Páginas do Portimão Sempre

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Censos 2011: População de Portimão subiu 24,54% em dez anos.


Censos 2011: População no Algarve subiu 14% em dez anos

O Algarve é a região do país onde se registou o maior crescimento de população (+14 por cento) entre 2001 e 2011, segundo os resultados preliminares do Censos 2011, apresentados esta quinta feira.

De acordo com os primeiros resultados do estudo demográfico, verificou-se, em Portugal, um ligeiro crescimento da população em relação a 2001. Atualmente, vivem no país 10.555.583 pessoas.

A população residente aumentou 1,9% e a população presente 3,2%. As famílias apresentam um crescimento mais significativo, cerca de 11,6%. Lisboa e Algarve são as regiões que apresentam o número médio de pessoas por família mais baixo, com 2,4.

Relativamente a 2001, também se verifica um elevado crescimento dos alojamentos (5,8 milhões) e dos edifícios (3,5 milhões), cerca de 16,3% e 12,4%, respetivamente.

O maior crescimento da população e das famílias ocorreu no Algarve, onde o crescimento da população residente (14%) é superior ao da população presente (13,1%), “o que poderá demonstrar uma maior fixação de residência da população dessa região, nomeadamente por via dos fluxos migratórios”, explica o Instituto Nacional de Estatística.

Em termos locais, Albufeira foi o concelho algarvio onde se registou maior crescimento de população (28,89%), seguido de Portimão (24,54%) e de Lagos (21,09%)

Em sentido contrário, Alcoutim é o município do país com maior decréscimo populacional (-23,2%) nos últimos dez anos. Monchique (-13,44%) e Vila do Bispo (-1,38%) são os outros dois concelhos da região que perderam população.

Na região algarvia, o número de alojamentos cresceu 36,9% e o de edifícios 24,9%. Nos cinco mais na variação dos alojamentos estão três municípios do Algarve, com Portimão (54,0%) e Tavira (51,5%) acima dos 50%.

Fonte: http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=117482



terça-feira, 28 de junho de 2011

Portimão: Autarca desafia Comunidade Intermunicipal e Estado a fazerem plano social de emergência


O presidente da Câmara de Portimão desafiou a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Administração Central a unirem-se para delinear um plano de emergência de combate aos problemas sociais na região.

“Há pessoas da classe média que estão a ir almoçar às misericórdias e que comem viradas para a parede com vergonha de serem vistas. Há pessoas que têm dificuldades em pagar as propinas dos filhos”, relatou Manuel da Luz, em declarações à Lusa.

A ajuda aos carenciados “é uma situação que cada município, por enquanto, ainda está a abordar individualmente, mas penso que ao nível da AMAL, mais tarde ou mais cedo, a questão da atuação consertada tem de se pôr” e em união com a Administração Central, defende o autarca de Portimão.

“A Administração Central não pode descansar nas autarquias, nas Organizações Não Governamentais ou nas igrejas (…), porque a Segurança Social devia estar aqui com uma posição reforçada”, argumenta Manuel da Luz.

A autarquia de Portimão tem um programa de apoio social há já dois anos, dando apoio através da tarifa social da água, habitação, pagamento das rendas ou oferecendo cabazes de alimentação.

O número de pretendentes vai aumentar, estima o autarca, que se revelou “muito preocupado” com o crescento número de pedidos de ajuda.


Fonte: http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=117371

Portimão: Plano de saneamento financeiro da autarquia entregue segunda feira ao Tribunal de Contas


Proposta de financiamento ascende a 94,4 milhões de euros
Os contratos com diversas entidades bancárias assinados pelo presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, relativos ao Plano de Saneamento Financeiro da autarquia, foram submetidos esta segunda feira ao Tribunal de Contas para avaliação, revelou a edilidade.

A proposta de financiamento contratualizada ascende a 94,4 milhões de euros, discriminados da seguinte forma: Banco Santander – 15 milhões de euros; Millenium BCP – 3,4 milhões de euros; e sindicato bancário liderado pelo BPI e composto por Barclays, Banco Espírito Santo e Caixa Geral de Depósitos – 76 milhões de euros.

“Esta medida, a que podem recorrer os municípios que se encontrem em situação de desequilíbrio financeiro conjuntural, tem em vista a reprogramação da dívida e a consolidação de passivos financeiros”, assinala a autarquia, sublinhando que “desta operação não resultará o aumento do endividamento líquido da Câmara Municipal de Portimão”.

Fonte: http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=117373

Uma pequena nota:

É dito (no último parágrafo) que o desequilíbrio financeiro da câmara municipal de Portimão é conjuntural.
Fruto da conjuntura.
Fruto da crise.

Mas não.
A crise teve o seu papel.
Mas o mal deriva de um desequilíbrio estrutural.
Ou seja, e em linguagem corrente:
Há muitos anos que gastam mais do que o que recebem.
Logo, ficam a dever e endividam-se para tapar o buraco.

Sei o que significaria, declarar uma situação de desequilíbrio estrutural em vez de conjuntural.
Sei consequentemente, a razão para se dizer que é estrutural.

É para Inglês ver e para continuar com o estado de coisas que têm tido até aqui.

domingo, 26 de junho de 2011

Portimão quer videovigilância e mais polícias na rua. Nisto estamos de acordo Sr. Presidente.




Portimão quer videovigilância




O presidente da Câmara de Portimão pretende que seja instalado um sistema de videovigilância na zona dos bares, na Praia da Rocha, e na área comercial da cidade, até ao Verão do próximo ano. Ao que apurou o CM, está em causa a colocação de cerca de quatro dezenas de câmaras.

O edil revelou à Lusa que o Comando Distrital da PSP de Faro elaborou um estudo sobre a matéria, que já terá sido apresentado à secretaria de Estado da tutela. "Com a mudança do Governo, há um compasso de espera, mas quando entrar na normalidade contactaremos a Secretaria de Estado para retomar o dossiê", referiu Manuel da Luz.

O autarca frisou que "há um clima potencialmente cheio de graves possibilidades de aumento da insegurança", devido ao agravamento do desemprego e à falta de condições económicas, resultantes da crise.

