Páginas do Portimão Sempre

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Acende a luz e vê ladrão no quarto. Na Pedra Mourinha!


Um barulho leve acordou Maria Silva às 04h30 de ontem. Ao acender a luz, a mulher, 35 anos, foi surpreendida com a presença de um ladrão dentro do quarto, onde dormia com o filho mais novo. O gatuno, assustado, acabou por fugir sem nada levar.

A vítima, que reside com dois filhos menores num apartamento no rés-do--chão de um prédio na urbanização Nurial, na zona da Pedra Mourinha, em Portimão, pensou inicialmente que uma das crianças se tinha levantado. "Estava deitada, às escuras, e perguntei ‘O que é que estás aí a fazer?’. Foi quando ninguém me respondeu que percebi que alguma coisa estranha se estava a passar. Acendi o candeeiro e vi um homem, com um capuz na cabeça, junto à porta do roupeiro", contou, ontem, Maria ao CM.

"Ele estava agachado, à procura de qualquer coisa no armário. Estava apenas a um metro de distância do meu filho, de sete anos. Foi um momento terrível", continuou a mulher, ainda mal refeita do susto.

O assaltante, surpreendido ao ver a luz acender-se, optou por fugir, abandonando a casa pela mesma janela por onde tinha entrado, no quarto do filho mais velho de Maria, de 12 anos, e que tinha ficado entreaberta.

"Ele não fez qualquer ruído, não disse palavra e agiu de forma a não me deixar ver-lhe o rosto. Vi-o saltar a janela e o muro do quintal", explicou Maria. A PSP de Portimão está a investigar.

Fonte: Correio da Manhã


Carlos do Carmo canta no Tempo obra de Ary dos Santos


O fadista Carlos do Carmo vai actuar no Teatro Municipal de Portimão, num concerto no Grande Auditório Nuno Mergulhão, dia 14 de Setembro, pelas 21h30, numa homenagem ao poeta e amigo Ary dos Santos. Carlos do Carmo irá partilhar o momento de cumplicidade com os músicos Ricardo Rocha, na guitarra portuguesa, Carlos Manuel Proença, na viola, e Fernando Araújo, no baixo.

Entre outros trabalhos em conjunto, Ary dos Santosescreveu todas as letras daquele que é considerado um dos melhores discos de Carlos do Carmo: ‘Um Homem na Cidade’, de 1977.

O intérprete de fado iniciou a carreira em 1964. Representou Portugal no XXI Festival da Eurovisão da Canção em 1976, com o tema ‘Flor de Verde Pinho’, adaptado do poema de Manuel Alegre. Com o trabalho ‘Um Homem no País’, também escrito, em grande parte, por Ary dos Santos, ficou conhecido como pioneiro na nova discografia nacional. Já ganhou o prémio ‘José Afonso’, em 2003, e um Globo de Ouro.

O preço dos bilhetes para o concerto é de 22 euros para a plateia e 20 euros para o balcão.

Fonte: Correio da Manhã

«Vai e Vem» inicia a 15 de setembro os horários de inverno


A Câmara Municipal de Portimão anunciou a entrada em vigor, a partir de 15 de setembro, dos horários de inverno do circuito de transporte urbano «Vai e Vem», definidos para garantir a entrada e saída dos alunos nas escolas ao longo do próximo ano letivo.

Por motivos de ajustamento da procura à oferta verificada, e perante a atual necessidade em otimizar os custos de operação do serviço, será alterado o percurso e a frequência nas linhas com menor procura ao fim-de-semana, em particular nas linhas L1, L3, L4, L7, L8, L9, L10, L11, L12, L13, L14, L16 e L17.

Assim, a linha L3 passa a funcionar apenas de segunda-feira a sábado de manhã (última partida às 14:15 horas de sábado), sendo a alternativa a linha L9; nas linhas L12 e L13 é suprimido o serviço aos domingos e feriados; nas linhas L11, L14, L16 e L17 é suprimido o serviço ao sábado, domingo e feriados; e nas linhas L1, L7, L9 e L10, a frequência é reduzida ao fim-de-semana.

A linha 15, desativada no período de verão, volta a operar de segunda a sexta-feira, não estabelecendo ligação ao sábado, domingo e feriados, conforme já acontecia antes do horário de verão, sendo que em alternativa os clientes da Mexilhoeira Grande e do Rasmalho são servidos pela rede de transporte interurbano da Frota Azul, respetivamente pelas linhas Lagos-Portimão e Monchique-Portimão, ao mesmo tempo que a ligação à Companheira será garantida em alguns horários pela L5, e a L8 retoma o percurso Hospital-Praia de Alvor.

A L4, no sentido Escola Secundaria Poeta António Aleixo-Alfarrobeiras, é prolongada à Aldeia das Alfarrobeiras em mais dois horários diários (10:02 e 19:37), de segunda a sexta-feira.

Por outro lado, entrará em vigor no dia 1 de outubro um novo tarifário e zonamento, passando a existir apenas o tarifário de uma zona, o que beneficiará os clientes que atualmente utilizam o tarifário de duas zonas.

Adicionalmente, é alterada a tarifa social de 50% para 40% para os clientes com a assinatura estudante, idoso (mais de 65 anos) e portadores de mobilidade reduzida.

Todas estas alterações já se encontram disponíveis para consulta no sítio da autarquia (www.cm-portimao.pt), assim como a informação relativa aos horários e percursos das linhas que entram em vigor a 15 de setembro, além dos horários e linhas que servem os alunos e respetivas escolas. Na primeira semana de setembro, estarão disponíveis os horários em suporte papel em vários pontos de venda no concelho.

O «Vai e Vem» tem atualmente 17 linhas, 565 paragens, percorre todas as freguesias do concelho numa extensão de 160 km e no primeiro semestre deste ano transportou cerca de um milhão de passageiros.

Fonte: Diário Online Algarve


Morcegos são protagonistas na biblioteca municipal Manuel Teixeira Gomes


Na noite de sábado, 1 de setembro, os morcegos vão ser os convidados de honra da biblioteca municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, culminando o projeto «5 histórias, 5 semanas e uma noite», destinado a crianças dos 6 aos 12 anos.

Durante as férias de verão, os jovens participaram num conjunto de atividades em torno dos livros e, agora, a par da apresentação aos pais dos trabalhos realizados durante as cinco semanas em que a iniciativa decorreu, os presentes ficarão a conhecer quem são os morcegos, onde vivem, o que comem e a sua importância nos diversos ecossistemas.

Com esta ação, que decorrerá entre das 21:00 à 01:00 horas, a biblioteca municipal associa-se ao Ano Internacional dos Morcegos, instituído pelo Programa de Ambiente das Nações Unidas e pelo EUROBATS – Acordo sobre a Conservação das Populações de Morcegos Europeus, no âmbito da Convenção das Espécies Migratórias.

Num segundo momento, e após a partida dos pais, as crianças terão oportunidade de jogar, ouvir e contar histórias «de arrepiar» e outras que saem dos livros quando a noite cai, por entre muitas surpresas de encantar.

Fonte: Diário Online Algarve


download@LOTA continua a agitar a Zona Ribeirina de Portimão


As propostas do projeto download@LOTA continuam a marcar de forma criativa o espaço da antiga Lota de Portimão e a zona circundante do Largo da Barca, dando a conhecer muitos jovens talentos de Portimão, entre músicos, djs, produtores e artistas visuais.

A 30 de agosto, o músico guineense Bango Lassana, a viver há algum tempo em Portimão, dará um concerto de raízes afro-mandengue, reunindo alguns músicos da cidade ao som da sua ‘kora’, instrumento tradicional e popular da África Ocidental.

Na noite de 31 de agosto, a proposta é o dinâmico “Duo Cacete”, de Portimão, que reinterpreta a música popular portuguesa com forte incidência nos êxitos ‘pimba’.

No derradeiro dia desta edição do download@LOTA, 1 de setembro, vai atuar a jovem dupla portimonense Dj Jo & Kombo, que apresentarão um dj set dedicado à eletrónica no formato bass avenue, para um live act de dubstep intitulado "Kats out Loud".

Todos os dias, as atuações têm entrada livre e começam às 19h00, prolongando-se pela noite dentro.

