não se confirmar. Devido ao impacto no solo a morte terá sido imediata. O óbito foi confirmado no local.

O corpo de Jonathon, que vivia há vários anos em Odiáxere, onde tinha uma empresa de toldos, foi transportado pelos bombeiros para a morgue do Hospital do Barlavento, onde vai ser autopsiado para apurar as causas da morte.

FATO COM ASAS "AUMENTA O PERIGO DO SALTO"

Quando um salto em queda livre é feito com um ‘wing suit’ (fato de planar) "o grau de perigosidade do salto aumenta porque o fato pode prejudicar a abertura do pára-quedas e incorrer em situações de descontrolo", explicou ao CM Mário Pardo, conhecido por fazer vários saltos radicais, um deles na ponte 25 de Abril, em Lisboa.

No entanto, segundo este experiente pára-quedista, a probabilidade de acontecer uma falha no salto e de um pára-quedas não abrir "é muito reduzida".

Fonte: Correio da Manhã


Technorati Tags: Pára-quedista, Alvor, Portimão Sempre.

Campanha da Portinado para angariar novos sócios

Está a decorrer uma campanha que visa angariar verbas para apoiar as deslocações da equipa de polo aquático, agora que a autarquia portimonense não disponibiliza apoio ao nível dos transportes. Esta campanha consiste na angariação de novos sócios, em troca de um cachecol do clube.

Esperamos que a população portimonense colabore com a Portinado para que se consiga manter uma equipa que é tricampeã Nacional na 1ª divisão Nacional.

Paulo Costa

domingo, 21 de outubro de 2012

Artigo publicado no Barlavento, ao agrigo do Direito de resposta, pela Presidente da Junta de Freguesia de Portimão


«Freguesia de Portimão preocupada com associativismo local»


Exmº. Senhor Diretor A Junta de Freguesia de Portimão vem, ao abrigo do direito de resposta, solicitar os seus bons ofícios no sentido de mandar publicar o texto em anexo em esclarecimento do artigo de autoria de António Vitorino Pereira, publicado no vosso jornal de 11 do corrente mês.

«Freguesia de Portimão preocupada com associativismo local»

Em artigo, com o título supra, veio um funcionário superior da Câmara Municipal de Portimão, de seu nome António Vitorino Pereira, insurgir-se com questões menores da política ou mesmo de aspetos periféricos da mesma, a pretexto da publicação de um artigo da autoria de um colaborador do jornal Barlavento, alusivo à iniciativa da Junta de Freguesia de Portimão, de promover um Colóquio de incentivo ao associativismo das gentes grandes da nossa terra, que a ele dedicam, abnegadamente, uma parte significativa das suas vidas.

Sendo este o conteúdo forte do artigo, vem, no entanto, o referido senhor conferir centralidade indevida a tais aspetos menores, referindo-se, em tom crítico, a virtual falha da Presidente de Junta, invocando que a mesma não teria estado à altura das críticas proferidas, não esclarecendo que «não convidou qualquer técnico» para o ato.

Estas observações despropositadas têm ainda como antecâmara um conjunto de insinuações tão genéricas quanto imprecisas, que não se percebe a quem se dirigem e, consequentemente, a quem elas poderão aproveitar. Visa, em todo o caso, exorbitar na crítica ao poder político, na condição de diretor de departamento, pelo que veja nisso plausível gravidade quem de direito.

De forma frontal e esclarecida a Junta informa o que tem por conveniente na matéria:
Não querendo avançar muitas mais considerações adicionais à clara exorbitação de funções do referido senhor, impõe-se que a Junta esclareça que ações desta natureza, como Colóquios, Conferências, ou outros, de natureza pública e entrada livre têm como convidados todos os munícipes, como uso efetivo de um direito de cidadania ativa, pelo que o referido senhor não é exceção. Dai que nenhum cidadão careça de convite para estar presente nos referidos atos.

Já no tocante a convites oficiais, nunca a Junta de Freguesia de Portimão deixou de pugnar pelo convite ao elenco Municipal, como é seu gosto institucional e seu dever protocolar, pelo que a titularidade da representação autárquica dos técnicos superiores da
Câmara, ou de qualquer outro nível, por certo que se colocará sempre e só que a edilidade se faça representar por eles.

Assim, num quadro de completo respeito pela autonomia de cada instância autárquica e não tendo a Junta que se imiscuir, a qualquer título, nos assuntos internos da Câmara, não lhe compete esclarecer ausências ou convites a funcionários da mesma, pelo que dispensa a distorcida eloquência de António Vitorino Pereira.

