Páginas do Portimão Sempre

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Não votarei na candidata do PS para as próximas eleições autárquicas em Portimão

Não votarei na candidata do PS para as próximas eleições autárquicas em Portimão.

Porquê?

Porque já votei PS aqui em Portimão e considero-me enganado.

Considero-me enganado, porque prometeram um concelho de progresso e desenvolvimento e encontro um concelho com uma taxa de desemprego das maiores do País.

Considero-me enganado, porque esconderam o descalabro financeiro (Portimão é dos municipios com mais dívidas do País) que já viviam e que agora está bem patente perante todos.

Considero-me enganado, porque tiveram o descaramento de afirmar que a culpa deste descalabro financeiro é culpa exclusiva da crise que vivemos e que não é culpa deles. 
O que é mentira. Existem 308 municípios no País e todos sentem a crise. Logo, não se compreende o porquê deste descalabro em Portimão, quando comparado com outros concelhos similares.

Considero-me enganado, quando dizem que as dívidas foram resultantes da obra que fizeram. Um museu, um teatro e um pavilhão, não chegam para justificar um descalabro financeiro desta magnitude.

Considero-me enganado, quando dizem que a obra que fizeram é de supremo significado. Sem tirar o mérito e a valia do museu, do teatro e do pavilhão, eu preferiria ter um desemprego menor e uma pujança económica maior do que que o que temos.

Considero-me enganado, porque vamos ter de pagar o IMI à taxa màxima pelos próximos 20 anos, como contrapartida do plano do governo central (PAEL) para pagar as dívidas do município.

Considero-me enganado, porque o município com as dívidas que contraiu às empresas fornecedoras, tem-se constituido como cangalheitro dessas mesmas empresas.

Considero-me enganado, pelos ajustes directos de impossivel justificação.

Considero-me enganado por pagar a factura da água a um custo dos mais elevados do Algarve.

Considero-me enganado, por constatar que existe uma imensa máquina que vive à custa deste regime. E que essa máquina tem um reflexo no nossos impostos e taxas locais.
Porque a máquina, paga-se.

Considero-me enganado, quando me dizem que é seguindo o mesmo rumo com as mesmas pessoas, que vamos obter resultados diferentes.
Porque é disto que estamos a falar.
Serão as mesmas pessoas.
A fazer as mesmas coisas.

Assim, porque me considero enganado,
Não votarei mais neles.

Não sei ainda em quem votarei...
Mas votarei em qualquer um que não sejam estes que lá estão.
O PCP, o BE, o PSD, o CDS e outros partidos terão os seus candidatos.
E qualquer um deles servir-me-á.

Mas estes que lá estão...

Não!

JP

domingo, 25 de novembro de 2012

Portimão: Autarquia e IAPMEI promovem ciclo de workshops sob o mote «Empreender e gerir com sucesso»


A Câmara Municipal de Portimão e o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) vão promover o ciclo de workshops «Empreender e gerir com sucesso», dirigido a empresários e gestores, mas também a potenciais empreendedores.

A primeira ação, cujas inscrições já se encontram abertas, está marcada para a próxima quinta-feira, 29, e abordará o tema «Comunicação Eficaz», com orientação de Filipa Janeiro Pais, formadora da Academia PME/ IAPMEI.

O evento, informa a autarquia em comunicado, terá lugar entre as 9:30 e as 17:30 horas, na Casa Manuel Teixeira Gomes, espaço onde decorrerão todos os workshops deste ciclo.

Este workshop visa dotar os participantes de competências na área da comunicação, promovendo o sucesso empresarial através da adoção de formas de comunicação individuais mais eficazes, reconhecendo a importância da comunicação e transformá-la num elemento facilitador do negócio e utilizando técnicas práticas para clarificar e simplificar a forma e o conteúdo comunicacional.

No dia 12 de dezembro, será a vez de João Luis Amaro, consultor e formador na área de empreendedorismo e inovação, explicar detalhadamente como se elabora um plano de negócios, desde o surgimento da ideia ou da oportunidade de negócio até ao processo de criação da empresa, o que é e para que serve, como o elaborar, quais as competências mais importantes do empresário e quais as instituições que podem ajudar a transformar uma oportunidade num projeto empresarial com futuro.

As inscrições para este workshop podem ser feitas a partir de 3 de dezembro, destinando-se não só a empresários e gestores de pequenas e médias empresas, como também a potenciais empreendedores.

No mês de fevereiro, e dando o mote para o novo ano, está desde já agendado o workshop «Energia Positiva», no âmbito da Academia PME/ IAPMEI, em que serão destacados aspetos como a promoção do sucesso empresarial através da adoção de atitudes individuais positivas, a identificação e prevenção de obstáculos pessoais à concretização de objetivos, ou o uso de técnicas práticas para padrões de linguagem, gestão emocional e gestão de stress, entre outros temas. A data desta ação e do respetivo prazo de inscrições serão anunciadas oportunamente.

