Páginas do Portimão Sempre

sábado, 30 de junho de 2012

Fotógrafo de Portimão suspeito de abusos sexuais


Duas mulheres apresentaram queixa na Polícia Judiciária (PJ) contra um fotógrafo de uma agência de modelos, por alegadamente terem sido vítimas de tentativas de violação.

O suspeito, com cerca de 40 anos, gere uma empresa ligada à moda, criada no Algarve, no Verão de 2010. Ao que CM apurou, já foi identificado pela PJ, em Lisboa, e constituído arguido, por existirem fortes indícios da prática dos crimes. O CM sabe que o suspeito está, ainda, a ser investigado por uma alegada ameaça feita através de uma rede social na internet, onde disse mesmo que "nunca quis violar, mas sim matar...".

As vítimas, ao que foi possível apurar, terão sido seduzidas com o pretexto da realização de sessões fotográficas, em poses sensuais, que as tornariam famosas no mundo da moda. As autoridades estão agora a tentar perceber se existem mais vítimas.

O último caso terá acontecido há cerca de uma semana. Alguns familiares e amigos de uma das vítimas difundiram amplamente o caso através das redes sociais, na internet. "Tentou violar uma miúda, com a desculpa de uma sessão fotográfica. Isto é verídico. Não estou aqui para difamar ninguém, apenas para evitar que o caso se repita", alertou uma amiga, que já terá trabalhado com o fotógrafo, que é pouco conhecido nas áreas da moda e da fotografia.

Um amigo alerta quem já foi fotografado pelo alegado agressor que "tenha o máximo cuidado". Outros que já trabalharam com ele não acreditam. "Colaborei com ele em dois eventos. Custa-me a crer que seja verdade", referiu ao CM Ana Videira.

O CM tentou, durante dois dias, falar com o fotógrafo, que tem o contacto num anúncio publicado na internet a recrutar jovens modelos, mas o telemóvel esteve sempre desligado.

Fonte: Correio da Manhã

terça-feira, 26 de junho de 2012

Portimão ainda tem dinheiro para festas


Apesar de ter dívidas a rondar os 163 milhões de euros, Portimão conseguiu arranjar dinheiro para financiar uma mão-cheia de eventos para este Verão, que vão custar cerca de 500 mil euros.

A autarquia garante que a maior parte dos eventos "são de iniciativa privada". Isso permite "libertar peso do orçamento da câmara", explicou ao CM Manuel da Luz, presidente da autarquia portimonense, que entende que "a cidade tem de continuar a mexer".

De um valor total a rondar os 500 mil euros, que serão gastos nos três meses de Verão, o município só irá investir "entre 80 e 100 mil euros", garantiu ao CM uma fonte do município, o que significa que os privados vão suportar cerca de 80% dos gastos. Na grande maioria dos eventos, a câmara só cede as infra-estruturas e trata da logística.

Entre o leque de eventos, estão concertos de Tony Carreira, Ivete Sangalo, uma exposição de dinossauros, um espectáculo de Fernando Mendes, o Mundialito de Futebol de Praia e ainda o tradicional Festival da Sardinha (ver caixa). Apenas este último evento é financiado na íntegra pela câmara, que irá gastar, segundo a mesma fonte, "cerca de 80 mil euros".

Recorde-se que Portimão foi um dos municípios que aumentaram o seu endividamento nos últimos anos, sendo uma das autarquias que mais devem no País.

FESTIVAL DA SARDINHA VAI CUSTAR 80 MIL

O tradicional Festival da Sardinha, que vai realizar-se de 3 a 11 de Agosto, custará cerca de 80 mil euros. Neste ano vai sofrer grandes alterações, com a implementação de um novo conceito, o que permite, segundo a autarquia, poupar dinheiro. A grande mudança é o local, que passa da zona ribeirinha para o Parque de Feiras e Exposições. Segundo fonte municipal, "os custos, por exemplo, em instalações, geradores e balneários serão nulos porque o parque já está preparado para o evento". Por outro lado, este ano haverá mais animação, distribuída por três palcos, com artistas como Boss AC e Herman José, entre outros.

Fonte: Correio da Manhã

Solitário assalta café com pistola. Em Portimão.