Este convite à junção da comunidade artística da cidade é da responsabilidade da associação cultural Plataforma Download, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, visando criar um espaço dinâmico com programação dedicada à música e às artes visuais nas suas variadas formas, promovendo a participação e a troca de ideias entre artistas, população e visitantes e mostrando que Portimão é uma cidade com grande potencial criativo.

Mais informações em: http://www.facebook.com/downloadlota.antigalota

Fonte: Vai Passear

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Teia de parcerias tempera 2ª Rota do Petisco de Portimão com muita arte e cultura


Já falta pouco para o arranque da 2ª Rota do Petisco de Portimão que, entre 31 de agosto e 14 de outubro, propõe um percurso com 41 saborosas paragens, a que se junta um vasto programa de animação, resultante das sinergias que esta iniciativa da Associação Teia D’Impulsos estar a alcançar junto da sociedade local.

A edição deste ano vai mais além da componente gastronómica, e apresenta um importante programa cultural, com cerca de 80 iniciativas, que vão da música às exposições de artes plásticas, passando pela animação de rua, dança, divulgação de produtos regionais, workshops e provas de vinho, entre outras manifestações que trarão uma animação acrescida às ruas de Portimão.

Para além de mobilizar a cidade em torno da Rota do Petisco, este programa conta com a participação de vários agentes culturais do município, que desta forma contribuem para que o evento ganhe cada vez maior relevância como um projeto de cariz cultural e recreativo, que divulga os melhores espaços da restauração tradicional ao mesmo tempo que concede espaço aos artistas locais.

Esta segunda edição convida também a novas experiências, através de parcerias estabelecidas com a Bike Postal e a Bike My Side, dois projetos inovadores que estão a surgir em Portimão e que permitirão percorrer a Rota de forma diferente.

Criada muito recentemente por dois jovens portimonenses, a Bike Postal (www.bikepostal.com) promoverá dois passeios gratuitos de bicicleta pela Rota do Petisco, num circuito que irá percorrer os cinco restaurantes mais votados na página de Facebook do Portimão Cycle Chic, enquanto a Bike My Side (www.bikemyside.com) faz o pré-lançamento de passeios em side car, apresentando um percurso à descoberta da Rota num meio de transporte original, para duas pessoas, ao preço promocional de 30 euros.



Menu cultural

A vasta programação cultural e artística vai ser pautada por animação de rua, workshops de cocktails, provas comentadas de vinho, música ao vivo, etc.

Entre um petisco e uma sobremesa, a Rota das Exposições permitirá que em vários estabelecimentos aderentes possam ser apreciados trabalhos de artistas locais, nas áreas da pintura, modelismo, fotografia e escultura.

A Rota dará ainda a conhecer outras iniciativas culturais desde já agendadas para diferentes espaços públicos do município, nomeadamente a antiga Lota, a Casa Manuel Teixeira Gomes ou o coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes.



Paleta de cores e sabores

Os 41 estabelecimentos aderentes vão estar organizados em cinco zonas pedonais, identificadas pelas cores azul, amarela, verde e vermelha (Portimão) e laranja (Praia da Rocha), para facilitar aos participantes o planeamento das suas incursões gastronómicas.

Do total de estabelecimentos, 32 vão integrar a modalidade Petisco, composta por um petisco e por uma bebida ao preço unitário de €2.50, participando os restantes nove na modalidade Doce Regional, que será composta por uma sobremesa e uma bebida e terá o preço unitário de €2.00.

Para abrir o apetite, algumas sugestões: na Zona Azul (zona ribeirinha de Portimão) poderão ser saboreadas as Papinhas de Berbigão, a Sopa de Peixe ou a Feijoada de Búzios; na Zona Amarela (centro histórico da cidade) pode-se cruzar umas Pataniscas de Bacalhau com um Gaspacho ou até com a célebre Bifana; ainda no centro histórico (Zona Verde) residem - entre outros pitéus - as Lulinhas, a Xalassa de Atum e os originais Patés Algarvios; mais a sul (Zona Vermelha) coabitam a Salada de Polvo, a Feijoada de Lingueirão e o enigmático Pica-fish; durante a Rota, a cor da Praia da Rocha será o Laranja e nela reinarão, entre outros, os sabores do Peixe Alimado, da Patanisca de Sardinha ou do Atum Marcado à Algarvia.

Distribuídas pelas diversas zonas, muitas propostas da doçaria regional, como a Tortinha de Laranja, o Doce de Alfarroba ou o Queijinho de Figo.



Um Passaporte – muitas vantagens

O Passaporte da Rota é o instrumento indispensável para a descoberta deste roteiro, porque possui as coordenadas para que os participantes usufruam de tudo o que a iniciativa tem para oferecer, além de proporcionar vantagens adicionais, como descontos em estabelecimentos comerciais que também se quiseram associar à iniciativa.

Disponível nos vários locais aderentes, o Passaporte também pode ser obtido gratuitamente no Posto de Turismo e no Museu de Portimão, sendo ainda possível imprimir uma versão simplificada (Passaporte de Bolso) no site da Teia D’Impulsos.

Ao colecionar 15 carimbos no seu passaporte, os participantes terão direito ao brinde de participação na Rota, composto por um voucher para visita ao Museu de Portimão para duas pessoas, habilitando-se ainda a diversos prémios a sortear: 24 voucher duplo para visita a uma adega com provas de vinhos; 2 voucher duplo para parque temático a escolher; 1 seguro Vitalplan smile (1 ano); 4 experiências para duas pessoas em sidecar tours pela Bike my side; 4 batismos de vela para duas pessoas.

De recordar que ao longo dos 30 dias da 1ª Rota, foram vendidas 9723 ementas, com 7932 petiscos (82%) e 1791 doces regionais (18%), o que resultou num impacto económico direto de cerca dos 23.400€, a que deve ser acrescida a oportunidade de promoção que todos os estabelecimentos tiveram e a fidelização de novos consumidores.

Para esta segunda edição, e além da parceria com a Câmara Municipal de Portimão, a organização conta com o apoio do Turismo de Portimão, da Junta de Freguesia de Portimão, do Turismo do Algarve, da ACRAL, da Comissão Vitivinícola do Algarve, da Super-Bock e da First Aid, salientando-se ainda o apoio à divulgação dos media partner Rádio Costa D’Oiro e jornal Barlavento.

Todas as informações sobre a Rota do Petisco de Portimão 2012 podem ser consultadas em http://www.teiadimpulsos.pt.

Fonte: Vai Passear

Nuno Fernandes de Portimão alcança brilhante 8º lugar na prova Ironman na Áustria


Nuno Fernandes classificou-se este domingo na 8ª posição do seu grupo de idades (18 aos 24 anos), na prova Ironman 70.3, disputada em Salzburgo, na Áustria.

O atleta algarvio conseguiu assim a mesma posição que já tinha alcançado na prova de Singapura, mas melhorou de forma significativa o seu tempo, terminando as três vertentes – natação, bicicleta e corrida – com o tempo total de 4h31min45seg.

Nuno Fernandes tinha dito, em entrevista ao Sul Informação, que a sua meta na prova austríaca era «tentar reduzir 25 minutos a meia hora ao tempo que fiz em Singapura [cerca de 5h00]» e conseguiu-o de forma brilhante.

«Com este tempo, tinha ganho em Singapura», disse Nuno Fernandes ao Sul Informação, a partir de Salzburgo. «Mas aqui tive a concorrência dos alemães, que são mesmo muito fortes, dos mais fortes da Europa».

«Consegui reduzir 35 minutos ao meu tempo, o que foi mais do que cumprir os meus objetivos. Baixei o tempo na natação, à volta de 8 minutos, e na corrida, mas sobretudo baixei 30 minutos no ciclismo. Até fiquei admirado comigo mesmo. Foi fantástico!».

De facto, o triatleta de Portimão, de 23 anos, cumpriu os 1.9 quilómetros de natação no lago em 32min25seg, alcançando a 28ª posição, mas logo subiu nos 90 quilómetros de bicicleta, feitos em 2h15min42seg, tempo que foi o 10º melhor.

Finalmente, nos 21,1 quilómetros de corrida (a distância de uma meia maratona) conseguiu o 8º tempo, com 1h34min35seg.

