Páginas do Portimão Sempre

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Novo gigante comercial ajuda a recuperar igreja de Portimão





No âmbito do empreendimento Aqua Portimão, o maior espaço comercial de todo o barlavento algarvio e cuja inauguração está prevista para abril, a Bouygues Imobiliária vai contribuir para a recuperação do exterior da igreja matriz de Portimão, que se localiza na paróquia da Nossa Senhora da Conceição.

A contribuição da empresa promotora do Aqua Portimão materializa-se na pintura e recuperação do exterior do edifício, que é do estilo tardo-gótico português. A “inauguração” da igreja matriz está prevista para o dia 5 de março.

“O interesse da Bouygues Imobiliária numa região ou concelho não termina com a entrega do empreendimento. Há toda uma relação, uma parceria, de respeito mútuo que é estabelecida e que tem como objetivo tornar a zona cada vez mais atrativa e com uma qualidade de vida crescente”, adianta Ana Vidal, diretora geral da empresa.

Para além do novo gigante comercial que vai nascer em abril, em Portimão, a Bouygues já concretizou outros dois projetos na região, nomeadamente o Portimão Retail Center, o Retail Park Albufeira.

Fonte: Jornal do Algarve
http://www.jornaldoalgarve.pt/2011/02/novo-gigante-comercial-ajuda-a-recuperar-igreja-de-portimao/



Portimão: Obras da Igreja matriz quase concluídas

A igreja reabre a 5 de março, após profundas obras de remodelação interior. A Bouygues Imobiliária promotora do Aqua Portimão o maior retail park da cidade, contribuiu com a pintura e recuperação exterior do edifício.

De acordo com a paróquia da Nossa Senhora da Conceição a pintura da Igreja está praticamente concluída, assim como o estrado de pedra no altar-mor, que irá substituir o de madeira, usado provisoriamente.

Segundo a mesma fonte, a intervenção no edifício gótico do séc. XV que foi reconstruído após o terramoto de 1755 com os donativos dos portimonenses ao longo dos sécs. XVIII e XIX está orçamentada em 600 mil euros. A autarquia disponibilizou 150 mil euros e a paróquia recolheu mais de 136 mil euros de donativos até ao momento.

A picagem e pintura da fachada é uma intervenção extra, que custa mais de 200mil euros custos que serão suportados pela promotora imobiliária.

Contudo, a intervenção no coro alto foi muito mais profunda do que inicialmente se considerou já que barrotes e estrutura se encontravam destruídos. Foi por isso construída uma estrutura nova e um novo soalho e forro inferior que correspondem ao teto, relativamente à nave do templo.

A cripta foi desimpedida e foi aí descoberta a sepultura do reconstrutor da igreja no século XIX, havendo a intenção, por parte da paróquia de deslocar para o mesmo local sepulturas de outros sacerdotes. Após a desmontagem dos andaimes vai ser recuperada a pintura dos altares laterais, até aqui coberta de tinta.

Aqua Portimão anuncia contribuição

No âmbito do retail park Aqua Portimão, o maior espaço comercial do barlavento algarvio, cuja inauguração está prevista para abril, o promotor Bouygues Imobiliária vai contribuir para a recuperação do exterior da igreja.

Em comunicado, a imobiliária precisa que a contribuição se destina à pintura e recuperação do exterior do edifício.

Ana Vidal, diretora geral da empresa salienta que o interesse da Bouygues Imobiliária numa região ou concelho assenta numa parceria, que tem como objetivo tornar a zona cada vez mais atrativa e com uma qualidade de vida crescente.

A Bouygues já concretizou outros dois projetos no Algarve, o Portimão Retail Center e o Retail Park Albufeira.

O novo gigante comercial de Portimão que está a ser construído na zona da Boavista e vai ocupar mais de quatro hectares, é um investimento de 106 milhões de euros e, excluindo o hipermercado Jumbo, terá 132 lojas, sete lojas-âncora e mais de 20 restaurantes, distribuídos por três pisos.


Fonte: Observatório do Algarve
http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=42607

Sem comentários:

Enviar um comentário