Passavam poucos minutos das 07h00 de ontem quando um assaltante, armado com uma pistola, entrou na pastelaria Sucesso, na rua de Olivença em Portimão. Ameaçou a empregada com a arma de fogo e obrigou-a a entregar os cerca de 60 euros do fundo de caixa e um telemóvel. Roubou ainda algumas garrafas de bebidas alcoólicas.

"Eu tinha aberto a porta há poucos minutos e vi aquele indivíduo a rondar o estabelecimento. Suspeitei dele, e com razão: mal uns clientes saíram, ele entrou com a pistola na mão", recordou a vítima ao CM. Segundo Kátia Ferreira, o assaltante aparentava estar muito nervoso. "Estou aflito, quero dinheiro!", foram as palavras que proferiu, em português.

Uma vez na posse do produto do roubo, o indivíduo saiu da pastelaria e, já na rua, deixou cair uma garrafa. "Nessa altura, talvez irritado, voltou para trás e, como eu já estava atrás do balcão, foi para junto da casa de banho, talvez para que eu não visse para onde ele ia", revelou ainda Kátia Ferreira

O assaltante, descrito como sendo de média de estatura e vestindo roupa escura, fugiu então a pé.
A PSP de Portimão foi alertada, mas, dado tratar-se de um assalto à mão armada, a investigação foi entregue à Polícia Judiciária, que recolheu vestígios.

Durante o fim-de-semana, a rua de Olivença, junto ao centro histórico da cidade, é normalmente pouco movimentada, o que ajudou à actuação do assaltante, que fugiu a pé sem que ninguém o tivesse visto.

Fonte: Correio da Manhã

Sardinha vendida a preço de ouro


A preço de ouro. Foi assim que a sardinha foi vendida, este fim-de-semana, em algumas lotas do País. Em Matosinhos, o local onde atingiu valores mais altos, a sardinha chegou ontem aos 17 €/kg, preço 20 vezes mais alto do que o normal.

"A procura foi muita e as capturas foram muito reduzidas. Atingiu preços de loucos", assumiu ao CM Mário Galhardo, da Barlapescas - Cooperativa dos Armadores de Pesca do Barlavento Algarvio. As festas de São João, principalmente no Norte do País, foram as principais responsáveis pela elevada procura.

Nos próximos dias, os pescadores temem que os preços baixem drasticamente nas lotas e que se mantenham altos nos mercados de venda ao consumidor final. "A previsão é para que as capturas aumentem nos próximos dias e os preços nas lotas baixem para os 70 ou 80 cêntimos. Mas, infelizmente, vai haver um aproveitamento da situação e os preços deverão manter-se altos, acima dos cinco euros, para os consumidores finais", alertou o armador de Portimão, onde ontem a sardinha foi vendida entre os oito e os dez euros.

Em Matosinhos, o cabaz de 22 quilos de sardinha de melhor qualidade foi vendido a 380 euros, ou seja 17,2 euros o quilo. Em Peniche, anteontem à noite, foi vendida a 15 euros. Já em Sesimbra, as últimas vendas rondaram os 10 euros, assim como em várias lotas do Algarve.

Fonte: Correio da Manhã

domingo, 24 de junho de 2012

Concurso chaminé algarvia entrega prémios em Portimão


Dado o sucesso alcançado na implementação do Projeto/Concurso Chaminé Algarvia - Arte Aplicada no ano letivo 2010/2011, por parte dos professores Francisco Copeto e Suzete Fernandes Folgado, o concurso voltou a ter uma nova edição este ano. A cerimonia de entrega de prémios efetuar-se-á, na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, no dia 26 de junho de 2012, as 18horas.

O intuito de continuar a promover o concurso junto dos alunos tem como finalidade a valorização e preservação do património arquitetónico algarvio e desenvolver o interesse por eventos artísticos/culturais.

Assim, o Agrupamento Vertical de Escolas Professor José Buísel lançou, de novo, em parceria com a Junta de Freguesia de Portimão e o apoio da Caixa Geral de Depósitos desta cidade e do Município de Portimão, o ProjetoConcurso Chaminé Algarvia - Arte Aplicada 2011/2012 sob a coordenação da professora Suzete Fernandes Folgado.

Este concurso, abrangeu todas as escolas do distrito de Faro, público ou privado e destinou-se a todos os alunos do ensino pré-escolar, 1°, 2° e 3° ciclos do Ensino Básico e Secundário.

Teve como objetivo estimular a criatividade artística, através da sensibilização envolvimento, motivação e articulação dos diversos saberes, para preservar a tradição do Património Arquitetónico Algarvio.

A cerimonia de entrega de prémios efetuar-se-á, na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, no dia 26 de junho de 2012, as 18horas e a exposição estará patente no referido espaço até 11 de julho.

Fonte: Barlavento Online


Museu de Portimão recebe sessão de esclarecimento sobre a Via Algarviana


A equipa de gestão da Via Algarviana está a realizar sessões de sensibilização e esclarecimento por todo o Algarve, estando prevista para 26 de junho uma ação na cafetaria do Museu de Portimão, marcada para as 18h30, na qual serão apresentados os resultados obtidos pelo projeto até ao momento.

Neste encontro, aberto a todos os interessados, vão ser identificadas as iniciativas previstas até ao final do ano para Portimão, um dos 11 municípios aderentes, e explicada de que forma as empresas e as populações podem beneficiar com a Via Algarviana, aproveitando os seus recursos.

A Via tem um percurso pedestre com 300 km que se inicia em Alcoutim, junto ao Guadiana, e termina no cabo de S. Vicente, no concelho de Vila do Bispo, passando pelas serras do Caldeirão e de Monchique, por entre zonas florestais e aldeias do interior algarvio onde persistem ainda muitas das tradições rurais que o projeto pretende dar a conhecer.

Para mais informações sobre este projeto, promovido pela Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve e cofinanciado por fundos comunitários: asantos@almargem.org/ 289 412 959.

Fonte: Barlvanento Online

Novas instalações do Centro de Saúde de Portimão vão ser inauguradas amanhã dia 25


A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve anunciou esta sexta feira que no próximo dia 25 de junho, segunda-feira, pelas 17:00, desloca-se a Portimão o secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, para presidir à cerimónia de inauguração das novas instalações do Centro de Saúde de Portimão.

Junto ao antigo Hospital da Santa Casa de Misericórdia em Portimão, o novo edifício do Centro de Saúde de Portimão apresenta agora instalações altamente qualificadas para a prestação de cuidados de saúde, permitindo assegurar os cuidados de saúde primários a cerca de 59.000 utentes do concelho de Portimão, onde são realizadas anualmente cerca de 95.000 consultas de ambulatório e mais de 4.000 consultas de especialidades hospitalares.

A ARS esclarece que esta nova estrutura está localizada numa área geográfica com considerável número de população flutuante e “vem reforçar a prestação de cuidados de saúde na região, aumentando a oferta de serviços à população e garantindo o acesso dos cidadãos a serviços mais eficientes e de melhor qualidade, obtendo ganhos em saúde e ganhos na satisfação dos utentes”.

O novo edifício irá acolher as novas unidades funcionais de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Barlavento, integrando os cuidados de saúde primários, cuidados hospitalares descentralizados, cuidados comunitários, a unidade de saúde pública e ambiental e serviços de atendimento.

Construído numa área bruta de 8.800 metros quadrados, representando um investimento total de aproximadamente 6.700 milhões de euros, o projeto deste novo Centro de Saúde foi alvo de co-financiamento do FEDER, através do PRO-Algarve e do Programa Operacional Algarve 21.

Fonte: Diário Online Algarve

quarta-feira, 20 de junho de 2012

VOTAÇÃO PARA A ESCOLHA DO LOGÓTIPO DA ASSOCIAÇÃO CÍVICA – PORTIMÃO SEMPRE


É com um gosto enorme que anuncio aqui o concurso para a escolha do logótipo da Associação Cívica - Portimão Sempre.

Esta iniciativa de nome Portimão Sempre, nasceu à 23 meses.
Passou por muitos momentos empolgantes e por outros menos felizes.
Nasceu da mente de 2 pessoas, tendo passado infelizmente depois a apenas uma.
Agora é regida por uma equipa de 6 pessoas.
Fundou-se uma associação de carácter cívico em torno desta iniciativa, tendo já 11 associados.