No final, Nuno Fernandes foi 8º, tendo antes de si apenas cinco fortíssimos alemães e dois austríacos.

Com o tempo total de 4h31min45seg, se Nuno tivesse concorrido na categoria Pro, onde competem os atletas profissionais, teria garantido pelo menos a 27ª posição.

Este domingo, às 19h00 locais, há um jantar de consagração dos atletas e é aí que Nuno Fernandes saberá se foi ou não apurado para o Campeonato do Mundo de Ironman. «Se não for, feliz da vida, volto para casa. Mas se for apurado, desta vez vou lá, no próximo ano», garantiu em entrevista telefónica ao Sul Informação. Em Singapura, o atleta algarvio conseguiu o apuramento para o Mundial, mas, por falta de dinheiro para a inscrição, deslocação e estadia na prova, disputada no Hawai (EUA), acabou por prescindir do lugar. Mas, desta vez, garante, se conseguir apurar-se vai tentar reunir apoios para o Mundial.

Na prova de hoje em Zell am See-Kaprun, seu primo Paulo Costa, que correu na categoria dos 40 aos 44 anos, terminou em 212º lugar, com os tempos de 00h3min09seg na natação, 02h4min50seg na bicicleta e 01h59min13seg na corrida, e um tempo final global de 05h35min58seg.

Sobre a zona de Zell am See-Kaprun, perto de Salzburgo, na Áustria, Nuno diz que «é linda como um postal, com as montanhas e o lago. Uma maravilha!».

Fonte: SulInformacão

sábado, 25 de agosto de 2012

Jovem triatleta de Portimão já está na Áustria para disputar prova Iron Man


1,9 quilómetros a nadar, 90 quilómetros a pedalar e 21,1 a correr. É isto que Nuno Fernandes, o jovem triatleta de Portimão, terá que cumprir no domingo, dia 26 de agosto, na prova Ironman 70.3 em Salzburgo, na Áustria.

Para aí chegar, o jovem portimonense teve meses de duro treino e de intensa preparação física. Tudo para, no domingo, às 10h15 locais (9h15 em Portugal), estar preparado para se lançar numa das mais exigentes provas físicas do mundo, a do Iron Man.

O arranque da prova começa com um mergulho nas águas geladas do lago na zona de Zell am See-Kaprun. «Agora só tenho 5% de massa gorda e tenho dificuldade em aguentar temperaturas baixas», confessa o atleta. Para isso serve o fato: «em certas águas não dá para nadar sem fato, não é um luxo».

Depois seguem-se 90 quilómetros de bicicleta, pelas estradas alpinas da zona de Salzburgo, com muitos desníveis, os mesmos que irá encontrar no percurso restante da prova Iron Man, os 21,1 quilómetros de corrida, a distância de uma meia maratona. «Vai ser duro, por causa da montanha», admitiu Nuno, 22 anos, em entrevista ao Sul Informação, dois dias antes de partir.

Nuno Fernandes já partiu esta quinta-feira para a Áustria, com a mãe, que o acompanha na aventura. Lá vai encontrar-se com o primo Paulo Costa, que trabalha no Dubai mas, como é também um entusiasta por este tipo de provas, também participa no Iron Man austríaco. Foi ele, aliás, que desafiou o Nuno para as primeiras participações e que chegaram a valer ao atleta algarvio um 8º lugar na sua classe de idades no Iron Man de Singapura e a mesma posição no triatlo no Dubai.

Para se preparar para o Iron Man de Salzburgo, Nuno cumpriu nos últimos meses um programa que começava todos os dias às 6h00 da manhã, com o despertar, seguindo-se, às 7h00, uma hora de natação. À tarde, depois de sair da Universidade – sim, porque o Nuno nunca descuidou os estudos – uma ou duas horas a pedalar e a correr. «Cumpri sempre duas a três horas de treino diário nos últimos três meses», qualquer coisa como «450 quilómetros por semana de bicicleta, natação e corrida», revelou. «Eu sou um amador, mas tenho tentado ser o mais profissional possível».

Angariar fundos não foi fácil

No entanto, além do treino exigente, Nuno Fernandes teve ainda que ultrapassar outros obstáculos para conseguir chegar hoje à Áustria: a angariação de apoios e de fundos para pagar as suas despesas nesta prova internacional.

Só a inscrição custou 300 euros, a que se somaram 250 euros para a viagem e outro tanto para o alojamento. Isto sem contar com a nova bicicleta que teve que comprar, mais apropriada para a prova de triatlo, mas, ainda assim, muitos furos abaixo das máquinas utilizadas por grande parte das centenas de atletas de todo o mundo que disputam o título de Iron Man.

Com muita perseverança, como é sua característica, e a ajuda de muitos amigos e empresas que confiaram nas suas capacidades, Nuno conseguiu reunir todo o dinheiro necessário.

«Para merecer este dinheiro, tinha que me esforçar, mas sem nunca pôr os estudos em causa. E consegui fazer todas as cadeiras do curso», disse.

«Não foi fácil conseguir os apoios locais, entre as empresas de Portimão, mas consegui tudo. O objetivo não era ter lucro, era ter para os gastos, e isso consegui». Da Câmara Municipal, Nuno nada recebeu, mas a verdade é que também nada pediu.

Quanto a classificações, Nuno vai logo esclarecendo que não se propôs «objetivos de pódio», nem sequer na sua categoria de idades (M18, os mais novos). «Não sou profissional, como muitos dos atletas que competem nestas provas, por isso não posso ambicionar a tanto. Mas vou tentar reduzir 25 minutos a meia hora ao tempo que fiz em Singapura [cerca de 5h00]», revelou ao Sul Informação.

É claro que, confessa, «gostava de voltar a ficar nos dez primeiros. Mas isso não depende só de nós, depende dos outros, e em Salzburgo estarão muitos alemães, que são muito fortes nestas provas». Alemães, austríacos, russo, americanos, australianos, franceses, italianos…e quatro portugueses – Nuno Fernandes, na categoria de M18, o seu primo Paulo Costa (M40), Tiago Lobo (M30) e ainda Pedro Gomes (M25).

Em Salzburgo, à beira de um paradisíaco lago aos pés dos Alpes, Nuno terá a companhia e o apoio da sua mãe. «A gente, numa prova destas, nunca tem a certeza se consegue ou não acabar. Precisamos de uma palmadinha nas costas, de quem nos dê alento, no meio de tanta gente. Em Singapura, onde fui sozinho, porque nem o meu primo lá estava, senti-me um pouco perdido», explica Nuno, com o seu jeito sincero.

Por trás dele, há então o apoio de uma série de empresas, como a Cofides, que produz o fato para a prova («um fato a sério faz toda a diferença). Os apoios monetários foram garantidos pelo Grupo Pestana, pela Feel Safe (mediador de seguros), CAT-AVS, restaurante «À Babuja», Francisco José Martins de Jesus Electricista e Esteves Online, e Praia Mar Health Club. Neste último caso, «organizaram um peditório e arranjaram 300 euros. Foi espetacular!».

Recebeu também apoios não monetários da ProNutrition, Malibu, GRide (bicicletas) e da associação O2, de Portimão. O Grupo de BTT Os Marafados também o apoiou.

E o Nuno não esquece o apoio dos seus colegas de curso e até dos professores. «A malta do meu curso tem sido impecável. Apoiam-me, ajudam-me e incentivam-me». De tal maneira que o jovem triatleta candidato a Iron Man até resolveu colocar o símbolo do seu curso no fato que vai usar no domingo, na Áustria.

No domingo, à beira do lago austríaco perto de Salzburgo, Nuno terá o apoio da sua mãe, mas certamente de muitos dos seus familiares e amigos e até de pessoas que nem sequer conhece. «Ainda hoje [terça-feira] fui treinar de manhã e uma pessoa que eu nem sequer conhecia gritou: Vai Nuno!».

E nós repetimos: Vai Nuno!!!

Fonte: Sul Informação


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

13.ª Semana da Juventude da Mexilhoeira Grande mobiliza jovens da freguesia


O programa da 13.ª Semana da Juventude da Mexilhoeira Grande, que decorre nos fins de semana de 24 e 25 de agosto e de 31 de agosto e 1 de setembro, vai ser marcado por momentos de convívio entre os jovens da freguesia.

