Páginas do Portimão Sempre

terça-feira, 7 de junho de 2011

Sobre o possível encontro do Portimão Sempre... Possíveis assuntos e datas.

Acerca deste assunto,

E numa lógica de perceber se há receptividade das pessoas deste grupo para esta iniciativa,

Venho aqui sugerir alguns assuntos a discutir nesse possível encontro:

1º - Estado da segurança na cidade

2º - Estado do centro histórico

3º - Desemprego no concelho

4º - Estado do comércio

Estes são já, alguns tópicos que dão muita conversa.

E... se calhar nem dá para discutir tudo...

Mesmo assim, é claro que se aceitam sugestões para discussão.
São sempre bem vindas.

Aceitam-se também sugestões de datas e locais de encontro.

Deste lado, sugere-se o Sábado dia 2 de Julho.
A hora seria ainda a combinar.
O local também.

Mas, aceitam-se sugestões.

A pergunta que ainda persiste é:

Existe vontade e coragem para debater estes assuntos cara a cara?

Aguarda-se por respostas e reacções.


Obrigado e um abraço.

4 comentários:

  1. Se Portimão fosseuma cidade civilizada, já teria o seu centro histórico reabilitado e requalificado, como o resto das cidades do país ! O que lá se passa é uma vergonha para qualquer cidadão que viva em Portimão ! O desleixo, a incúria, o abandono, o CAT mesmo no centro, a dois passos da Rua do Comércio, cheio de drogados a roubar, a consumir e a traficar ! Por toda a zona, desde esta citada rua, passando pela rua Direita até à de Santa Isabel e até à Ponte velha, é só assaltos a lojas, montras partidas, vandalismo,ocupam e dormem nas casas abandonadas, etc. ! O epicêntro da falta de segurança em Portimão é , por mais mirabolante que seja , nesta zona, que devia estar bem preservada, equipada e requalificada para atrair visitantes e turistas com restaurantes de categoria, cafés de charme, boas lojas, esplanadas, animação, etc, revitalizando o comércio tradicional e dar mais emprego e até para pessoas montarem o seu próprio negócio ! A primeira coisa urgente será retirar dali o CAT, seguindo-se a reabilitação da zona e com as onsequências benéficas que daqui viriam ! Veja-se outras cidades do país, assim com Faro, Lagos, Loulé, só para citar exemplos ! A CMP yem sido imqualificável por tanta incompetência e falta de visão estratégica e urbanística ! Os quatro assuntos para serem discutidos estão neste texto ! A zona histórica de Portimão, ao contrário das outras cidades, está completamente abandonada e entregue aos drogados do famoso CAT ! É uma zona envolvente ao pé do rio e bastante grande, jnto à principal Praça de Portimão, a da " Casa Inglesa ", onde turistas e visitantes dali não saem, pois nada exste mais para ver ! Toda esta zona requalificada, da maneira que já disse anteriormente, trará mais comércio, revitalizará o existente, criará mais emprego e diminuirá a segurança ! Pra mim é evidente ! Mas para este senhor da CMP não o é ! Só o é para Alvor, cujo centro histórico está como o de Portimão poderia e deveria estar, mas o " senhor" não quer .....! Está na mão dos Portimonenses o futuro da cidade, e não na mão deste " senhor " !!!

    ResponderEliminar
  2. Plenamente de acordo com este comentário, pois vivo e convido, infelizmente, com esta realidade, já que moro nesta dita zona antiga de Portimão. Zona esta que supostamente devia estar conotada com a zona mais interessante e bem tratada de Portimão, mas que a realidade passa precisamente por tudo o que foi dito no comentário anterior. As poucas pessoas que cá moram temem pela própria segurança e pela segurança dos seus bens, porque cada vez mais se assistem a assaltos e vandalismos, não só às casas como às viaturas. Trata-se inclusivamente de uma questão de saúde pública porque variadas são as vezes em que se assiste a estas pessoas urinarem na via pública ou até a satisfazerem outras necessidades fisiológicas mais sólidas, como aconteceu à porta de uma vizinha, onde alguém não encontrou melhor sítio do que aliviar-se logo ali... Seringas, vómitos de sangue, e outras porcarias são também a realidade, minha gente...
    e o centro histórico ainda vai tendo algumas crianças. Temos que sujeitá-las a este espectáculo degradante?


    Outra questão que devia ser debatida é a questão do estacionamento nesta zona. O estacionamento na zona histórica devia estar reservada a quem cá mora, como se vê em qualquer outra cidade que se preze e que acarinhe o centro histórico. Nunca vi nada assim... Pessoalmente até sinto pena dos estrangeiros que cá vêm e que ficam no Hotel Globo e perguntam onde é o centro histórico. Que temos nós para lhes mostrar? Pena e vergonha...

    Faça-se alguma coisa. Pelo bem da cidade, pelo bem de quem cá mora, pelo bem de quem nos visita. Tenhamos orgulho no nosso cetro histórico.

    ResponderEliminar
  3. https://www.facebook.com/notes/galeria-se/comercio-da-parte-historica-portimao/1671253633505

    ResponderEliminar
  4. Caro João Pires,

    A vossa iniciativa parece-me do maior interesse. Pela minha parte, estou interessado e disponível para participar. Encontre-se um local e uma data que sejam da conveniência da maior parte dos interessados e, feita a necessária divulgação, lá estaremos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar