Páginas do Portimão Sempre

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Mais uma vez, esta notícia

"Mais de 28 mil no desemprego
No final do ano passado havia mais 2696 pessoas desempregadas no Algarve do que no fim de Dezembro de 2009, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). E a tendência é para a situação se agravar nos primeiros meses deste ano.
Centro de Emprego de Portimão é que tem o maior número de inscritos.

De acordo com o IEFP, em Dezembro, estavam sem trabalho28 298 pessoas no Algarve, o que se traduz num aumento de 10,5% em relação ao mês homólogo de 2009, e de 3,5% em comparação com Novembro de 2010. No Continente, foi a região em que o desemprego mais cresceu.
"Se se somar cerca de um milhar de pessoas que se encontram em programas ocupacionais, já estamos próximo dos 30 mil desempregados. Aliás, nos primeiros meses deste ano essa barreira deverá ser ultrapassada, visto que se verifica uma acentuada degradação do tecido económico da região e estão muitas empresas para fechar", afirma António Goulart, da União de Sindicatos do Algarve.
Um dos sectores mais afectados é o turismo. Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), diz que o número de unidades encerradas na época baixa "aumentou significativamente em relação ao que era hábito e há muitas que se mantêm abertas, mas reduziram drasticamente a sua actividade". Elidérico Viegas também diz que "o problema vai agravar-se", visto que "houve empresas que tentaram manter a actividade, mas agora vão ter de despedir pessoas".
PORTIMÃO É O PIOR CONCELHO
Portimão é o terceiro concelho mais populoso do Algarve, mas surge na primeira posição em número de desempregados. Uma liderança que, aliás, já mantém há algum tempo.
Segundo o IEFP, no final ano passado havia 4384 pessoas sem trabalho neste município, ou seja, mais 294 do que em idêntico período de 2009. A maior parte das pessoas (3275) encontra-se inscrita no centro de emprego há menos de um ano. As mulheres são as mais afectadas.
De acordo com António Goulart, da União de Sindicatos do Algarve, o facto de Portimão liderar o ranking do desemprego na região resulta da própria estrutura económica deste município, que é muito dependente de dois sectores muito afectados pela crise: o turismo e o imobiliário." - Correio da Manhã

Já no dia 21 de Janeiro publicamos um post com o título "Mais uma vez o desemprego em Portimão", a chamar a atenção (mais uma vez) para a esta triste realidade.
É com pesar que lemos mais uma destas noticias que em nada prestigia a nossa cidade.
Certamente que não queremos que Portimão seja colocado no mapa por tais motivos.
Como podemos constatar, certos eventos e iniciativas tão badalados em nada beneficiaram os Portimonenses.
Apenas os distraíram mas não é a distracção que providencia aos mais necessitados o essencial para viverem com dignidade.
É incompreensível que numa cidade como Portimão, com todas as potencialidade que se lhe reconhecem, muitos estejam a passar por esta tragédia.
Lamentável.

1 comentário:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=URMaWfaEgQ4&feature=player_embedded

    Deolinda - Parva que sou
    Música e letra: Pedro da Silva Martins

    Sou da geração sem remuneração
    e não me incomoda esta condição.
    Que parva que eu sou!
    Porque isto está mal e vai continuar,
    já é uma sorte eu poder estagiar.
    Que parva que eu sou!
    E fico a pensar,
    que mundo tão parvo
    onde para ser escravo é preciso estudar.

    Sou da geração ‘casinha dos pais’,
    se já tenho tudo, pra quê querer mais?
    Que parva que eu sou
    Filhos, maridos, estou sempre a adiar
    e ainda me falta o carro pagar
    Que parva que eu sou!
    E fico a pensar,
    que mundo tão parvo
    onde para ser escravo é preciso estudar.

    Sou da geração ‘vou queixar-me pra quê?’
    Há alguém bem pior do que eu na TV.
    Que parva que eu sou!
    Sou da geração ‘eu já não posso mais!’
    que esta situação dura há tempo demais
    E parva não sou!
    E fico a pensar,
    que mundo tão parvo
    onde para ser escravo é preciso estudar.

    Touché

    ResponderEliminar