Há cinco anos, a autarquia apresentou um projecto para instalação de câmaras na principal artéria da Praia da Rocha, mas a Comissão Nacional de Protecção de Dados apenas autorizou a videovigilância no estacionamento.

Entretanto, no próximo mês entra em funcionamento um sistema de controlo de tráfego, com recurso a câmaras, nos acessos à cidade. O serviço dispõe de condições para, no futuro, ser eventualmente utilizado pela polícia para outros fins.

Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/portimao-quer-videovigilancia




Portimão quer mais polícias na rua

O autarca de Portimão, Manuel da Luz pretende que a zona de bares da Praia da Rocha e a parte mais antiga da cidade, tenham videovigilância e já comunicou a sua intenção ao Ministério da Administração Interna.

A região do Algarve continua a pedir mais policiamento durante os meses de Verão para garantir a segurança de residentes e turistas.

Desta vez é Portimão, que pela voz do presidente da Câmara alerta para a necessidade libertar agentes de tarefas burocráticas para os colocar nas ruas.

«Os agentes na rua são um elemento dissuasor para potenciais marginais e são um elemento que reforça o sentimento de segurança da parte de residentes e de turistas», refere o autarca.

Paralelamente, o presidente da Câmara de Portimão já pediu ao Ministério da Administração Interna a instalação de videovigilância na zona de bares da Praia da Rocha e na parte mais antiga da cidade.

Fonte:
http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=271424





Nisto, estamos de acordo Senhor Presidente.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Redução de pessoal na Câmara Municipal de Portimão



Cortes no pessoal e a redução em metade do investimento em eventos de verão e no apoio ao autódromo são medidas que a Câmara de Portimão prepara para enfrentar as dificuldades financeiras, disse à Lusa o presidente.

A autarquia vai entregar em breve o plano de saneamento financeiro no valor de mais de 90 milhões de euros ao Tribunal de Contas para avaliação, documento que Manuel da Luz (PS) espera ver aprovado até ao final deste ano. A redução de pessoal na autarquia já estava estipulada no plano -- que previa que só podia ser contratado um novo funcionário quando saíssem dois -, mas a "troika" impôs entretanto que na Administração Pública tenham que sair cinco para entrar um.

Em declarações à Lusa, Manuel da Luz explica que no espaço de dois anos o pessoal da autarquia -- cerca de 1.000 funcionários, contando com os que estão adstritos às escolas -, tenha que ser reduzido em cinco por cento. O presidente da Câmara refere ainda as dificuldades no pagamento das dívidas aos fornecedores, sublinhando que ainda há facturas de 2009 por pagar, situação que deverá ser desbloqueada assim que o plano entre em vigor. O investimento da autarquia irá também sofrer uma redução significativa, adianta o autarca, esclarecendo que quando o plano de saneamento for implementado a redução no investimento passa a ser "uma obrigação". Como tal, a autarquia vai reduzir este verão em 40 por cento o investimento em eventos para cerca de 1 milhão de euros, depois de já ter havido uma redução no ano passado na ordem dos 25 por cento.

Segundo Manuel da Luz, os "mega eventos" em Portimão vão ficar reservados "para a passagem de ano" e os eventos de verão vão resumir-se àqueles "com mais impacto no público e na economia local". Como exemplos aponta o Festival da Sardinha, as Marchas Populares, a Feira do Livro, a prova de vela Match Cup, a exposição World Press Photo, o Mundialito de Futebol de Praia e um Festival de Fado que se realiza pela primeira vez este ano.

O apoio anual ao Autódromo do Algarve, fixado em meio milhão de euros (200 mil em publicidade e o restante em apoio directo a duas provas de velocidade), também deverá cair em cerca de 40 por cento, acrescenta Manuel da Luz. Quanto à anunciada instalação de uma "cidade do cinema" no complexo do autódromo, o autarca assume ter havido uma "desaceleração nas intenções de investimento" mas garante que o projecto não foi abandonado.

O plano de saneamento financeiro permitirá renegociar a dívida que a autarquia tem a curto prazo - na ordem dos 104 milhões de euros -, alargando-a para um prazo superior, neste caso a 12 anos.

Fonte: http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1885481&seccao=Sul


Destacamos isto:

"...no espaço de dois anos o pessoal da autarquia, cerca de 1.000 funcionários, contando com os que estão adstritos às escolas -, tenha que ser reduzido em cinco por cento..."

"...O presidente da Câmara refere ainda as dificuldades no pagamento das
dívidas aos fornecedores, sublinhando que ainda há facturas de 2009
por pagar..."

"...dívida que a autarquia tem a curto prazo - na ordem dos 104 milhões de euros..."

Na campanha eleitoral para as últimas autárquicas (outubro de 2009), de acordo com o executivo camarário de então (que é o mesmo de agora), isto estava tudo impecável.

Agora, é como vemos.
Serve para vermos...
Para vermos como temos sido governados.
Para vermos a "verdade" que nos disseram na altura.

Para vermos como nos enganaram.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ser mãe em Portimão. Por Julio Marreiros


Numa cidade virada para o turismo e prestação de serviços nesta área, em alguns estudos publicados na imprensa nacional considerada uma das cidades com maior qualidade de vida, bastante superior à média Nacional. Cidade que vive e tem variadíssimas profissões onde os horários são tão dispares e fora dos comuns padrões das 9h às 17h, funções estas que são desempenhadas por homens e mulheres que têm suas famílias e que felizmente contribuem para que possamos prestar serviços a quem nos visita. Muitas vezes nos esquecemos que para uns estarem de férias outros terão de trabalhar. Se assim não fosse ninguém poderia gozar as suas férias tranquilo e sem preocupações.

Então os que cá vivem e trabalham sentem necessidades de ter a oferta de certos serviços com horários e períodos de férias diferentes dos que existem noutros locais do nosso País. Portimão e o Algarve devido à sua actividade turística tem a sua época sazonal onde o maior fluxo de trabalho é centrado nos meses de Verão Julho, Agosto e Setembro e durante o período do Fim de Ano, Carnaval, Páscoa e em algumas pontes originadas por feriados.

