Páginas do Portimão Sempre

domingo, 4 de novembro de 2012

Plano para autódromo aprovado por credores

O Tribunal de Portimão deverá pronunciar-se, nos próximos dias, sobre o Plano Especial de Revitalização do Autódromo Internacional de Portimão (AIA). O documento foi, anteontem, votado favoravelmente pelos credores da empresa.
 
Segundo o CM apurou junto de fonte próxima do processo, com o plano, a Parkalgar, detentora do AIA, pretende obter mais fundos e ainda um perdão de aproximadamente 40 milhões de euros de dívida, por parte dos credores. Tal como o CM já noticiou, a dívida acumulada da Parkalgar ascende a mais de 160 milhões de euros.
 
O maior credor é o Millennium BCP, banco ao qual a empresa deve 117,4 milhões de euros. Este valor, apurou o CM, poderá baixar para 94,3 milhões, já que a Parkalgar propõe um perdão de 70% no capital e 30% nos juros sobre uma linha de crédito de 39 milhões. Da lista de credores fazem ainda parte dezenas de empresas nacionais e estrangeiras, e organismos públicos, aos quais a Parkalgar deve cerca de 23,5 milhões de euros.
 
O recurso ao Plano Especial de Revitalização já tinha sido viabilizado pelos dois maiores credores da Parkalgar, o referido Millennium BCP e a Bemposta – Empreendimentos Turísticos do Algarve. A aprovação é essencial para que "a estabilização financeira proporcione a conclusão do projecto", disse a Parkalgar. A empresa pretende concluir os apartamentos turísticos e o hotel, projectos que integravam a estratégia inicial de investimento.
 
Ao Estado (Segurança Social e Finanças), a dívida ascende a 614 mil euros (ver apoios). O complexo, iniciado em 2007, foi classificado pelo Governo como Projecto de Interesse Nacional. As dívidas aos credores levaram já a processos judiciais, em que foram alcançados acordos.
 
Fonte:

1 comentário:

  1. Uns são filhos, outros são enteados. O Estado (Segurança Social e Finanças),e, os bancos, quando se trata de um cidadão... vão buscar tudo, não perdoam NADA! A Camara aumentou os IMIs! Diz que é para os Bombeiros, 450 mil euros. Deve ser mesmo isso... com uma dívida destas! E da cidade do cinema? disso já não se fala.

    ResponderEliminar