A participação nos workshops é gratuita, mas está limitada a 15 inscrições para cada ação, encontrando-se as respetivas fichas disponíveis no sítio http://www.cm-portimao.pt, que depois de preenchidas deverão ser enviadas para o Gabinete de Apoio ao Investidor da autarquia, sendo possível solicitar esclarecimentos complementares através do telefone 282480448 ou do endereço eletrónico gai@cm-portimao.pt.

Este ciclo insere-se na política municipal de apoio às pequenas e médias empresas do concelho e vem no seguimento de uma parceria estabelecida entre a Câmara de Portimão e o IAPMEI, tendo-se realizado em maio passado o mais recente workshop, que contou com uma recetividade muito positiva por parte de empresários e gestores.

Fonte:
Diário Online Algarve

PSP dispara na Praia da Rocha para acabar desordem

Pedras, tiros e bastonadas marcaram o fim da madrugada de ontem na praia da Rocha, onde a PSP teve de fazer uma carga policial, com disparos para o ar, para terminar com uma desordem que envolveu 50 indivíduos.

Um jovem de 19 anos, de Portimão, foi detido depois de ter agredido, com um bastão da PSP, um polícia, que ficou ferido na cabeça. Testemunhas no local referiram ao CM que tudo começou pelas 06h30, quando a PSP foi alertada para desacatos no Dancing Cinderela, junto à avenida Tomás Cabreira, onde decorrera uma festa africana. "Estavam uns 50 tipos no corredor junto à discoteca, à pancadaria. A PSP tentou dispersá-los e acabou por usar os bastões. Foi então que choveram pedras contra os agentes e se ouviram tiros", recordaram.

Fonte policial explicou que na operação participaram 12 agentes. "Já tínhamos a situação controlada quando um homem agarrou num bastão que tinha caído ao chão e agrediu com ele um agente", disse. Quando os outros polícias acorreram a auxiliar o colega, vários amigos do agressor "tentaram impedir a sua detenção e atiraram pedras da calçada contra a PSP, que então efectuou quatro disparos de shotgun, com balas de borracha, para o ar".

Fonte:
Correio da Manhã

sábado, 17 de novembro de 2012

Business Angels: investidores em contraciclo. Portimão - 19 de Novembro


Portimão
19 de Novembro - 18:00h.
Auditório do Campus de Portimão da Ualg.

Programa:

18:00 – 18:05 – Professor Paulo Carrasco (coordenador do polo de Portimão da ESGHT);
18:05 – 18:15 – Dr. Domingos Silva (Presidente da Algarve Business Angels);
18:15 – 18:20 – 1º Elevator Pitch
18:20 – 18:35 – Eng. Paulo Andrez (Presidente da EBAN);
18:35 – 18:40 – 2º Elevator Pitch
18:40 – 19:00 – Dr. Francisco Banha (Presidente da FNABA)
19:00 – 19:05 – 3º Elevator Pitch
19:05 – 19:20 – Sr. Eliseu Correia (CEO da EC Travel)
19:20 – 19:45 – Período para perguntas e respostas;
19:45 – 20:00 – Professor Carlos Cano Vieira (Professor de empreendedorismo).

Link para o formulário de inscrição online:
http://www.fnaba.org/6snba/inscricao.php

Ventos fortes deixam rasto de destruição e provocam 13 feridos nos concelhos de Lagoa e Silves


Os ventos fortes que hoje deixaram um rasto de destruição nos concelhos algarvios de Silves e de Lagoa provocaram 13 feridos, dois em estado grave, e o desalojamento de várias pessoas, segundo a Proteção Civil e o INEM.

Telhas de habitações e árvores arrancadas, carros e postes elétricos virados, vidros de janelas e grades de varandas partidas compunham o cenário nos dois concelhos após o "fenómeno extremo de vento" que se sentiu na região.

No concelho de Silves, quinze idosos foram retirados preventivamente de um lar em Algoz pela Cruz Vermelha Portuguesa para uma unidade de cuidados continuados, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Nas ruas da baixa de Silves procedia-se, ao final da tarde, a trabalhos de limpeza e remoção de árvores, telhas, tijolos e todo o tipo de destroços que o vento espalhou pelas vias, tendo a maioria dos cafés e restaurantes da zona ribeirinha encerrado entretanto, havendo muitas esplanadas e toldos destruídos.

Na cidade de Lagoa, estima-se que mais de 100 habitações tenham sido danificadas, de acordo com o vice-presidente da câmara, Rui Correia.

"Ainda não conseguimos contabilizar todos os prejuízos, mas estimamos que centenas de habitações tenham sido atingidas, bem como largas dezenas de veículos, árvores e postes de eletricidade", disse o autarca ao final da tarde, acrescentando que foi ativado o Plano de Alerta Municipal, o que significa que os funcionários da autarquia se mantêm no terreno em ajuda às populações afetadas.

