Páginas do Portimão Sempre

segunda-feira, 30 de abril de 2012


É com tranquilidade que Vasyl Valer, de 33 anos, recorda o dia em que, há praticamente um ano (11 de Maio), salvou, com risco da própria vida, dois banhistas brasileiros de morrerem afogados na Praia da Rocha. "Faria o mesmo hoje, sem hesitar", garante.

Apesar de não ser grande nadador e de estar içada a bandeira vermelha, o cozinheiro ucraniano lançou-se à água com um amigo, Alex, mal soube que estavam três jovens de cerca de 15 anos em perigo, na zona poente do miradouro. "Um saiu da água pelos próprios meios, mas os outros estavam aflitos, com as ondas a empurrá-los contra as rochas. Tirei um da zona perigosa e o Alex levou-o para a praia. Mas o outro fui buscá-lo ao fundo do mar", lembrou.

Durante meia hora, já sem forças para nadar, Vasyl conseguiu segurar o rapaz, que tremia, junto às pedras do molhe, até à chegada de socorro. Ficou muito ferido nas pernas e esteve "um mês sem poder trabalhar".

Dos jovens que salvou, nada mais soube. "Que Deus o ajude!", foi o único agradecimento que recebeu, na altura, da mãe de um deles. "Eu não esperava reconhecimento. Mas lamento que a embaixada ucraniana não me tenha dito nada, depois de a notícia ter saído no CM", disse.

Foi, aliás, pelo CM, que leu na net, que a mãe do herói soube do sucedido: "Ela chorou e disse--me que eu podia ter morrido".
Há 11 anos no Algarve, que escolheu por ter lá um amigo, Vasyl - filho e irmão de agricultores - quer continuar por cá e a cozinhar. Nos tempos livres, dedica--se "à pesca e a ver futebol".

domingo, 29 de abril de 2012

Igreja do Colégio recebe música de ‘1001 Cordas’


No âmbito do Ciclo de Sons de Portimão, a Igreja do Colégio recebe hoje, pelas 18h00, o concerto da Orquestra Algarvia de Guitarras ‘1001 Cordas’, com direcção e arranjos de Paulo Galvão.

Este espectáculo musical, cujas entradas são livres para todos os interessados, tem a chancela do Conservatório de Música de Portimão, bem como da secretaria de Estado da Cultura e da Câmara Municipal de Portimão.

Do vasto programa musical que este concerto integra constam peças musicais assinadas por alguns compositores de nomeada, como são os casos dos austríacos Schubert ou Haydn.

A Orquestra Algarvia de Guitarras interpreta ainda outros temas populares de grupos igualmente conceituados a nível mundial.

As músicas ‘Apache’, dos The Shadows, ‘Let it Be’, dos Beatles, ‘Surfin USA’, dos Beach Boys, ou ‘Wish You Were Here’, dos Pynk Floyd, são alguns dos exemplos que poderão ser ouvidos.

‘1001 Cordas’ é formado por alunos da Academia de Música de Lagos, Conservatório de Portimão Joly Braga Santos, Conservatório de Música de Lagoa e Curso Profissional de Música da ESPAMOL.

Fonte: Correio da Manhã

sábado, 28 de abril de 2012

Portimão e Sevilha ligam-se por via marítima semanalmente


Decorrem a bom ritmo negociações com uma companhia de cruzeiros fluvio-marítimos, visando a concretização de itinerários semanais entre Portimão e Sevilha. Segundo a Câmara Municipal de Portimão, está a ser desenvolvido um trabalho conjunto por ambas as partes para atrair navios de cruzeiros para o Algarve e Andaluzia.

O itinerário atualmente em avaliação técnica prevê escalas nos portos de Sevilha, Vila Real de Santo António, Olhão e Faro, com operações de turn-around (embarque e desembarque de passageiros) em Portimão, possibilitando a organização de pacotes turísticos para os passageiros com permanência na região algarvia, o que poderá criar boas dinâmicas económicas na hotelaria, na restauração, no comércio local e no próprio Aeroporto Internacional de Faro.