Numa coisa estamos de acordo: as grandes pessoas discutem ideias e projetos; as outras discutem minudências.

Ana Figueiredo
Presidente da Junta de Freguesia de Portimão

Fonte: Barlavento Online


Technorati Tags: Junta de Freguesia de Portimão, Portimão Sempre.

Economia Estudo da Deco revela que o Intermarché de Portimão é o mais barato

intermarché, Portimão Sempre

«Na mesma cidade, a poupança pode estar no outro lado da rua», alerta a Deco Proteste, depois de ter comparado mais de 66 mil preços, recolhidos em 133 localidades de Norte a Sul do país e ilhas.

Assim, tendo em conta que os hábitos de compra dos consumidores são variados, a Proteste formou três cabazes: um com 100 produtos de caraterísticas e marcas definidas, para quem privilegia as marcas, outro com 81 produtos, para quem escolhe os mais baratos, e um terceiro composto por 64 produtos de marca própria das superfícies.

Segundo o coordenador deste trabalho, António Meireles do Souto, para o primeiro cabaz houve dois tipos de classificação, uma por «loja individual» e outra por cadeias. No ranking das lojas individuais, para quem gosta de comprar produtos com caraterísticas e marcas definidas, os mais baratos de todo o país foram os Intermarchés.

O Intermarché, no Cabeço do Mocho, em Portimão é o supermercado mais barato na cidade, diz o estudo da Deco, comparando com outras quatro grandes unidades sediados neste concelho.

Fonte: Barlavento Online

Homicidio em Alvor


A homicida confessa, Paula (à esq.), aguarda julgamento em liberdade, com apresentações semanais à GNR

Quando a GNR de Portimão chegou à rua dr. António José d'Almeida, em Alvor, alertada para uma situação de violência doméstica, já Paula, 39 anos, estava aos gritos no rés-do-chão, "aparentando estar sob o efeito de drogas ou de álcool. E só dizia que tinha morto o Carlos" - seu amante, que os militares encontraram ontem de madrugada no 3º andar, estrangulado. Paula, presente a uma juíza, saiu à tarde em liberdade.

O crime ocorreu pouco depois das 01h00, na casa onde Carlos Nunes, 41 anos, morava. E foi a própria homicida quem marcou o 112, enquanto os seus gritos ecoavam pela rua: "Matei-o, Matei-o!" Depois contou aos moradores e à GNR que ela e Carlos "tinham discutido e começado a agredir-se, dentro de casa" - até que ela o matou, por estrangulamento, no quarto.

Instados pela homicida, desorientada e afirmando que não sabia da chave de casa - a porta tinha-se fechado, entretanto -, os militares acabaram por arrombar a porta do apartamento e depararam-se com a vítima, inanimada, caída no chão do quarto, junto à cama.

O INEM ainda tentou reanimar a vítima, sem sucesso, tendo o óbito sido confirmado no local. A PJ recolheu indícios que lhe permitiram logo concluir ter-se tratado de morte por asfixia. Um facto que, contudo, só será oficialmente confirmado na autópsia ao cadáver, amanhã.

Devido à situação de flagrante delito, foi a GNR quem procedeu à detenção da homicida confessa e a apresentou, ontem, ao Tribunal de Portimão. Paula, que vivia um triângulo amoroso (ver apoios) e não trabalhava - tal como a vítima, também associada ao consumo de drogas e de álcool -, acabou libertada pela juíza, até julgamento, e seguiu de autocarro para casa, ao final da tarde. A defesa terá alegado que Paula agiu em legítima defesa.

Fonte: Correio da Manhã


Technorati Tags: Homicidio, Alvor.

Corpo de pára-quedista encontrado em Portimão

Um britânico de 44 anos estava desaparecido desde este sábado à tarde, em Alvor, Portimão. O corpo foi encontrado na manhã deste domingo.

Jonathon Wickham, residente em Odiáxere, integrava um grupo de 17 pára-quedistas experientes que, a bordo de um avião da empresa Paralvor, subiu até aos 15 mil pés (cerca de 4500 metros) para saltar.

"Todo o grupo saltou e, aos três mil metros, três colegas viram-no cair, às cambalhotas, com o pára-quedas fechado. Talvez se tenha sentido mal. A verdade é que nunca mais foi visto", relatou no sábado ao CM fonte do Aeródromo.

As autoridades ainda não sabem a causa do acidente, mas sabe-se que o pára-quedas de segurança, apesar de estar em condições, não abriu.

Foram desencadeadas buscas pela GNR, Polícia Marítima e Bombeiros que, até ao cair da noite, bateram as zonas da Penina e Abicada, até à Figueira. Em matéria de meios, participaram cerca de 40 pessoas. 

