Páginas do Portimão Sempre

domingo, 12 de junho de 2011

Quem Quer Ser Guarda-nocturno em Portimão? Por Julio Marreiros





Ou seja a cidade embora sem vigilância ao longo dos anos até tem sido segura.


O guarda-nocturno desloca-se pelos seus próprios meios e tem por missão zelar pela segurança das pessoas e bens públicos e privados e alertar a PSP para intervir sempre que seja detectada qualquer situação anómala. O guarda-nocturno não tem capacidade de intervenção nem está munido de qualquer arma de defesa, única e simplesmente utiliza um rádio que serve de comunicação entre eles e a esquadra da PSP. Cabe à PSP intervir a pedido do Guarda-nocturno.


Na nossa cidade como em muitas outras no nosso País o patrulhamento policial durante a noite se faz em viatura e nunca a pé (a patrulha em viatura é completamente ineficaz, raramente causa sobre os delinquentes o efeito surpresa, os sons da noite são abafados pelo ruído da viatura, não é ecológica e tem custos enormes) cabe aos Guarda nocturnos o serviço de observação da via pública e alerta para ruídos e movimento de pessoas suspeitas e dar o alerta para a PSP (Uma patrulha a pé consegue detectar muito mais facilmente sons e movimentos estranhos, precisa sim de estar apoiada por forças motorizadas de intervenção rápida).


Se esta actividade for encarada de forma profissional certamente teremos resultados positivos num curto espaço de tempo. Mas para sermos profissionais não podemos ter o estatuto de guarda-nocturno que temos hoje.

Se não vejam:

1- O Nocturno não tem Salário

2- O guarda-nocturno não tem farda (esta é adquirida por ele e não existem normas especificas somente a cor cinzenta e a boina e o distintivo de Guarda-nocturno)
Tudo isto é suportado pelo próprio.

3- O Guarda-nocturno tem que pagar à Câmara Municipal de Portimão uma licença no valor de +/- 22 Euros de três em três anos e esta só é emitida se este apresentar os descontos que fez mensalmente para a Segurança Social normalmente sobre o valor do ordenado mínimo.

4- O Guarda nocturno não possui qualquer seguro que o proteja de qualquer fatalidade que aconteça durante as horas de serviço resumindo-se a sua assistência aos serviços médicos da Segurança social como qualquer cidadão (porque ele próprio tem de efectuar os descontos sobre um salário que não recebeu)

5- O guarda-nocturno vive única e exclusivamente da colecta que faz junto das empresas e particulares da sua zona. Sobre esta colecta paga IRS como qualquer cidadão.

6- Normalmente e como a colecta é insuficiente para a sobrevivência estes arranjam trabalhos temporários durante o dia de forma a equilibrar o orçamento, retirando-lhes horas de descanso que deviam a ter direito.




Quem Quer Ser Guarda-nocturno?

Se desejarmos ter um serviço profissional então devemos criar melhores condições, organizar e profissionalizar uma classe e depois todos poderemos exigir.

A - O guarda Nocturno deveria ter direito pelo menos ao salário mínimo nacional

B - Ter direito a formação prestada pela PSP de forma a optimizar a sua eficiência e não ser encarado como um parente pobre dum corpo de segurança

C - Ser fornecido um uniforme condizente com a sua profissão

D - Isentar o pagamento da licença de Guarda-nocturno que me parece caricato.

E - Com profissionalismo certamente seria muito mais fácil o guarda-nocturno aumentar a sua colecta e esta em conjunto com o ordenado mínimo já lhe equilibraria o orçamento familiar

Fala-se tanto em insegurança e falta de segurança e passamos o tempo a discutir video vigilância e os prós e os contras e quanto custa o investimento e que não existe verba etc. etc. etc. Então se tivermos no inicio um conjunto de guardas nocturnos assalariados e actuando em conjunto da PSP será que não se consegue aumentar a segurança nas nossa ruas? Todos os outros meios são bons mas deverão ser sempre complementares aos serviços básicos e nunca irão substituir estes.

Uns dirão mas os GN não cumprem as suas rondas ou ficam a dormir em casa. Hoje existem sistemas de controlo de rondas através de sensores e ou chaves que controlam um serviço de ronda completo onde se consegue obter um registo de todas as horas em que o GN passa por lá e se não passar é emitido um alarme e tem que ser justificado o que se passou.

