O kartódromo do AIA será palco para o Mundial Rotax, prova que dará ao Algarve
uma receita superior a quatro milhões de euros
A BRP (Bombardier Recreational Products Inc.) detentora da Rotax Max Challenge,
organiza de 25 de Novembro a 2 de Dezembro, no kartódromo do Autódromo
Internacional do Algarve (AIA) as Rotax Max Challenge Grand Finals (RMCGF) 2012
, competição que vai reunir numa mesma pista um total de 310 pilotos
provenientes de cerca de 60 ssenta países do mundo inteiro e que representa para
a região do Algarve uma receita superior a 4 milhões de euros.
As Rotax Max Challenge Grand Finals, que serão organizadas em parceria com o
Autódromo do Algarve e a Korridas (empresa distribuidora oficial da marca para a
península ibérica), juntam num único evento os melhores pilotos e equipas
participantes nos diversos campeonatos nacionais e internacionais organizados
pela Rotax, divididos pelas categorias incluídas nas Rotax MAX Challenge; 125
Micro Max, 125 Mini Max, 125 Junior Max, 125 Max e 125 Max DD2 (caixas de 2
velocidades), 125 Max DD2 Masters.
As RMCGF são uma competição aprovada e reconhecida pela CIK/FIA, que utiliza
motores Rotax Max que são verificados e selados (para garantir performances
iguais). A selagem é efectuada por distribuidores autorizados, nos seus centros
reconhecidos, quando se disputam competições de nível nacional e internacional
do RMC.
Seguindo as regras estabelecidas pelos Regulamentos Desportivos e Técnicos da
Rotax Max Challenge e utilizando unicamente um tipo de pneus (Mojo), o sucesso
desta competição assenta no facto de dar grande importância à experiência e
competitividade do piloto e na sua destreza em garantir o melhor equilíbrio
entre motor, pneus e chassis.
As RMCGF regressam assim a Portugal, depois do sucesso que representaram em
2006, ano em que foi a bonita cidade de Viana do Castelo a receber este evento
tão importante. E trata-se realmente de um grande evento. Afinal, segundo os
especialistas, as RMCGF envolvem mais de dois milhares de pessoas que, durante
cerca de uma semana, trabalharão arduamente para que tudo se desenrole na
perfeição. Cerca de 2000 pessoas, entre pilotos, assistências, acompanhantes,
organização, imprensa e toda uma rede de prestadores de serviços, que transforma
a RMCGF num evento muito importante – financeiramente falando – para a região e
para o país, ou não estivéssemos perante o maior evento de Karting do Mundo.
Uma análise devidamente efectuada por especialistas em investimentos e
respetivo retorno, prevê uma entrada directa de divisas de cerca de 3,5 milhões
de euros, a que se juntam receitas colaterais calculadas pelo número de pessoas
envolvidas no evento, superiores a 350 mil euros. A estas juntam-se as que serão
efetuadas por agentes exteriores, que deverão rondar os 140 mil euros, o que
indica uma receita para o país superior a quatro milhões de euros. Já em relação
à região, a receita conseguida sem investimento interno vem permitir a criação
ou conservação de empregos directos e indirectos, tão importantes nesta época de
crise em que o país está mergulhado.
Em termos práticos, serão mais de um milhar de quartos de hotel ocupados
durante praticamente uma semana na área de Portimão, a que se somam cerca de 400
viaturas de aluguer utilizadas durante esse período, bem como milhares de
refeições consumidas em restaurantes da zona. Contudo, e para além do retorno
imediato que este evento gera no turismo da região, há ainda o factor de
oportunidade de promoção da região a potenciais turistas que, se não fosse o
motivo de se deslocarem a este evento, muito provavelmente não planeariam
conhecer a região.
Estamos assim perante um evento que gera números interessantes, os quais colocam as Rotax Max Challenge Grand Finals no “Top Five” dos melhores e mais interessantes eventos de desportos motorizados realizados no nosso país, quase todos eles, tal como as RGF, de nível mundial.
A título de curiosidade, deixamos-lhe algumas notas sobre esta competição que
dão conta da respectiva importância e grandeza. Afinal, não será por acaso que o
Rotax Max Challenge (RMC) se tornou na mais famosa e participada competição de
karting do Mundo, isto porque actualmente há mais de 7500 pilotos que utilizam o
motor Rotax Max e que participam nos vários troféus nacionais do RMC, existindo,
igualmente, outros tantos a competir com a regulamentação do RMC.
Em termos históricos, o desenvolvimento do projeto Rotax para o karting
começou nos anos 80, mas foi em 1997 que surgiu no mercado o Rotax FR 125cc Max.
As primeiras finais mundiais Rotax Max Challenge foram realizadas três depois,
no ano 2000. Já em relação aos protagonistas, a Bombardier Recreational Products
Inc. (BRP) é uma empresa privada, líder mundial no design, desenvolvimento,
produção, distribuição e comercialização de veículos motorizados de recreio,
possuindo um portfolio de marcas e produtos no qual encontramos motos de neve
Ski-Doo e Lynx, motos de água e barcos Sea-Doo, motores fora de bordo Evinrude e
Johnson, veículos todo-terreno e de estrada com a marca Can-Am, assim como
motores Rotax, produtos que, em termos globais, são comercializados em mais de
100 países por ume entidade que emprega mais de 6000 pessoas no mundo inteiro.
Fonte: Lusomotores
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