Tem como objectivo, o objectivo que sempre teve:
O de fomentar um espaço de discussão, livre e não condicionável em torno de Portimão (e seus arredores que vão até Tóquio).
:-)

Onde se possa dizer que se gosta, ou que se detesta sem constrangimentos ou subserviências.

Onde se possa discutir, divulgar e tomar consciência do espaço que nos rodeia.
E de reclamar esse espaço, como nosso.
Onde se possa assim, tomar consciência da plenitude do exercício da cidadania.

Ao longo deste tempo, houve lugar a diversas iniciativas.
Tivemos uma edição do Portimão Sempre Live…
Tivemos o lançamento do projecto PORTIMONENSAS CONVERSAS…
Entre outras…

Agora, temos esta nova iniciativa.
A escolha do logótipo da Associação Cívica - Portimão Sempre.

Quando pensámos na necessidade de escolher um logótipo para esta associação, a solução óbvia e evidente para todos, era “encomendar” esse trabalho criativo aos profissionais da área.

Porém, um dos nossos administradores, o Filipe Pimenta, teve este rasgo de criatividade:

“E se os membros do grupo do Portimão Sempre no facebook, criarem as propostas para o logótipo?
E se depois eles escolherem o mais desejado através de votação?
E se nós aceitarmos a generosidade das suas sugestões?”

Esta ideia acolheu logo a aceitação da nossa equipa na totalidade.

Porque o Portimão Sempre é isto.

Participativo e inclusivo.

E queremos que as pessoas participem e sejam incluídas no processo de criação desta nossa associação.
Temos então aqui uma imagem com as 14 propostas que nos enviaram para o nosso logótipo.

Para que possam escolher, basta clicar no link abaixo e serão direccionados para o álbum de fotos com os 14 logótipos:

https://www.facebook.com/media/set/?set=oa.429103337120321&type=1

Depois, basta clicar no que se gosta mais e clicar no “gosto”.
O logótipo que mais “gostos” tiver, será o que nós iremos adoptar.

A data limite para a votação será às 24.00h de Domingo, dia 01/07/2012.

Convidamo-vos assim a votar.
Agradecemos a vossa atenção.

Queremos também agradecer aos criadores destes logótipos, pela enorme generosidade que tiveram para com esta Vossa iniciativa.

Muito obrigado a todos.
Um abraço
JP

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Recolhas de sangue em Portimão esta semana


A Associação de Dadores de Sangue do Barlavento Algarvio (ADSBA) e a Associação de Dadores de Sangue e Medula Óssea de Albufeira (ADSA) vão promover esta semana duas colheitas de sangue, ambas em Portimão.

Em Portimão, a ADSBA promove amanhã, quarta-feira, 13, uma recolha de sangue sob o mote «Precisam-se heróis para salvar vidas».

A colheita decorre nas instalações da Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, entre as 9:30 e as 13:00 horas.

Na sexta-feira, 15, é a vez de a ADSA promover uma recolha de sangue no Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão.

Os dadores interessados em participar na colheita têm à disposição um autocarro cedido gratuitamente pelo município de Albufeira, com partida agendada para as 9:30 horas, no parque de estacionamento em frente ao edifício da autarquia.

Para beneficiar de transporte, deverá confirmar a sua presença até amanhã, dia 13, para o número 963425793 ou através do endereço a.d.s.a@sapo.pt.

Para além desta ação, a ADSA realiza recolhas periódicas no centro de saúde de Albufeira, no segundo sábado de cada mês, e no Laboratório Regional de Saúde Pública Dr.ª Laura Ayres, em Faro, na terceira sexta-feira de cada mês, também com cedência de transporte.

O objetivo passa por disponibilizar locais seguros e cómodos, onde a população possa fazer uma dádiva de sangue com regularidade e ajudar a proporcionar uma melhor qualidade de vida a quem precisa.

Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 quilogramas e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos.

Fonte: Diário Online Algarve

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Reforço de segurança chega ao Algarve já na sexta-feira



Está prevista para sexta- -feira a chegada ao Algarve do reforço policial para o Verão. PSP e GNR vão receber meios para assegurar um policiamento de proximidade aos turistas que visitam a região.

Apesar de ainda não haver dados oficiais, o CM sabe que já a partir de 15 de Junho é esperado no Algarve um pelotão da Unidade de Intervenção da GNR. Constituído por 30 homens, o pelotão ficará às ordens do Comando de Faro.