Tudo isto tem a ver com profissionalismo e eficácia e se desejarmos poderemos inverter todo este processo de insegurança, não estão em causa valores astronómicos que nos possa colocar em causa a introdução destas medidas mesmo em tempo de crise e de cortes orçamentais, basta ter vontade para agir.



Pensem nisto!!!




Julio Marreiros

19 comentários:

  1. O texto esta bonito mas em nada prima pela verdade, pois basta consultar www.guarda-nocturno.blogspot.com e vera que esta redondamente enganado.

    ResponderEliminar
  2. Se esta não é a realidade ou a verdade a nivel nacional pois não sei. Que é a realidade e a verdade aqui é Portimão é. E poderá se o desejar inquirir junto dos 2 Guarda-nocturnos actualmente ao serviço. Mais não posso acrescentar. Agradeço o link que me facultou.

    ResponderEliminar
  3. Exmo. posso afirmar que não é a realidade nem a nivel nacional nem de Portimão, uma vez que a actividade de Guardas-Nocturno tem uma lei orgânica a nivel nacional, onde as Câmaras Municipais regulamentam o que for omisso.
    Se os Guardas-Nocturno de Portimão, que são 3, não andam armados deve-se ao facto de ainda não terem frequentado ou concluido a formação para tal, uma vez que a PSP dá essa formação com prioridade aos Guardas-Nocturnos, que para poderem trabalhar terão que a fazer, uma vez que a lei é bem explicita ao mencionar que a arma é obrigatória em serviço, mas para além da arma de fogo, têm direito a andar de cassetete e com armas de classe E, nomeadamento Gás Pimenta.
    O fardamento, tal qual o equipamento vem mencionado na Portaria 991/2009, estando bem definido.
    Do concurso aberto pela Câmara Municipal foram admitidos 3 candidatos, se ainda não entraram ao serviço, só a Câmara Municipal poderá responder.
    Não têm os mesmos que apresentar os descontos que fazem mensalmente para a Segurança Social, mas sim apresentar uma declaração de não divida, ou seja, que a sua situação contributiva está regularizada.
    Se não têm seguro é porque não o fazem, a lei obriga qualquer trabalhador a ter um seguro de acidentes de trabalho.
    Nenhum dos Guardas-Nocturnos andam à poucos anos nesta profissão, e se assim o é, é porque compensa ser Guarda-Nocturno, e em dois dos casos não se conhece emprego paralelo.
    Mas como qualquer profissão, se não garante o sustento, ou muda de profissão ou muda de area.
    Congratulo V.Exa pela procupação demonstrada, mas o Guarda-Nocturno nunca poderá ter ordenado, pois é disso que depende a sua existência ao longo dos seculos, e aí sim, se quem presta o serviço for um bom profissional, certamente consegue um ordenado digno para poder continuar a exercer a actividade.
    E essa situação do controle de rondas não é exequivel, nem faz sentido, pois seria quase o mesmo que pedir às nossas forças de segurança para o fazer.

    ResponderEliminar
  4. Deixo assim a informação correcta do que é um Guarda-Nocturno nos dias de hoje;
    O Guarda-Nocturno exerce uma actividade para-policial e é um agente encarregue de um Serviço Público, no exercício da actividade subsidiaria e complementar da actividade das forças e serviços de segurança do Estado, sendo revestido de poder de autoridade inerente ao serviço público que desempenha, tendo como missão a protecção de pessoas e bens, e prestação de auxilio a quem careça ou solicite, rondando e vigiando as ruas da sua área permitindo assim um reforço da Segurança Pública, sendo a compensação financeira feita através de contribuições voluntárias de pessoas singulares ou colectivas.

    O Guarda-Nocturno tem que prestar auxílio ás Forças de Segurança e Protecção Civil.

    O Guarda-Nocturno durante o serviço encontra-se devidamente uniformizado e identificado com emblemas próprios, inicia e termina diariamente o serviço nas instalações da Força de Segurança da área em que exerce as funções, estando devidamente licenciado pelas Câmaras Municipais.

    O equipamento do Guarda-Nocturno é composto por arma de fogo, bastão, algemas, aerossol de defesa (gás pimenta), aparelho de descarga eléctrica e rádio com comunicação directa com as Forças de Segurança (em algumas cidades).

