As primeiras coisas primeiro.
Mal ou bem, nós vivemos do turismo.
Mal ou bem, precisamos de crescimento económico, para podermos ter trabalho e prosperidade.
Sabemos que:
Para termos turismo que nos sirva, o comércio tem de ter um papel central.
Para termos crescimento económico, o comércio tem de ter um papel preponderante.
Logo:
Temos de ter um comércio forte.
Isto é incontornável.
Porém, o comércio tradicional em Portimão (como em muitas cidades no país) sofre de uma fragilidade preocupante:
A questão das grandes superfícies (o Aqua está quase a abrir);
A questão da segurança nas principais zonas (como a rua das lojas);
A questão da crise económica;
A questão dos padrões de compra dos consumidores (que de facto gostam do produto shopping);
A questão da inadaptação sensível, por parte de alguns comerciantes tradicionais, às novas necessidades dos consumidores;
Tudo isto em conjunto, praticamente decreta a sentença de morte do nosso comércio tradicional.
Porém, por muito que muitos duvidem, nós precisamos dele.
E isto se quisermos que a cidade, ou seja todos nós, beneficie do emprego e das oportunidades que este sector pode conferir.
Assim, fica aqui este pequeno mote para conversa, pois é necessário que se encontrem soluções.
E já agora da minha parte, se mo permitirem, aqui ficam algumas singelas propostas:
• Actuação mais próxima da edilidade junto das associações comerciais (não só de apoio, mas também de exigência. Sim, de exigência.)
• Criação/expansão por parte da edilidade de uma linha de apoio ao comércio, para agilização de soluções de licenciamento, de garantia mútua, de crédito bancário e de informação crítica de mercado.
• Criação de uma taxa para superfícies comerciais com áreas acima dos 250m2, com vista à criação de um fundo de apoio ao comércio tradicional.
• Criação de estruturas que permitam ao comércio tradicional, um melhor aproveitamento da zona ribeirinha no verão (não apenas o stock off).
• Incentivo para a adaptação do horário de funcionamento, para um horário mais de acordo com as necessidades actuais dos consumidores (estes não vão às compras às 16h no verão. Vão às 21h. E não vale a pena acender as luzes de natal às 18:h quando o comércio fecha às 19h.).
Bom, e já dá para começar a conversa.
Mais uma vez, agradecendo a vossa atenção, fica aqui:
Um abraço.
só faço compras au domingo...como esta tudo fechado no centro da cidade sou obrigado a recorrer a centros comerciais com muinta pen
ResponderEliminarO mal foi permitirem os shoppings.
ResponderEliminarSão autenticos arrastões. Arrebentam com tudo.
E agora que os deixam abrir ao domingo ainda pior.
Isto não tem remedio
Noticia do jornal Correio da manhã de hoje.
ResponderEliminarVem bem a propósito.
VENDAS DE NATAL CAEM
O comércio algarvio deverá registar quebras de mais de 10% nas vendas de Natal neste ano, devido à crise, segundo uma estimativa do presidente da Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL).
Além da falta de dinheiro dos clientes, João Rosado diz que a decisão das autarquias de reduzir ou mesmo suspender os gastos com a iluminação de Natal – Portimão foi uma das poucas câmaras algarvias a manter um investimento semelhante ao do ano passado – também terá um efeito negativo, dado que "as artérias comerciais ficam menos atractivas para o público".
Neste período, muitas lojas irão manter-se abertas aos sábados, domingos e feriados, enquanto o encerramento nos dias de semana será efectuado mais tarde, entre as 20h00 e as 21h00.
Além de várias iniciativas de animação, a ACRAL promoverá uma feira de retalhos no próximo mês, em Portimão, e no primeiro fim-de-semana de Janeiro, em Faro (para escoar produtos que não forem vendidos no Natal).
João Rosado realça que esta época funciona como um "balão de oxigénio para muitas lojas", representando "cerca de 40% do total de facturação do ano inteiro".
Quem quiser comentar, é favor de o fazer.
Abraço
Sim o comércio está a decair mas, se estivesse aberto mais horas, suponho que a população aderia.
ResponderEliminarSeria mais trabalho e também mais clientes.
Agora fecham à hora do almoço, fecham cedo ficam sem clientes ,e até é óptimo para os malfeitores.
Não devemos culpar os grandes centros mas sim usar as mesmas armas, mas isso toda a gente sabe!
Comercio local com os empresários estagnados, sem ideias, conheço quem esteja na rua das lojas e venda ! Os primeiros a falar são os que vivem dos subsidios. Trabalhem ! abram no verão de noite ! tenham ideias e deixem de chorar ! Associação de comerciantes??? ah ah ah ou associação de lavagem de dinheiro de fundos e de Formação Profissional da Tanga ?
ResponderEliminarUma boa iniciativa da feira de retalhos, agora saber onde vai ser feita. Porque se é para chamar a população para o comércio local e depois instalam as bancas na zona ribeirinha....ou seja levam as pessoas para onde não existem as lojas, como aconteceu com o stock out, acho que não vale a pena.
ResponderEliminarA diferença entre o comercio tradicional e as grandes superficies é apenas uma: As grandes superfícies adaptam-se às necessidades dos clientes e o comercio tradicional não. Ora vejamos, quem são os clientes do nosso comercio tradicional? São maioritariamente os trabalhadores e residentes na área. deste modo, e com os horarios praticados, quando é que querem que os clientes vão às compras? Na hora do trabalho? Eu vejo por um familiar, que tem o seu negócio às moscas a tarde inteira e, de repente, às 18:30-19h, puff, por magia a casa enche... Porque será?
ResponderEliminarOutra coisa que me faz confusão é no verão... final de tarde, montes de gente na rua das lojas e , de repente, 19h... os clientes a bater à porta e: "desculpe, já são sete horas... estamos fechados!"
Depois a culpa é do Belmiro...
Anda-mos muito distraídos: Amigos e Empresários, Portimão é de momento uma cidade prestigiada pois goza mais do qualquer outra de uma força emergente que está a ajudar e a elevar o mercado tradicional Local, Mtcard.net, Já reconhecida por: SCRIBNAUTA * Associação de Amigos Empreendedores da Lusofonia como a empresa revelação, http://www.scribnauta.org/
ResponderEliminarEmpresa «MTcard» * EMPRESA REVELAÇÃO 2011/ Empresa de apoio ao Mercado Tradicional/ Pequenas, Médias e Grandes Empresas. Foi eleita pela Associação «SCRIBNAUTA» como a «EMPRESA REVELAÇÃO 2011» por ter desenvolvido um sistema de inovação com base no novo conceito «E-commerce & Redes Sociais» que está a revolucionar o mercado, unindo Empresários associados «MTcard e Clientes «MyDominium.