O desaparecimento deixou em estado de choque os familiares do pára-quedista, para os quais o Aeródromo solicitou apoio psicológico.

Fonte: Correio da Manhã


Technorati Tags: Pára-quedista, Portimão.

sábado, 20 de outubro de 2012

Anarquia Mundial. Artigo de opinião de Antonieta Guerreiro.

O professor Adriano Moreira terminou a sua intervenção na conferencia, intitulada “Entre o Poder da Palavra e a Palavra do Poder”, organizada pela Plataforma Ativa da Sociedade Civil, que teve lugar no Instituto de Defesa Nacional, no dia 10 de Outubro: «Nesta viragem para o novo Milénio, vivendo uma espécie de anarquia mundial, na qual os centros de poder legais tendem para exíguos, e os detentores do poder efetivo para anónimos, faltam as vozes com poder para desafiar as vozes desses poderes efetivos. Alguém lembrou serem tempos de voltar a meditar sobre O Grande Inquisidor, um texto imortal de Dostoievski. O grande inquisidor, em Sevilha onde reinava a inquisição, e no dia seguinte a um ato de fé em que foram queimados 100 hereges, apareceu Cristo. Logo foi mandado prender pelo Grande Inquisidor, que lhe condenou os milagres e a piedade, ofensivos da ordem. Cristo apenas sorri brandamente perante o pessimismo inquisitorial. Não escrevera, tinha deixado a palavra. Na anarquia mundial em que vivemos perigosamente, faltam os que retomem a palavra encantatória». Para Adriano Moreira a palavra encantatória é proferida pelo líder carismático que perdoa o seu inquisidor e que nesse sentido se eleva e santifica, deu disso vários exemplos como Gandhi, Mandela ou Martin Luter King.
 
Neste momento tão especial de grandes manifestações nacionais e globais, onde rapidamente a sanidade e a justiça se transformam no seu oposto roçando a incoerência e a insanidade, parece-me que se Jesus estivesse reencarnado e ao nosso lado rapidamente O matávamos devido à falta de visão, de reconhecimento e de serenidade que permeia o coração da humanidade.
 
A anarquia não é sinónimo de caos, antes significa “sem governantes”, ou seja sem princípio regulador de Leis, sem coerção, mas onde há ordem. Não uma ordem imposta mas uma ordem natural, orgânica, baseada na democracia sinergética e heterártica. Nesta arquitetura todos os participantes cooperam de forma independente para realizar os seus objetivos e todos têm direitos iguais no acesso a recursos. Os sujeitos comunicam entre si através de mensagens claras e transparentes às quais todos os elementos têm acesso, possibilitando sinergias positivas onde todos ganham. Desta forma a democracia heterárquica e sinergética, são compatíveis, não só, com uma anarquia global que se instalou, mas também, uma democracia direta ou semi-direta que os cidadãos do mundo parecem reclamar. Exemplo disso é por exemplo o “Projeto Venus” iniciado em 1975, em Venus, Flórida, por Jacque Fresco e Roxanne Meadows. Este projeto divulgado nas universidades e nas redes sociais pelo “Zeitgeist Movement” defende algo que tem sido amplamente colocado em causa, fruto da crise mundial: - a relação entre o valor e preço que as coisas têm. Nesse sentido têm sido feito o apelo para que seja alterado o paradigma em que está assente a economia atual. Isto é, que deixe de estar baseada no lucro e passe a estar baseada nos recursos. Quem se dedicar a olhar de forma imparcial todos estes fenómenos sociais compreende as suas corelações e compatibilizações. Pergunta então o(a) leitor(a), o que falta para fazer a mudança quando se torna evidente que de mês para mês há menos dinheiro a circular. Se é uma evidência que o dinheiro sai dos nossos bolsos na forma de impostos e já não regressa, então, poder-se-á concluir que, muito rapidamente, todos nós deixaremos de ter liquidez. Impõe-se uma questão: - Porque é que as instâncias nacionais e internacionais com competências para o efeito não procedem a alterações no sistema para que se criem, em escala, mecanismos de mudança? Há vários projetos sociais em curso espalhados pelo mundo que nos comprovam que é possível conviver com sistemas mistos como o projeto social da Cidade de Deus, no Brasil que tem moeda própria, ou o projeto TEM na cidade de Vólos, na Grécia que compatibiliza créditos informáticos com o Euro. Volto ao início deste artigo e medito nas palavras de Adriano Moreira. Vivemos uma anarquia mundial, onde o poder instalado ainda não compreendeu que já não tem qualquer Poder, mas continuam a faltar as vozes encantatórias que nos conduzam aos processos de mudança.