Refere a autarquia que o Porto de Portimão teve nos últimos quatro anos um significativo aumento no número de passageiros de cruzeiros, passando de 5.798 em 2007 para 44.841 no ano passado, o que representou um crescimento de 673 por cento, mercê também da localização estratégica que possui, na confluência entre o Atlântico e o Mediterrâneo, beneficiando de condições naturais únicas.

Fonte: Diário Online Algarve

quarta-feira, 25 de abril de 2012

25 de Abril Sempre


Hoje é 25 de Abril.

Um dia especial para muitos.
E para mim também.

E é especial por várias razões.
Mas neste contexto que é este espaço de nome Portimão Sempre, destaco uma:

A liberdade de expressão.

Este vosso espaço nasceu como uma forma de dar corpo a uma necessidade de expressão que era sentida, no momento da sua criação.
Ao longo destes quase 2 anos, esta iniciativa evoluiu e é hoje uma associação de natureza cívica.

E tal, só foi possível porque existe em Portugal liberdade de expressão.

Que é um valor a meu ver precioso e que acarreta consequentemente responsabilidade.
Nunca nos devemos esquecer que a nossa liberdade termina, onde começa a liberdade do cidadão do lado.

Em consequência e no contexto da liberdade de expressão, esta nunca pode ser sinónimo de devassa ou de difamação.

Porque liberdade traz responsabilidade.

Porém, haverá porventura quem possa dizer:
“Mas de que nos vale a liberdade de falar, se tudo o resto nos falta?”

Perante isto, digo que é evidente que a liberdade de expressão não chega. Tem de haver algo mais. E esse algo mais depende do íntimo de cada cidadão. Porque só com a vontade, disponibilidade e sentido de servir dos que estão mais despertos, será possível construirmos algo melhor.

Mas depende da vontade de todo e de qualquer cidadão.
É uma decisão individual de cada cidadão, optar por ter vontade, disponibilidade e vontade de servir.

Ou seja, de ter vontade de agir no espaço que o rodeia.

Logo, não nos esqueçamos que só com verdadeira liberdade de expressão, é que podemos tomar real consciência do espaço em que vivemos e de consequentemente agirmos em conformidade com essa consciência.

Porque,
Se não soubermos como estamos na realidade… não podemos agir para mudar.
E não saberemos como estamos na realidade… se não pudermos falar livremente.

Assim, com a liberdade que nos foi concedida à 38 anos, é-nos permitido a nós cidadãos anónimos e vulgares, termos a possibilidade de assumirmos em pleno o exercício da nossa cidadania.

Assim, por isto e por muito mais, estou e estarei sempre grato a quem fez o 25 de Abril.

Não nos esqueceremos.

25 de Abril Sempre


Recomenda-se que se veja este pequeno vídeo com som e

BEM ALTO

JP

25 de Abril. Algumas imagens com som. Para ouvir BEM ALTO



25 de Abril

Algumas imagens com som.

Para ouvir
BEM ALTO

JP

terça-feira, 24 de abril de 2012

Cai de 20 metros mas escapa ileso. Na Praia da Rocha

Um turista inglês, visivelmente alcoolizado, caiu do cimo de uma falésia na Praia da Rocha, na madrugada de ontem. Apesar da queda de uma altura de cerca de 20 metros, o homem, de 27 anos, saiu praticamente ileso.
Segundo o CM apurou junto de testemunhas que estiveram no local, pouco passava das 04h00 quando Nicholas G., de férias na Praia da Rocha, se sentou num pequeno muro existente sobre a arriba, perto do Outro Bar, na avenida Tomás Cabreira, para apanhar ar. "Ele tinha bebido muito e desequilibrou-se", descreveram algumas testemunhas. "Caiu e ficou sobre umas pedras, a cerca de cinco metros da base da falésia", acrescentaram.

Uma vez dado o alerta, compareceram no local os meios de socorro do INEM e dos Bombeiros Voluntários de Portimão, bem como uma patrulha da PSP. Contudo, "quando os agentes se aproximaram do local onde o indivíduo estava caído, este levantou-se e, pelos seus próprios meios, desceu o resto da arriba e foi ter com eles", referiu, ao CM, fonte do Comando de Polícia na região, acrescentando que o turista "apenas apresentava alguns hematomas e escoriações". Acabou por ir ao hospital, mas "apenas por precaução, pois estava bem", adiantou a mesma fonte policial.

