Páginas do Portimão Sempre

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Lena afinal já não vem!!! Novidade frequinha ou não?


"Grupo Lena já não faz a obra

O Complexo Desportivo de Portimão, que representaria um investimento de cerca de 150 milhões de euros, já não vai ser construído. Segundo apurou o CM junto da autarquia, a empresa vencedora do concurso de concepção e construção do equipamento – o Grupo Lena – deverá desistir da concretização da obra.


"Existe um acordo de princípio para que o terreno, que havia sido cedido em direito de superfície, seja devolvido à câmara, estando a ser acertadas as questões legais", afirmou fonte da autarquia liderada por Manuel da Luz.
Contactado pelo CM, o director de marketing da empresa, Pedro Carvalho, afirmou que "decorrem, no momento, conversações entre o Grupo Lena e a Câmara de Portimão no sentido de encontrar a melhor solução possível para ambas as partes".
O projecto do complexo contemplava a construção de um estádio, pavilhão multiusos, complexo de piscinas e área verde. O empresa vencedora do concurso ficaria responsável pelo investimento, mas poderia construir 200 moradias e um centro comercial (com hipermercado, 70 lojas, restaurantes e cinemas).
A autarquia, que fez o lançamento simbólico da primeira pedra da obra em Setembro de 2009, entende que já não se justifica. O actual estádio e pavilhão desportivo estão a ser alvo de obras e existe ainda o Portimão Arena com capacidade para grandes competições desportivas. Em relação às piscinas, a câmara pretende avançar com a construção de um complexo junto ao Estádio Dois Irmãos." - Correio da Manhã
------
Sim, o tal lançamento simbólico que por "acaso" ocorreu dois meses antes das eleições autárquicas. 
Pelos vistos este ritual simbólico de colocar a primeira pedra dois meses antes de umas eleições não funciona lá muito bem (pelo menos para nós), pois o mais provável é que a segunda e as restantes pedras nunca venham a ser colocadas.
Mas na minha "ingenuidade" ainda pensei que a tal segunda pedra ainda viesse a ser colocada um dia destes.
Talvez esta pedra viesse de Plutão ou então que caísse em forma de meteorito.
Talvez fosse mais uma daquelas campanhas "mesmo boas" para colocar Portimão ainda mais no mapa.
Por enquanto ainda estamos assim. 


Faro ainda continua a bold mas com a tal segunda pedra "especial" ou "espacial" de certeza que não só Portimão ficaria a bold mas também a itálico. 

Mas afinal parece que as pedras já estão todas aqui mas só que no lugar errado.
Será que já não se sabia há bastante tempo, mesmo antes das eleições, que a tal segunda e as demais pedras nunca viriam a ser colocada?

Se sim.

Como acham que podemos classificar esta omissão.

2 comentários:

  1. Esta omissão podemos classificar como falta de honestidade e competência!
    Para que serve promessas de desenvolvimento da cidade quando na realidade nada se concretiza?
    Não seria fácil de prever que a obra ficaria sem efeito?
    Mas não, vamos lá enganar mais uma vez o zé povinho que ele até fica contente... e depois logo se vê... e assim até ganhamos mais uns votos, mais uns tachos...e "isto ninguém nos tira"!

    ResponderEliminar
  2. Sobre este assunto, deixo esta questão: se existiu concurso, quem ganhou o mesmo não deverá agora acarretar com as despesas de indemnização? (ou será que é o Município que ainda vai dever indemnização ao grupo Lena?)


    E para avivar memórias, eis a lista de "obras" que já não se realizarão em Portimão:
    - Insectário
    - Estádio de Futebol
    - Piscina Olímpica
    - Oceanário
    - Planetário
    - "segunda fase de reabilitação da zona ribeirinha de Portimão"
    - "abrir na frente urbana uma brecha para o trânsito de forma que os veículos que entram pela ponte antiga não tenham necessidade de passar pela frente ribeirinha para chegar ao centro da cidade"
    - Teleférico panorâmico ("que acompanhará toda a zona ribeirinha desde o planetário, a norte, junto à ponte até ao Oceanário, mais a sul")


    Dizem as más línguas que, uma vez que o município está neste momento tão desfalcado de capital, nem as receitas provenientes do excessivo preço cobrado pela água aos munícipes através da EMARP (que realmente acaba por dar um lucro descomunal!) está a valer receitas que se vejam à câmara... (parece que até tiveram que pagar ordenados dos funcionários da câmara com dinheiro da água... VERGONHA! enfim...)


    "Questionado sobre se não consideraria este projecto demasiado ambicioso, já que envolve um investimento de cerca de cem milhões de euros, Manuel da Luz afirmou que "a ambição faz parte da função de um autarca, devemos pensar a cidade a longo prazo, a mais de 20 anos, e não apenas prevendo períodos curtos"."

    oops... Não sei se deveria ter colocado este último parágrafo...

    ResponderEliminar