O programa arranca amanhã, sexta-feira, 24, na sede do Mexilhoeira Grande Futebol Clube, com o tradicional jantar da juventude agendado para as 20:00 horas, no qual será divulgado o programa detalhado do evento, podendo as inscrições ser feitas nas instalações do Mexilhoeira Grande Futebol Clube ou na Sociedade Recreativa Figueirense, ao preço de 7,5 euros por pessoa.

O dia 25 de agosto será marcado pela realização do VI Torneio Quadrangular de Futebol «João Barata», que começa às 10:00 no Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande, com inscrições livres.

De noite, às 22:00, tem lugar a partir do Polidesportivo da Figueira mais uma edição do popular «Peddy das Tascas», sendo os participantes desafiados a demonstrarem a sua cultura geral através de uma gincana repleta de surpresas. As inscrições custam 2 euros e devem ser feitas desde já nas instalações da Sociedade Recreativa Figueirense.

O segundo fim-de-semana da iniciativa será totalmente consagrado à música e decorrerá, sempre com entradas livres, no Polidesportivo da Figueira, onde na noite de 31 de agosto, a partir das 21:30, atuarão os grupos de Portimão Hard Tension e Whole Lotta Zeppelinpt, este último exclusivamente dedicado ao mítico grupo Led Zeppelin.

Na noite de 1 de setembro, também às 21:30, terá lugar um concerto com os portimonenses Dramatrama, seguidos da atuação dos The Buzz Lovers, banda espanhola de tributo aos Nirvana, considerada uma das melhores a nível europeu.

Com raízes num projeto criado por um grupo informal de jovens da freguesia, a Semana da Juventude da Mexilhoeira Grande é organizada no âmbito das festividades de verão pela Associação Alternativa XIII, visando fomentar a educação cívica e a integração social dos jovens, pela participação em atividades culturais, desportivas e recreativas, para favorecer a sua capacidade de iniciativa, criatividade e sentido crítico, ao mesmo tempo que envolve a comunidade local na promoção de ações de ocupação dos tempos livres dos mais novos.

Fonte: Diário Online Algarve


Stock Out decorre em Portimão até domingo


A zona ribeirinha de Portimão acolhe desde ontem, quarta-feira, mais uma edição da Stock Out, que até domingo propõe as melhores compras a preços “irresistíveis”, que poderão atingir descontos na ordem dos 80 por cento.

O evento, organizado pela Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) e Associação Comercial de Portimão (ACP), com o apoio da autarquia local, constitui uma boa oportunidade para a aquisição de muitos artigos de marca a preços de ocasião nos 35 lojistas presentes, do pronto-a-vestir à decoração, passando pelos têxteis-lar, bijuteria, restauração, sapataria ou artigos de beleza, entre outros.

A música marca presença diária com os DJ residentes, os Fashion Brothers, sendo de destacar do programa desta iniciativa o desfile de moda agendado para a noite de amanhã, sexta-feira, onde desfilarão José Castelo Branco, Jonathan Sampaio, Nuno Janeiro, Daria Makarova, Mafalda Saleiro, Carlos Martins, Bruno Piedade e Edgar Gonçalves.

Na noite de sábado, José Castelo Branco será o protagonista de um «show performance», enquanto todos os dias os visitantes poderão desfrutar de uma consultadoria de imagem, a cargo de António Leal e Silva.

A Stock Out funciona até amanhã entre as 19:00 e as 24:00, enquanto nos dias 25 e 26 abre portas das 17:30 às 24:00 horas.

Fonte: Diário Online Algarve

Algarve é a região com a sardinha mais cara do País


O Algarve é a região com a sardinha mais cara do País. Segundo dados da Docapesca, relativos à semana de 13 a 17 deste mês, as lotas de Lagos/Sagres e Portimão foram aquelas em que o pescado atingiu preços mais elevados.

A Docapesca revela que em Lagos/Sagres foram apenas comercializados 1431 quilos de sardinha, mas o preço médio por quilo foi o mais elevado do País: 4,55 euros. A lota de Portimão foi a segunda, a nível nacional, em quantidade desembarcada, 84 927 quilos, cifrando-se o preço médio/kg em 3,28 euros. Nas restantes lotas algarvias, os preços situaram-se entre 2,42 e 3 euros.

A nível nacional, Matosinhos liderou em quantidade desembarcada (538 mil quilos), mas o preço ficou-se pelos 1,32 euros.

O valor mais elevado praticado no Algarve resulta de "haver maior consumo, devido ao Verão e ao turismo, e ao facto de existir menos sardinha este ano, diz Mário Galhardo, da associação Barlapescas.

Mário Macário, comerciante de peixe em Portimão, considera, no entanto, que "há muita especulação de preços", culpando "os compradores das grandes superfícies".

Fonte: Correio da Manhã

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Portimão também passa o Verão a patinar no gelo


Até 2 de Setembro, patina-se sobre o gelo na Marina de Portimão. É garantidamente o recinto mais fresco da cidade: pista de gelo e zona lounge ajudam a refrescar o Verão algarvio.

Por Portimão, a praia e a piscina parecem não ser as únicas opções para este Verão. No espaço Marina de Portimão On Ice, os visitantes podem divertir-se nos cerca de 200 metros quadrados de gelo natural que formam a pista inaugurada em Julho.

Os participantes podem contar com a ajuda de monitores, disponíveis para dar apoio e colaborar na diversão. Para quem se sente menos seguro no gelo (ou se quer divertir com menos esforço), há também umas "mascotes" (o nome dado a uns apoios em forma de focas) que podem ser requisitadas.

A Marina de Portimão On Ice - iniciativa da Iberice, empresa dedicada à criação de experiências e eventos no gelo -, é composta, para além da pista, por uma zona lounge com bar. A animar o espaço, há sempre DJ.

A pista abre diariamente das 14h à 01h. O preço do bilhete normal é 5€ mas estão disponíveis três programas com descontos: O "pack duo Family" (adulto + criança) custa 7€; o "Duo + Mascote" (adulto + criança + mascote de apoio à patinação) custa 8€; o pack "Group10", destinado a grupos de 10 pessoas, custa 35€.

Ainda pelo Algarve, também por Quarteira se encontra uma pista de gelo coberta, localizada no parque aquático Aquashow.


Facebook: Marina de Portimão On Ice

Fonte: Publico.pt

A epopeia da sardinha. (Reportagem do CM com Portimão como cenário de fundo)


Maior parte das sardinhas que comemos tem entre ano e meio a dois anos

Estamos no sexto ano de diminuição de reposição dos stocks deste peixe que fica mais gordo no final do Verão.

A traineira ‘Arrifana' abandona o porto de Portimão e para trás ficam as praias repletas de corpos bronzeados que usufruem em pleno do Agosto algarvio. Uma imagem de Nossa Senhora de Fátima e o emblema do Benfica protegem a faina que começa às 18h00 e que arrasta consigo a mesma esperança dia após dia: a de encontrar sardinha no mar.

Para os doze homens que estão a bordo do barco, este é apenas mais um entre tantos dias no trabalho que tão bem conhecem. O mestre Joaquim Dias aponta o barco, de 22 metros, em direcção a Sotavento, no sentido de Albufeira. A ondulação tem um metro e o vento incomoda os menos habituados a esta vida feita de mar. Não demora muito até a sonda ser ligada, para ajudar a detectar os cardumes.

"Hoje não se encontra nada", desabafa o mestre, 60 anos de vida e experiência de sobra na faina, depois de horas a olhar para o ecrã. Dito e feito. O barco regressa vazio, por volta das 23h00, ao porto. Mas por pouco tempo. Às 02h00 a traineira volta a sulcar as águas, desta feita para Barlavento, rumo a Lagos. Hora e meia depois, ao largo da praia da Luz, o mestre aponta para o ecrã: "Está a ver... há peixe aqui."

SARDINHA EUROPEIA

A espécie que vive na costa portuguesa dá pelo nome científico de sardina pilchardus. Vive numa área alargada, que vai desde a costa da Mauritânia, em África, até ao mar do Norte, entre as ilhas Britânicas e a Escandinávia. Também vive no Mediterrâneo, mas é na linha de costa que vai desde o norte de Marrocos ao golfo de Biscaia, na costa Atlântica de França, que existem os maiores stocks.