No mesmo local tinha caído, no Inverno, outro homem. Igualmente alcoolizado, também não se magoou. E, em Junho de 2009, o dono do Outro Bar salvou ali uma turista irlandesa de 17 anos. Ele partiu um braço, ela sofreu ferimentos ligeiros.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pizaria sem licença na Praia da Rocha fechada pela ASAE


Pizaria sem licença fechada pela ASAE

Considerada uma das pizarias de referência da Praia da Rocha, a La Capannina, na avenida Tomás Cabreira, funciona há anos sem licença, facto que levou a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) a suspender-lhe a actividade.

Segundo o CM apurou, o encerramento do estabelecimento, pelas 12h00 de anteontem, foi efectuado depois de a Câmara de Portimão ter informado a ASAE da existência de várias notificações relativas à falta de licenciamento, que não foram cumpridas pelo proprietário da La Capannina, o qual se encontra actualmente na Suíça.

Na notificação entregue pela ASAE ao representante legal do empresário, a que o CM teve acesso, refere-se que a pizaria "não dispõe de autorização de utilização". Contactado pelo CM, o representante revelou que o processo de licenciamento se arrasta desde 2007. "Ainda não temos a licença definitiva e para mantermos a casa aberta temos pedido sucessivas autorizações à Câmara. A última caducou a 31 de Março mas só dei por isso a 12 de Abril. Nesse dia pedi a prorrogação do prazo, por mais 60 dias, mas entretanto chegou a ASAE", explicou Jorge de Jesus. Ao CM, fonte da autarquia garantiu ter sido "uma decisão de fim de linha", devido aos "sucessivos incumprimentos do proprietário da pizaria".

No mesmo dia e quase à mesma hora, a ASAE mandou suspender a actividade à pensão Miradouro, na rua Machado dos Santos, em Portimão, por falta de segurança. Uma vez que o estabelecimento, com 32 quartos e que se encontra muito degradado, tinha cerca de meia centena de hóspedes, foi--lhe concedido o prazo de 48 horas para fechar as portas. Paredes a cair e falta de equipamentos essenciais foram alguns dos problemas ali detectados.

Fonte: Correio da Manhã

quarta-feira, 18 de abril de 2012

PJ investiga contas da Portimão Urbis



Fonte: Correio da Manhã
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/pj-investiga-contas-da-portimao-urbis

Todos os funcionários da empresa municipal Portimão Urbis estão a ser ouvidos pela Polícia Judiciária (PJ), no âmbito de uma investigação relacionada com alegadas irregularidades com o dinheiro gasto em acções de formação. Uma denúncia anónima terá estado na origem do caso.

Ao que o CM apurou, as instalações da empresa pública já foram, inclusive, alvo de buscas por parte da PJ. Os investigadores pretendem ouvir os mais de 200 funcionários, que estão a ser chamados às instalações daquele órgão de investigação criminal por "ordem alfabética".
A PJ, ao que o CM conseguiu apurar, quer saber, sobretudo, se os funcionários participaram efectivamente nas acções de formação ou se as mesmas não

passaram de um acto fictício, que integrou as contas da empresa municipal.


Fonte: Correio da Manhã
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/pj-investiga-contas-da-portimao-urbis
A entidade que alegadamente leccionou a formação, sabe o CM, é gerida por uma pessoa com relações familiares a um responsável da Câmara de Portimão, o que levantou suspeitas.

Recorde-se que a Portimão Urbis foi considerada pela Inspecção-Geral de Finanças, numa lista publicada em Julho de 2011, a empresa pública mais incumpridora em termos de pagamentos de dívidas a credores. Segundo os dados da inspecção, "em Março de 2011, as facturas por pagar tinham aumentado 123 122%, de 3000 euros para 3,1 milhões de euros".

A Portimão Urbis-SGRU, uma megaempresa resultante da fusão da Portimão Urbis-SGRU, Portimão Renovada-SGRU, Portimão Turis (sucessora da Expo Arade) e Mercado Municipal de Portimão, tem sido considerada pelos partidos da oposição como um "sorvedouro" de milhões de euros, financiados pela autarquia, que passa actualmente por graves problemas financeiros.

sábado, 14 de abril de 2012

NATAÇÃO PURA - Nadadores da Portinado orgulham Portimão

O quarteto da Portinado foi constituído pelos nadadores Miguel Nascimento, Manuel Farinha, Igor Sadovskyy e Gonçalo Fonseca.