Antonieta Guerreiro

Portimão: Acesso à saúde em terra batida

Acesso é feito em terra que levanta pó com o tempo seco e fica enlameada quando chove

Portimão: Unidade de saúde foi inaugurada há cinco meses

O novo Centro de Saúde de Portimão foi inaugurado há quase cinco meses e custou cerca de 6,7 milhões de euros, mas o acesso à unidade de saúde continua a ser feito por uma estrada de terra batida, que levanta pó com o tempo seco e fica enlameada quando chove. O equipamento é gerido pela Administração Regional de Saúde mas a pavimentação da estrada é da responsabilidade da câmara.

"É uma situação que também preocupa a autarquia, que tem tudo preparado para avançar com o concurso da obra, mas ainda não o pôde fazer, por causa da Lei dos Compromissos", explicou fonte da autarquia, adiantado que essa lei obriga a que a câmara tenha o dinheiro necessário reservado antes de avançar com o concurso.

A autarquia admite vir a invocar o interesse público de forma a resolver mais rapidamente o problema. A obra integra um pacote de pavimentações urgentes no concelho, orçado em cerca de 50 mil euros.

A unidade de saúde serve 59 mil utentes, realizando anualmente cerca de 95 mil consultas de ambulatório e mais de quatro mil consultas de especialidades hospitalares. Foi construída numa área bruta de 8800 metros quadrados e está situada junto ao antigo Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Portimão.

Fonte: Correio da Manhã


Technorati Tags: Centro de saúde de Portimão, Portimão Sempre.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Sugestão do amigo João Nunes para o novo terminal de Vai-Vem

 
O nosso amigo João Nunes
(Link para o perfil dele: https://www.facebook.com/Begood333?fref=ts)

Pediu-nos para expormos o pedido/sugestão que ele fez aos serviços da CMP.

Tem a ver com o terminal de Vai-Vem recêm criado no largo da Horta do burro.

O nosso amigo João está preocupado com o facto de não existirem ali:
1- abrigos para os passageiros poderem esperar abrigados da chuva;
2- casas de banho móveis;
3- iluminação pública conveniente.

O João Nunes lembra que a hora muda para a semana e que os abrigos e a iluminação, farão muita falta.

Mais do que apenas apontar o problema, o João sugere como resolvê-lo.
Sugere que se aproveitem os abrigos das paragens que estejam inactivos por desactivação de carreiras e se reaproveitem os mesmos para o terminal.

Assim, o João Nunes sugere uma solução prática, que através do reaproveitamento de equipamento inactivo, não implica custos adicionais de investimento.

Fica esta sugestão do nosso amigo João... que não se limita a pôr o dedo na... questão... salta a pés juntos para cima da... questão.
(private joke entre mim e o João)
:-)

Um abraço João!
 

 
E obrigado por este teu verdadeiro exercício de cidadania.

JP

Aeródromo de Portimão atrai o ano inteiro paraquedistas de todo o mundo



O Aeródromo Municipal de Portimão está a receber cerca de 220 paraquedistas, entre os 20 e os 60 anos e maioritariamente do norte da Europa, que procuram aperfeiçoar as suas técnicas de salto, beneficiando de condições únicas, quer naturais quer ao nível da segurança.

Os paraquedistas agendaram para esta altura do ano as férias com as suas famílias, entre duas a três semanas, dinamizando em especial as áreas da hotelaria, restauração, aluguer de carros e comércio, numa época em que a procura turística é menor.

Estão a ser utilizados dois aviões pela empresa Paralvor - Centro de Paraquedismo, que organiza este encontro internacional, com capacidade para transportarem simultaneamente 17 paraquedistas cada um e preparados para atingirem os 16 mil pés em apenas 8 minutos de voo, quando uma aeronave normal alcança os 12-13 mil pés de altitude em cerca de 25 minutos.

No período entre o Natal e o Ano Novo, está já confirmado para o Aeródromo Municipal de Portimão um grupo de 250 paraquedistas, sendo esperados mais 400 paraquedistas no início da primavera de 2013.

A zona de Portimão é considerada uma das mais atrativas para o skydive, sobretudo devido às condições climatéricas existentes no outono e inverno, bem como a paisagens únicas na Europa, com destaque para as belezas ao longo da costa e toda a respetiva envolvência, ao mesmo tempo que as famílias dos paraquedistas partem à descoberta das muitas propostas turísticas da região.