Já na PSP, e apesar de não haver, igualmente, dados oficiais, o dispositivo na região deverá receber duas equipas do Corpo de Intervenção, num total de 26 homens. Este reforço, na PSP, terá o dobro do número de polícias recebidos pelo Comando de Faro no Verão de 2011.

"Vamos ter redobrado cuidado e redobrado empenhamento, quer da PSP, quer da GNR, em relação ao ano passado", referiu o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, em declarações, ontem, no Algarve. A região poderá contar, no Verão, com "mais visibilidade, mais presença e mais proximidade" da GNR e PSP, garantiu Miguel Macedo, que falava à margem da reunião do Comité Interministerial da EUROGENDFOR, em Estói, perto de Faro (ver Pormenores).

Destacando o "trabalho antecipado" feito pelas forças de segurança, que auscultaram forças vivas e entidades regionais, o ministro defendeu que o reforço permitirá atenuar "o sentimento subjectivo de insegurança" que existe no Algarve. E adiantou que os dados provisórios apontam para uma redução da criminalidade na região entre os últimos três meses do ano passado e o primeiro trimestre de 2012. Macedo atribuiu o sentimento de insegurança à visibilidade dos crimes de maior violência.

Fonte: Correio da Manhã

terça-feira, 12 de junho de 2012

GNR apreende 600 kg de cavala na Docapesca de Portimão



As cavalas, sem o tamanho mínimo exigido, tinham sido descarregadas na Docapesca de Portimão e destinavam-se à venda. Mas a intervenção do subdestacamento local da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR impediu-o. Foram apreendidos 600 kg do pescado e levantados quatro autos de contra-ordenação.

A operação da UCC foi desencadeada ontem de manhã, no âmbito da fiscalização à captura e comércio de pescado na região. Os 600 kg de cavala tinham chegado à Docapesca de Portimão a bordo de quatro embarcações de cerco e, após o desembarque, deveriam seguir para venda. A inspecção pelos militares permitiu verificar que as cavalas eram imaturas, abaixo do tamanho mínimo exigido pela lei. E ficaram apreendidas pela GNR.

Além do pescado apreendido, os homens da UCC levantaram quatro autos de contra-ordenação e identificaram os comandantes das embarcações. O caso foi comunicado à Direcção Geral dos Recursos Marítimos.

Fonte: Correio da Manhã

segunda-feira, 11 de junho de 2012

PORTIMONENSAS CONVERSAS #1 será publicada na próxima sexta-feira dia 15




O administrador do Portimão Sempre Filipe Pimenta anuncia:

PORTIMONENSAS CONVERSAS #1:

Sabem que temos um portimonense que foi campeão europeu de clubes e considerado melhor atacante da liga dos campeões europeus numa modalidade colectiva? E tem muito mais conquistas...

Sexta feira, dia 15, publicamos a primeira das PORTIMONENSAS CONVERSAS.

Filipe Pimenta

João Moutinho - no programa Alta Definição da SIC. Vídeo completo.



Clicar no play para visionar.

sábado, 9 de junho de 2012

“Este vai ser o Euro do João Moutinho”

Pai e três irmãos. Todos ligados ao futebol e todos com uma certeza: "Este vai ser o Euro do João Moutinho."

A convicção dos familiares do futebolista é bem firme, numa altura em que Moutinho se afirma como um dos jogadores mais influentes da equipa das quinas. "O Paulo Bento sabe que o João vai render mais na sua posição no meio-campo, onde pode fazer passes rasgados para o Nani e o Ronaldo marcarem golos", referiu ao CM o pai, Nelson Moutinho, que já jogou no Portimonense e no Olhanense, e que agora é treinador na escola de futebol João Moutinho, em Lagoa.

A mesma opinião têm os irmãos Nelson e David. "O João é um jogador polivalente e já provou que pode fazer várias posições. Mas, o meio-campo é a praia dele, sem dúvida alguma, e é aí que ele se sente bem", entende o irmão Nelson, que foi jogador do Portimonense e que joga actualmente no Armacenenses. "Se ele jogar o que sabe, vai fazer um excelente Campeonato", afirma David. E o mais novo dos irmãos, Alexandre, com dez anos e que já é cobiçado pelo Sporting (ver caixa), até acha que o irmão João "vai marcar muitos golos".