Os movimentos migratórios não são bem conhecidos - porque estes pequenos peixes são muito difíceis de marcar -, mas estima-se que os cardumes circulem ao longo de toda a costa portuguesa. "As sardinhas procuram zonas de afloramento da costa, em que há correntes de água fria que vêm das profundezas até à superfície, o que propicia a criação de plâncton (algas microscópicas) que são o seu principal alimento", explica Jorge Ré, investigador do Instituto do Mar. As zonas entre a Figueira da Foz e Aveiro, os estuários do Tejo e do Sado e o golfo de Cádis (em Espanha) são pontos conhecidos de maior concentração de sardinha.

Jorge Ré integra uma equipa de investigadores que está a fazer reprodução de sardinhas em cativeiro, usando as instalações do Oceanário de Lisboa. "O objectivo é tentarmos perceber melhor quais são os factores que condicionam a sobrevivência e crescimento das larvas e dos juvenis, que é um mecanismo muito complexo e ainda mal compreendido".

"A maior parte das sardinhas que comemos tem entre ano e meio a dois anos", explica o biólogo Henrique Cabral, da Universidade de Lisboa. Há diferenças entre os peixes que vivem a norte e os da costa sul do País. "Normalmente, a sardinha das regiões Centro e Norte é mais gorda. Isto acontece porque as águas mais frias produzem mais alimento para as sardinhas", diz o mesmo investigador.

Alexandra Silva é, porventura, a maior especialista portuguesa em sardinha. A investigadora do IPIMAR - Instituto de Investigação das Pescas e do Mar acrescenta que há sardinhas que podem viver "até um máximo de 8 a 9 anos, mas é raro encontrar-se peixes com esta idade". Os grandes cardumes são um festim para quem gosta de as provar à saída da grelha, mas não faltam nos oceanos quem as aprecie ao natural. Golfinhos, tubarões, pescadas e vários outros peixes de maior porte fazem da sardinha um dos principais ingredientes da sua dieta. "As sardinhas são um peixe de forragem, ou seja, os grandes cardumes alimentam espécimes maiores e são um elo fulcral da cadeia alimentar."

A sardinha come-se sobretudo no Verão, e há razões naturais para que isso aconteça. Aquela gordura que pinga para a fatia de pão é resultado do ciclo de vida deste peixe. "As sardinhas têm um ciclo reprodutivo muito longo, que vai desde Outubro até Abril. Durante este período, os peixes têm menos gordura. A partir do final da Primavera os peixes ganham gordura para preparar a nova época de reprodução e é por isso que, à medida que o Verão avança, as sardinhas ficam mais gordas."

ANOS DOLOROSOS

Para os pescadores que se dedicam à pesca da sardinha, os últimos anos têm sido dolorosos.

"É relativamente normal que haja um período de cinco anos em que se verifique um abaixamento na reposição dos stocks de sardinha. O que costuma ser compensado com um ano muito acima da média. Mas vamos já no sexto ano consecutivo de diminuição da capacidade reprodutora das sardinhas e as perspectivas não são boas." Quem o diz é Humberto Jorge, presidente da Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco, que junta a maioria dos profissionais da pesca da sardinha.

Em 2010, a sardinha portuguesa passou a ser certificada com o selo da MCS, organismo internacional que garante a qualidade do peixe e a sustentabilidade das pescas. Mas esta certificação foi suspensa em Janeiro. "As inspecções que se fizeram no final do ano mostraram que os índices de biomassa desovante estavam abaixo do necessário para garantir a manutenção dos stocks. O que quer dizer que a escassez de ovos e de juvenis poderiam comprometer a renovação das populações", explica Humberto Jorge.

Alarmados com a escassez de peixe, os pescadores portugueses decidiram eles próprios limitar a sua actividade. Há um plano de gestão, que tem sido alvo de rectificações motivadas pelas condições do mar. "Desde 2010 que impusemos a nós próprios quotas máximas de pesca. Este ano foi decretado um período de 45 dias de interdição da pesca. Em Março, nenhum barco saiu para o mar. Estamos conscientes de que há menos sardinhas e, apesar de as causas serem naturais e de a pesca não ser responsável pela redução dos stocks, também não queremos contribuir para o agravar da situação."

Se este ano a sardinha está mais cara - "nalguns casos os preços mais que triplicaram, havendo lotas em que a sardinha é vendida acima dos dois euros por quilo" - e os santos populares se fizeram com recurso a sardinha congelada, Humberto Jorge garante que há peixe fresco suficiente para que não faltem sardinhas à mesa até ao final do Verão. O dirigente espera que o Outono e o Inverno tragam melhorias: "Espero que consigamos recuperar rapidamente a certificação. Há muitos armadores e pescadores a passar dificuldades e nós limitámos a pesca de cerco sem apoios nem subsídios do Governo."

Ainda assim, "apesar de não haver muita, a sardinha tem tido qualidade e alcançado um bom preço", explica Francisco Matias, pescador da traineira ‘Arrifana', de 52 anos. Telmo Gil, 43, maquinista, acrescenta: "Ganha-se algum dinheiro, mas temos de trabalhar muitas horas." Como que a provar o desabafo, a sirene da traineira apita e os pescadores tomam as suas posições. A chata, que era rebocada, ganha vida própria, transportando um cabo da rede de 500 metros para cercar o cardume.

A bordo, o trabalho é intenso. A rede é por fim puxada, com a ajuda de máquinas hidráulicas, mas a promessa de um boa pescaria perde-se. A rede rompe-se e grande parte do peixe foge. Covos para a captura de polvo, não assinalados, terão causado os estragos - um deles é içado pela rede e lá dentro estão caranguejos vivos, um isco proibido.

Só volta a ser lançada ao nascer do sol. Desta vez há peixe, mas junto com as sardinhas vêm carapaus pequenos. Os barcos só podem capturar até 10% de pescado imaturo e para cumprir as regras boa parte é libertado.

VARIAM DE ANO PARA ANO

Quando chega ao prato, a pergunta impõe-se. Por que é que a sardinha está gorda mais cedo nuns anos do que noutros? E ainda, por que é que há anos com abundância de sardinha e outros em que esta rareia? Eis duas questões que todos os apreciadores colocam, mas para as quais ainda não há respostas seguras. Há décadas que investigadores têm tentado perceber o que faz variar o tamanho dos cardumes e dos peixes, mas as respostas são complexas e, sobretudo, variáveis.

Alexandra Silva aponta algumas pistas para o mistério. "A questão de as sardinhas variarem tanto de um ano para o outro não é de agora. Aliás, pensa-se que sempre se registaram estas alterações. A reprodução das sardinhas depende de uma série de factores que não são constantes - as correntes oceânicas, o clima atmosférico e o movimento dos anticiclones no Atlântico ou a quantidade e qualidade do plâncton que existe no mar".

Assim, de um ano para o outro as condições que podem ou não favorecer a sobrevivência e crescimento dos juvenis nunca são as mesmas. Mas é certo que o cenário tem piorado. "Nos últimos anos tem-se verificado um decréscimo do stock de sardinhas na costa portuguesa. É uma situação que já aconteceu no passado. Pode acontecer que no próximo ano haja um recrutamento (nascimentos) de tal forma elevado que compense estas quebras, mas como os ovos são deixados à deriva nos oceanos nunca sabemos o que pode acontecer", explica Alexandra Silva, que frisa que "o decréscimo das populações de sardinha deve-se a fenómenos naturais e, no caso português, não está relacionado com a pesca".

Trabalho não faltou nesta saída da traineira ‘Arrifana', mas os resultados foram fracos. Na lota deram entrada 700 quilos de sardinha e carapau, que renderem menos de quatro euros o quilo. "Não correu nada bem", desabafa o mestre.