Os 6 nadadores da Portinado presentes, no passado fim de semana, nos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores, realizados em Coimbra, conseguiram um feito histórico para o clube e para a natação algarvia, honrando a cidade de Portimão, ao ocuparem o 5º lugar no ranking de medalhas, entre 36 clubes, conquistando 5 medalhas de ouro, 2 de prata e 1 de bronze, só sendo superada pelas formações do Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal, Clube de Natação da Amadora e Leixões.

A este ranking não foram, contudo, contabilizados os dois primeiros lugares conseguidos pela equipa masculina júnior da Portinado, nas estafetas de 4x50 metros livres e 4x50 metros estilos, que por contar com um elemento que ainda não possui nacionalidade portuguesa, apesar de viver e treinar em Portimão há vários anos, teve que participar extra competição, ficando assim impossibilitada pelos regulamentos de subir ao pódio.

O quarteto da Portinado foi constituído pelos nadadores Miguel Nascimento, Manuel Farinha, Igor Sadovskyy e Gonçalo Fonseca.

Miguel Nascimento conseguiu, em Coimbra, 4 títulos Nacionais, 50 metros livres e costas, 100 e 200 metros costas, uma medalha de prata, nos 50 metros mariposa e um mínimo para o campeonato da Europa de juniores que terá lugar em Antuérpia, em julho.
Alexandre Agostinho venceu os 50 metros livres e Ariana Nunes conseguiu uma medalha de prata aos 50 metros bruços e bronze aos 100 metros bruços.

O momento memorável destes nacionais, vai para a afirmação de dois nadadores da Portinado como os “reis” da velocidade na natação portuguesa, pois Alexandre Agostinho, que há alguns anos domina a velocidade em Portugal, reconfirmou o seu estatuto de melhor velocista Nacional de sempre e, agora, tem o prazer de contar com a companhia do seu colega Miguel Nascimento, que ao vencer com autoridade a prova mais rápida da natação, os 50 metros livres, com o tempo de 23;53, afirmou-se também, como o melhor velocista júnior da atualidade e o 3º melhor absoluto.

No site da Portinado pode-se ler que “A natação portimonense está de parabéns, muito particularmente os seus atletas, que vêem agora recompensado o resultado da sua dedicação e paixão à natação pura desportiva.

O clube, treinadores, imprensa regional e todos os que direta ou indiretamente têm apoiado o projeto da Portinado, não podem ser também hoje esquecidos e reconhecido o seu papel decisivo.
A todos o nosso abrigado, esperando que estes êxitos, possam vir a reforçar o apoio ao desporto amador em Portimão”.

No mesmo site a Portinado salienta aquilo que quem segue o desporto no concelho e a natação em particular, já conhece à muito tempo que são, “todas as dificuldades e as condicionantes ao nível das instalações em Portimão, a determinação em seguirmos um caminho sustentado, que desde alguns anos definimos para a natação da Portinado, mesmo que, nem sempre compreendido por todos, está agora a produzir resultados, que decididamente, não se limitarão aos que tivemos o prazer e o orgulho de assistir nestes últimos Nacionais”.

Fonte: Barlavento Online

Vídeo Portimão Sempre

Algumas imagens de Portimão.
Com som (e bem alto!!!)
Bom fim de semana!
JP

quarta-feira, 11 de abril de 2012

FOI CRIADA A ASSOCIAÇÃO PORTIMÃO SEMPRE


Hoje temos a enorme satisfação de anunciar que foi criada:

A associação Portimão Sempre

Esta associação tem a natureza que se pode constatar pelo Artigo Segundo dos nossos estatutos, aqui transposto:

Artigo Segundo
Natureza

A Portimão Sempre e uma Associação cívica, sem fins lucrativos nem carácter político-partidário e a sua duração é por tempo ilimitado.