Segundo dados da Paralvor, em 2011 passaram pelo Aeródromo Municipal de Portimão mais de 720 paraquedistas de todo o mundo, em especial noruegueses, alemães, franceses, australianos, ingleses, finlandeses, austríacos, dinamarqueses, norte-americanos, japoneses e portugueses, que terão gerado uma receita de cerca de um milhão e duzentos mil euros, uma fonte importante de receitas para a economia local, em plena temporada baixa do turismo.

Atestando as caraterísticas ímpares deste aeródromo e que atraem regularmente equipas de nomeada, a seleção italiana estará na próxima semana a treinar em Portimão, preparando-se para o Mundial que vai ter lugar no Dubai entre 26 de novembro e 10 de dezembro próximo.

Fonte: Barlavento Online
http://www.barlavento.pt/index.php/noticia?id=54186/a>6

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Arqueólogos à descoberta de vestígios de naufrágio da época romana no rio Arade

Uma equipa de arqueólogos vai tentar localizar vestígios de um naufrágio da época romana no rio Arade, em Portimão, no âmbito de uma campanha subaquática que arranca na quarta-feira, disse esta segunda-feira um responsável do projecto à Lusa.

O trabalho de campo, que vai durar duas semanas, consiste numa primeira fase na prospecção visual e no registo, através de fotografias e desenhos, e no levantamento de vestígios que estiverem mais à superfície, explicou o arqueólogo Cristóvão Fonseca.

Admite-se que num dos locais identificados para prospecção possa ter ocorrido um naufrágio na época romana, devido à descoberta de uma grande concentração de ânforas (espécie de vaso em cerâmica), algumas ainda completas.

Contudo, a hipótese só poderá ser confirmada com o avanço de trabalhos de escavação que, consoante os resultados obtidos agora, poderão realizar-se em 2013, já que a zona pode ter servido apenas como fundeadouro, referiu Cristóvão Fonseca.

A confirmar-se, a zona pode passar a integrar o roteiro turístico de mergulhadores, atraindo curiosos a Portimão, cidade ao largo da qual vão ser afundados no final deste mês dois navios para visitas subaquáticas.

"A antiguidade dos vestígios e a possibilidade de contar uma história tornam o mergulho naquela zona mais interessante", observou o responsável.

O arqueólogo e José Bettencourt são os coordenadores da campanha arqueológica promovida pelo Centro de História de Além-Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Fonte: Correio da Manhã

domingo, 14 de outubro de 2012

Ultimo dia para votar no Orçamento Participativo da CM Portimão

 
Segunda-feira dia 15 de Outubro, é o último dia para se poder votar nas propostas disponíveis, no Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Portimão.

Quem quiser ainda votar, pode aceder aqui abaixo ao link directo para o Orçamento Participativo:

http://participa.cm-portimao.pt/

JP


Portinado comunicou a sua não comparência ao jogo da Supertaça Carlos Mainedo 2012

 
PÓLO AQUÁTICO - Portinado oferece Supertaça ao Salgueiros
 
A Portinado, sediada no concelho de Portimão, comunicou à Federação Portuguesa de Natação, a sua não comparência ao jogo da Supertaça Carlos Mainedo 2012, jogo que se iria realizar este sábado.
O argumento apresentado pela direção da coletividade portimonense, demonstra a intenção dos dirigentes federativos em dinamizar e descentralizar a modalidade, pois esta prova, Supertaça, é sempre disputada no norte do país, o que, devido o facto de pelo menos uma equipa ser do norte, zona onde está centrada a principal força do Pólo Aquático nacional, prejudica sempre a outra equipa, que normalmente terá de realizar uma viagem maior.
As insuportáveis despesas inerentes à deslocação de um dia antes da realização do jogo, para mais repouso dos atletas, a fim de recuperarem da longa viagem, são o fator principal para a não comparência da equipa algarvia.

De referir que a Supertaça é disputada entre o campeão nacional, que pela terceira época consecutiva é a intrometida Portinado e o vencedor da Taça de Portugal, neste caso o Salgueiros.
Entretanto o nacional da 1ª divisão tem o início marcado para o próximo dia 20 de outubro e a Portinado começa a defesa do título, defrontando, na piscina municipal de Portimão a partir das 16 horas, os eborenses da Aminata.
 

Auto-escada dos Bombeiros de Portimão espera arranjo

 
Auto-escadas esperam arranjo
 
Em todo o Barlavento algarvio, só estão disponíveis duas auto-escadas para combater fogos urbanos - nas corporações de Albufeira e Silves. Os equipamentos de Portimão e Lagos esperam reparação.
 