Em Alvor, concelho de Portimão, o mau tempo extremo fez voar o telhado de um jardim-de-infância, provocando momentos de pânico, mas não se registaram vítimas, disse à Lusa o presidente da junta de freguesia daquela localidade algarvia.

O diretor regional de Educação do Algarve, Alberto Almeida, adiantou à Lusa que houve estragos também numa escola básica do agrupamento Nuno Mergulhão, de Portimão, e que foi fechada a EB23 Jacinto Carreira, de Lagoa, bem como as do agrupamento Rio Arade.

O Instituto de Meteorologia classificou como "fenómeno extremo de vento" e "tempo severo" a situação ocorrida hoje no Algarve e admitiu que pode repetir-se por se tratar de algo imprevisível.

A meteorologista Margarida Gonçalves explicou que a classificação do fenómeno depende da posterior "observação dos estragos, eventualmente o deslocamento da tempestade".

O ministro dos Assuntos Parlamentares afirmou que os serviços competentes irão reagir "o mais rápido possível" aos estragos hoje registados nos concelhos de Lagoa e de Silves, reconhecendo que não há ainda um "conhecimento real da dimensão" dos estragos.

Em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social assegurou que todos os serviços da Segurança Social do Algarve e Alentejo estão em "prontidão total" para assistir vítimas do mau tempo.

As seguradoras Fidelidade Mundial e Império Bonança acionaram um plano de catástrofe e deslocaram seis peritos para o Algarve, para ajudar os clientes no levantamento dos prejuízos dos ativos danificados, informaram hoje as empresas, em comunicado.

Nas operações estão já envolvidas uma equipa da Força Especial de Bombeiros (Canarinhos) e outra do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro da GNR. A Proteção Civil indica também que foram acionados dois helicópteros para fazer o reconhecimento e avaliação da situação.

Fonte:
Diário Online Algarve

Jardim-de-infância de Alvor ficou sem telhado


O mau tempo extremo desta sexta-feira fez voar o telhado de um jardim-de-infância em Alvor, provocando momentos de pânico, mas não se registaram vítimas, disse à Agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia daquela localidade algarvia.

"Crianças e pais entraram em pânico, toda a gente sem perceber bem o que se passou, mas felizmente não houve danos pessoais", disse o autarca, adiantando que por toda a localidade, o mau tempo arrancou árvores, postes de iluminação pública, partiu janelas e provocou estragos em telhados. Artur Santana afirmou que quer o jardim-de-infância quer a escola básica de Alvor foram encerradas, procedendo-se agora à limpeza e arranjos necessários.

Uma moradora de Alvor, Filipa Silva, referiu à Agência Lusa que o mau tempo provocou inundações, especialmente na zona ribeirinha. Filipa Silva, dona de um bar, indicou que o mau tempo coincidiu com a maré cheia e que o acesso na zona ribeirinha ainda está condicionado. O presidente da Junta indicou que houve um estabelecimento hoteleiro cujo telhado ficou danificado e que várias campas do cemitério ficaram estragadas devido à queda de árvores.

O director regional de educação do Algarve, Alberto Almeida, adiantou à Agência Lusa que houve estragos também numa escola básica do agrupamento Nuno Mergulhão, de Portimão, e que foi fechada a EB23 Jacinto Carreira, de Lagoa, bem como as do agrupamento Rio Arade.

Alberto Almeida afirmou que se está a trabalhar para arranjar os estragos provocados pelo mau tempo, mas que "não é certo" que todos os estabelecimentos possam abrir portas na segunda-feira.

A Câmara Municipal de Lagos mandou também encerrar as escolas como medida de prevenção. Fonte da GNR de Faro adiantou que o mau tempo chegou até Albufeira, provocando inundações, nomeadamente em Paderne.

Os estragos causados pelos ventos fortes nos concelhos de Lagoa e Silves, no Algarve, provocaram dez feridos, dois deles em estado grave, indicou à agência Lusa o INEM.

Segundo fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), nove dos dez feridos foram transportados para os hospitais de Faro e Portimão e um deles recebeu tratamento hospitalar no local.

Fonte:
Correio da Manhã

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

6ª edição da Semana Nacional de Business Angels. Em Portimão no dia 19 de Novembro.

 
Esta iniciativa traduzir-se-á em várias acções de promoção da actividade dos Business Angels em diversas cidades do país com o objectivo de aumentar o conhecimento destes investidores pela comunidade empreendedora portuguesa.

No Algarve, esta iniciativa será levada a cabo pela Algarve Business Angels – Associação de Business Angels do Algarve, que organizará no dia 19 de Novembro às 18:00h. uma conferência no Campus de Portimão da Universidade do Algarve.

Entre alguns dos oradores já confirmados para o evento de Portimão, estão o Dr. Francisco Banha (Presidente da FNABA) e o Eng. Paulo Andrez (Presidente da European Business Angels Network - EBAN).

Estão previstos também 3 elevator pitchs, que são apresentações de ideias de negócio por parte de empreendedores, a investidores presentes no evento.

Link para o programa da conferência em Portimão:
- http://www.fnaba.org/6snba/programa_portimao.htm

Link para o formulário de inscrição online:
- http://www.fnaba.org/6snba/inscricao.php

A realização da SNBA é fundamental para que se continuem a obter bons resultados na implementação do Fundo de Co-investimento promovido pelo Programa COMPETE em parceria com Business Angels de todo o país, em especial quando o mesmo entra no seu último ano de investimento. Este fundo, um case study Europeu que tem despertado o interesse de Business Angels e Governos de outros países, permitiu entre 2011 e 2012 o investimento em 56 empresas reservando ainda 34M€ para investimentos até 2013.

Num momento crítico da situação económica do país, a FNABA realça o papel dos Business Angels na dinamização do Ecossistema Empreendedor nacional, posicionando-os como alternativa às tradicionais fontes de financiamento mas também como mentores dos empreendedores que possuem a “faísca” criativa ou a compreensão genuína das necessidades de uma determinada Indústria ou segmento de mercado.

O impacto dos Business Angels na economia é realçado por Francisco Banha, Presidente da Direcção da FNABA, relembrando que “Portugal precisa seguir os passos dados no Reino Unido por David Cameron, Primeiro-Ministro Britânico, não apenas pelas medidas concretas de apoio ao investimento mas sobretudo pela responsabilidade atribuída aos Business Angels quando os qualificou da «mais importante fonte de financiamento para start-ups e empresas em fases emergentes»
 
Fonte: Algarve 24


domingo, 11 de novembro de 2012

Portimão: Homem agride com facada após discussão. Populares interceptaram agressor e entregaram-no à PSP


PSP esteve no bairro Cruz da Parteira onde aconteceu agressão

Um homem de 56 anos foi esfaqueado no peito, ontem à tarde, no bairro da Cruz da Parteira, em Portimão, por um homem que foi agarrado pela PSP, ainda no local.

Segundo o CM apurou junto de fonte da PSP, tudo começou quando três indivíduos, todos aparentando estar alcoolizados, se envolveram numa discussão naquele bairro social, pouco antes das 17h00. O desentendimento acabou com um deles a sacar de uma faca e a agredir o outro, atingindo-o no tórax.

A vítima é residente no bairro, facto que levou alguns moradores a irem em seu auxílio e a interceptar o agressor. Este ainda tentou pôr-se em fuga, mas sem sucesso, tendo sido posteriormente entregue à PSP, que o levou para a esquadra. Os agentes recolheram a faca, bem como indícios no local. A vítima foi conduzia ao hospital de Portimão, onde recebeu tratamento. Está fora de perigo.

Moradores têm pedido à PSP e à câmara que reforce a segurança no bairro.

Fonte:
Correio da Manhã

sábado, 10 de novembro de 2012

Portimão: Salários dos professores das AECs em atraso

 
Professores e auxiliares das actividades extracurriculares das escolas do 1.º Ciclo de Portimão têm mais uma vez os salários em atraso, apurou ontem o CM. As verbas, do Governo, vão para uma conta caucionada, pelo que a autarquia portimonense declina responsabilidade na situação.
 

Detido após perseguição em Portimão

 
 
Agentes da Investigação Criminal da PSP de Portimão detiveram um homem, de 34 anos, por suspeitas de tráfico de droga, tendo apreendido heroína suficiente para 25 doses e cocaína para seis que aquele tinha em seu poder, numa bolsa escondida dentro de um maço de tabaco.
 
A detenção ocorreu pelas 22h30 de anteontem. Os agentes viram o suspeito, já referenciado por tráfico e que seguia numa viatura com um amigo, a fazer uma transacção, no centro da cidade. Perseguiram-no até à zona da Vila Rosa, onde o interceptaram. Além da droga, tinha um canivete suíço, que também foi apreendido.
 