Os fins da associação Portimão Sempre, são os que podem ser lidos no Artigo Quarto dos nossos estatutos, aqui reproduzido:

Artigo Quarto
Fins

1- Contribuir para uma cidadania mais activa e esclarecida no concelho de Portimão.
2- Incentivar a população do concelho de Portimão a participar na vida pública, no escrutínio das actividades de administração pública, na contribuição com projectos e ideias para a eficácia e eficiência da gestão pública.
3- Promover, num quadro político, económico, social e cultural de grande abrangência, a discussão, o estudo e o empreendedorismo na causa pública.
4- Mobilizar transversalmente a sociedade Portimonense assumindo um papel agregador, gerador, dinamizador e divulgador da cultura e da modernidade, promovendo uma profunda consciência ética e solidária.
5- Apoiar e defender novas estratégias que sirvam um projecto de desenvolvimento concelhio, aos níveis económico, social, ético, solidário e cultural.
6- Contribuir através de acções para a melhoria das condições de vida do tecido social Portimonense.
7- Promover o concelho de Portimão que, dignamente consciente do seu passado, proporcione á comunidade residente condições de vida adequadas.
8- Contribuir para a criação de centros de investigação histórica, cultural e das potencialidades naturais do concelho de Portimão.
9- Reconhecer e promover actividades privadas de reconhecido valor.


O Portimão Sempre, a partir da data da constituição da sua Associação, que foi a 23/03/12, passou a ser algo mais do que um grupo no facebook, ou mais do que um Blogue na internet.

A partir deste seu anúncio de existência, passa a ser um espaço legítimo de intervenção cívica, acerca de Portimão.

Com esta associação, nós, os seus fundadores, queremos transmitir a seguinte mensagem para a sociedade Portimonense:

É altura de reclamarmos o espaço de cidadania que é nosso por direito.
É possível sermos conscientes, interventivos e actuantes no espaço público que nos rodeia.
É possível tomarmos os nossos destinos, nas próprias mãos.

É possível sermos cidadãos de pleno direito.

Como tal, nós os fundadores da Associação Portimão Sempre, transmitimos esta mensagem de alento e força, a todos aqueles que sentem a necessidade de expressão e de intervenção, sem espartilhos de qualquer ordem.

Aos cidadãos de Portimão, dizemos:

Nós existimos.

Nós somos Portimão Sempre.
Os autores deste texto:
Cesar Barata
Custódio Coelho
Filipe Pimenta
Luis Peres
João Pires
José Gamboa
Michel Januário
Paulo Arez

terça-feira, 10 de abril de 2012

IMPOSTOS LEGAIS MAS NÃO LEGÍTIMOS. Por Horta de São Bruno


Para que servem os impostos pagos pelos cidadãos ao Estado Português? Os impostos são devidos e justos, porque sendo o Estado uma entidade que regula a vida nacional de forma independente e justa perante todos os cidadãos, aplica esses impostos na prossecução do Bem-Comum, pela construção de estradas, escolas, hospitais, pela execução de investimentos que não dão lucro, mas que são indispensáveis para o progresso do País. É para isso que servem os impostos, e é justo e devido pagá-los.

Pode-se considerar que é justo e legal a cobrança de impostos. Numa situação de crise, como a que atravessamos, motivado por gestão danosa da Coisa Pública, e depois de afastados do poder, por eleições, os responsáveis pela gestão danosa, também poderemos considerar que é justo e legal o pagamento de impostos e a redução de rendimentos, directos e indirectos. Pode ser legal, mas será justo e legítimo? Será legítimo que o Estado peça aos cidadãos mais e mais sacrifícios, como pagamento de impostos e redução de rendimentos e de direitos adquiridos? É legal pedir e exigir esses sacrifícios, mas não é legitimo.

E não é legítimo porquê? Porque as causas que nos conduziram à falência, continuam intactas. Fundações, Institutos, Parcerias Público Privadas, Empresas Municipais, etc, continuam intactas, sugando os recursos do País. Os efeitos de tais causas são devastadoras para todos nós, os estrangulamento da Economia, que tirará o país da falência são inimagináveis, e tudo isto porque tais institutos, fundações, PPP , empresas municipais são pululadas de apoiantes fidelíssimos dos partidos políticos.