O trabalho aumenta as empresas precisam dos funcionários disponíveis precisamente nestas alturas, todos são poucos e todos fazem falta.
Uma farmácia de serviço nós todos conhecemos, está instituído há muitos e muitos anos e todos achariam estranho se um dia precisassem dela e estivesse fechada.


Assim como as bombas de combustíveis. Muitos já passaram por épocas em que as bombas encerravam e só existia uma aberta no Algarve durante o fim de semana. Fazer uma viagem de Lisboa ao Algarve ida e volta no Fim de semana era complicado.
Hoje tudo (quase tudo) funciona mas ainda temos de melhorar muita coisa. Há cidades no mundo que se trabalha 24/24 “non stop”. Não desejo tal coisa mas o futuro o dirá.

Então ser mãe em Portimão tem contingências e necessidades que nos outros lados do País não são notadas.

As Creches, os infantários e ATL fecham precisamente nestas alturas e existe necessidade de se criar uma solução para este problema. Muitos certamente um dia já lhes aconteceu ter de pensar onde iriam deixar os vossos filhos por necessitarem de ir trabalhar e muitas vezes têm de recorrer aos amigos e amigas, vizinhos e ou familiares se os tiverem por perto de forma a resolver uma situação destas.

Porque não se cria uma rede de serviços nesta área onde se encontre sempre uma unidade de serviço para resolver situações destas? Com o número de unidades que existem hoje na cidade certamente seria fácil criar uma oferta deste tipo entre públicos e privados. Não vou aqui e agora sugerir horários ou períodos de funcionamento porque não conheço todas as situações mas se auscultarmos os principais interessados todos apresentarão sugestões ou necessidades!

Penso que ninguém hoje espera ter serviços gratuitos! Basta serem serviços onde os custos e proveitos sejam equiparados e ao mesmo tempo serve de publicidade para as unidades existentes.

Será que vale a pena pensar nisto?

Julio Marreiros




domingo, 19 de junho de 2011

Autarquia dePortimão atrasa entrada do plano de saneamento financeiro no Tribunal de Contas







A Câmara de Portimão esclareceu hoje que o plano de saneamento financeiro, no valor de 94,4 milhões de euros, ainda não foi entregue no Tribunal de Contas para avaliação, devido aos esclarecimentos pedidos por entidades financiadoras.

A posição da autarquia surge na sequência das críticas do PSD de Portimão, que em comunicado, considera que o atraso no envio do plano ao Tribunal de Contas "impede" a câmara de cumprir as suas obrigações para com os fornecedores.

O plano de saneamento financeiro, previsto na lei, permitirá renegociar a dívida que tem a curto prazo, alargando-a para um prazo superior, neste caso a 12 anos.

A Câmara de Portimão tem atualmente uma dívida de curto prazo, de três a cinco anos, na ordem dos 104 milhões de euros mas, segundo fonte do gabinete da presidência da autarquia, "não tem esgotada" a sua capacidade de endividamento.

Segundo a fonte autárquica, o atraso no envio do documento para o Tribunal de Contas deve-se "a questões processuais" de uma das quatro entidades bancárias financiadoras do plano.

É que, explicou, perante a "complexidade do processo", o sindicato de bancos constituído pelo BPI, BES, Caixa Geral de Depósitos e Barclays "decidiu contratar uma sociedade de advogados para analisar o documento ponto a ponto, tendo os juristas pedido esclarecimentos" sobre determinados aspetos à autarquia.

"Aguardamos que a entrega do documento no Tribunal de Contas decorra até ao final do mês em curso", observou.

O plano de saneamento financeiro conjuntural, com um período de vigência de 2011 a 2022, prevê o reescalonamento da dívida a curto prazo, a constituição de um fundo imobiliário com património camarário e a alienação de 49 por cento da Empresa Municipal de Águas e Resíduos (EMARP).

Prevê ainda, cortes nos subsídios e atividades, o aumento da receita de impostos indiretos e do Imposto Municipal sobre Imóveis.

O plano de saneamento financeiro foi aprovado em Assembleia Municipal, em Abril passado, com os votos com os 15 votos dos deputados municipais do PS, tendo os oito deputados da oposição votado contra os documentos -- PSD (4), Bloco de Esquerda (2), CDU (1) e CDS-PP (1).

Aquele órgão autárquico aprovou ainda as autorizações para que o executivo camarário introduza alterações impostas pelo Tribunal de Contas, sem necessidade de votação prévia em sede de Assembleia Municipal, e a contração dos empréstimos bancários.


Fonte: http://sicnoticias.sapo.pt/Lusa/2011/06/17/portimao-esclarecimentos-aos-bancos-atrasa-entrada-do-plano-de-saneamento-financeiro-no-tribunal-de-contas---autarquia





Após esta notícia, apenas quero dizer o seguinte:

Já foi falado aqui, quase até à exaustão acerca do plano de saneamento financeiro e da magnitude da dívida da CMP.
Já foram mostrados os gráficos abaixo, algumas vezes também.
Porém, ainda se justifica que se mostre mais uma vez.
É que a dimensão da dívida é de tal ordem que até custa a crer.
Nós, somos só 50.000 habitantes.
Como é possível uma dívida destas?


Clicar para aumentar









Clicar para aumentar




Aqui temos só a dívida de curto prazo, porque o passívo total já deve ascender para perto dos 250 milhões de €.
Ora, dividindo pelso 50.000 que somos, dá por cada um 5000€ (mais coisa menos coisa).
Ora o que temos de activo que corresponda a este passívo:
Ok. Um teatro, um museu, um mercado...
Sim, mas e que mais?
Porque para 250 milhões, tem de haver mais.

Em termos de activos intangíveis, como desenvolvimento económico e emprego para os habitantes, como estamos?
Mal.
Pois o desenvolvimento económico é inexistente e até profundamente recessivo.
E o desemprego é catastrófico.
Portimão tem perto de 20% de desemprego e é o 5º município do país com maior desemprego.

Ora, eu já disse isto muitas vezes, mas vou-me repetir:
Gastaram-se os recursos (muito para lá do razoável) e não se obtiveram resultados suficientes.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

3 anos de espera por consultas de especialidade no HBA


Em Portugal há quem espere mais de três anos por uma consulta de especialidade, sendo os doentes do Norte e do Algarve os mais sacrificados, conclui o Observatório dos Sistemas de Saúde, citado pela TSF.