Portimão é uma cidade em festa no São Martinho

 
Na Feira de São Martinho que se realiza de 09 a 18 no Parque de Feiras e Exposições em Portimão
o visitante poderá encontrar os tradicionais expositores de produtos agroalimentares, louça, plásticos, brinquedos, bijuteria, calçado e têxtil, num total de 84 expositores.
Mas como o São Martinho se festeja também e sobretudo com castanhas e vinho, o visitante encontrará ainda as tradicionais castanhas assadas, as farturas, as pipocas e o algodão doce, os cachorros quentes, o polvo assado, o pão com chouriço, as bifanas e outros petiscos nos bares e tasquinhas existentes no recinto.
No rés-do-chão do Portimão Arena haverá um salão automovel com automoveis usados uns e menos usados outros e ainda novos modelos a lançar no mercado nacional.
Por outro lado no 1.º andar do Portimão Arena funcionará ainda uma cafeteria e restaurante buffet, para quem procure refeições mais completas, e ainda um espaço de venda de produtos regionais.
Ao ar livre e esperando que o Verão de São Martinho seja mais uma vez uma realidade, haverá uma espaço com tômbolas, jogos de sorte e azar, pistas de carrinhos de choque e outros equipamentos que prometem fazer as delícias de crianças e adultos, sendo de referir que no dia 15 de Novembro o preço especial em todos os divertimentos será de apenas um euro.
A Feira de São Martinho poderá ser visitada das 10:00 às 24:00, com excepção do primeiro dia, 09 Novembro, em que abre pelas 16:00, do dia 18, em que encerra pelas 23:00, e das sextas e sábados, dias em que encerra à 01:00.
 
Fonte: Hardmusica


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Repto aos partidos de Portimão. Tragam-nos candidatos com provas dadas em governação autárquica.

Fernando Costa - Caldas da Rainha

Maria Emilia - Almada
Rui Rio - Porto

Fernando Ruas - Viseu

Francisco Amaral - Alcoutim


Ontem vi o programa do Medina Carreira acerca das autarquias.
O convidado foi o Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Fernando Costa.

Aqui está o link para o vídeo do programa:
Olhos nos olhos - autarquias

E fiquei com vontade de partilhar aqui este pequeno raciocínio:

Existem por este País excelentes autarcas, que têm realizado um extraordinário trabalho de governação local.
Que conseguiram desenvolver os seus concelhos, fazendo obra, propiciando desenvolvimento económico e cultural, enquanto mantêm ao mesmo tempo a sustentabilidade e equilibrio financeiro das camâras a que presidem.

Lembro-me assim de repente daqui do Fernando Costa das Caldas da Rainha, do Rui Rio no Porto, da Maria Emilia de Almada, do Fernando Ruas de Viseu e do Francisco Amaral de Alcoutim.
Mas há outros.

Por aqui se vê, que a competência não escolhe côr.
São os sólidos valores e a capacidade de organização e de concretização, que faz com que estes nomes tenham algo em comum.

Para lá deste facto, existe ainda um outro que muitos destes autarcas, partilham também.
Atingiram o limite de mandatos nos seus municípios.
Portanto, não poderão recandidatar-se outra vez.

E não sabendo ainda se podem ou não candidatar-se a outros municípios, eu pessoalmente sou da opinião que estas pessoas com provas dadas, podem ser muito úteis para solucionar as autarquias que se encontram com graves problemas financeiros e organizativos.

Penso que seria um grande acto de humildade e de racionalidade, se as diversas estruturas partidárias locais dos concelhos em particular dificuldade (como é o caso de Portimão), convidassem estas pessoas para cabeças de lista às próximas eleições autárquicas.

Praticamente todos os partidos têm bons nomes com estas características que descrevi.
Portanto, falta de candidatos com qualidade comprovada não haveria.
De todas as cores.

O que eu lamento, é que aqui em Portimão, que recordo mais uma vez, é dos municípios mais endividados do País, que mais peso negativo representa para a economia local, com a taxa de desemprego das mais elevados do País, não haja nenhum partido que perante a situação gravíssima que aqui vivemos, não pense em convidar aqueles que têm indiscutivelmente provas dadas em governação local.

Os candidatos que por aí vão sendo soprados, de parte a parte, não têm os currículos de provas dadas de gestão local, que estes autarcas que tenho aqui descrito têm.

Poderão ser voluntariosos e até bem intencionados.
Mas falta-lhes a experiência necessária para a tarefa a que se propõem.

E a experiência e as provas dadas, são a meu ver prioritarias a tudo o resto, para a boa resolução do problema de Portimão.
Porque a tarefa é imensa.

Fica portanto aqui este repto para quem das diversas concelhias partidárias de Portimão, queira ouvir:

Sejam humildes e reconheçam que o problema que vivemos é das mais elevadas gravidades. 
Reconheçam que o problema que aqui vivemos só se solucionará com pessoas moralmente sólidas e com capacidades de gestão local traduzidas em resultados comprovados.

Reconheçam que estas pessoas, são as melhores pessoas para encabeçar as vossas listas listas às próximas eleições autárquicas para Portimão.

Reconheçam isto e tentem concretizar.

JP

domingo, 4 de novembro de 2012

Plano para autódromo aprovado por credores

O Tribunal de Portimão deverá pronunciar-se, nos próximos dias, sobre o Plano Especial de Revitalização do Autódromo Internacional de Portimão (AIA). O documento foi, anteontem, votado favoravelmente pelos credores da empresa.
 