O encerramento prometido na campanha eleitoral, baseado em estudos anunciados em tempo de campanha eleitoral, afina não passou de um bluff. Não haviam estudos, se os houvesse, teriam sido executados, e o País salvo. Agora compreende-se porque é que o País se afunda, para que os fiéis dos partidos políticos sejam salvos nas suas fundações, institutos e PPP.

Deste modo reafirmo, sendo legal pagar impostos e devido para o Bem Comum, não é legítimo a actual cobrança de impostos, pois a cobrança de impostos não se destina à promoção do Bem-Comum, mas à manutenção das Causas que nos levaram à falência e nos mantêm na falência. É legal o pedido de impostos e sacrifícios ao Povo, mas não legitimo, pois não se destinam à salvação do País mas à manutenção das causas da falência.

É legal pagar impostos. Sim, o papel em branco consente todo o tipo de Leis. Mas mesmo sendo legal não é legitimo.

Que fazer? Como lutar? O que quer o Estado? Dinheiro. Então não pagamos impostos? De modo algum porque o Estado é implacável para com os pobres e fraco com os poderosos. Mas não lhe damos o que o Estado precisa urgentemente: dinheiro. Pouco nos resta a não ser não passar nas SCUT. As PPP relativas às SCUT são às dezenas, representando, milhares de milhões de euros de contratos, que ainda serão uma surpresa “agradável” a ser anunciada brevemente. As portagens servem para tapar esses contratos. Se o Povo não passar não há dinheiro para tapar esses contratos….. até que a falta de dinheiro ser tão grande que o Estado falirá definitiva e publicamente. Também podemos dar menos IVA ao Estado comprando produtos alimentares mais baratos. Em vez de comprar nos hipermercados, porque não comprar nos agricultores que vendem mais barato? Porque não comprar um painel solar térmico que reduz o consumo de energia em 80% (o Estado receberá muito menos); comprar um depósito de gás em que o preço é 30% inferior ao das garrafas (menos IVA para o Estado), etc.

O importante é lutar contra as causas que nos conduziram à falência. E as causas são mantidas a todo o custo. Com o custo dos nossos impostos pagos ilegitimamente. Deverá o Povo pagar falências de Câmaras Municipais por má gestão? Deveremos pagar contratos multimilionários com escritórios de avogados? Etc.

Um clamor mais que necessário é preciso surgir contra as causas da falência e ainda mais urgente é o abandono das fidelidades partidárias. São os fiéis que garantem aos gestores danosos que façam o que fazem porque terão sempre apoiantes… e o Povo a se digladiar entre direita / esquerda, enquanto o Povo de direita / esquerda é espoliado. A estratégia é inteligente: alimenta-se a treta dos discurso da direita/esquerda; esquerda/direita e o Povo fica entretido. Funciona muito bem. Tem funcionado.

Matematicamente os votantes fixos do PS/PSD são 50%, que não são 50% da polução portuguesa. Esses 50% de votantes, aparentemente opostos (aparente oposição inteligentemente cultivada pelos dirigentes de topo), são suficientes para a manutenção do Sistema. E são esses 50% de votantes (não todos mas muitos), que é satisfeita com os Institutos, Fundações e PPP. Por isso é que o Polvo é mantido a todo o custo. É preciso sustentar os 50% de votantes que mantêm o sistema político vigente.

Viva Portugal. Está na hora de pôr de lado as fidelidades partidárias. JÁ. Só assim poderemos livremente olhar para as causas e não para os efeitos, e não sermos manipulados pela alternância política, que remonta, não ao 25 de Abril de 1974, mas ao liberalismo de 1834. Há praticamente 178 anos (com o interregno do Estado Novo) que vivemos no rotativismo político e cujos efeitos são desastrosos. Ao lermos as crónicas de Zurara, etc, as peças de Gil Vicente, etc, vê-se um Povo com força, com grandes objectivos, fora da Europa. Desde o liberalismo (1834) que fomos reduzidos a um pequeno país europeu…. Por isso somos tristes, os políticos estrangeirados, reduziram-nos a uma amostra do que devíamos ser, com o apoio dos fiéis partidários. A nossa vocação é Atlântica, não é Europeia.