O caso mais gritante é o dos Bombeiros de Portimão, onde a auto-escada está quase parada há vários meses. "Não está inoperacional, mas só sai em último caso, se estiver alguém em risco", explica Álvaro Bila, presidente da associação, adiantando que a reparação "custa 25 mil euros" e a associação "não tem esse dinheiro".
 
Os bombeiros já decidiram avançar com formas de angariar receitas para a reparação. Está a decorrer uma venda de rifas (um euro cada) para o sorteio, em Dezembro, de duas estadias de duas noites em Pousadas de Portugal, oferecidas pelo grupo Pestana. "Era bom que conseguíssemos obter 10 mil euros", diz Álvaro Bila, referindo que estão a preparar outras iniciativas.
 
Com as limitações da auto--escada de Portimão, quando era necessário, recorria-se à de Lagos. Mas esse equipamento está a necessitar de reparação desde que participou no combate ao fogo no Retail Park de Portimão, há cerca de um mês.
 
No Barlavento, restam as auto-escadas dos bombeiros de Silves e de Albufeira. Ainda terça-feira, o equipamento de Silves foi usado no combate a um fogo urbano em Portimão.
 


PSP de Portimão deteve dupla que fornecia cocaína à cidade

 
Há muito tempo que os dois homens, de 42 e 49 anos, eram fornecedores regulares de droga a consumidores de Portimão. Foram ambos detidos anteontem à tarde pela PSP, que apreendeu cocaína suficiente para 235 doses individuais.
 
Segundo informação do Comando de Polícia na região, as detenções foram feitas por agentes da Esquadra de Investigação Criminal, que investigaram a dupla nos últimos meses.
 
Os dois traficantes são residentes em Algoz, Silves, e foram interceptados quando se dirigiam a Portimão, para mais um dia de ‘negócio’, apurou o CM. Nesse momento "estavam na posse de 190 doses de cocaína, já devidamente acondicionadas e prontas para serem vendidas aos consumidores", revelou o Comando da PSP.
 
Numa busca realizada à habitação de ambos, os agentes apreenderam mais 45 doses de cocaína, produto de ‘corte’ para a droga, uma balança digital e outros objectos utilizados na preparação do estupefaciente, bem como mil euros em dinheiro, uma arma branca e artigos eléctricos e electrónicos resultantes de receptação.
 
O suspeito de 42 anos já tinha sido detido em Janeiro, pela PSP de Portimão, pela prática do crime de tráfico de droga.
 


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Bens arrestados à Portimão Urbis, devido a processo por dívidas

 Bens móveis da sede da Portimão Urbis foram arrestados
 
 A empresa municipal Portimão Urbis – Sociedade de Gestão e Reabilitação Urbana foi alvo de uma acção de arresto de bens decretada pela Justiça devido a um processo de dívidas, apurou o CM.
 
Contactada pelo nosso jornal, a empresa, através do presidente do conselho de administração, Luís Manata e Silva, confirmou, por escrito, que "decorreu na passada segunda-feira, pelas 10h00, uma diligência de arresto sobre os bens móveis da sede social da Portimão Urbis, SGRU, tendo ficado a sociedade como fiel depositária dos mesmos".
 
Sem revelar quem solicitou o arresto dos bens e qual o montante da dívida em causa, Luís Manata e Silva apenas realça que "não pode deixar de estranhar o sucedido, na medida em que se encontra a decorrer um processo negocial entre os mandatários das partes".
 
Numa lista publicada em meados do ano passado pela Inspecção-Geral de Finanças, a Portimão Urbis aparecia como a empresa municipal mais incumpridora do País, em termos de pagamento de dívidas. As facturas por saldar tinham aumentado 123 122%.
 
A solução dos problemas financeiros da empresa poderá passar pelo Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), criado pelo actual Governo. A autarquia de Portimão fez uma candidatura no valor de 100,5 milhões de euros para pagamento de dívidas com mais de 90 dias. Sendo mais de metade do total desta verba (cerca de 52 milhões de euros) destinada à Portimão Urbis.
 
A empresa municipal tem sido acusada pelos partidos da oposição de ser um sorvedouro de recursos financeiros da autarquia. Mas para o executivo socialista, a Portimão Urbis permite reforçar a eficiência e a eficácia da administração local, através da optimização da utilização dos recursos públicos.
 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Porto de Portimão recebeu maior navio de sempre

 
O porto de Portimão recebeu, no passado dia 7, o “Balmoral”, o maior navio, em comprimento, que alguma vez tinha atracado no porto algarvio. No mesmo dia, esteve também atracado em Portimão o Seabourn Pride.