Segundo o CM apurou junto de fonte próxima do processo, com o plano, a Parkalgar, detentora do AIA, pretende obter mais fundos e ainda um perdão de aproximadamente 40 milhões de euros de dívida, por parte dos credores. Tal como o CM já noticiou, a dívida acumulada da Parkalgar ascende a mais de 160 milhões de euros.
 
O maior credor é o Millennium BCP, banco ao qual a empresa deve 117,4 milhões de euros. Este valor, apurou o CM, poderá baixar para 94,3 milhões, já que a Parkalgar propõe um perdão de 70% no capital e 30% nos juros sobre uma linha de crédito de 39 milhões. Da lista de credores fazem ainda parte dezenas de empresas nacionais e estrangeiras, e organismos públicos, aos quais a Parkalgar deve cerca de 23,5 milhões de euros.
 
O recurso ao Plano Especial de Revitalização já tinha sido viabilizado pelos dois maiores credores da Parkalgar, o referido Millennium BCP e a Bemposta – Empreendimentos Turísticos do Algarve. A aprovação é essencial para que "a estabilização financeira proporcione a conclusão do projecto", disse a Parkalgar. A empresa pretende concluir os apartamentos turísticos e o hotel, projectos que integravam a estratégia inicial de investimento.
 
Ao Estado (Segurança Social e Finanças), a dívida ascende a 614 mil euros (ver apoios). O complexo, iniciado em 2007, foi classificado pelo Governo como Projecto de Interesse Nacional. As dívidas aos credores levaram já a processos judiciais, em que foram alcançados acordos.
 
Fonte:

2.ª Rota do Petisco de Portimão garante mais de 86 mil euros para o comércio local

 
 
Um total de 35.537 ementas vendidas e 86.430 euros para a economia local foram os resultados da 2.ª Rota do Petisco de Portimão 2012, uma organização da Associação Teia d’Impulsos, que promoveu uma festa de encerramento na passada quarta-feira.

Os resultados oficiais anunciados pela organização revelam que, de acordo com os registos fornecidos pelos vários estabelecimentos participantes, em média, entre 31 de agosto e 14 de outubro, foram comercializadas cerca de 800 ementas por dia, tendo-se verificado picos próximos das 2000 ementas diárias às sextas e sábados.

A distribuição foi bastante constante ao longo das seis semanas da rota, o que “comprova a adesão dos «petiscadores» durante o todo o período da iniciativa e o entusiasmo em descobrir os sabores dos 41 estabelecimentos aderentes”, assinala a autarquia.

O petisco revelou ser a modalidade eleita, com um consumo de 30.658 ementas contra 4.879 na versão doce regional, enquanto que a zona azul, a nível de afluência, foi a mais procurada contribuindo com cerca de 1/3 do total de petiscos vendidos.

As 35.537 ementas comercializadas ultrapassam “claramente” os totais do ano passado (9.723). Em relação ao impacto económico direto, fazendo um cálculo com base no número de vendas de ementas da rota nos estabelecimentos aderentes, foi movimentado um valor de 86.430 euros.

No entendimento da organização, este é um valor “no entanto claramente inferior ao impacto económico total da rota, se forem considerados outros consumos acessórios efectuados pelos participantes e os ganhos de publicidade e divulgação que os estabelecimentos aderentes obtiveram com a participação na iniciativa”.

A Rota do Petisco de Portimão 2012 registou ainda outros números, nomeadamente ao nível do programa de animação cultural com cerca de 80 iniciativas desde a música até à dança, às exposições e à animação de rua, 7000 passaportes distribuídos, 15.000 flyers de divulgação na rua, cerca de 300 notícias em jornais e sítios regionais e nacionais.

A Associação Teia d’Impulsos congratula-se com o sucesso desta iniciativa, ao atingir claramente todos os objectivos a que se propôs, que para além dos números apresentados, se traduziu também por trazer milhares de participantes para a rua e, em particular ao centro da cidade de Portimão.
 

Quinta Pedagógica de Portimão tem mais propostas na área psicoterapêutica


A Quinta Pedagógica de Portimão tem diversas novidades na área psicoterapêutica para o ano letivo de 2012/2013, lançando novas atividades e desafios aos participantes nas sessões terapêuticas.

Assim, vão decorrer sessões de terapia através da arte e dos sons dos animais, para além dos serviços que já existem no que toca a sessões de hipoterapia, asinoterapia, terapias e atividades assistidas por animais e atividades adaptadas para população com necessidades educativas especiais a decorrer neste espaço.

