Páginas do Portimão Sempre

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sugestões de um amigo do Portimão Sempre. Agora convosco: Rui António Santos Dias





Os problemas de Portimão são semelhantes a outras cidades em que o desenvolvimento não acompanhou o crescimento demográfico.


Apesar de ser uma cidade pequena nos últimos anos a população aumentou bastante mas manteve-se dependente de uma úni...ca actividade que é o turismo.


Há quem fale também no comércio mas não acho que possa ser considerada uma atividade que gere riqueza.


O comércio nunca poderá prosperar numa cidade onde não existe poder de compra.
O crédito concedido pelos bancos às pessoas tem permitido que ainda pudessem fazer algumas compras mas pelo que vejo nas notícias é algo que tem os dias contados.


Quando as compras deixarem de acontecer o aumento de desempregados irá ocorrer naturalmente.
O desemprego e a escassez de apoios sociais poderão contribuir para que o desespero de algumas pessoas as transforme em criminosos.


Isso é o que se passou no Brasil que apesar de terem uma forte criminalidade organizada foi a pobreza extrema que transformou pessoas que em condições normais seriam cidadãos como outros quaisquer em ladrões e assassinos.

O problema de Portimão só poderá ser resolvido com um investimento de privados em indústrias que criem riqueza e emprego.
Para quem como eu que já teve a oportunidade de viajar sabe bem que Portimão em termos de turismo não se compara em nada com determinados destinos turísticos ainda menos conhecidos.
O turismo em Portimão tem que ser reinventado, tem que se adaptar ao que é feito noutros lugares.


Tem que perceber o que é que procura o turista que traz benefícios para a cidade.
Neste momento Portimão não é o destino preferencial para esse tipo de turista que só vem para Portimão quando os lugares para onde costuma ir não são seguros.
Mas para além do turismo é importante apostar noutras atividades que complementam o turismo.


De preferência em atividades não poluentes, ninguém quer ir passar férias para um local onde tenham que respirar ar poluído.
Quanto à criminalidade que existe ai comparado com o que se passa no Brasil em cidades de igual dimensão onde quase todas as semanas existem pelo menos um homicídio e dezenas de furtos nem sequer se pode ser considerada uma grande criminalidade.


Mas é aconselhável cortar o mal pela raiz e isso só se resolve com um papel mais ativo da polícia.
A cidade não é grande e os locais onde mais furtos existem estão identificados basta efetuarem mais patrulhamentos nesses locais.


Não sei bem o que o cidadão comum poderá fazer por si só para resolver estes problemas.
Já vi comentário de formar milícias populares para atacar a criminalidade mas será que alguém está com disposição de levar um tiro ou uma facada e se responderem da mesma forma será que estão com a disposição de passar alguns anos atrás das grades.


A solução mais racional, penso eu, é de pressionarem ao máximo as autoridades para serem mais ativas e eficazes no combate à criminalidade.


Quanto ao melhoramento do turismo e aposta noutras atividades é algo que depende dos privados mas com algum empenho da prefeitura poderá ser conseguido.

Sem comentários:

Enviar um comentário