No Hospital do Barlavento Algarvio, uma consulta de urologia chegou a demorar mais de três anos e meio (1288 dias), uma de cardiologia pouco menos 1280 dias, e uma de psiquiatria 1148 dias, o que significa quase 38 meses.

O Hospital da ARS do Algarve é o "campeão" em termos de dias de espera no total, mas o pior resultado a nível nacional fica no Alentejo, no Hospital José Joaquim Fernandes, onde o tempo de espera de uma consulta de oftalmologia chegou aos 1396 dias.

No entanto, o Hospital José Joaquim Fernandes consegue estar também no melhor. A espera por uma consulta de psiquiatria foi no máximo de 211 dias, cerca de sete meses, sendo o resultado mais baixo, avança a TSF.

O Alentejo é, aliás, a região do país que apresenta alguns dos melhores resultados sobretudo em termos médios. O tempo de espera para consultas muito prioritárias de gastroenterologia e ginecologia são cumpridos, ou seja, ficam abaixo dos 30 dias.

No que diz respeito à média nacional, o melhor resultado é para uma consulta de cardiologia. Um caso considerado normal consegue um tempo médio de espera de cerca de 109 dias, sendo o máximo estabelecido por lei de 150 dias.

Pior é esperar por uma consulta de Oftalmologia. Em média, um caso classificado como muito prioritário espera mais 173 dias, ultrapassando os 30 definidos por lei.

Estes dados fazem parte do relatório da Primavera do Observatório dos Sistemas de Saúde, que concluiu ainda que as medidas para o sector, previstas no memorando de entendimento com a "troika", dificilmente serão implementadas com sucesso.

Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/saude/doentes-do-norte-e-algarve-sao-os-que-mais-esperam-por-consultas_234



Destacamos esta parte porque é a que nos diz mais respeito:

"No Hospital do Barlavento Algarvio, uma consulta de urologia chegou a demorar mais de três anos e meio (1288 dias), uma de cardiologia pouco menos 1280 dias, e uma de psiquiatria 1148 dias, o que significa quase 38 meses.

O Hospital da ARS do Algarve é o "campeão" em termos de dias de espera no total..."

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Propostas do Presidente da Associação Socio-Profissional dos Guardas Nocturnos para Portimao.



Agradeço a atenção tida sobre o tema.

Efectivamente terá que haver um controlo efectivo por parte da PSP e GNR, e não fechar os olhos a certas situações que possam ser pouco dignas de profissionalismo.
Teria que se restruturar as zonas de intervenção, reduzindo o seu numero, talvez para 8, mas teria que ser aprofundada a questão.

Limpar a má imagem que foi deixada por algumas pessoas que exerceram a actividade, cabendo à Câmara Municipal apoiar e controlar efizcamente os profissionais.
Propusemos à Câmara Muncipal fazermos, com o apoio daquela, uma sessão de esclarecimento junto do centro de emprego para ilucidar os possiveis candidatos acerca dos prós e contras da profissão, ao que até hoje aguardamos um contacto por parte daquela edilidade.

Como Associação podemos ministrar formação para a função, enquanto as forças de segurança não o fizerem.
Apoiaremos os candidatos em inicio de actividade, e os que já exercem.
Mas acima de tudo é necessário o apoio da população residente e dos comerciantes, não só monetário, mas acima de tudo terão que acompanhar o trabalho do Guardas-Nocturno, e em caso de duvidas da sua eficácia, poderão telefonar ao mesmo e ver o tempo de resposta à chamada.

As melhorias são evidentes, uma vez que se estaria a apostar na prevenção criminal, o que torna as ruas mais seguras, uma vez que os Guardas-Nocturnos mantêm uma proximidade de excelencia com a população, que informa o mesmo dos mais variados crimes, que são comunicados posteriormente às forças de segurança, facilitando por vezes a missão das forças de segurança.

A garantia existente é que se não gosta do desempenho do Guarda-Nocturno, deixa de pagar a qualquer momento, o que faz com que o Guarda-Nocturno se esforçe ao maximo para merecer o seu ordenado.

A fazer, poderão contactar a Câmara Municipal e pedir uma restruturação de areas, seguida de abertura de concurso, ao que colocamos ao dispor os nosso serviços, para que seja possivel admitir pessoa capazes de desempenhar as funções com profissionalismo e assim contribuir para a melhoria da segurança da cidade, pois essa é uma das nossas prioridades como Associação.

Carlos Tendeiro
Presidente da ASPGN-Associação Sócio-Profissional dos Guardas-Nocturnos



segunda-feira, 13 de junho de 2011

Reforço de segurança no Algarve não estava previsto, diz ASPP


A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP) diz que o reforço de segurança no Algarve não estava previsto, tendo sido uma decisão de «última hora» face aos incidentes recentes.

O Diário de Noticias escreve, esta segunda-feira, que a GNR e a PSP vão ter mais uma centena de homens durante o Verão.

O primeiro reforço foi enviado no início de Junho, com 25 elementos da GNR colocados em albufeira.

No total, juntando militares da GNR e agentes da PSP, o Algarve será reforçado, até Agosto, com mais uma centena de elementos das forças de segurança.

Ouvido pela TSF, Paulo Rodrigues, da ASPP, diz que este reforço «não estava previsto», sublinhando que a decisão «de última hora» foi tomada pelas situações que se têm vivido no Algarve.

Também o autarca de Faro, que preside à Associação de Municípios do Algarve, justifica este reforço com os problemas de segurança que têm sido sentidos no Algarve. Porém, Macário Correia considera que o reforço é «insuficiente».

Fonte: http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1876966

domingo, 12 de junho de 2011

Quem Quer Ser Guarda-nocturno em Portimão? Por Julio Marreiros





Ou seja a cidade embora sem vigilância ao longo dos anos até tem sido segura.


O guarda-nocturno desloca-se pelos seus próprios meios e tem por missão zelar pela segurança das pessoas e bens públicos e privados e alertar a PSP para intervir sempre que seja detectada qualquer situação anómala. O guarda-nocturno não tem capacidade de intervenção nem está munido de qualquer arma de defesa, única e simplesmente utiliza um rádio que serve de comunicação entre eles e a esquadra da PSP. Cabe à PSP intervir a pedido do Guarda-nocturno.