Será ainda editada uma publicação mensal de textos, fotos, imagens, rimas, piadas, curiosidades, comentários pessoais e propostas diversas sobre a temática da Quinta Pedagógica de Portimão, bem como o jornal digital da área psico-sócio terapêutica, onde se incluirão pequenas reportagens acompanhadas de imagens, entre uma diversidade de outros conteúdos que serão produzidos pelos participantes.

O objetivo é reforçar a promoção da inclusão social, estimulando a melhoria da autoestima e autoconfiança, ao permitir aos participantes revelarem outras qualidades individuais que possuam, mas que ainda não exploraram.

Também é dada continuidade ao acompanhamento de grupos de alunos das unidades de multideficiência das escolas do município e de outras entidades como CRACEP – Cooperativa de Reeducação e Apoio à Criança Excepcional de Portimão, ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve, Amigos dos Pequeninos de Silves, além dos particulares interessados.

Fonte:
Diário Online Algarve

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Veja como foram afundados os navios de guerra em Portimão. Através de camâras a bordo.

A corveta "Oliveira e Carmo" foi afundada ao largo de Portimão. Ficará a 30 metros de profundidade, para que mergulhadores possam visitá-la. Foi o primeiro de quatro navios
 

 


 
"Serviram Portugal durante muitos anos e vão continuar a servir. Estarão a navegar, no fundo...". As palavras de Luis Sá Couto, coordenador do projeto "Ocean Revival", referem-se aos dois primeiros navios a serem naufragados ao largo de Portimão, a corveta "Oliveira e Carmo" e o navio-patrulha "Zambeze", que irão servir de "casa" à fauna marinha e de atração turística.
 
Os navios estavam inoperacionais no cais da Lisnave, em Almada, e foram cedidos gratuitamente à Câmara Municipal de Portimão, mas o custo do afundamento, cerca de um milhão de euros, foi assumido por privados, entre eles Luis Sá Couto, dono do centro de mergulho Subnauta de Portimão. Ainda assim, o acesso aos navios será possível a qualquer mergulhador, a título gratuito.
 
"A Subnauta e a Navaltrade juntaram-se para preparar os navios, limpá-los de óleos e de outros produtos. Foram também abertas entradas verticais para permitir uma melhor navegação aos mergulhadores dentro do barco", explica Luis Sá Couto.
 
Dois minutos e 21 segundos foi o tempo que a corveta "Oliveira e Carmo" demorou a chegar ao fundo do oceano Atlântico, depois de ter sido afundada a cerca de três milhas a sudoeste de Portimão.
O afundamento da "Oliveira e Carmo" ocorreu a 30 de Outubro às 11h38, na sequência de uma explosão controlada. O mesmo aconteceu com o Zambeze, afundado às 16h04, que demorou cerca de três minutos a afundar-se.

A ação foi executada por uma empresa canadiana especializada neste tipo de operações e os explosivos - que permitem o corte do aço, quando do rebentamento - vieram dos Estados Unidos da América sob elevadas medidas de segurança.

"A ideia era fazer algo de mediático e espetacular para colocar Portugal como destino de mergulho mundial", explica ao Expresso o promotor do projeto "Ocean Revival".
 
Em 2004, algo de semelhante foi feito na Europa, com o afundamento do Sylla, um navio de guerra britânico. Mas é a primeira vez que se afunda quatro navios de uma Armada, criando um verdadeiro museu subaquático.
 
Os dois outros navios, o navio hidrográfico "Almeida Carvalho" e o maior de todos, a fragata "Hermenegildo Capelo", estão ainda a ser preparados para o afundamento, e deverão ir ao fundo até maio do próximo ano.

Fonte: Expresso

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Austeridade e institutos públicos

 
 
Austeridade não é aumento de impostos.
Austeridade é redução de despesa.
É gastar menos.
E gastar melhor.

Há portanto que recordar isto a todos e sobretudo ao ministro das finanças.
...
E uma pessoa que o pode recordar a ele é… o ministro da economia.

Ora vejamos o que o ministro da economia Álvaro Santos Pereira publicou em 2011, aquando de um estudo que fez, acerca do despesismo dos institutos públicos.

Aqui está a transcrição de alguns dados do mesmo, tendo como fonte o blogue estado sentido (http://estadosentido.blogs.sapo.pt/1416087.html):

“Portugal tem hoje 349 Institutos Públicos, dos quais 111 não pertencem ao sector da Educação. Se descontarmos também os sectores da Saúde e da Segurança Social, restam ainda 45 Institutos com as mais diversas funções.

Há ainda a contabilizar perto de 600 organismos públicos, incluindo Direcções Gerais e Regionais, Observatórios, Fundos diversos, Governos Civis, etc.) cujas despesas podiam e deviam ser reduzidas, ou em alternativa - que parece ser mais sensato - os mesmos serem pura e simplesmente extintos.

Para se ter uma noção do despesismo do Estado, atentemos apenas nos supra-citados Institutos, com funções diversas, muitos dos quais nem se percebe bem para o que servem.”