    As pessoas que contribuem para o Guarda-Nocturno, poderão ter os alarmes ligados ao telemóvel do mesmo, tendo assim uma resposta rápida e eficaz ao alarme.

    Derivado a muitos dos assaltos violentos ocorrerem durante a madrugada, e a pensar na segurança dos contribuintes, o Guarda-Nocturno efectua a compra de medicamentos urgentes, e leva os respectivos ao domicilio, aumentando assim o grau de segurança de quem contribui para os seus serviços, evitando a deslocação a uma Farmácia durante a madrugada.

    Poderão esses mesmos contribuintes solicitar a presença do Guarda-Nocturno junto das residências ou estabelecimentos comerciais, quando estão a chegar ou a sair dos mesmos, por se sentirem inseguros para o fazer.

    Na detecção de um crime, o Guarda-Nocturno actua de forma proporcional e com os meios ao seu alcance, para pôr termo ao mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Tive oportunidade de ler essa informação através da ligação que me indicou e a qual agradeci anteriormente. Tomei conhecimento e enriqueci os conhecimentos, contudo não deixo de ser critico sobre alguns pontos:
    A - Os guarda-nocturno já andaram armados e há mais de um ano deixaram de andar. Será que a formação inicial a que se refere caduca com o tempo? e por tal motivo são retiradas as armas e o cassetete? Ou a formação deveria ser revalidade antes de expirar? A quem compete?
    B - Se em dois dos casos não se conhece emprego paralelo é porque fazem tarefas em biscate como muitos Portugueses.
    C - Estamos a falar de segurança de pessoas e bens, coisa bastante séria que nunca deve ser descuidada, hoje mais do que nunca é preciso segurança e usar meios que antigamente não eram necessários, os tempos são outros e devemos nos adaptar à realidade e acabar com certos dogmas que temem em persistir na nossa sociedade tais como "mas o Guarda-Nocturno nunca poderá ter ordenado, pois é disso que depende a sua existência ao longo dos seculos, e aí sim, se quem presta o serviço for um bom profissional, certamente consegue um ordenado digno para poder continuar a exercer a actividade."
    Não concordo redundamente com tal afirmação quando se pretende eficácia e profissionalismo. Pretendemos segurança é o que se pretende.
    D - Sistema de controlo de rondas não é exequivel? porquê? então porque existe? e em países mais desenvolvidos que o nosso funciona. E aqui temos medo de colocar em prática. Queremos profissionalismo e acabar com o amadorismo, queremos pessoas responsáveis e eficientes. Os cidadãos exigem segurança!
    Então veja se existir um sistema de controlo de rondas a funcionar e em determinado ponto do percurso o guarda passou lá a determinada hora e um estabelecimento ou casa particular foi assaltada 5 min depois. Ninguém culpa ou diz que o guarda nocturno não estava lá, ele passou tá confirmado ilibando sim a sua reputação. Ou nunca ouviu comentário deste tipo " Paga-se ao guarda nocturno, mas não serve de nada. Ele nunca vê ou ouve nada" Isto é mau para a reputação da profissão ou não concorda?

    Já agora para terminar este pequeno bate papo segui a ligação que me enviou e transcrevo aqui um excerto " Apoio a candidatos
    Aos candidatos aconselhamos que se desloquem à Câmara Municipal, onde pretendam exercer a actividade, afim de solicitarem a informação acerca das áreas vagas.
    Posteriormente, tentarem ver se as áreas de interesse serão rentáveis, contribuindo para isso o tamanho da mesma bem como o tipo de edificação existente, ou seja, se tem residências e estabelecimentos de comércio e serviços."
    A segurança parece estar inteiramente associada à rentabilidade da colecta do guarda-nocturno o que acho um absurdo. Estamos a brincar com a segurança que não se compadece com os problemas dos dias de hoje.
    E por fim teimamos em dizer Há séculos que é assim. Então queremos caminhar seguramente para o futuro? ou prefirmos viver olhando para o passado?

    PS: Sobre o concurso dos guardas-nocturno veio publicado num jornal da nossa terra uma pequena nota em que dizia que não tinha aparecido nenhum candidato o que contradiz a sua informação, mas se for como diz fico feliz por ter aprecido alguém disponivel para exercer tais funções.