Na nossa cidade como em muitas outras no nosso País o patrulhamento policial durante a noite se faz em viatura e nunca a pé (a patrulha em viatura é completamente ineficaz, raramente causa sobre os delinquentes o efeito surpresa, os sons da noite são abafados pelo ruído da viatura, não é ecológica e tem custos enormes) cabe aos Guarda nocturnos o serviço de observação da via pública e alerta para ruídos e movimento de pessoas suspeitas e dar o alerta para a PSP (Uma patrulha a pé consegue detectar muito mais facilmente sons e movimentos estranhos, precisa sim de estar apoiada por forças motorizadas de intervenção rápida).


Se esta actividade for encarada de forma profissional certamente teremos resultados positivos num curto espaço de tempo. Mas para sermos profissionais não podemos ter o estatuto de guarda-nocturno que temos hoje.

Se não vejam:

1- O Nocturno não tem Salário

2- O guarda-nocturno não tem farda (esta é adquirida por ele e não existem normas especificas somente a cor cinzenta e a boina e o distintivo de Guarda-nocturno)
Tudo isto é suportado pelo próprio.

3- O Guarda-nocturno tem que pagar à Câmara Municipal de Portimão uma licença no valor de +/- 22 Euros de três em três anos e esta só é emitida se este apresentar os descontos que fez mensalmente para a Segurança Social normalmente sobre o valor do ordenado mínimo.

4- O Guarda nocturno não possui qualquer seguro que o proteja de qualquer fatalidade que aconteça durante as horas de serviço resumindo-se a sua assistência aos serviços médicos da Segurança social como qualquer cidadão (porque ele próprio tem de efectuar os descontos sobre um salário que não recebeu)

5- O guarda-nocturno vive única e exclusivamente da colecta que faz junto das empresas e particulares da sua zona. Sobre esta colecta paga IRS como qualquer cidadão.

6- Normalmente e como a colecta é insuficiente para a sobrevivência estes arranjam trabalhos temporários durante o dia de forma a equilibrar o orçamento, retirando-lhes horas de descanso que deviam a ter direito.




Quem Quer Ser Guarda-nocturno?

Se desejarmos ter um serviço profissional então devemos criar melhores condições, organizar e profissionalizar uma classe e depois todos poderemos exigir.

A - O guarda Nocturno deveria ter direito pelo menos ao salário mínimo nacional

B - Ter direito a formação prestada pela PSP de forma a optimizar a sua eficiência e não ser encarado como um parente pobre dum corpo de segurança

C - Ser fornecido um uniforme condizente com a sua profissão

D - Isentar o pagamento da licença de Guarda-nocturno que me parece caricato.

E - Com profissionalismo certamente seria muito mais fácil o guarda-nocturno aumentar a sua colecta e esta em conjunto com o ordenado mínimo já lhe equilibraria o orçamento familiar

Fala-se tanto em insegurança e falta de segurança e passamos o tempo a discutir video vigilância e os prós e os contras e quanto custa o investimento e que não existe verba etc. etc. etc. Então se tivermos no inicio um conjunto de guardas nocturnos assalariados e actuando em conjunto da PSP será que não se consegue aumentar a segurança nas nossa ruas? Todos os outros meios são bons mas deverão ser sempre complementares aos serviços básicos e nunca irão substituir estes.

Uns dirão mas os GN não cumprem as suas rondas ou ficam a dormir em casa. Hoje existem sistemas de controlo de rondas através de sensores e ou chaves que controlam um serviço de ronda completo onde se consegue obter um registo de todas as horas em que o GN passa por lá e se não passar é emitido um alarme e tem que ser justificado o que se passou.

Tudo isto tem a ver com profissionalismo e eficácia e se desejarmos poderemos inverter todo este processo de insegurança, não estão em causa valores astronómicos que nos possa colocar em causa a introdução destas medidas mesmo em tempo de crise e de cortes orçamentais, basta ter vontade para agir.



Pensem nisto!!!




Julio Marreiros

Quinta Pedagógica de Portimão entrega 500 brinquedos a crianças


A equipa da Quinta Pedagógica de Portimão entregou recentemente cerca de 500 brinquedos, angariados numa campanha inspirada no Dia Mundial da Criança e que contou com a adesão de muitas pessoas.

Os brinquedos, destinados a crianças desfavorecidas, foram distribuídos pelas seguintes instituições: Lar de Crianças Bom Samaritano, GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes, Projeto CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social e os Centros Comunitários da Cruz da Parteira e da Coca Maravilhas.

Os responsáveis da Quinta Pedagógica de Portimão dirigem uma palavra especial de agradecimento a todos os que participaram de forma generosa nesta iniciativa.

Fonte: http://www.jornaldoalgarve.pt/2011/06/quinta-pedagogica-de-portimao-entrega-500-brinquedos-a-criancas/



sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dia de Portugal. Dia de todos nós.

Hoje,

Umas breves e simples palavras neste dia, em que confesso, tem para mim um muito grande significado.

É o dia de todos Nós.
É dia de Portugal.

Dia do Povo Português e das comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo.

Dia de Camões.

Portugal é um país especial.
Porque por muito que nos custe a acreditar, temos algumas características e peculiaridades que nos fazem especiais.

Como exemplo, ponho apenas este:
Somos talvez o único país que tem como simbolo nacional, um poeta.

Luis Vaz de Camões.

Somos um país de heróis.
Os nomes são de todos conhecidos.
Não vale a pena mencioná-los.

Até porque acredito que os maiores heróis, são os anónimos.
Gentes do Povo que não são, nem nunca serão conhecidos.

E porque, vivemos mais uma vez tempos de tormenta, faz falta que cada um de nós se encontre e que assuma o melhor de si mesmo.

Para honrar outro Poeta e o Povo que reverencio, ponho aqui um pequeno poema de Fernando Pessoa, que não é tão conhecido como outros, mas que busca a grandeza de todo e de cada indivíduo.