E as certezas da família Moutinho continuam. "Não tenho dúvidas de que Portugal vai passar à segunda fase e, se o João continuar com a produtividade que tem tido nos últimos jogos, será um jogador-chave", afirma o pai do craque.

Fonte: Correio da Manhã

Proprietários da Quinta da Rocha em Alvor, condenados a repor espécies e habitats destruídos


Os proprietários da Quinta da Rocha, na Ria de Alvor, foram condenados pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé a repor as espécies e habitats que destruíram, informou hoje o Grupo de Acompanhamento da Ria de Alvor.

Em causa estão intervenções nos terrenos da Quinta da Rocha, Portimão, que afetaram habitats naturais e zonas protegidas da fauna e flora, situação denunciada durante anos por habitantes e organizações não governamentais da área do Ambiente. Apesar das movimentações de terras, não se chegou a construir no terreno, para onde estava anunciado um empreendimento de agroturismo.

Em comunicado, o Grupo de Acompanhamento da Ria de Alvor, que reúne seis associações ligadas à proteção da natureza, refere que esta é uma "decisão histórica para o direito ambiental português", após "anos de denúncias, autos de notícia e contraordenações" pela destruição de espécies, não especificadas.

De acordo com aquele grupo, a sentença obriga os proprietários à interdição completa de atividades nas zonas de habitats protegidos durante dez anos, dando aos sapais condições para recuperarem.

Os infratores terão ainda que apresentar ao Instituto para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade um plano de recuperação das espécies destruídas.

"O facto de um tribunal administrativo condenar um particular, obrigando-o a medidas concretas de reposição ambiental em favor do interesse público, constitui um avanço considerável", refere aquele grupo, sublinhando que aquela medida, embora prevista na lei, raramente é aplicada.

Segundo os ambientalistas, este era um caso que ameaçava acabar "como quase todos os outros casos de destruição de zonas protegidas", já que, depois do facto consumado, "fica quase sempre aberto o caminho para, após o pagamento de pequenas multas, serem feitos negócios milionários com terrenos que foram comprados muito baratos".

"Durante os próximos dez anos, a Ria de Alvor vai ter uma oportunidade de encontrar outros modelos de desenvolvimento económico, cujo legado não seja apenas betão e lucro fácil", concluem.

O Grupo de Acompanhamento da Ria de Alvor é constituído pela associação A Rocha, Almargem, Quercus, Liga para a Proteção da Natureza (LPN), Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) e Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

Em fevereiro, o administrador da empresa proprietária da Quinta da Rocha, Aprígio Santos, já tinha sido condenado a dois anos de prisão com pena suspensa pela prática de crimes contra a natureza, na forma continuada entre 2006 e 2010, e de desobediência.

O administrador da empresa Butwel e presidente do clube Naval 1.º de Maio, da Figueira da Foz, ficou com pena suspensa sob a condição de, no prazo de seis meses, entregar a quantia de 150.000 euros à Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve (Almargem).

Aprígio Santos comprou a propriedade da Quinta da Rocha, com mais de 200 hectares, em 2006. ao empresário madeirense Joe Berardo.

A Ria de Alvor é a terceira zona húmida mais importante do Algarve, a seguir à Ria Formosa e ao Sapal de Castro Marim.

Fonte: Diário Online Algarve

terça-feira, 5 de junho de 2012

Portimão: Furto em residência na Quinta das Oliveiras. Arrombam cofre e levam 35 mil €



De forma rápida e cirúrgica, um apartamento foi assaltado na Quinta das Oliveiras, em Portimão, quando os moradores estavam fora da habitação. Os autores do furto foram directos a um cofre escondido no apartamento de onde levaram cerca de 35 mil euros em dinheiro.

Tudo terá acontecido anteontem durante a tarde. Os moradores só se aperceberam do furto quando chegaram a casa, por volta das 00h00. Segundo foi possível apurar no local, os assaltantes entraram no apartamento, localizado num 3º andar, sem arrombarem qualquer porta ou janelas. Fonte policial confirmou ao CM que "não foram encontrados sinais de arrombamento para entrar na casa". Os assaltantes foram directos ao cofre, que foi arrancado da parede e aberto "de forma artesanal", explicou uma fonte no local. Dentro do apartamento nada mais foi furtado, o que leva a crer que quem entrou na habitação sabia exactamente que existia uma grande quantidade de dinheiro guardada dentro do cofre e tinha apenas esse objectivo no assalto.

