Páginas do Portimão Sempre

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Manuel da Luz e Macário Correia Juntos contra o enriquecimento ilícito

"As diferentes cores políticas unem-se em torno da petição lançada pelo CM para criminalizar o enriquecimento ilícito. O social-democrata Macário Correia e o socialista Manuel da Luz, autarcas de Faro e Portimão, respectivamente, assinaram o documento, que já conta mais de 26 mil assinaturas.

Macário Correia aponta o exemplo dos prejuízos das empresas públicas pagos pelos contribuintes. "Muitas dessas empresas têm uma gestão aparentemente ineficaz, mas os titulares desses cargos ganham milhões em algarismos que, quando temos conhecimento, ficamos chocados", diz, realçando a "forma estranha" como ocorre o "enriquecimento dos responsáveis quando não há uma relação com o resultado das empresas".

"Esta petição do Correio da Manhã é louvável, para criar uma certa pressão sobre algumas hesitações de alguns poderes políticos em relação a decisões que já deviam ter sido tomadas", atira o autarca farense, que espera que os seus colegas lhe sigam o exemplo: "Fica ao livre juízo de cada um, e não quer dizer que quem não assinar esteja contra a ideia, mas quantos mais aderirem, mais cedo poderá haver uma decisão para o controlo destas situações".

Já Manuel da Luz, presidente da Câmara de Portimão, concorda "absolutamente" com a implementação de uma "legislação que se enquadre no sentimento que os cidadãos têm relativamente ao enriquecimento ilícito", realçando a importância da "cidadania" no sector público. "As soluções na administração pública têm de ser sempre encaradas como um serviço, uma missão de cidadania. E tudo o que tem que ver com a transparência é uma questão de cidadania."

Para o autarca portimonense, a criminalização do enriquecimento ilícito não tem que ver com o estado actual do País, sendo antes "uma questão de princípio, de filosofia democrática, não pode ser conjuntural". "
Fonte: Correio da Manhã

Está tudo muito bem.
Só queremos realçar uns pontos e fazer umas pequenas perguntas.

Ora bem:

Manuel da Luz, presidente da Câmara de Portimão, disse:
"As soluções na administração pública têm de ser sempre encaradas como um serviço, uma missão de cidadania. E tudo o que tem que ver com a transparência é uma questão de cidadania."

Concordamos com isto.

Macário Correia, presidente da Câmara de Faro, por sua vez disse a propósito de algumas empresas públicas:
"Muitas dessas empresas têm uma gestão aparentemente ineficaz, mas os titulares desses cargos ganham milhões em algarismos que, quando temos conhecimento, ficamos chocados", diz, realçando a "forma estranha" como ocorre o "enriquecimento dos responsáveis quando não há uma relação com o resultado das empresas".

Também concordamos com isto.
Em absoluto.

Mas já agora e pegando aqui no mote deixado pelo presidente da câmara de Faro, gostaria de fazer apenas umas pequenas perguntas:

Como estão as empresas municipais de Portimão?

Vamos pegar numa ao acaso.
Por exemplo, a Portimão Urbis.
Como está esta empresa?
Qual é a sua performance?

Por último:
Haverá por cá, algum caso concreto como o descrito de forma genérica, por Macário Correia?

Ficam estas questões.

Um abraço

3 comentários:

  1. A Portimão Urbis?
    Tá boa tá. Fundiram as outras, a Turis, a SRU nesta.Estavam de rastos e juntaram as misérias numa só.
    Mas ainda não está bom. Agora querem fundi-la com a EMARP. A tal que ainda não sabem se a vendem ou se a fundem.
    Acerca dos gestores destas empresas é que não sei se com estas fusões ficaram fundidos ou não.
    Também não sei se estão ricos ou não...
    Mas desconfio que não estão nada fundidos.
    Fundidos fundidos estamos nós.

    ResponderEliminar
  2. Noticia para inglês ler!

    Então o Dr. Manuel da Luz (moscãoteiro) ainda não se deu conta que tem um DARTACÃO abaixo de si e que já anda com os bolsos mais cheios que o Armando Varas...? Abre os olhos Maneli!

    Em relação a essa fusão... Que anedota...! Fundir a empresa das águea e esgotos com a empresa dos fogos de artificio... (e agora do estádio do portimonense...)

    E quem é que veio a publico falar dessa fusão, quem foi? (não foi o moscãoteiro!) Foi o DARTACÃO!

    Pouca-vergonha!

    ResponderEliminar
  3. O eterno jogo do toca e foge dos cobardes.
    Sejam homenzinhos.
    Digam o que sabem.
    Ou não sabem nada?
    LC

    ResponderEliminar