Para ser grande, sê inteiro: nada

Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és

No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive.

Para que cada um que pertence a este Povo possa Ser inteiro.
Para que cada um que pertence a este Povo possa ser grande.

Porque todos vamos precisar de todos.
Do melhor de todos.


Um abraço a todos vós, meus compatriotas.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Sobre o possível encontro do Portimão Sempre... Possíveis assuntos e datas.

Acerca deste assunto,

E numa lógica de perceber se há receptividade das pessoas deste grupo para esta iniciativa,

Venho aqui sugerir alguns assuntos a discutir nesse possível encontro:

1º - Estado da segurança na cidade

2º - Estado do centro histórico

3º - Desemprego no concelho

4º - Estado do comércio

Estes são já, alguns tópicos que dão muita conversa.

E... se calhar nem dá para discutir tudo...

Mesmo assim, é claro que se aceitam sugestões para discussão.
São sempre bem vindas.

Aceitam-se também sugestões de datas e locais de encontro.

Deste lado, sugere-se o Sábado dia 2 de Julho.
A hora seria ainda a combinar.
O local também.

Mas, aceitam-se sugestões.

A pergunta que ainda persiste é:

Existe vontade e coragem para debater estes assuntos cara a cara?

Aguarda-se por respostas e reacções.


Obrigado e um abraço.

domingo, 5 de junho de 2011

Resultados das legislativas em Portimão

Clicar na imagem para aumentar

Aqui estão os resultados das eleições legislativas no concelho de Portimão.

Abaixo estão estes resultados comparados com os de 2009.




Clicar na imagem para aumentar



Abaixo, temos os resultados nacionais.




Clicar na imagem para aumentar

Acerca dos resultados no concelho de Portimão, gostaria aqui de chamar a vossa atenção para o seguinte:

O PSD subiu das últimas legislativas para agora +10,71%. Mas teve um resultado inferior ao nacional.

O PS desceu das últimas legislativas para agora -8,86%. E teve um resultado inferior ao nacional.

O CDS subiu das últimas legislativas para agora +2,64%. E teve um resultado superior ao nacional.

A CDU subiu das últimas legislativas para agora +1,08%. Mas teve um resultado inferior ao nacional.

O BE desceu das últimas legislativas para agora -7,82%. Teve porém, um resultado superior ao nacional.

A abstenção manteve-se igual. Perto de 42%.

A conclusão é:

A tendência aqui em Portimão, mudou.

sábado, 4 de junho de 2011

O Portimão Sempre propõe aos amigos… um encontro.


Por Portimão há muito o que falar.
E sente-se que há muita vontade de falar.

Temos falado muito acerca de Portimão.
Temos falado que há muitas coisas que não estão bem e que poderiam ser melhores.

Nós temos conversado muito por aqui, acerca do desemprego, da insegurança e do vazio de futuro que se sente em Portimão.
Temos legitimidade nisto.

Há quem defenda que, Portimão tem um rumo e que tem sido um exemplo de cidade bem desenvolvida.
Têm legitimidade nisto.

Existem muitas opiniões.
Muitos pontos de vista.
Muitas sensibilidades.

Muitas são concordantes.
Muitas são opostas.

Mas sente-se que, mesmo no que nos desune, há uma coisa que nos une:
O amor que temos por Portimão.

Temos também e com muita emoção conversado acerca do amor que temos por esta terra.
De como é bela, de como foi no passado e de como pode ser no futuro.

Por isso pergunto aqui, se existe a vontade, a coragem e a sensibilidade para que se organize um encontro, que seria aberto a todos, com o intuito de discutir Portimão.

Confesso-vos que por vezes sinto que há vontade em conversar, porem que falta a coragem em dar um passo mais à frente.
E esse passo, neste caso, é tão simples como isto:

Comparecer num local, à hora marcada, saindo do conforto do lar e do distanciamento do teclado e do monitor, e conversar cara à cara acerca de Portimão.

Sem pretensões e sem intenções.

Só conversar, trocar ideias, à volta de uma mesa e à volta deste assunto que nos apaixona:

Portimão

Depois deste pequeno passo, logo se verá se pode haver… outro pequeno passo…

Digam de vossa justiça para que, este que vos escreve sinta, se há ou não vontade e coragem para isto.
Para que sinta se vale a pena.

Um forte abraço
João Pires


PSP de Portimão detém suspeitos na posse de ouro furtado em ourivesarias.

Este Post é composto por duas noticias.

Primeiro, expomos aqui a que fala do roubo a uma ouriveraria de Portimão.

Depois, expomos a que refere o excelente trabalho da PSP de Portimão, que capturou os assaltantes, recupando grande parte dos valores roubados.





Trio encapuzado limpa ourivesaria


Munidos de um alicate de corte e de um pé-de-cabra, os três homens atacaram, pelas 03h00 de ontem, a grade protectora da ourivesaria Luaris, na rua da Fábrica, em plena zona antiga de Portimão, de onde furtaram uma grande quantidade de peças de ouro.

O alarme disparou mas não demoveu os ladrões dos seus intentos. Sem hesitações e com manifesto profissionalismo, dois deles começaram por tapar a câmara de videovigilância da ourivesaria com um saco, de forma a não serem filmados.

Depois, uma vez cortada a grade, os suspeitos partiram o vidro da porta e acederam ao interior do estabelecimento, onde esvaziaram, por completo, uma montra cheia de fios, pulseiras, brincos e chapas, cujo valor, embora não divulgado, ascenderá a largos milhares de euros. O terceiro elemento ficou à espera, numa viatura ligeira Mitsubishi, onde fugiram todos. No caminho até ao carro deixaram cair alguns artigos furtados.

O proprietário da ourivesaria, que solicitou o anonimato, disse ao CM que este foi "o quarto assalto, em vários anos". Sem seguro, sofreu uma " perda total". O crime foi presenciado por várias testemunhas, residentes na zona, a quem o alarme alertou. "Tocou cerca de 20 minutos e nesse tempo eles limparam a ourivesaria. Não pareciam estar preocupados com o barulho", referiram. A PSP de Portimão está a investigar o furto e procedeu à recolha de indícios no local do roubo. Tudo indica, contudo, que os suspeitos, além de encapuzados e vestidos com uma espécie de fatos-macaco, terão ainda utilizado luvas.

Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/trio-encapuzado-limpa-ourivesaria





PSP de Portimão detém suspeitos na posse de ouro furtado em ourivesarias

Três homens, de 25, 32 e 60 anos, suspeitos de furtar mais de 10 mil euros em artigos de ouro numa ourivesaria em Portimão na madrugada de quinta-feira foram detidos pela PSP em Alcantarilha com o ouro furtado.

Em declarações à Lusa, o comissário Carlos Pinto, da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão da PSD de Portimão, explicou que o furto à ourivesaria ocorreu na madrugada de quinta-feira, mas só cerca das 16:00 é que os suspeitos foram “localizados em Alcantarilha”, não tendo oferecido resistência.

No decurso das diligências, as autoridades concluíram que os suspeitos do furto em Portimão terão sido também os autores de um outro furto numa ourivesaria em Albufeira a 22 de maio, e onde dois dos suspeitos foram detidos em flagrante.

O grupo, que inclui um homem de 60 anos com nacionalidade romena que tem um mandado de detenção internacional para cumprimento de quatro anos de prisão, foi localizado no interior de uma viatura, e a PSP conseguiu apreender “dois terços do ouro furtado na ourivesaria avaliada em mais de 10 mil euros” e algumas ferramentas que os suspeitos utilizavam para os furtos, explicou o comissário Carlos Pinto.

Durante a operação policial com buscas às residências dos suspeitos, a PSP conseguiu apreender outros artigos em ouro proveniente do furto à ourivesaria e constituiu arguida uma jovem de 20 anos.

Os detidos devem ser ouvidos sábado no Tribunal de Portimão, pois hoje ainda decorrem investigações, acrescentou a mesma fonte.

Fonte: http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=116717


Parabéns à PSP de Portimão!
Fazemos votos para que nos façam publicar mais noticias destas!
Era Bom sinal!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Portal da autarquia de Portimão cortado por falta de pagamento.



Dívidas: Sete autarquias sem site

A Globalgarve, empresa que gere os alojamentos dos sites das 16 autarquias do Algarve, suspendeu os sites de Lagos, Portimão, Monchique, Silves, Albufeira, Vila Real de Santo António e Castro Marim por dívidas de 400 mil euros. “Tivemos de tomar esta decisão porque a situação é incomportável”, disse ao CM o director-geral, Paulo Bernando.

Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/dividas-sete-autarquias-sem-site#






Aparentemente, o site já está a funcionar.

Ainda bem.

Porem, fica aqui a reflexão:
Para ajustes directos obscenos e para festas e eventos há dinheiro.

Ou melhor... Não há!
Mas gastam-no na mesma.
Tanto que levaram a autarquia à falência.

Agora, para pagar o que devem aos fornecedores (aos fornecedores insignificantes, não os fornecedores importantes dos ajustes directos e afins) é que já não.

Cá estaremos nós, com os nossos impostos, para pagar tudo.

Como é que a máquina de propaganda do PS funciona! Artigo de opinião do director do Sol.






A máquina do Governo dispõe de uma redacção que ataca os artigos e os colunistas considerados hostis.
Muitas vezes fala-se da ‘máquina de propaganda’ do Governo socialista. Mas nunca houve uma tentativa séria de investigar como funciona, que métodos utiliza, quantas pessoas envolve, quem a dirige, etc.

Vou dizer o que sei.

Essa máquina desdobra-se por várias frentes. Tem uma espécie de redacção central, que funciona como a redacção de um jornal, cuja missão é fazer constantemente contra-propaganda. Dispõe de um blogue chamado Câmara Corporativa (http://corporacoes.blogspot.com) e está permanentemente atenta a tudo o que se publica, desmentindo as notícias consideradas negativas para o Governo.

Além disso, critica artigos de opinião publicados nos jornais, rebatendo os argumentos e, por vezes, ridicularizando ou desacreditando os seus autores.

Mobiliza pessoas para intervir nos fóruns tipo TSF que hoje existem em todas as estações de rádio e TV.

Selecciona na imprensa internacional notícias, artigos ou entrevistas favoráveis ao Governo português e põe-nos a circular entre jornalistas e colunistas ‘amigos’.

É por esta última razão que vemos às vezes opiniões publicadas em obscuros órgãos de comunicação estrangeiros citadas em Portugal por diversas pessoas como importantes argumentos.

Outra vertente são as relações com jornalistas. Há uma rede de jornalistas ‘amigos’ e a coisa funciona assim: um assessor fala com um jornalista amigo e dá-lhe determinada informação. Chama-se a isto ‘plantar uma notícia’ – e todos os Governos o fazem. Só que, uma vez a notícia publicada, às vezes com pouco destaque, os assessores telefonam a outros jornalistas e sopram-lhes: «Viste aquela notícia no sítio tal? Olha que é verdade! E é importante!». E assim a notícia é amplificada, conseguindo-se um efeito de confirmação.

Umas vezes as notícias plantadas são verdadeiras, outras vezes são falsas. O Expresso, por exemplo, chegou a publicar em semanas consecutivas uma coisa e o seu contrário. Significativamente, o que estava em causa era Teixeira dos Santos, que o PS queria queimar.

E constata-se que as notícias desagradáveis para a oposição têm mais eco do que outras. Veja-se a repercussão que teve uma carta de António Capucho publicada no SOL, que era um documento interessante mas não tinha a relevância que acabou por ter. A máquina de propaganda amplifica as notícias que interessam ao Governo.

Em seguida, os comentadores colocados pelo PS nos vários programas de debate que hoje enxameiam as televisões repetem os argumentos convenientes. José Lello, Sérgio Sousa Pinto, Emídio Rangel, Francisco Assis, etc., repetem à saciedade, às vezes como papagaios, as mesmas ideias. E mesmo António Costa, na Quadratura do Círculo, um programa de características diferentes, não foge à regra: nunca o vi fazer uma crítica directa a Sócrates. Mas vi-o fazer uma crítica brutal a Teixeira dos Santos, na tal altura em que começou a cair em desgraça.

