Páginas do Portimão Sempre

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A taxa de desemprego de Portimão é de 19,6%!


Ontem saíram os dados relativos ao desemprego.
Todos ficámos a saber que a nível nacional 11,1% da população nacional, está desempregada.
Ficámos também a saber, que o desemprego no Algarve foi de 14,8%, no último trimestre de 2010.

Em Portimão, a taxa de desemprego no mesmo período foi de 19,6%!

É o quinto concelho com mais desemprego no País.

Afinal, não é o que tem mais desemprego no Algarve.
Albufeira tem 22,2% e é o que tem mais desemprego no Algarve.
É o terceiro a nível nacional.

Podemos talvez regozijar…
Porque, não somos os piores…
Pois, mas isto não é para brincadeiras.

Portimão é uma terra fantástica, de boa gente e com um potencial de desenvolvimento sem igual, a sul do Tejo.
Tem uma localização extraordinária. Entre o mar e a serra e entre o rio e a ria.
Pode proporcionar uma qualidade de vida incontestável.

O que é inacreditável, é que todo este potencial, está por aproveitar.
O que é ainda mais inacreditável é que todo este potencial tem sido desperdiçado, por quem tem tido a responsabilidade de decidir sobre o futuro desta cidade.

Estão cá há 36 anos e é este o resultado.

O quinto maior desemprego do país!
Um modelo de desenvolvimento extraordinariamente inadequado para as nossas necessidades!
Um urbanismo desastroso!
Uma situação financeira da câmara municipal tremendamente deficitária e em falência!

Com certeza, que terão feito algumas coisas boas.
Mas o resultado líquido, no final destes anos todos é este:

Gastaram os recursos financeiros até à exaustão!
O povo está no desemprego!
O comércio está na falência!
A indústria não existe!

Este é o seu legado!
Isto é o que eles nos deram!

Isto é o que eles fizeram:
Falharam!


6 comentários:

  1. O PS tem conseguido ao longo dos últimos 36 anos ver renovada a confiança dos portimonenses, para o autor do texto parece que isto foi tão só um acaso.
    Assacar à Câmara a responsabilidade pelos números dramáticos do desemprego além de simplista é um tremendo disparate. Não podemos misturar alhos com bugalhos. Que propostas é que o autor tem para a Câmara criar emprego? E não vale a pena vir falar do Sasha porque o Sasha foi/é um ponto de viragem no que diz respeito à visibilidade do nosso município. Numa economia assente no turismo visibilidade significa mais visitas e mais receitas.

    ResponderEliminar
  2. "Tudo o puder correr mal, irá correr mal." isso é o que dá "Meter os ovos todos no mesmo cesto" e isso foi exactamente o que correu mal aqui ao investir tudo apenas na industria hoteleira.

    Depois vem uma recessãozita e bum, lá ficam os turistas estrangeiros no seu país (sim porque os nacionais nao têm de certeza o mesmo poder de compra e só vêm quando há desconto. Esta situação também era outro tópico interessante de conversa, saber porque é que o Algarve e Portimão em concrecto sofre de uma cíclica falta de turistas estrangeiros quando não há recessão no país de origem nem qualquer outra razão aparente para tal.), lá ficam na sua casinha com ar condicionado, a poupar os seus super-ordenados(a comparar com os nossos miseráveis) e com as suas divisas (os de fora do €uro. Já agora alguem me perguntou se eu queria o €uro ?) bem guardadas a salvo da recessão.

    Para já não falar na sazonalidade (6 meses de tabalho e 6 de desemprego) e todos os problemas associados a este sector (com certeza os patrões pagam menos subsídios de natal, o estado arrecada menos impostos, paga mais subsídios de desemprego, e as pessoas têm de ocupar os 6 meses de inactividade com alguma coisa talvez a passar droga nas ruas às claras).

    E este é o resultado de uma economia assente no turismo.

    Sim senhor, grande planeamento estratégico de longo prazo !
    (A menos que 36 anos nao seja longo prazo).

    Devo ser apenas eu está visto.

    ResponderEliminar
  3. Caro Sr. anónimo das 11:20

    O senhor diz que não se podem assacar responsabilidades à actual gestão camarária, pelo desemprego em Portimão?

    Diz que fazê-lo é simplista e um tremendo disparate?

    Diz que não podemos misturar alhos com bugalhos?

