Páginas do Portimão Sempre

quinta-feira, 16 de junho de 2011

3 anos de espera por consultas de especialidade no HBA


Em Portugal há quem espere mais de três anos por uma consulta de especialidade, sendo os doentes do Norte e do Algarve os mais sacrificados, conclui o Observatório dos Sistemas de Saúde, citado pela TSF.

No Hospital do Barlavento Algarvio, uma consulta de urologia chegou a demorar mais de três anos e meio (1288 dias), uma de cardiologia pouco menos 1280 dias, e uma de psiquiatria 1148 dias, o que significa quase 38 meses.

O Hospital da ARS do Algarve é o "campeão" em termos de dias de espera no total, mas o pior resultado a nível nacional fica no Alentejo, no Hospital José Joaquim Fernandes, onde o tempo de espera de uma consulta de oftalmologia chegou aos 1396 dias.

No entanto, o Hospital José Joaquim Fernandes consegue estar também no melhor. A espera por uma consulta de psiquiatria foi no máximo de 211 dias, cerca de sete meses, sendo o resultado mais baixo, avança a TSF.

O Alentejo é, aliás, a região do país que apresenta alguns dos melhores resultados sobretudo em termos médios. O tempo de espera para consultas muito prioritárias de gastroenterologia e ginecologia são cumpridos, ou seja, ficam abaixo dos 30 dias.

No que diz respeito à média nacional, o melhor resultado é para uma consulta de cardiologia. Um caso considerado normal consegue um tempo médio de espera de cerca de 109 dias, sendo o máximo estabelecido por lei de 150 dias.

Pior é esperar por uma consulta de Oftalmologia. Em média, um caso classificado como muito prioritário espera mais 173 dias, ultrapassando os 30 definidos por lei.

Estes dados fazem parte do relatório da Primavera do Observatório dos Sistemas de Saúde, que concluiu ainda que as medidas para o sector, previstas no memorando de entendimento com a "troika", dificilmente serão implementadas com sucesso.

Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/saude/doentes-do-norte-e-algarve-sao-os-que-mais-esperam-por-consultas_234



Destacamos esta parte porque é a que nos diz mais respeito:

"No Hospital do Barlavento Algarvio, uma consulta de urologia chegou a demorar mais de três anos e meio (1288 dias), uma de cardiologia pouco menos 1280 dias, e uma de psiquiatria 1148 dias, o que significa quase 38 meses.

O Hospital da ARS do Algarve é o "campeão" em termos de dias de espera no total..."

Sem comentários:

Enviar um comentário