    Portimão terá futuro eu acredito!!!

    ResponderEliminar
  6. Efectivamente forma admitidos 3 candidatos, não acredite em tudo o que diz a comunicação social.
    A formação quem tem que ministrar são as forças de segurança, tendo os Guardas-Nocturnos frequentar anualmente as mesmas.
    Em relação à arma, aconteceu que a lei das armas vieram alterar as regras do “jogo” e o Governo que está de saída não quis resolver a situação, pois alguém teria que reconhecer o erro, o que não era conveniente, então arranjaram uma solução boa para eles e que resolve-se a situação, os Guardas-Nocturnos passam a ter que adquirir o respectivo material, e terão que pagar a formação de arama de fogo, se está certo ou errado, não o direi aqui.
    Neste momento só não anda armado quem não quer, ou não teve dinheiro para frequentar a mesma que custa 200€ mais taxas, mas também não vou comentar aqui esta situação.
    O seu ponto c, demonstra um desconhecimento total do que foram e o que são os Guardas-Nocturnos, ao dizer “Não concordo redundamente com tal afirmação quando se pretende eficácia e profissionalismo” pois está a referir e por em causa o profissionalismo e eficácia dos Guardas-Nocturnos, pois fique a saber que se ainda existem Guardas-Nocturnos, é porque recebem o seu vencimento através de contribuições voluntárias, pois no dia que auferirem de um vencimento, são extintos, ou privatizados, pois ao faze-lo iria-se institucionalizar a profissão, e fique a saber que foi esse estigma e o facto de alguém ter tido a ideia que V.Exa tem, que nos criou as dificuldades em que nos encontramos, pois a acontecer estaria a ser criada uma nova força de segurança, o que desvirtuaria a profissão e ai sim o risco de extinção seria eminente, uma vez que nem verbas existem para as forças de segurança, e ai sim estaria a causa o profissionalismo do Guardas, pois fique a saber que o que faz mover a “maquina é mesmo a forma como os Guardas auferem do seu vencimento ou seja, se for bom Guarda-Nocturno, efectuar a minha função com profissionalismo, as pessoas pagam e permitem a minha continuidade na profissão, se for o contrário, certamente terei dificuldades em exercer as minhas funções, mas também existe outro factor, que é o tamanho da zonas de actuação, pois muitas autarquias caem no erro de quererem muitos Guardas-Nocturnos, esquecendo-se que quem paga é a população, e aí sim poderá haver problemas, seja bom ou mau profissional, e efectivamente Portimão tem zonas demais, pois aqui o que interessa é a qualidade e não a quantidade. E fique a saber que a única zona do Algarve onde existe os problemas que refere, é em Portimão, sendo que existem Guardas-Nocturnos em Lagos, Praia da Luz, Loule, Almancil, Quarteira, Faro e Tavira, que prestam um serviço profissional que os permitem auferirem de um vencimento digno.

    ResponderEliminar
  7. “D - Sistema de controlo de rondas não é exequivel? porquê? então porque existe? e em países mais desenvolvidos que o nosso funciona. E aqui temos medo de colocar em prática. Queremos profissionalismo e acabar com o amadorismo, queremos pessoas responsáveis e eficientes. Os cidadãos exigem segurança!
    Então veja se existir um sistema de controlo de rondas a funcionar e em determinado ponto do percurso o guarda passou lá a determinada hora e um estabelecimento ou casa particular foi assaltada 5 min depois. Ninguém culpa ou diz que o guarda nocturno não estava lá, ele passou tá confirmado ilibando sim a sua reputação. Ou nunca ouviu comentário deste tipo " Paga-se ao guarda nocturno, mas não serve de nada. Ele nunca vê ou ouve nada" Isto é mau para a reputação da profissão ou não concorda?”
    Não é exequível por um simples factor, NÂO SOMOS VIGILANTES PRIVADOS, um Guarda-Nocturno é um trabalhador independente, logo não poderá ter uma dependência funcional, e fique a saber que em média um Guarda-Nocturno faz cerca de 100 Km diários na sua viatura, se tivesse controlo de rondas faria, talvez, 50 Km, pois teria que perder tempo para as efectuar, o que iria colocar em causa o desempenho das suas funções, para alem de não garantir a eficiência do serviço, pois seria fácil ludibriar sistema, pois em vez de andar a 20 KM/h, passava a andar a acelerar para fazer as “picagens”, pois o eu passava a interessa era faze-las e não zelar pela protecção de pessoas e bens.
    Mas continua a chamar amadores aos actuais Guardas-Nocturnos, pois fique a sabe que mau profissional é aquele que faz porque tem alguém atrás dele, se Vexa só labora assim é consigo, mas os Guardas-Nocturnos vivem do que fazem, e a relação tida com o guarda-nocturno tem que ser de confiança, e para garantir o profissionalismo dos Guardas, temos as forças de segurança. Quanto às más línguas, existe para todas as profissões, cabe aos profissionais alterar tal situação. Que é o que estou a fazer neste momento como dirigente Associativo, ao chamar maus indirectamente maus profissionais e amadores aos Guardas-Nocturnos.