Do preço, neste caso do valor praticado em lota, queixa-se por sua vez Mário Macário, comerciante de peixe que teve a seu cargo o abastecimento do Festival da Sardinha, que decorreu em Portimão entre 3 e 11 de Agosto e recebeu 35 mil visitantes, muitos deles estrangeiros. "Fiz um contrato para vender a sardinha a 4,30 euros, mas tenho de comprá-la a valores mais altos, entre 5 e 9 euros. Este ano perco entre sete e oito mil euros", lamenta o empresário, que colocou no festival mais de três toneladas de sardinha. À margem da polémica, António Francisco, emigrante na Alemanha, delicia-se com um prato cheio. "Na Alemanha compro sardinha congelada para matar saudades. Mas não é a mesma coisa."

A GRANDE CORRIDA DAS SARDINHAS

Nos diferentes continentes, chama-se sardinhas a espécies aparentadas da nossa sardina pilchardus. Em comum têm todas o facto de serem pequenos peixes que vivem em grandes cardumes, em zonas próximas da costa. Sabe-se que as sardinhas são espécies migradoras, mas não se conhece fenómeno parecido ao que ocorre na costa da África do Sul.

Anualmente, cerca de 5 mil milhões de sardinhas (sardinops sagax) migram desde o banco de Agulhas para toda a costa. Formam cardumes que podem atingir 7 km de comprimento, 1,5 km de largura e 30 metros de profundidade. Não são conhecidas as razões de um fenómeno que alimenta todo o tipo de predadores.

Operadores de turismo desenvolveram técnicas para localizar onde acontece o ‘evento': a busca começa ao amanhecer, com um avião que sobrevoa o mar observando a actividade dos pássaros ou enormes manchas negras dos cardumes de sardinhas na água.

NOTAS

TAMANHO

Sardinha capturada no Algarve é mais pequena do que a capturada no Atlântico, mais a norte.

CAPTURAS

Em 2011 capturámos, no continente, 39 786,4 toneladas, menos 12% face ao ano anterior.

VARIÁVEIS

Correntes, clima, movimento dos anticiclones ou quantidade e qualidade de plâncton influenciam reprodução.

Fonte: Correio da Manhã

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

SÃO BRUNO SUMMER SPOT, Sabado 19 de Agosto 2012



No Sabado, dia 19 de Agosto passado, o grupo dos amigos do Portimão Sempre fez mais um encontro / convívio à volta da mesa.

No sitio conhecido por Horta de São Bruno, propriedade do nosso amigo José Gamboa, tivemos a oportunidade de nos conhecermos e de convivermos um pouco mais, sem ecrâs e teclados de permeio.

Olhos nos olhos e face a face, num espaço bem real, ao anoitecer e à luz de candeeiros a petróleo, num ambiente verdadeiramente acolhedor e intimista, tivemos a oportunidade de debater e de trocar algumas ideias acerca da terra e das gentes que motivam a nossa participação neste espaço virtual:

Portimão e as suas gentes.

Agradecemos a quem teve a gentileza de participar neste nosso convivio...
E é claro, agradecemos ao nosso amigo José Gamboa, pela sua extraordinária hospitalidade.

JP

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Portimão: Jovens de instituições de acolhimento divertem-se em pista de gelo


A pista de gelo Marina de Portimão On Ice abre por estes dias as suas portas a cerca de seis dezenas de crianças e jovens do Lar Bom Samaritano, da Casa de Nossa Senhora da Conceição e da Catraia.

Até à próxima terça-feira, 21, os jovens têm a oportunidade de experimentar este equipamento de diversão, proporcionando-lhes uma aventura divertida e inesquecível.

A funcionar na Marina de Portimão até 2 de setembro, entre as 14:00 e as 01:00 horas, esta pista de gelo natural tem 200m2 e pertence à Iberice, empresa dedicada em exclusivo à criação de experiências e de eventos em gelo.

O equipamento, que se dirige a praticantes de todas as idades, conta com o apoio de vários monitores e possui um espaço lounge com bar, cabine de DJ e diversas animações complementares

Fonte: Diário Online Algarve

Vencedores do concurso «ArteJovem@Portimão» mostram obras



A sessão de entrega de prémios e inauguração da exposição coletiva «ArteJovem@Portimão», que ficará patente na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, até 31 de agosto, decorreu no passado sábado.

Na ocasião, foram divulgados publicamente os premiados nas diversas categorias, com destaque para o Prémio Excelência, atribuído pelo júri do certame a Inês Crisóstomo, com a obra «Fantasma do Autocarro», na categoria de Fotografia.

Os outros premiados foram: Pintura/Desenho – Joana Florêncio, com a obra «Little Girl»; Escultura/Instalação – Júlio Sequeira, com a obra «IF – Imposição Facultativa»; Ilustração Digital – Tiago Silva, com a obra «Freedom»; Vídeo/Realização – Veaceslav Tonu, com a obra «O Horóscopo».

O concurso ArteJovem@Portimão resultou de um desafio lançado pela Câmara Municipal de Portimão à criatividade dos jovens algarvios entre os 18 e os 35 anos, tendo sido recebidas 22 obras nesta primeira edição.

Fonte: Diário Online Algarve

PRAIA DA ROCHA FOI CONSIDERADA A 2ª MELHOR DA EUROPA E A 5ª MELHOR DO MUNDO!


Praia da Rocha no top 10 mundial das praias de «tirar o fôlego»
praia de Portimão está em 5.º lugar em novo top mundial da TripAdvisor, que inclui apenas mais um areal lusófono, a brasileira Sancho em Fernando de Noronha. A nível europeu, a Rocha consegue mesmo o 2.º posto.

A partir das opiniões dos seus utilizadores, o portal de viagens TripAdivsor, provavelmente o mais influente do mundo, coligiu o top 10 de praias ""breathtaking", locais "deslumbrantes", capazes mesmo de "tirar o fôlego" a qualquer amante dos areais. Portimão consegue uma posição de destaque, sendo a única participação lusa neste novo top.

A Praia da Rocha é n.º 5 a nível mundial (n.º 2 europeu) e é escolhida uma opinião muito elogiosa de uma utilizadora para resumi-la: "Enorme, limpa e maravilhosa", lê-se na página desta nova lista de "maravilhas" com a chancela da TripAdvisor, que atinge já mais de 50 milhões de visitantes mensais.

O top das "praias de tirar o fôlego" selecciona praias de todo o mundo e é liderado pela Navagio (conhecida pela praia ou baía do barco naufragado, por incluir os destroços do dito), em Zakynthos, Ilhas Jónicas, Grécia. Em perfeita baía, é uma praia de um "azul tão brilhante", escreve uma utilizadora", "que cintila". Já a areia é "macia" e o "navio naufragado é espantoso".

Se a lista mundial é preenchida por países diferentes, já pelo top europeu podem vislumbrar-se potências balneares que somam posições no top 10: a Grécia lidera e consegue ainda um 5.º e 7.º lugares, enquanto a Espanha e Itália têm duas praias em destaque cada uma.


TripAdvisor: Top 10 Praias Mundo

1. Navagio, Zakynthos, Grécia
2. Whitehaven, Ilhas Whitsunday, Austrália
3. Flamenco, Culebra, Puerto Rico
4. Yapak (Puka), Boracay, Filipinas
5. Praia da Rocha, Portimão, Portugal
6. Lagoa Aitutaki, Aitutaki, Ilhas Cook
7. Baía do Sancho, Fernando de Noronha, Brasil
8. Piscine Naturelle, Île des Pins (piscina natural da Ilha dos Pinheiros), Nova Caledónia
9. Grace Bay, Providenciales, Turcos e Caicos
10. Geger, Nusa Dua, Bali, Indonésia


TripAdvisor: Top 10 Praias Europa

1. Navagio, Zakynthos, Ilhas Jónicas, Grécia
2. Praia da Rocha, Portimão, Portugal
3. Praia dos Coelhos (Conigli), Lampedusa, Sicília, Itália
4. Illetes, Formentera, Baleares, Espanha
5. Egremni, Lefkada, Ilhas Jónicas, Grécia
6. Tropea, Itália
7. Elafonissi, Creta, Grécia
8. Lagoa Azul, Praia de Oludeniz, Oludeniz, Turquia
9. Ilhas Cíes, Galiza, Espanha
10. Zlatni Rat, ilha de Brac, Croácia

Fonte: Fugasnotícias

domingo, 12 de agosto de 2012

Dia 16 - Beta Talk especial verão estimula espírito empreendedor à beira mar em Portimão


No próximo dia 16 de agosto, Portimão será cidade anfitriã e dinamizadora de uma Beta Talk especial verão, que irá inspirar a partilha de ideias e o “networking”, num espaço de excelência e inspirador como é o NoSolo Água, na praia da Marina de Portimão.

