Páginas do Portimão Sempre

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Repto aos partidos de Portimão. Tragam-nos candidatos com provas dadas em governação autárquica.

Fernando Costa - Caldas da Rainha

Maria Emilia - Almada
Rui Rio - Porto

Fernando Ruas - Viseu

Francisco Amaral - Alcoutim


Ontem vi o programa do Medina Carreira acerca das autarquias.
O convidado foi o Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Fernando Costa.

Aqui está o link para o vídeo do programa:
Olhos nos olhos - autarquias

E fiquei com vontade de partilhar aqui este pequeno raciocínio:

Existem por este País excelentes autarcas, que têm realizado um extraordinário trabalho de governação local.
Que conseguiram desenvolver os seus concelhos, fazendo obra, propiciando desenvolvimento económico e cultural, enquanto mantêm ao mesmo tempo a sustentabilidade e equilibrio financeiro das camâras a que presidem.

Lembro-me assim de repente daqui do Fernando Costa das Caldas da Rainha, do Rui Rio no Porto, da Maria Emilia de Almada, do Fernando Ruas de Viseu e do Francisco Amaral de Alcoutim.
Mas há outros.

Por aqui se vê, que a competência não escolhe côr.
São os sólidos valores e a capacidade de organização e de concretização, que faz com que estes nomes tenham algo em comum.

Para lá deste facto, existe ainda um outro que muitos destes autarcas, partilham também.
Atingiram o limite de mandatos nos seus municípios.
Portanto, não poderão recandidatar-se outra vez.

E não sabendo ainda se podem ou não candidatar-se a outros municípios, eu pessoalmente sou da opinião que estas pessoas com provas dadas, podem ser muito úteis para solucionar as autarquias que se encontram com graves problemas financeiros e organizativos.

Penso que seria um grande acto de humildade e de racionalidade, se as diversas estruturas partidárias locais dos concelhos em particular dificuldade (como é o caso de Portimão), convidassem estas pessoas para cabeças de lista às próximas eleições autárquicas.

Praticamente todos os partidos têm bons nomes com estas características que descrevi.
Portanto, falta de candidatos com qualidade comprovada não haveria.
De todas as cores.

O que eu lamento, é que aqui em Portimão, que recordo mais uma vez, é dos municípios mais endividados do País, que mais peso negativo representa para a economia local, com a taxa de desemprego das mais elevados do País, não haja nenhum partido que perante a situação gravíssima que aqui vivemos, não pense em convidar aqueles que têm indiscutivelmente provas dadas em governação local.

Os candidatos que por aí vão sendo soprados, de parte a parte, não têm os currículos de provas dadas de gestão local, que estes autarcas que tenho aqui descrito têm.

Poderão ser voluntariosos e até bem intencionados.
Mas falta-lhes a experiência necessária para a tarefa a que se propõem.

E a experiência e as provas dadas, são a meu ver prioritarias a tudo o resto, para a boa resolução do problema de Portimão.
Porque a tarefa é imensa.

Fica portanto aqui este repto para quem das diversas concelhias partidárias de Portimão, queira ouvir:

Sejam humildes e reconheçam que o problema que vivemos é das mais elevadas gravidades. 
Reconheçam que o problema que aqui vivemos só se solucionará com pessoas moralmente sólidas e com capacidades de gestão local traduzidas em resultados comprovados.

Reconheçam que estas pessoas, são as melhores pessoas para encabeçar as vossas listas listas às próximas eleições autárquicas para Portimão.

Reconheçam isto e tentem concretizar.

JP

2 comentários:

  1. Existem execelentes autarcas, e, na minha modesta opinião, têm no "staff" pessoas também excelentes. Mas uma coisa que nunca ouvi (não sei se existe) é o seguinte: nos últimos anos a esta parte, fazem cursos de formação para os trabalhadores, sobre várias matérias, há "empresas creditadas" mo mercado para fazer essa formação. E, pergunto eu: nunca ouvi falar de formação para os autarcas, vereadores, etc., Ouço falar de conferências, palestras, colóquios, "simposiuns" e reuniões, mas "formação para autarcas"... nunca ouvi falar. Talvez seja uma ideia a pôr em cima da mesa, que, penso eu, os autarcas dados como exemplos de sucesso comprovado podem ajudar e muito. Também nunca ouvi falar de "formação para ser deputado nem presidente da república"... porquê? Dá ideia de que "os eleitos" para os cargos não têm formação, terão sim, a formação conforme a vida profissional de cada um. Isso ajuda? Ajudará, mas não é tudo.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem visto!
    Na verdade não entendo porque é que não se faz uma recolha das boas pråticas de gestão local e não se transmite as mesmas para todas as autarquias.

    Mais!
    Não percebo como é que quem aceita estes cargos, não queira ver o que de melhor se faz.
    E sobretudo, como se faz.

    Muito para lá de ser um acto de humildade e de bom senso, é um acto da mais pura racionalidade.

    ResponderEliminar