José Gamboa
(Horta de São Bruno)

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Portimão: Mais estacionamento pago no centro. Cidade inundada de parquímetros


No centro de Portimão, já existem várias artérias com estacionamento pago. Mas agora a empresa municipal Portimão Urbis pretende alargar a instalação de parquímetros a toda a malha urbana central da cidade, incluindo terrenos privados onde actualmente centenas de pessoas deixam diariamente os seus carros, sem pagar, como a Horta do Burro, próximo do mercado, e a Horta do Palácio, junto ao Estádio Municipal.

O projecto de ampliação da área tarifada já foi apresentado na Comissão Municipal de Trânsito. Mas Luís Carito, vice--presidente da câmara, garante que se trata "apenas de um estudo", adiantando que o mesmo ainda terá se ser discutido e analisado. "Não há qualquer decisão tomada", frisa o autarca.

A hipótese de instalação de mais parquímetros merece duras críticas da oposição social--democrata. A medida é considerada "insensata e insensível face às dificuldades económicas que as famílias e os empresários atravessam". Para o PSD, o alargamento do estacionamento pago contribuirá para afastar mais pessoas do centro e penalizar o comércio.

Este partido denuncia ainda que a câmara pretende que "proprietários de terrenos privados procedam à sua vedação, com o objectivo de promover mais uma negociata com a Portimão Urbis, que, para fazer face ao enorme passivo que tem, pretende entrar no negócio da exploração de parques". Segundo revelou ao Correio da Manhã um membro da Comissão de Trânsito, o estudo apresentado pela Portimão Urbis aponta ainda para o fim do cartão de residente, sendo criadas bolsas de estacionamento para moradores.

Fonte: Correio da Manhã

sábado, 7 de abril de 2012

Aqua Portimão comemora 1.º aniversário


O centro comercial Aqua Portimão, gerido pela Ségécé Portugal, comemora no próximo dia 14 de abril o seu 1.º aniversário, presenteando os seus clientes com um dia repleto de animação e muitas surpresas.

De entre as várias atividades que terão lugar neste dia, destaca-se a actuação das String Femme, seguida de um espetáculo de «stand up comedy» com o conhecido humorista Francisco Menezes, pelas 20:00 horas, na Praça da Restauração.

Um bolo de aniversário gigante e o tradicional champanhe também fazem parte do programa de festejos.

Localizado na segunda maior cidade algarvia o Aqua Portimão é o maior espaço comercial do barlavento algarvio, com mais de uma centena de lojas.

Fonte: Diário Online Algarve

PORTIMÃO abre loja de reabilitação urbana


Licenciamento de obras e informação sobre incentivos para recuperar a sua casa, são algumas das coisas que pode fazer na Loja de Reabilitação Urbana, no Mercado.
Desde o início de abril que no Mercado da Av. S. João Deus está a funcionar a Loja da Reabilitação Urbana. O objectivo é promover sinergias com a comunidade no âmbito do processo de regeneração urbana do centro antigo de Portimão.

Este novo espaço, da responsabilidade da Portimão Urbis, funciona das 09:00 às 18:00, de segunda a sexta-feira, esclarecendo e colaborando com os interessados nos processos de licenciamento de obras, ou informando acerca do acesso a incentivos para a reabilitação urbana.
Nesta Loja também é possível obter esclarecimentos e apoio técnico nas propostas ou projetos de reabilitação urbana de edifícios integrados na sua área de atuação, permitindo o acesso a uma bolsa de projetistas e empreiteiros, ao mesmo tempo que recebe sugestões de melhoramentos nos espaços públicos que necessitem de pequenas intervenções.
Informar acerca dos direitos e deveres dos proprietários, demais titulares de direitos reais e arrendatários no processo de reabilitação, bem como divulgar a política municipal e a estratégia de regeneração urbana do centro antigo de Portimão, são outras valências desta Loja, que pode ainda ser contatada pelo telefone 282 430 024 ou pelo endereço eletrónico mailto:loja.reabilitacao@portimaourbis.pt

Fonte: Observatório do Algarve


quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mais parquimetros previstos para Portimão


MAIS LUGARES PAGOS PREVISTOS PARA PORTIMÃO

O estacionamento pago poderá ser alargado a toda a malha central da cidade de Portimão, incluindo a vedação de terrenos privados que funcionam como bolsas para parar sem pagar, segundo um estudo apresentado na Comissão Municipal de Trânsito. O documento foi encomendado pela Portimão Urbis, a empresa municipal a quem a Câmara delegou a competência do estacionamento.

