O Algarve foi a única região do continente onde o desemprego subiu em Dezembro de 2010, seja relativamente a Novembro do mesmo ano, com mais 3,5%, ou em termos homólogos, registando mais 10,5€ do que em 2009. Segundo os dados do boletim estatístico do Instituto de Emprego e Formação Profissional IEFP, no último mês existiam 28.298 desempregados registados no centro de emprego do Algarve, mais de 10,5€ do que em Dezembro de 2009, em que havia 25,609 desempregados. Relativamente ao mês de Novembro de 2010 o aumento foi de 3,5% da taxa de desemprego, de 27 348 para 28 298. Comparativamente aos números nacionais, onde se registou uma quebra de 0,1%, em termos homólogos e um crescimento de desemprego de 3,3% entre Novembro e Dezembro de 2010, a região foi a única que apresentou aumento do número de desempregados, a par da região autónoma da Madeira. Observatório do Algarve (clicar na tabela para aumentar a imagem) Nesta tabela, pode-se constatar que entre Dezembro de 2009 e Dezembro de 2010 houve um aumento n.º de desempregados em Portimão (mais de 300) e que nos meses de verão houve uma diminuição. (clicar no gráfico para aumentar a imagem) Essa variação é ainda mais perceptível através deste gráfico. A dependência de Portimão do turismo é bem visível. Infelizmente, continuamos a depender única e exclusivamente de uma actividade que praticamente só funciona em part-time durante o ano. E o resto do ano? O que fazemos? Que iniciativas foram tomadas para reverter esta situação? As iniciativas que podiam ter impedido o flagelo do desemprego que nos atinge. |
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Mais uma vez o desemprego em Portimão
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Paulo,
ResponderEliminarExcelente post!
A propósito deste assunto, e para complementar, conclui-se que Portimão:
1º- Continua a ser o município com mais desemprego do Algarve. Tanto em termos absolutos, como em termos relativos (em % da população activa).
2º- Nos últimos 12 meses, foi sempre o município que registou o maior desemprego (não houve um único mês em que não tenha sido o “campeão”).
3º- Em Dezembro de 2010, face a Dezembro de 2009, registou-se um aumento de 7%.
Conclusão:
1º- No que diz respeito ao desemprego, Portimão continua a ser o pior município.
2º- Foi consistentemente pior ao longo do ano, não tendo havido sinais de inversão da tendência.
3º- Estava mal e ainda conseguiu evoluir para pior.
Comentário:
A crise económica existe. E é responsável por grande parte desta situação.
Mas não pode ser desculpa para justificar tudo.
Já havia uma crise anterior, que se agravou com esta tempestade.
E essa crise era oriunda do mau governo, de quem nos governa.
E o sintoma desta doença é muito evidente:
A crise (que ninguém duvida que nos afectou muito) atingiu todos os municípios do Algarve.
Mas, pelos vistos atingiu muito mais Portimão do que os outros.
Isto aconteceu, porque quem teve o poder de decidir, nunca se preocupou em fazer deste concelho, um concelho mais forte e robusto economicamente.
Um concelho, mais imune às tempestades.
Não.
Apenas quiseram pô-lo no mapa.
Era esta a estratégia.
Pôr Portimão no mapa.
Pois cá está.
Portimão aparece no mapa, como o concelho com o MAIOR desemprego do Algarve.
Disse.
Realmente o desemprego é uma triste realidade para alguns.pois na realidade ainda existem e subsistem o factor CUNHA!!!.Como se costuma dizer quem tem padrinhos, não morre Mouro.O conselho de Portimão não foje á regra,para bom entendedor........
ResponderEliminar