    ResponderEliminar
  8. “Já agora para terminar este pequeno bate papo segui a ligação que me enviou e transcrevo aqui um excerto " Apoio a candidatos
    Aos candidatos aconselhamos que se desloquem à Câmara Municipal, onde pretendam exercer a actividade, afim de solicitarem a informação acerca das áreas vagas.
    Posteriormente, tentarem ver se as áreas de interesse serão rentáveis, contribuindo para isso o tamanho da mesma bem como o tipo de edificação existente, ou seja, se tem residências e estabelecimentos de comércio e serviços."
    A segurança parece estar inteiramente associada à rentabilidade da colecta do guarda-nocturno o que acho um absurdo. Estamos a brincar com a segurança que não se compadece com os problemas dos dias de hoje.
    E por fim teimamos em dizer Há séculos que é assim. Então queremos caminhar seguramente para o futuro? ou prefirmos viver olhando para o passado?”
    Por favor, e para não cair no ridículo, informe-se antes de publicar situações que desconhece, pois se ainda existimos, parte também se deve ao valor histórico da profissão, onde os Guardas-Nocturnos sempre forma auxiliares e complementares às forças e serviços de segurança do estado, embora exerçam uma actividade para-policial revestida de autoridade devido ao serviço púbico que desempenham, sendo que quem tem que garantir a segurança serão essas forças e os Guardas-Nocturnos e os complementam, não estando assim a segurança do cidadão em causa., e se queremos um melhor futuro, temos que ver o erros do passado, e de certeza que a forma de receber não é um deles.

    ResponderEliminar
  9. Não há dúvida que temos pontos de vista diferentes sobre o mesmo assunto. O Sr. com a sua vertente histórica da profissão de Guarda-nocturno e que não menosprezo e não fui buscar outras terras para fazer uma avaliação sobre o serviço dos GNs. Estou e falo unicamente de Portimão que é a realidade que conheço e acho-a deficiente para não dizer inexistente. O Sr. que conhece os 3 elementos que compoem a actividade para-policial aqui da cidade numa escala de um a 20 como a classificava?
    Pelo que vejo e tenho assistido ao longo dos anos verifico que a situação piorou e que se tem que fazer algo para inverter. Espero que esteja de acordo sobre este ponto. Quanto à forma de o fazer certamente andamos com pontos de vista diferentes, mas eu não sou especialista em segurança nem o desejo ser, quero simplesmente tentar que as pessoas falem sobre o assunto e que no fim apareça alguém com capacidade de decisão e que consiga alterar o estado das coisas. Não é só o problema dos GNs a nossa cidade tem muitos mais problemas para lá deste, mas devemos falar sobre eles discuti-los e não fazer como a avestruz que mete a cabeça na areia.
    Se não tivesse escrito o texto acima nunca tinha-mos falado sobre o assunto e a conversa ainda vai no principio que muita coisa ainda há para dizer. Espero que outros se juntem ao tema e se alargue a discussão no fim não iremos dar o tempo por perdido.

    ResponderEliminar
  10. Exmo, congratulo pelo tema, mas o que referi não é um ponto de vista mas sim a realidade.
    Acerca dos Guardas-Nocturnos de Portimão, não vou opinar, mas se agora são 3 e chegaram a ser cerca de 12, por alguma coisa foi, e muitos não sairam por vontade propria.
    Em Portimão terá que se alterar as zonas existentes, pois poderão não ser rentaveis, e assim permitir que quem possa vir a exercer o faça com dignidade e profissionalismo

    ResponderEliminar
  11. Já agora se me permitem, gostaria de pedir numa óptica construtiva ao Senhor dirigente da ASP Guardas-Nocturnos, um conjunto de sugestões para que a eficacia e a eficiência do trabalho dos GN's em Portimão seja melhorada.
    Ou seja,
    Se pudesse decidir, o que mudaria, o que mantinha, o que fazia?