"A instalação de mais parquímetros foi justificada com o objectivo de obter receitas para financiar o sistema de transportes urbanos (Vai e Vem)", referiu um membro da comissão. Ao CM o executivo disse que se trata "apenas de um estudo".

Fonte: Correio da Manhã

Luís Carito apresentou candidatura ao PS/Portimão


Luis Carito, atual vice-presidente da comissão política do PS/Portimão e vice-presidente da Câmara Municipal de Portimão, apresentou segunda-feira a sua candidatura à liderança da estrutura socialista portimonense.

Perante uma sala repleta de militantes, Carito deu conhecer as linhas mestras do seu programa de candidatura, começando por invocar a responsabilidade que o PS tem para com as pessoas de Portimão.

“Ao longo dos últimos 36 anos têm recebido das mãos dos portimonenses a honra e a responsabilidade de dirigir e projetar os destinos do nosso município. E no momento em que os militantes são de novo convocados para escolher uma liderança para sua concelhia, julgamos que é este o momento de afirmar, sem falsas modéstias, que temos orgulho na obra realizada e nos resultados obtidos”, disse.

Carito apelou à necessidade de o partido se unir e discutir interna e permanentemente a cidade, os seus problemas, anseios e realizações, para que dessa forma, “apoie não só os seus autarcas mas também a participação cívica e individual de cada militante nos clubes e associações do concelho”.

As eleições para a próxima comissão política do PS/Portimão decorrerão no início de junho.

Fonte: Diário Online Algarve


segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dívidas da água à EMARP atingem 5,4 M €


A crise está a fazer com que famílias e empresas de Portimão tenham cada vez mais dificuldade em pagar a factura da água. Em 2011, a Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) registou um aumento de 1,5 milhões de euros nas dívidas, em comparação com 2010.

Segundo o relatório e contas da EMARP, o incumprimento no prazo de pagamento das facturas atingiu, no fim de 2011, o valor acumulado de 5,4 milhões. O número de facturas transitadas para execução fiscal aumentou 12,34%. E a tendência é para as dívidas se agravarem este ano. Em Fevereiro, mil famílias de Portimão não pagaram as facturas.

A situação económica também se reflecte na redução do consumo de água, sobretudo dos consumidores não domésticos. As empresas, em especial da hotelaria, gastaram menos 225 mil m3 de água em 2011, em comparação com ano anterior.

Face a este cenário, a EMARP registou pela primeira vez, nos últimos cinco anos, resultados operacionais deficitários. De acordo com o relatório, os valores transitados apresentaram um saldo negativo de cerca de 124 mil euros.

Em 2012, as verbas destinadas a investimentos ultrapassam ligeiramente um milhão de euros. "Perspectiva-se que as obras a efectuar se cinjam a pequenas reparações e manutenções, ficando adiadas obras cruciais para o abastecimento de água e drenagem de águas residuais e substituição de parte dos veículos de recolha de resíduos", admite a empresa.

Fonte: Correio da Manhã

domingo, 1 de abril de 2012

Permuta de terreno por edificio da Caixa Agricola entre CMP e Igreja, deixa ETIC sem espaço.


Câmara ganha terreno à Igreja e bloqueia criatividade

O edifício da antiga Caixa Agrícola foi entregue à paróquia mas sem avisar primeiro o inquilino. Câmara tinha-se comprometido a criar um Pólo Criativo com a ETIC, que vê a vida a 'andar para trás'.

Em Portimão, Igreja e criatividade podem ficar de mãos dadas por obrigação, juntando catequistas, escuteiros e uma escola de televisão. Devido a uma mudança de estratégia da Câmara Municipal de Portimão (CMP), a Escola Técnica de Imagem e Comunicação (ETIC) pode estar em risco, se tiver de ceder as instalações onde se encontra à Paróquia, que as querem dar aos escuteiros.

Fonte: Observatório do Algarve