    Então, clique lá neste link e veja lá o que dizem estes senhores:

    http://psalbufeira.blogspot.com/2011/02/albufeira-e-o-quarto-concelho-do-pais.html

    Ah pois é!

    É o PS a dizer aquilo que eu disse, mas… acerca de Albufeira (que é câmara do PSD).

    Veja bem o que dizem:

    ““Quem não compreende um problema não pode contribuir para sua resolução”, argumentam os socialistas, para quem as razões da situação estão “no colapso do setor imobiliário e na crise da construção civil, que arrastaram o setor dos serviços, para uma das maiores crises de sempre”.”

    “Para o PS de Albufeira “não faz qualquer sentido persistir neste modelo de desenvolvimento, assente na promoção imobiliária e na construção civil, com um setor turístico pouco inovador, que responde ao desafio da competitividade pelo preço”.
    “Esta gestão autárquica continua sem entender o que se passa à sua volta, continua a gastar rodos de dinheiro em iniciativas de resultados nulos, continua a persistir nas mesmas receitas, num modelo de desenvolvimento que se mostra esgotado, a auto elogiar-se, sem mostrar capacidade para inverter este rumo” alegam os socialistas.”

    E já agora, também está lá isto:

    “Portimão atinge 19,6% e fica entre os dez que estão no topo dos concelhos com mais desempregados, Lagos e Vila Real de Santo António têm também taxas acima dos 15%.”

    Diga lá então de sua justiça se faz favor.

    ResponderEliminar
  4. È inacreditavel o que este presidente de camara tem prejudicado esta cidade:

    1. cortou ruas fundamentais em portimao( a rua direita que praticamente matou o comercio naquela zona)

    2. A pretensa requalificaçao da Pª da rocha que afastou toda a gente: meus amigos, sem sitio pra estacionar o carro, a zona "morre". está mais que provado. Vejam tambem o que aconteceu em Lagoa e Carvoeiro.

    E em relaçao á taxa de desemprego actual de 19,6% vai crescer com a abertura do noco CC Aqua. O centro de Portimão vai desaparecer( se é que ja não desapareceu)

    ResponderEliminar
  5. Desde há 30 anos que os patos bravos têm tomado conta da cidade. O que está montado em Portimão é um esquema para agarrar os melhores terrenos, em zonas fundamentais. Quando o plano estiver concluído, querem lá estes governantes saber se o desemprego é de 19% ou de 20%? Vão às suas vidas e quem ficar que feche a porta.
    Fiquem atentos, por favor, ao que irá acontecer aos terrenos onde se encontra o convento; fiquem atentos ao que se vai passar com os terrenos onde, supostamente, o grupo Lena iria construir o complexo desportivo de Portimão. Fiquem atentos para que mãos irão parar.

    O que mais me agustia nesta cidade é a falta de perspectivas para o futuro. O mal que já foi feito à cidade é de tal ordem que mesmo que venha para o executivo uma equipa bem intencionada, integra e honesta, com idéias para servir os portimonenses e todos os que escolheram Portimão para viver, duvido que consigam dar a volta à situação.
    Portimão está falido, de dinheiro e de idéias. Tornou-se um albergue de oportunistas, está descredebilizada, sob a aparência de que tudo corre pelo melhor.
    Sabiam que os bancos só emprestam dinheiro a Portimão sob 3 condições: empréstimo aprovado em assembleia municipal; cativação de toda a receita da câmara para pagamento da divida e ... visto do tribunal de contas? Sabem o que é que isto quer dizer??? Que o Municipio está falido para não usar outra expressão, também começada por F.

    ResponderEliminar
  6. Caro Rui Amores,
    Sem dúvida que isto é uma questão de prioridades.
    Dizendo isto de uma forma súbtil e diplomática, quem muito tempo a tratar dos seus interesses especulativos imobiiários, fica com pouco tempo para nos tratar do desemprego, da situação económica, do desenvolvimento, etc.
    Estou a ser ligeiro, eu sei.
    Mas a hora é tardia e não me apetece ser cáustico a umas horas destas...

    Concordo consigo.
    A situação é já tão grave, que pode ser já tarde demais. Mesmo para uma equipa nova que seja bem intencionada e que tenha competência.

    Porém, não se pode baixar os braços.
    Porque haverá um dia, amigo Rui, em que os nossos filhos nos perguntarão o que fizemos para melhorar o futuro deles.

    E nós, vamos ter que ter alguma coisa de jeito para lhes dizer amigo Rui.

    Abraço

    ResponderEliminar