Com 218,18 metros, o “Balmoral” é o navio-almirante da frota de quatro navios da Fred. Olsen Cruise Lines. Até à escala deste navio, o maior que tinha atracado em Portimão tinha sido o “Thomson Celebration”, com 214,7 metros de comprimento.

Em comunicado enviado à imprensa, o porto de Portimão sublinha que “para que navios com um comprimento acima dos 200 metros e mais de mil passageiros possam atracar neste porto, continuam a ser necessários alguns investimentos estruturantes, da responsabilidade da Administração Central”.
 
Esses investimentos, adianta a infra-estrutura, têm a ver, nomeadamente, com o “prolongamento do cais de acostagem” de forma a que este “permita acolher simultaneamente dois navios de grandes dimensões, a dragagem de estabelecimento de fundos a dez metros na barra, canal de navegação e bacia de manobra, assim como a aquisição de um rebocador de apoio às operações em porto e navegação na costa e a construção de um moderno terminal de passageiros”.
 
Fonte: Turisver

Fedor e moscas no Retail Park - Materiais em putrefacção continuam nos escombros

O mau cheiro é sobretudo proveniente da loja do Continente que ardeu no incêndio do Retail Park
 
Nos primeiros dias entraram os cães. Sozinhos ou em grupo, dirigiam-se aos escombros do Retail Park de Portimão, destruído pelo fogo na madrugada de 23 de Setembro, à procura de comida. Agora, passadas duas semanas, é a vez das moscas e do mau cheiro, que estão a tornar impossível a vida dos moradores da zona.
"O fedor vem sobretudo da loja do Continente, onde há muitos alimentos em putrefacção", referiram ontem ao CM vários residentes da rua do Vale da Arrancada e rua do Vale, em Chão das Donas, situadas junto ao complexo. "Indignados e preocupados" com o que consideram ser já "um caso de saúde pública," os moradores esperam "uma solução urgente".
 
"Aquilo tem de ser limpo rapidamente. Durante o dia é mau, mas à noite ainda é pior, com as moscas e o mau cheiro, não conseguimos estar em casa", dizem.
 
O Retail já foi visitado, a semana passada, pela Autoridade de Saúde, que fez uma avaliação da situação.
 
No entanto, neste momento, os escombros estão a ser alvo de perícias da Polícia Judiciária, que procura determinar as causas do incêndio. E, tal como o CM noticiou, isso deverá prolongar-se por mais 10 dias. Só depois se poderá proceder à limpeza.
 
 
 
 
 

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Freguesia de Portimão preocupada com o associativismo local



As sociedades mudam rapidamente. As pessoas perdem hábitos antigos, adquirem novos modos de vida, procuram experiências diferentes. O associativismo popular é a mais pura expressão da interação social e veículo de desenvolvimento, se acompanhar e, talvez, antecipar as tendências evolutivas dos seus membros. Caso contrário, sucumbem.

Em Portimão, coabita um número elevado de associações, que podem ser divididas, grosseiramente, em 3 tipos: as que se deixaram ultrapassar, conservam alguns saudosistas e vão perecendo lentamente, dependendo dos subsídios, cada vez mais escassos, como o náufrago de um gole de água potável para atrasar a morte.

As que se aperceberam de que um ciclo estava a encerrar, deram o salto e criaram novas dinâmicas que as tornaram mais saudáveis.

As jovens associações, cheias de pujança, mas carentes de suporte logístico que as deixe projetar-se.
Consciente da situação, a Freguesia de Portimão convidou um painel de oradores capazes de abordar o tema de vários ângulos, trazer experiências próprias e alheias, dar exemplos e apontar caminhos, ensinar o modo de fazer bem, agitar consciências adormecidas.

O TEMPO recebeu a vasta audiência que procurava soluções para enfrentar os tempos difíceis que se avizinham.

Mário Freitas, da Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve, agremiação de solidariedade social com provas dadas a nível regional, trouxe algumas experiências, exemplos de parcerias bem sucedidas e a notícia maravilhosa de que o Algarve é autossuficiente em sangue. Disse que «todos devíamos dar um pouco de nós à sociedade, na área que entendêssemos» e lamentou a falta de disponibilidade existente na sociedade para organizar atividades.

