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sexta-feira, 29 de março de 2013

SOLUÇÕES PARA PORTIMÃO - Por: Associação Cívica Portimão Sempre


 

Desejamos com este documento, realizar um compêndio das propostas de soluções de vários cidadãos, que no âmbito das iniciativas da Associação Cívica Portimão Sempre,  sugeriram para o concelho de Portimão.
 

Abrangendo diversas àreas, que vão do trânsito e acessibilidades, passando pelo turismo, pelo comécio, pelo empreendedorismo e pela economia local, queremos aqui registar para memória futura, estas sugestões para que a sociedade cívil de Portimão ganhe mais consciência de si mesma.
 

De cidadãos para cidadãos.
 
 
 
GERAL
 
 a) Reestruturação total (administrativa, funcional, organizativa) da CMP, com vista à readaptação da estrutura ao cruzamento das actuais necessidades de serviço à população com as possibilidades actuais.
Ex.: não é necessário um DTPU com a mesma dimensão que tinha no auge da construção.

 
A redução dos custos de estrutura (custos de funcionamento e não de investimento) de toda a CMP deverão reduzir-se em 40%.

 
b) Pró-actividade em criar uma lógica de partilha de serviços e recursos com os concelhos limitrofes, com vista a aumentar eficiência no uso dos mesmos (mais e melhores serviços com menos custo).

 
c) Com vista à angariação de investimento, criar uma via rápida de licenciamento.

 
d) Criar um departamento de angariação de investimento externo, que seja avaliado de acordo com os postos de trabalho criados por essa via.

 
e) Apostar no real apoio ao empreendedorismo, por via de condições fisicas, de constituição de parcerias estratégicas com entidades relevantes e por via de apoio institucional.

 
f) Apostar no associativismo como forma de chamar a população à construção e melhoria do seu espaço público.

 
g) Pela importância do sector do turismo, agilizar uma estratégia local que seja verdadeiramente participada pelos agentes turisticos de Portimão.

 
TURISMO
 
 
 Vivendo nós do turismo, penso que deve ser dada uma atenção especial a este sector.
 
 
E tendo em conta que o posicionamento estratégico do destino Portimão, tem sido vocacionado para mercados de menor valor acrescentado, sou da opinião que deve ser feito um trabalho para o reposicionamento estratégico da nossa oferta turistica, para que o segmento de mercado de 5 estrelas ganhe dimensão em Portimão.
 
 
Com este objectivo propõe-se:
 
 
1- estabelecer o objectivo de ter unidades hoteleiras das principais cadeias hoteleiras de topo (Ritz, Sheraton, Marriot, Hilton, etc...) no concelho.
 
 
2- com o fim de melhor agilizar o objectivo anterior, estabelecer procedimentos de licenciamento camarários, que sejam o mais céleres, claros e transparentes possivel. Seria assim, uma via especial de licenciamento que teria também um ambito de acção de parceria, para os procedimentos de licenciamento necessários que não passem pela autarquia (ex.: ministério do ambiente).
 
 
3- constituir parcerias mais estreitas com as instituições de ensino profissional (Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão) e universitário de Portimão (ESGHT) com vista à criação de sinergias que potenciem o melhor desenvolvimento do destino turístico de Portimão.
 
 
4- com vista à redução da sazonalidade do nosso turismo, poderá fazer sentido criar uma equipa de trabalho com vista ao potencial desenvolvimento/incremento dos nichos turisticos do bird watching, de natureza, de desporto, do golf e rural.
 
 
5- criação de uma equipa de trabalho vocacionada para o incremento da visibilidade de Portimão nos principais sites de viagens (ex.: expedia, etc.)
 
 
6- continuação e se possivel incremento do trabalho de promocão de Portimão como porto de cruzeiros.
 
 
7- equacionar a ideia de concessão (sei que não depende da autarquia) do porto de Portimão com vista a que o operador do mesmo, possa desenvolver o porto (possibilitando-se por essa via a construção das infraestruturas necessárias).
 
 
 
TRÂNSITO E ACESSIBILIDADES
 
Sugestões para o trânsito e acessibilidades:
 
 
(Idéias soltas que carecem de amadurecimento. Pensadas para um cenário sem restrições orçamentais, portanto actualmente pouco realistas, ficam aqui na mesma para que sirvam de incentivo ao debate).
 
 
 
1- Falou-se em tempo, na demolição de alguns edifícios devolutos que dão para o largo do dique e para a frente da Caixa Geral de Depósitos.
 
 
A ser possível esta solução, permitiria a ligação de saída de Portimão pelo largo do dique. Permitiria a inversão do sentido do transito da Judice Biker de forma a que esta fizesse de entrada.
 
 
2 - Permitir que a rua direita voltasse a ter trânsito de nascente para poente.
 
 
3- Na avenida Paul Harris (avenida do túnel) efectuar uma ligação desnivelada (partindo que do princípio que haveria verbas, que duvido que haja...) aproveitando o acesso ao recheio e permitino a ligação à urb. da horta da Raminha, bem como à av. Dr. Francisco Sá Carneiro (ao lado da escola c+s). É mais fácil por aqui do que pela rotunda/semáforos mais à frente que liga às finanças.
 
 
4- Efectuar ligação da av. Paul Harris para a V6 no sentido continente Pedra Mourinha.
 
 
5- Efectuar continuação da Paul Harris, passando aldeia das Sobreiras, passando ao lado da Forportil, até Alvor.
 
 
6- Nesta última via, na rotunda da aldeia das Sobreiras, fazer uma ligação até à rotunda que está à parte de baixo do Vale de França e efectuar ligação daí até à rotunda do Vau na V6 (edifício atlântico).
 