No mês de agosto, esta será a única Beta Talk que se realiza a nível nacional, constituindo ponto de encontro privilegiado para todos os participantes nos grupos que se reúnem à conversa e à partilha de ideias e experiências nas cidades de Lisboa, Porto, Braga e Ponta Delgada, os quais serão convidados a marcar presença em Portimão nesta sessão em tempo de férias.

Marco Lorenzi, Mariana Ramos Mesquita e Sofia Teles serão os convidados a falarem sobre os desafios que superaram, as oportunidades que detetaram, o que aprenderam e que conselhos têm a dar a futuros empreendedores.

Anfitrião do espaço onde se realiza esta Beta Talk, Marco Lorenzi é um dos fundadores e proprietário do grupo NoSolo (http://www.nosologrupo.com/grupoHistorial.asp), criado há 30 anos com a abertura da gelataria Bella Italia, em Portimão. Devido ao sucesso obtido, ramificou-se em diversas áreas no Algarve, nomeadamente fábrica de gelados, catering, restaurantes/pizzarias e espaços noturnos, e atualmente expandiu os negócios para outras zonas do país com franchisings.

Mentoras do projeto TasteAlgarve (http://www.tastealgarve.com) para a preservação, promoção e divulgação de produtos e tradições gastronómicas algarvias, Mariana Ramos Mesquita e Sofia Teles têm como objetivo partilhar a forma de viver e o quotidiano da região através de experiências que valorizem o património local e tornem o Algarve um destino de referência, possuindo experiência profissional nas áreas de Produção Gráfica e Gestão.

Em ambiente de verão, os participantes desta Beta Talk também são convidados a refrescar as suas ideias, entre as 18h00 e as 19h00, num beta-mergulho na piscina do NosoloÁgua mediante a apresentação da sua inscrição.

Para um brinde ao verão e às boas ideias, haverá um wine-break oferecido pela organização, que para o efeito conta com o apoio do NoSolo, da TasteAlgarve e dos vitivinicultores Quinta do Morgado da Torre, Herdade dos Pimentéis e Quinta da Penina.

A participação na Beta Talk é gratuita mas tem inscrição obrigatória em: http://beta-talk-agosto.eventbrite.com

A Beta Talk de Agosto conta com o contributo especial da Nosolo, para além do apoio local da ETIC- Algarve e a parceria de media do “Sul Informação”, tendo ainda a colaboração da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e Inesting, além da página Algarve Emprego ao nível da divulgação, existindo a recetividade para parcerias com outros exemplos e agentes de empreendedorismo regional.

Recorde-se que as Beta Taltk surgem na sequência de um protocolo de colaboração celebrado entre o Município de Portimão e a Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação, que tem desenvolvido um importante trabalho em termos da criação e dinamização de uma cultura e rede de empreendedorismo e inovação, nomeadamente através da promoção de eventos como o TEDxEdges, que já teve lugar em Portimão, ou o Silicon Valley comes to Lisbon, bem como na aceleração de “start-ups” e facilidades de acesso a investimento, na forma de programas como o Startup Weekend, além da criação de espaços, serviços e produtos focados no empreendedor, estando a própria associação sedeada no espaço Startup Lisboa.

Fonte: Metronews

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Portimão Sempre convida todos os amigos que queiram participar no: "São Bruno Summer Spot"


Portimão Sempre convida todos os amigos que queiram participar no:

"São Bruno Summer Spot"

Dia 18 de Agosto (Sabado) a partir das 17h,

Estão todos convidados para o jantar/convivio do Portimão Sempre, na Horta De Sao Bruno.

O modelo deste nosso convivio será em jantar partilhado.
À luz de candeeiros a petróleo.
:-)

Esperamos ter o prazer da vossa companhia por lá.

JP

Convivio do Portimão Sempre com brainstorming de idéias @ "Cesar Summer Spot"


No passado Sabado, alguns amigos do Portimão Sempre fizeram uma pequena "patuscada" num sitio conhecido por "Cesar Summer Spot".

Este sitio fica na Republica Democratica do Barata que se localiza algures a norte de Portimão.
:-)

Neste nosso convívio, para além de muito petisco, houve oportunidade de se realizar uma pequena sessão de brainstorming, em que tentámos identificar e discutir algumas iniciativas que podem ser realizadas pela Associação Cívica Portimão Sempre.

Foi sem dúvida uma iniciativa muito agradável, pois pudemos conhecer pessoalmente alguns dos amigos que interagem connosco nos sitios do Portimão Sempre no facebook.

E foi produtivo.
Pois identificámos algumas ideias e formas de as concretizar, na construtiva discussão que ali tivemos.

Foi agradável, foi produtivo e deixou vontade de fazer mais.
Assim, iremos repetir muito em breve este agradável convivio.
E estão por este meio, desde já todos convidados.

Até ao próximo "São Bruno Summer Spot"

Já se está a ver onde será o próximo...
;-)

JP

sábado, 4 de agosto de 2012

Hotel Tropimar em Portimão abandonado ao vandalismo e aos marginais


O outrora Hotel Tropimar, situado perto da Quinta da Malata e ao lado da escola primária Major David Neto, em Portimão, é agora a casa de muitos toxicodependentes ou pessoas sem abrigo que vandalizaram o espaço, degradando-o e criando problemas de segurança e saúde pública.

O Hotel Tropimar deixou de funcionar há cerca de um ano e agora está acessível a quem lá quiser entrar, porque já nem portas nem janelas tem.

A principal preocupação é a sua localização junto de uma escola primária, pois qualquer criança mais aventureira e com curiosidade em explorar o espaço pode pôr em risco a sua vida. Além dos vidros espalhados no chão, bem como lixo e restos de mobílias partidas, as piscinas ainda estão cheias de água estagnada.

«O edifício já pouco tem para roubar, mas continua a ser vandalizado. No entanto, o maior problema que pode ser desenvolvido pelo abandono do edifício é a água estagnada nas duas piscinas, uma para adultos e outra para crianças, pois começam a desenvolver-se bactérias, promovendo um problema grave de saúde pública», explicou ao «barlavento» Jorge Carneiro, comissário da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Portimão.

«Os proprietários do edifício já foram notificados e está previsto a autarquia intervir no local», revelou, por seu lado, uma fonte do Gabinete da Presidência da Câmara de Portimão.

Mas a autarquia só o pode fazer, contudo, depois de acabar o prazo legal para os proprietários tomarem as medidas de segurança necessárias, depois de uma vistoria para imposição de obras.

A PSP de Portimão tem estado atenta à situação do hotel abandonado. «Fizemos uma reportagem fotográfica para sensibilizar os proprietários e para lhes mostrar o estado em que se encontra o edifício», contou Jorge Carneiro.

Mas como, por enquanto, só podem ser os proprietários a tomar as medidas de segurança necessárias, nenhuma das entidades pode fazer muito mais do faz actualmente.

«Continuamos a passar rondas, até porque no outro lado da estrada está uma escola primária», afirmou o comissário da PSP.

«Os proprietários estão em litígio e é evidente que, para concretizar as medidas de segurança, eles têm que gastar dinheiro. Ora, se estão envolvidos num processo litigioso, a resolução do problema é mais difícil» acrescentou.

A PSP, alertada pela população ou verificando, nas rondas que faz, que se encontram «pessoas dentro do espaço, toma conta da ocorrência e ainda há pouco tempo a polícia encontrou, no local, um casal de jovens que foi detido».

No entanto, os acidentes acontecem e «na manhã de 11 de Janeiro deste ano, deflagrou um incêndio» numa das dependências do quarto piso do hotel, não tendo havido feridos, disse ao «barlavento» uma fonte oficial dos Bombeiros Voluntários de Portimão.

A resolução do problema passa agora pela responsabilidade dos proprietários em tapar e selar o local, tomando todas as medidas de segurança básicas.

Se os proprietários não fizerem o necessário, só depois, quando acabarem os prazos legais, é que a Câmara pode intervir.