A PSP de Portimão foi chamada ao edifício e tomou conta da ocorrência já durante a madrugada de ontem. As autoridades policiais estão agora a efectuar diligências para perceber o que realmente aconteceu e chegar aos autores do furto.

Na vizinhança e no próprio prédio, ninguém se apercebeu de qualquer movimentação estranha. "Não vimos ninguém estranho a entrar no prédio e não ouvimos nenhum barulho", assegurou um vizinho.

Fonte: Correio da Manhã

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Trágico acidente aéreo vitima antigo controlador do aeródromo de Alvor



Com mais de 20 anos de experiência a pilotar aeronaves, Custódio Murta, 68 anos, decidiu enfrentar chuva e nevoeiro na serra de Sintra, anteontem à tarde, e regressar mesmo assim ao Algarve aos comandos do seu ultraleve. Tinha participado num encontro aeronáutico no aeródromo da Tojeira, Sintra. O amigo Paulo Gonçalves, 41 anos, também piloto e que chegou ao evento numa outra aeronave, regressava à boleia de Custódio. Os dois morreram quando o ultraligeiro se despenhou contra a encosta do Cabeço da Pirolita, pouco mais de um quilómetro a sul do Cabo da Roca.

O aparelho desapareceu sem deixar rasto cerca das 16h30. Era esperado no aeródromo de Lagos (ver caixa). Só ontem de manhã, pelas 07h00, é que os cadáveres e o que restava do ultraleve foram localizados, por um avião da Força Aérea.

"Estava muito nevoeiro e não havia visibilidade. Falharam na segurança e ficaram desfeitos ao chocar contra a serra", referiu ao CM uma testemunha que assistiu à descolagem na Tojeira.

Custódio Murta, ex-emigrante na Venezuela, era dono de uma empresa de construção civil em Almancil. Tem duas filhas e um filho. Era apaixonado por motores e fazia corridas de automóveis. Chegou a Portugal e tirou o brevet para pilotar aeronaves. Já havia tido dois acidentes com ultraleves.

Paulo Gonçalves vivia em Portimão e trabalhou no aeródromo de Alvor como controlador de tráfego. "Morreu a fazer o que mais gostava: voar", afirmou, emocionado, um familiar da vítima.

Fonte: Correio da Manhã

domingo, 3 de junho de 2012

Petição para manter a Cardiologia Pediátrica no CHBA. Por Ana Fernandes


Meus amigos é mesmo urgente unirmos, pelas nossas crianças e os seus direitos.

Temos que lutar!!!! Vamos começar a recolher assinaturas com o propósito de fazer um abaixo assinado de forma alertar a importancia e o impacto que o médico Cardiologista Pediátrico tem na vidas das nossas crianças.
O Hospital de Portimão não pertende renovar o contrato do Cardiologista Pediátrico,negligenciando deste modo a saude de todas as crianças que tenham problemas de coração.

Contamos com a tua compreenção e solidariedade!!!!!!!!

Texto da Petição:

1 Coração e 1 Historia!

As crianças são o melhor que este mundo criou e é por elas que nós faremos tudo!

Cardiopatia, que nome estranho nao é?
Infelizmente , hoje em diaeste nome faz parte da vida de muitas crianças !
São meninos especiais e com muita vontade de viver e lutar!
Em portimao sao muitas as crianças que padecem desta doença e eram acompanhadas por um excelente médico Dr Rui Ferreira, mas com a crise que o país atravessa o HBA (Hospital do barlavento Algarvio) rescindiu o contrato com o mesmo.
NAO PODEMOS DEIXAR QUE ISSO ACONTEÇA!!!

Como ficaram agora estes meninos?
Muitos pais não têm posses para ir a lisboa com os seus pequeninos!

Por isso por favor apelo ao coração de todos por um simples gesto ajudar quem mais precisa.

A tua assinatura poderá mudar o rumo de uma vida!

Link directo para assinar a petição:

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2012N25390


Hoje por mim amanhã por ti

POR FAVOR AJUDA!

Ana Fernandes