As únicas situações em que as coisas fugiram do controlo da máquina socrática foram os casos Freeport e Face Oculta. Só que aí era impossível abafá-los. E para os combater foram lançadas contra-campanhas, como expliquei noutros artigos. E houve pessoas que pagaram por isso.

A par das relações com os jornalistas, que se processam diariamente, há outro aspecto decisivo que passa pelo controlo dos principais meios.

A tentativa de comprar a TVI falhou, mas José Eduardo Moniz e Manuela Moura Guedes foram afastados e a orientação editorial da estação mudou. José Manuel Fernandes foi afastado do Público, e a orientação do jornal também mudou. Medina Carreira foi afastado da SIC. O SOL foi alvo de uma tentativa de asfixia. E estes são apenas os casos mais conhecidos.

Por outro lado, o Governo soube cultivar boas relações com os patrões dos grandes grupos de media – a Controlinvest, a Cofina e a Impresa –, também como consequência das crises financeiras em que estes se viram mergulhados.

Podemos assim constatar que, das três estações de TV generalistas, nenhuma hoje é hostil ao Governo. A RTP é do Estado, a TVI – que era muito crítica – foi apaziguada, a SIC tem--se vindo a aproximar do Executivo. Ora isto é anormal na Europa. Em quase todos os países há estações próximas da esquerda, há estações próximas da direita, há estações próximas do Governo, há estações próximas da oposição. Em Portugal é diferente.

Ainda no plano da contra-propaganda, já falei noutras alturas da técnica do boomerang. Como funciona? Quando alguém da oposição (regra geral, o líder do PSD) diz qualquer coisa passível de exploração negativa, toda a máquina se põe a mexer para usar essa ideia como arma de arremesso contra quem a proferiu.

Passos Coelho diz que quer mudar certas regras na Saúde – e logo Francisco Assis, Silva Pereira, Vieira da Silva, Jorge Lacão ou Santos Silva, os gendarmes de serviço, vêm gritar: «O PSD quer acabar com o Serviço Nacional de Saúde!». Passos Coelho diz qualquer coisa sobre as escolas públicas e as privadas – e lá vêm os mesmos dizer: «O PSD quer acabar com o ensino público gratuito!». Passos Coelho diz que quer certificar as ‘Novas Oportunidades’ – e os mesmos repetem: «O PSD ofendeu 500 mil portugueses!». E, no final, todos dizem em coro: «O PSD quer acabar com o Estado Social!».

Passos Coelho não soube lidar com isto de início. E, perante estes ataques, acabou muitas vezes por bater em retirada. Propôs uma revisão constitucional e recuou. Outras vezes explicou-se em demasia. E com isso deu uma ideia de impreparação e falta de convicção, que só recentemente conseguiu corrigir.

Mas a máquina não fica por aqui. Tem muitas outras frentes de combate. Os assessores do primeiro-ministro organizam dossiês para cada ministro, dizendo-lhes como devem reagir perante o que diariamente é publicado na imprensa. Assim, bem cedo pela manhã, um assessor telefona a um ministro, faz-lhe uma resenha da imprensa e diz-lhe o que ele deve responder a esta e àquela pergunta.

Claro que há ministros que não aceitam este paternalismo. Que querem ter liberdade para responder pela sua cabeça. Mas esses ficam logo marcados. Admito que Luís Amado não aceite recados, estou certo de que Campos e Cunha não os aceitou, Freitas do Amaral também não. Mas a maioria dos outros aceitou-os ou aceita-os, até para tranquilidade própria: assim têm a certeza de não cometer gaffes e não desagradar ao primeiro-ministro.

E já não falo nos boys colocados em todos os Ministérios e em todas as administrações das empresas públicas e que funcionam como correias de transmissão da opinião do Governo. Rui Pedro Soares é o caso mais conhecido. Mas obviamente não é o único. Eles estão por toda a parte. Muitas vezes nem têm posições de grande relevo. Mas o facto de se saber que são os porta-vozes do poder confere-lhes importância acrescida, porque as pessoas receiam-nos.

Como resultado de tudo isto, muita gente, mesmo dentro do PS, tem medo. Evita falar. No congresso socialista, que mais parecia um encontro da IURD, vimos pessoas respeitáveis participar alegremente na farsa sem um gesto de distanciação. Chegou a meter dó ver António Costa, António Vitorino, o próprio Almeida Santos, envolvidos naquela encenação patética.

Que foi produzida como uma super-produção, com sofisticados meios audiovisuais. Quando Sócrates começou a proferir a primeira das três últimas frases do seu último discurso, uma música ‘heróica’ começou a ouvir-se baixinho. E foi subindo, subindo de tom – e quando Sócrates acabou de falar a música estoirou, as luzes brilharam, não sei se houve fogo preso mas podia ter havido, choveram flores, foi a apoteose.

Quem dirigirá esta poderosa e bem oleada máquina de propaganda e contra-propaganda?

Haverá certamente um núcleo duro, ao qual não serão alheios aqueles que dão a cara nos momentos difíceis: Francisco Assis, Jorge Lacão e os três Silvas: Vieira da Silva, Augusto Santos Silva e Pedro Silva Pereira.

Há quem fale numa personagem misteriosa, sibilina, que não gosta dos holofotes e que dá pelo nome de Luís Bernardo. Actualmente é assessor de Sócrates, antes foi assessor de Carrilho na Cultura. Pedro Norton, actual número 2 da Impresa e seu amigo, diz que ele é «o homem mais inteligente que conhece».

Acontece que uma máquina política pode ser muito boa, pode estar muito bem oleada, pode funcionar na perfeição, mas tem sempre um ponto fraco: depende em última análise da performance de um homem.

Durante anos essa performance foi quase perfeita – por isso chamei a Sócrates um ‘robô político’. Ora esse robô, agora, começou a falhar. E a derrota televisiva perante Passos Coelho pode ter posto em causa toda a engrenagem. O robô engasgou-se, exaltou-se, esteve à beira de colapsar.

E quando isso acontece não há máquina de propaganda que valha.


Fonte: http://sol.sapo.pt/inicio/Opiniao/interior.aspx?content_id=20467&opiniao=Pol%EDtica%20a%20S%E9rio