Nilza Fonseca, da Associação Santomense e Amigos, começou por dizer que, em virtude de serem uma associação muito jovem, sempre viveram na crise. Propuseram-se «promover o intercâmbio cultural, porque este preserva e estrutura os jovens para o amanhã». E acrescentou que a gastronomia, a música, até a maneira de pensar e o comportamento social são enriquecidos por uma mistura interracial e intercultural. «O que esteve na origem da criação desta associação foram os nossos filhos. Nasceram cá, mas por vezes chegam da escola baralhados; fora de casa, encontram a estrutura de um País como Portugal e em casa têm de lidar connosco, que somos de cultura diferente. E como ajudar esses miúdos a encontrar o equilíbrio dentro deles? Foi difícil, mas os meus filhos conseguiram. Aceitaram o facto de serem portugueses e que também têm a memória dos pais, que amanhã podem intercambiar com Portugal. Para eles, a associação tem sido importante, até ao nível das línguas e da música».

Contou ainda que funcionam como instituição de solidariedade social, tanto mais que os homens se viram obrigados a voltar a emigrar, para cumprir os compromissos aqui assumidos, e que o trabalho escasseia para as mulheres, que tiveram de ficar. Os sócios custeiam as atividades e «da Câmara e da Junta de Freguesia recebemos apoio logístico, que tem sido fundamental para nós. Esperamos que não o retirem, pois é fundamental para partilharmos a nossa cultura. E, quando nos conhecerem, vão aceitar-nos melhor, porque quando se conhece é mais fácil caminhar juntos».

Nuno Vieira, da Teia d’Impulsos, quis deixar as experiências positivas de uma jovem associação que ainda não completou 2 anos de existência e que possui sede social, desde julho passado. Tem como objetivo desenvolver projetos de âmbito social, cultural e desportivo, desde que os considerem uma mais-valia para os associados e para o concelho. «A nossa prioridade é a captação de associados. Não o associado que se limita a pagar a quota anual, mas o membro que tenha um papel proativo, de forma a contribuir para o dinamismo da associação. Criámos o conceito ‘espaço associado’, em que cada pessoa que pertença à associação pode apresentar um projeto aos órgãos sociais. Desde que o mesmo esteja de acordo com os nossos princípios e seja autossustentável, é aprovado, mas é o proponente quem o dinamiza». Disse ainda que o seu grande alicerce passa pela rede de parcerias e pelo bom uso que fazem da comunicação, das redes sociais e outras as outras ferramentas disponíveis na internet, aos mais diversos órgãos de comunicação social.

Isabel Cunha, coordenadora do Gabinete de Apoio Técnico às Associações de Imigrantes (GATAI), explicou os mecanismos à disposição dos imigrantes para a criação e sustentabilidade das suas associações representativas, tendo como objetivos incentivar a participação cívica e cultural, a promoção do diálogo interracial e interreligioso e defender os direitos dos imigrantes. Para que o apoio financeiro provisório seja concedido, as associações têm de provar que são representativas, o que pressupõe o mínimo de 100 associados, ter 2 anos de existência e «inscrever no seu objeto ou denominação social a promoção dos direitos específicos dos imigrantes e, mais importante, provar na prática que desenvolve iniciativas para a promoção desses direitos». É também evitada a duplicação, apostando o ACIDI nas parcerias e numa maior correlação de forças entre as associações. Portimão possui 2 das 5 associações de imigrantes sediadas no Algarve e reconhecidas oficialmente.

Clementina Henriques, em representação da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), trouxe ao debate «a sustentabilidade do movimento associativo popular e a necessidade de inovar, diversificar e valorizar». Colocou o ênfase na necessidade de mudança, que passa pelas acções de formação aos dirigentes, de acordo com um diagnóstico de necessidades específicas de cada um. Informou ser diretiva da Troika que se acabe com os subsídios às coletividades e associações e frisou que estas terão de operar na base da gestão, organização e planeamento.

Segundo esta dirigente, o associativismo enfrenta um desafio que requer imaginação e a necessidade de diversificar, qualificar e inovar. E acrescentou que «a inovação terá de acontecer na forma, no processo e também nos conteúdos, de acordo com os diagnósticos. E a imagem, a comunicação são essenciais». Esta palestrante também insistiu na necessidade das parcerias, em «trabalhar com».

As suas sessões de debate foram animadas e esclarecedoras. De notar que foi criticada a ausência de qualquer técnico da Câmara Municipal de Portimão, representada pelo presidente Manuel da Luz, que abriu a sessão e saiu de imediato.

Ana Figueiredo encerrou a sessão, dizendo que a Junta de Freguesia se propõe realizar mais ações sobre associativismo, porque o considera um pilar muito importante para o desenvolvimento harmonioso da sociedade civil.

Fonte: Barlavento Online
< r />


Technorati Tags: portimao sempre, associativismo, freguesia de portimao.