Link para as fotos da degradação do Hotel Tropimar.
Autoria: Ana Sofia Varela

Fonte: Barlavento Online

A DOUTRINA DA ILEGITIMIDADE E DA RESISTÊNCIA. Por José Gamboa (Horta de São Bruno)


No fim do Império Romano, face às violências perpetradas pelos bárbaros do norte contra os romanos por todo o Império (bárbaros estes que forçaram a entrada no Império para fugir às violências do Hunos, vindo da Ásia Central), fez que muitos cidadãos romanos cristãos se refugiassem em locais mais isolados, constituindo novas sociedades. A cidade de Veneza é talvez o exemplo mais perfeito dessas realidades, uma vez que nasceu em ilhas para onde romanos cristãos se tinham refugiado.

Hoje claramente, vivemos num fim de uma época civilizacional, caracterizada, entre várias coisas, no Ocidente, pela decadência do cristianismo (Igreja Católica Romana, porque as outras comunidades nascidas da reforma de Lutero do Séc. XVI há muito que implodiram) e coisa nova, o cristianismo no Ocidente deixou de ser motor de civilização mas limita-se a reagir. O concílio Vaticano II operado na Igreja católica foi um plano bem estabelecido de implosão da Igreja Católica. Mas isso é outro assunto que fica para depois.

Em relação à Civilização Ocidental laica…. O grande progresso e único na História da Humanidade cujo culmen atingiu o máximo no pós-II Guerra, fortemente influenciado pela Doutrina Social da Igreja, desenvolvida no Séc. XIX pelo Papa Gregório XVI, que por exemplo definiu o que é o salário justo, quebrando o circulo da indigência a que os trabalhadores estavam submetidos, constituído por acesso generalizado a todos à educação, particularmente em Portugal, onde não existindo classes sociais fortemente vinculadas pelo sangue de nascimento, permitiu que pessoas de origens económicas mais débeis ascendessem a engenheiros e médicos. A cultura generalizou-se. O progresso no país seguia em passos largos nos anos 70, colhendo os frutos de sementes lançadas anteriormente. Em Portugal e por todo o Ocidente. O factor nascimento não era determinante no progresso da pessoa, apenas o Estudo. Quem estudava, por seu mérito, e atingia estudos elevados podia ascender socialmente, uma vez que as remunerações eram em função dos estudos, e naturalmente quantos mais estudos mais responsabilidades. Em África nascia uma civilização multicultural, multirracial, tal como acontecera no Brasil… o que era insuportável para outros povos e ideologias.

Presentemente, não apenas em Portugal assiste-se a um recuo dos progressos.
AUMENTO DAS HABILITAÇÕES E AUMENTO DA IGNORÂNCIA – O Estado promoceu a atribuição de diplomas a pessoas sem estudarem. Pessoas com o 9º ano passaram administrativamente a ter o 12ºano, passando por cima de 3 anos de estudo. Por sua vez essas pessoas com um papel na mão, que não correspondia ao aumento de conhecimentos puderam entrar na faculdade à frente de outros que estudaram 3 anos. Por sua vez as faculdades atribuem equivalências… e são concedidos diplomas… mestrados, doutoramentos…. Quando os professores recebem instruções para passar os alunos quer saibam quer não saibam….

Um certificado de habilitações é sinónimo de que o aluno progrediu nos seus conhecimentos. Um diploma é um reconhecimento, nada mais. De que a pessoa ficou mais culta, com mais conhecimentos. E que teve capacidade para isso.
Mas qual é o objectivo, do descrédito do estudo, do esforço de estudar? Reduzir o povo à ignorância atribuindo papéis de certificados. Não é o conhecimento que importa, o que importa é o certificado…. Ou seja cria-se uma ilusão de povo culto com habilitações quando na realidade o aumento das habilitações não corresponde ao aumento da cultura e do conhecimento.

O objectivo é criar um povo inculto, com papéis na mão. Criação de auto-estima, dizem, mas que não é capaz de perceber os políticos na TV porque lhes falta vocabulário e raciocínio lógico que se aprende em matemática e em filosofia. Penso, LOGO, existe. Se o político x não cumpre o que promete, LOGO é mentiroso, e não digno do meu voto. São raciocínios básicos que não são efectuados. Desastrosamente.
A inexistência de pensamento lógico permitiu criar um batalhão de defensores partidários, defensores da ilógica.

QUESTÃO SALARIAL
Engenheiros e arquitectos com propostas salariais de 500 euros é reduzir o estudo a nada, e também consequência do descrédito do ensino. Então a bitola salarial é estabelecida por baixo. Os salários têm de baixar, dizem…
Consequência? Redução à indigência do Povo, porque os salários baixam e o impostos aumenta…. Fim da definição de salário justo criado por Gregório XVI – salário justo é o salário que permite um trabalhador suprir as suas necessidades e da sua família e fazer poupança. O actual avanço é impedir a poupança e impedir a pessoa de satisfazer as suas necessidades.

REDUÇÃO DO POVO À INDIGÊNCIA
Olhemos para o passado. Havia uma imensidão de pessoas incultas, com baixos salários, que tinham o nome de SERVOS, dos senhores feudais dos tempos antigos. Estes Servos tinham a função de trabalhar para sustentar os seus senhores.

Hoje? Não caminhamos para o mesmo? No meu entender evidentemente. Que provas? Frases de políticos que dizem: «Para nós uma manifestação de 10, 1000 ou 100.000 pessoas é igual»; as parcerias-publico-privadas intocáveis; a defesa intransigente de “espiões” da vida privada; etc, demonstram um rumo traçado, há muito. Há muitos outros sinais, mas que tornava este texto bem mais longo.
Infelizmente, vejo muita reacção contra os efeitos, mas muito pouca contra as causas.

Que fazer? Não como reagir, contra o actual rumo traçado, mas mais importante, COMO CRIAR UMA NOVA CIVILIZAÇÃO NO MEIO DOS ESCOMBROS? Cabe a cada um, os cultos, os que procuram se cultivar, a se refugiarem, tal como fizeram os cristãos no fim do Império. Quem é chamado para isso que crie novas comunidades, tal como já acontece no EUA e na França. Comunidades não de freaks, mas de gente equilibrada, que vive em grupos de partilha. Quem não vive em comunidade, que crie grupos de manutenção do progresso, pela cultura, pela arte, pelo estudo, pela alimentação saudável. MENS SANA IN CORPORE SANO, a máxima latina aplica-se agora. Não é por acaso que a arte, a cultura greco-romana permaneceu viva no catolicismo. A arte e a cultura, a filosofia, é indispensável ao progresso humano.

Passos para nos mantermos saudáveis: livrarmo-nos de dívidas dos bancos e cartões de crédito; ler, ler muito; estudar; comer bem e beber melhor; rezar. Conviver com pessoas sãs e equilibradas. E nunca esperar nada de ninguém, pois já a máxima grega inscrita no frontão do Templo de Apolo, em Delos, na Grécia antiga dizia: «conhece-te a ti mesmo», revela que nós próprios nos podemos decepcionar connosco próprios . Esse é um dos caminhos para a felicidade. Só o conhecimento de si próprio, das suas limitações e defeitos e virtudes nos permite melhorar. E claro a frase poderosa de Jesus Cristo: «faz aos outros o que queres que te façam a ti», é demolidora de muitas más intenções.

Sem pretensiosismos, eu, proprietário da Horta de São Bruno, preparo a Horta para ser um local de encontro de grupos de pessoas avisadas, cultas e mais importante, que queiram conviver regularmente numa forma de estar na vida em forma de partilha. Partilha do alimento saudável, em convívios sem dinheiro envolvido, criando uma alternativa à ilegitimidade das Leis que obrigam a que todas as relações entre pessoas envolvam dinheiro.

Mais do que reagir contra o rumo traçado que nos conduzirão à ignorância e à indigência, é preciso começar a percorrer novos caminhos. IHS. Cabe a cada um pensar por si próprio. Penso, LOGO, existo. Ou ao contrário, se existo, PENSO por mim próprio e não pela cabeça de outra pessoa, nomeadamente o chefe do partido político.

José Gamboa
(Horta de São Bruno)

quarta-feira, 1 de agosto de 2012