    Peço-lhe que nos ajude com este "aconcelhamento", pois é muito importante para nós Portimonenses, tal como o é para Vós Guardas-Nocturnos que trabalham ou que podem vir a trabalhar em Portimão.

    No fundo, o que se quer é mais segurança em Portimão.

    Diga-nos, se nos fizer esse favor, como podem os GN's melhorar a segurança por cá?
    O que se pode fazer para que se melhore a eficácia dos GN's por cá?

    Muito obrigado pela sua atenção.
    Atentamente.

    João Pires
    Portimão Sempre

    ResponderEliminar
  12. Agradeço a atenção tida sobre o tema.
    Efectivamente terá que haver um controlo efectivo por parte da PSP e GNR, e não fechar os olhos a certas situações que possam ser pouco dignas de profissionalismo.
    Teria que se restruturar as zonas de intervenção, reduzindo o seu numero, talvez para 8, mas teria que ser aprofundada a questão.
    Limpar a má imagem que foi deixada por algumas pessoas que exerceram a actividade, cabendo à Câmara Municipal apoiar e controlar efizcamente os profissionais.
    Propusemos à Câmara Muncipal fazermos, com o apoio daquela, uma sessão de esclarecimento junto do centro de emprego para ilucidar os possiveis candidatos acerca dos prós e contras da profissão, ao que até hoje aguardamos um contacto por parte daquela edilidade.
    Como Associação podemos ministrar formação para a função, enquanto as forças de segurança não o fizerem.
    Apoiaremos os candidatos em inicio de actividade, e os que já exercem.
    Mas acima de tudo é necessário o apoio da população residente e dos comerciantes, não só monetário, mas acima de tudo terão que acompanhar o trabalho do Guardas-Nocturno, e em caso de duvidas da sua eficácia, poderão telefonar ao mesmo e ver o tempo de resposta à chamada.
    As melhorias são evidentes, uma vez que se estaria a apostar na prevenção criminal, o que torna as ruas mais seguras, uma vez que os Guardas-Nocturnos mantêm uma proximidade de excelencia com a população, que informa o mesmo dos mais variados crimes, que são comunicados posteriormente às forças de segurança, facilitando por vezes a missão das forças de segurança.
    A garantia existente é que se não gosta do desempenho do Guarda-Nocturno, deixa de pagar a qualquer momento, o que faz com que o Guarda-Nocturno se esforçe ao maximo para merecer o seu ordenado.
    A fazer, poderão contactar a Câmara Municipal e pedir uma restruturação de areas, seguida de abertura de concurso, ao que colocamos ao dispor os nosso serviços, para que seja possivel admitir pessoa capazes de desempenhar as funções com profissionalismo e assim contribuir para a melhoria da segurança da cidade, pois essa é uma das nossas prioridades como Associação.
    Carlos Tendeiro
    Presidente da ASPGN-Associação Sócio-Profissional dos Guardas-Nocturnos

    ResponderEliminar
  13. Caro Sr. Carlos Tendeiro,
    Agradeço a sua contribuição para melhorar a situação existente em Portimão, contudo gostaria que nos esclarecesse como funcionam as zonas atribuidas aos GN's na seguinte situação:

    Dias de folga e ou férias dos GN's quem os substitui? Aqui em Portimão simplesmente fica a zona sem ser visitada.
    Será que noutros lugares se consegue ter uma elemento que faça as férias e folgas dos outros colegas?

    Julio Marreiros

    ResponderEliminar
  14. Sr. Carlos Tendeiro,

    Muito obrigado pelas suas propostas.
    São simples e de aparente fácil implementação.
    De qualquer forma, merecem o escrutinio de quem quer debater em mais profundidade este assunto.

    Assim, se não se importa, vamos transformar este seu comentário em Post.
    Consegue-se assim mais visibilidade e mais debate em torno destas propostas.