 
Permite-se assim, uma ligação alternativa à V6 para quem vem da Rocha e do Vau, com ligação directa à Paul Harris e a uma fácil entrada e saída.
 
 
7- Passar a 2 faixas de cada lado a antiga estrada de lagos até à Penina.
 
 
8- Passar a 2 faixas de cada lado a estrada da Penina até Alvor.
 
 
9- Efectuar o prolongamento da V6, de forma a que passe por cima da zona industrial da Coca Maravilhas (não é fácil, mas é possível) e que intercepte a en125 perto do retail park. Assim, cria-se mais um acesso à 125, mas pela zona industrial evitando-se o acesso de pesados a esta zona, pela rotunda das Cardosas.
 
 
10- Alargamento do acesso à rotunda das Cardosas, para quem vem do Hospital, para duas faixas (com imaginação é possível. aquilo não é tão estreito como parece).
 
 
11– Via do Arade.
Assumindo aqui, que haveria dinheiro para isto e que os terrenos estariam todos disponíveis (condições que não estão reunidas neste momento), A "Via do Arade" permitiria a criação (junto com a V6 e com a V3) de um anel à volta de Portimão que incluiria a margem nascente do Arade. Com as correctas ligações ao centro e com os parques de estacionamento estrategicamente posicionados, esta via podia ser uma solução para o trânsito de ambas as margens. 
 
 
Sugestões de Trânsito e Acessibilidades de Ricardo Palet:
 
 
12 - Construção de rotunda no cruzamento do Hospital Particular de Alvor;
 
 
13 - Requalificação da sinalética e do estacionamento da rotunda Alvaro de Ataíde em Alvor;
 
 
14 – Construção de um acesso em rotunda e acerto da curva no entroncamento Vila Mourisca na E.M. 531 junto ao aérodromo da Penina;
 
 
15 – Construção de rotunda no cruzamento da igreja da Penina, na E.M. 531.
 
 
16 – Acerto de curva na estrada E.M. 532 (curva da adega da torre), com vista ao aumento da segurança;
 
 
17 – Alargamento do túnel rodoviário da linha de caminho de ferro, que passa sobre a E.M. 532.
 
 
18 – Construção de rotunda no cruzamento para a Horta da Raminha na Avenida Paul Harris (avenida do tunel);
 
 
19 – Introdução de dois sentidos de trânsito na Avenida S. João de Deus;
 
 
20 – Construção de rotunda no cruzamento da Avenida S. João de Deus com a R. Mouzinho de Albuquerque;
 
 
21 – Construção de rotunda no cruzamento em frente aos CTT no Largo Gil Eanes;
 
 
22 – Desnivelamento da passagem de nível junto ao largo Gil Eanes;
 
 
23 – Intervenção ao nível de acesso e estacionamento com alteração do sentido de trânsito no Largo da Sé;
 
 
24 – Demolição de edificios devolutos, para permitir a ligação rodoviária entre o Largo do Dique e o Largo 1º de Maio;
 
 
25 – Construção da “Via do Arade”, como circular da zona norte de Portimão.
 
 

 
Via do Arade



COMÉRCIO

1. Explorar o uso de direitos de exploração e de superfície, concentrados em fundos de investimento, como forma a que haja um único decisor no arrendamento da zona de comércio tradicional.
(Assim, conseguia-se uma estratégia uniforme e coerente para essa zona.)

2. Explorar o uso do centro por parte de outlets.

3. Estabelecer uma estratégia de promoção do centro histórico, junto das unidades hoteleiras e dos operadores turísticos que operam em Portimão.

4. Promover o uso de transfers dos hoteis para o centro.

5. Refinar o direccionamento dos turistas dos cruzeiros para o centro.

6. Actuação mais próxima da edilidade junto das associações comerciais.

7. Criação/expansão por parte da edilidade de uma linha de apoio ao comércio, para agilização de soluções de licenciamento, de garantia mútua, de crédito bancário e de informação crítica de mercado.

8. Criação de uma taxa para superfícies comerciais com áreas acima dos 250m2, com vista à criação de um fundo de apoio ao comércio tradicional.

9. Criação de estruturas que permitam ao comércio tradicional, um melhor aproveitamento da zona ribeirinha no verão (não apenas o stock off).

10. Incentivo para a adaptação do horário de funcionamento, para um horário mais de acordo com as necessidades actuais dos consumidores (estes não vão às compras às 16h no verão. Vão às 21h. E não vale a pena acender as luzes de natal às 18:h quando o comércio fecha às 19h.).



REABILITAÇÃO URBANA E CENTRO UNIVERSITÁRIO

1. Defesa e incentivo do corpo universitário da cidade (público e privado) para que não só se mantenha, mas como cresça e se desenvolva.

2. Identificação de cursos técnicos e tecnológicos com espaço de expansão e de procura no mercado de trabalho global e fomentar a sua criação no universo universitário de Portimão.

3. Requalificação urbana de edifícios devolutos do centro antigo da cidade para, residências universitárias. (Aqueles edifícios antigos devolutos davam excelentes repúblicas universitárias… )



EMPREENDEDORISMO

1. Investimento num parque empresarial e industrial moderno (para lá do projecto associado ao autódromo;

2. Criação de ninhos e incubadoras de empresas;

3. Criação de soluções do tipo “via verde” para os processos de licenciamento;

4. Construção de instalações físicas para um pólo universitário, voltado para as áreas tecnológicas e partir para a angariação de universidades.

5. Criação de equipa pluridisciplinar, que literalmente venda a cidade de Portimão, como local para a instalação de sedes e delegações de empresas.

6. Organização de um centro de inovação e empreendedorismo, com o objectivo prático de chamar a atenção sobre a nossa cidade de business angels, sociedades de capital de risco, investidores, empreendedores e profissionais da gestão.