DESPESA
(em milhões de €) - ORGANISMOS
3,9 milhões de € - Cinemateca Portuguesa
4,0 milhões de € - Instituto Português de Acreditação
6,4 milhões de € - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos
7,2 milhões de € - Administração da Região Hidrográfica do Alentejo
7,4 milhões de € - Instituto de Infra Estruturas Rodoviárias
7,7 milhões de € - Instituto Português de Qualidade
8,6 milhões de € - Administração da Região Hidrográfica do Norte
9,4 milhões de € - Administração da Região Hidrográfica do Centro
10,1 milhões de € - Instituto Hidrográfico
10,3 milhões de € - Instituto do Vinho do Douro
11,5 milhões de € - Instituto da Vinha e do Vinho
11,5 milhões de € - Instituto Nacional da Administração
12,3 milhões de € - Alto Comissariado para o Diálogo Intercultural
12,4 milhões de € - Instituto da Construção e do Imobiliário
14,0 milhões de € - Instituto da Propriedade Industrial
16,0 milhões de € - Instituto de Cinema e Audiovisual
18,4 milhões de € - Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional
18,9 milhões de € - Administração da Região Hidrográfica do Algarve
21,0 milhões de € - Fundo para as Relações Internacionais
21,9 milhões de € - Instituto de Gestão do Património Arquitectónico
22,7 milhões de € - Instituto dos Museus
23,4 milhões de € - Administração da Região Hidrográfica do Tejo
27,5 milhões de € - milhões de € - Instituto de Medicina Legal
28,2 milhões de € - Instituto de Conservação da Natureza
28,4 milhões de € - Laboratório Nacional de Energia e Geologia
28,6 milhões de € - Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu
32,2 milhões de € - Instituto de Gestão da Tesouraria e Crédito Público
32,2 milhões de € - Laboratório Militar de Produtos Farmacêuticos
33,1 milhões de € - Instituto de Informática
44,4 milhões de € - Instituto Nacional de Aviação Civil
45,7 milhões de € - Instituto Camões
49,4 milhões de € - Agência para a Modernização Administrativa
50,7 milhões de € - Instituto Nacional de Recursos Biológicos
65,5 milhões de € - Instituto Portuário e de Transportes Marítimos
79,6 milhões de € - Instituto de Desporto de Portugal
89,7 milhões de € - Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres
328,5 milhões de € - Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana
340,6 milhões de € - Instituto do Turismo de Portugal
589,6 milhões de € - Inst. Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação
804,9 milhões de € - Instituto de Gestão Financeira
920,6 milhões de € - Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas
1.119,9 milhões de € - Instituto de Emprego e Formação Formação Profissional

TOTAL......................... 5.018,4 milhões de €.

“- Se se reduzissem em 20% as despesas com estes - e apenas estes - organismos, as poupanças rondariam os 1000 milhões de €.

- Se fossem feitas fusões, extinções ou reduções mais drásticas a poupança seria da ordem dos 4000 milhões de €.”

Se estes 4000 milhões de € fossem conseguidos por esta poupança na despesa, ou seja com a implementação de um estado mais austero, menos gastador e melhor empregador do dinheiro dos nossos impostos, não haveria necessidade deste aumento de IRS que vamos sofrer.

Senhor ministro, se estudou isto e isto publicou...

AGORA FAÇA!

JP

 

Ocean revival. Por questões de segurança, Marinha proíbe ainda fazer mergulho


Quando foi afundado, o navio-patrulha ‘ Zambeze’ ficou numa posição instável no fundo do mar.

Um dia depois do afundamento, a Autoridade Marítima proibiu a prática de mergulho junto ao navio-patrulha ‘Zambeze’, a antiga embarcação de guerra que foi colocada no fundo mar, anteontem ao largo de Alvor, em Portimão e que integra um parque subaquático.

A restrição, ao que o CM apurou, foi publicada ontem em edital e está relacionada com a falta de segurança em redor do antigo navio da Armada Portuguesa, que durante o afundamento ficou numa posição instável. "Não estão reunidas, neste momento, todas as condições de segurança necessárias para a prática de mergulho junto ao navio", justificou ao CM o comandante Santos Pereira, responsável pela Capitania do Porto de Portimão e Lagos.

A posição da Autoridade Marítima foi tomada após uma inspecção realizada por mergulhadores da Marinha, ontem de manhã, quando confirmavam se todas as cargas explosivas para afundar o navio tinham sido detonadas. Assim que o problema seja resolvido, será feita uma nova inspecção.

No entanto, em redor da corveta ‘Oliveira e Carmo', o primeiro navio a ir ao fundo no âmbito do projecto ‘Ocean Revival', os mergulhos estão autorizados, desde que os mergulhadores estejam devidamente equipados.

Fonte:
Correio da Manhã