    Mais uma vez, muito obrigado.

    João Pires
    Portimão Sempre

    P.S. Aguardamos também as suas respostas às questões colocadas pelo Julio Marreiros.
    Muito obrigado

    ResponderEliminar
  15. Contem com o apoio da ASPGN.
    Acerca das folgas e férias, a lei é explicita, pois a área do GN que esteja ausente terá que ser patrulhada pelo colega da área contigua, sobre proposta desse GN e posteriormente nomeado pelo comandante da força de segurança territorialmente competente.
    Porém existem casos em que não quem faça o patrulhamento derivado a não haverem colegas nas áreas contiguas, o que leva esse Guarda-Nocturno a trabalhar para alem do exigido, dias de descanso, onde existem Guardas-Nocturnos a trabalhar, a exemplo, um mês sem folgar, e limitar as ferias a uma semana ou a dias, pois a actividade terá que ser encarada como um negócio, e como qualquer comerciante, temos que nos sacrificar para quem contribui o faça com gosto.
    As folgas são rotativas, mas é pelo facto acima mencionado, que tentamos que sejam criadas áreas rentáveis para as zonas ficarem sempre vigiadas.
    De salientar que as folgas são informadas aos comandantes das forças de segurança, tal qual as férias.
    Mais uma vez agradeço o destaque dado ao tema.
    Carlos Tendeiro

    ResponderEliminar
  16. Sr. Carlos Tendeiro parece-me que os 3 candidatos a GN que apareceram aqui em Portimão nenhum chegou a ser admitido, por variadas razões. E o número de efectivos actualmente em Portimão actualmente são 2. Já agora quanto é o valor mensal da quota na ASPGN?
    Julio Marreiros

    ResponderEliminar
  17. Os 3 foram admitidos no concurso, mas depois terão que pagar a licença para exercer, o que pode ainda não ter acontecido, mas existe um deles que está para começar em breve a actividade, estando neste momento a adquirir o fardamento. Em Portimão existem 3 Guardas-Nocturnos, 2 na area da PSP e um na area da GNR.
    Nós temos varios tipos de associados, ao que um Guarda-Nocturno paga 7,5€ mensais e um candidato a Guarda-Nocturno 4 € mensais, sendo que o ultimo só é aplicado no caso de pedirem o nosso apoio directo no processo de abertura de concurso, aquisição de fardamento entres outros. Na caso de apoiarmos as Câmaras Municipais, faremos sem custos, pois estaremos a ajudar a autarquia a admitir Guardas-Nocturnos, o que profissionalmente benificia todos.
    Em relação ao concurso de Portimão, nós tentámos que corresse bem, mas não foi pedido o nosso apoio.

    ResponderEliminar
  18. Tudo o que esta aqui escrito mais ou menos esta bem.Mas falta dizer por exemplo:QUE para fazer o tal curso para obter a nova licença da arma será necessário pagar 200eu,mais 32.50 mais 150 eu,quando vier a licença mais gastos dos 3dias que dura o curso tendo em conta que temos que pagar a segurança social e o IVA e a licença que nos e dada pela câmara que nos da 6,euros mês que será recebido no fim de cada Ano fora os gastos que temos com o fardamento TUDO por nossa conta assim como o seguro para quem quer entender isto basta fazerem contas e verem porque não há Guardas Nocturnos em Portimão e agora só entrou 1 para Portimão que tem sido ajudado pelos colegas sem ajuda da Câmara

    ResponderEliminar
  19. Os pagamentos aos guarda-nocturnos processam-se pelas comparticipações financeiras de residentes nas zonas. Ora bem. Se há tanta falta de pessoas para desempenharem estas funções, se é uma profissão "tão boa e gratificante" e se existem tantos "boys" que ainda não conseguiram alcançar o paraíso prometido pelo "grande líder", porque não os colocam a fazer esse serviço? São incompetentes? Não prestam para nada? Continuam à espera de vagas em bancos, seguradoras ou empresas que fizeram grandes negócios com o partido do chefe? E acham-se superiores porque sabem marcar pela internet idas às discotecas, festas tipo "combóio", fumar umas grandes ganzadas? A maioria tem cursos que nem sabe para que servem mas quanto a empregos só têm que ser dos bons. Portimão ainda está pior do que se pensa!

    ResponderEliminar