Páginas do Portimão Sempre

domingo, 4 de novembro de 2012

2.ª Rota do Petisco de Portimão garante mais de 86 mil euros para o comércio local

 
 
Um total de 35.537 ementas vendidas e 86.430 euros para a economia local foram os resultados da 2.ª Rota do Petisco de Portimão 2012, uma organização da Associação Teia d’Impulsos, que promoveu uma festa de encerramento na passada quarta-feira.

Os resultados oficiais anunciados pela organização revelam que, de acordo com os registos fornecidos pelos vários estabelecimentos participantes, em média, entre 31 de agosto e 14 de outubro, foram comercializadas cerca de 800 ementas por dia, tendo-se verificado picos próximos das 2000 ementas diárias às sextas e sábados.

A distribuição foi bastante constante ao longo das seis semanas da rota, o que “comprova a adesão dos «petiscadores» durante o todo o período da iniciativa e o entusiasmo em descobrir os sabores dos 41 estabelecimentos aderentes”, assinala a autarquia.

O petisco revelou ser a modalidade eleita, com um consumo de 30.658 ementas contra 4.879 na versão doce regional, enquanto que a zona azul, a nível de afluência, foi a mais procurada contribuindo com cerca de 1/3 do total de petiscos vendidos.

As 35.537 ementas comercializadas ultrapassam “claramente” os totais do ano passado (9.723). Em relação ao impacto económico direto, fazendo um cálculo com base no número de vendas de ementas da rota nos estabelecimentos aderentes, foi movimentado um valor de 86.430 euros.

No entendimento da organização, este é um valor “no entanto claramente inferior ao impacto económico total da rota, se forem considerados outros consumos acessórios efectuados pelos participantes e os ganhos de publicidade e divulgação que os estabelecimentos aderentes obtiveram com a participação na iniciativa”.

A Rota do Petisco de Portimão 2012 registou ainda outros números, nomeadamente ao nível do programa de animação cultural com cerca de 80 iniciativas desde a música até à dança, às exposições e à animação de rua, 7000 passaportes distribuídos, 15.000 flyers de divulgação na rua, cerca de 300 notícias em jornais e sítios regionais e nacionais.

A Associação Teia d’Impulsos congratula-se com o sucesso desta iniciativa, ao atingir claramente todos os objectivos a que se propôs, que para além dos números apresentados, se traduziu também por trazer milhares de participantes para a rua e, em particular ao centro da cidade de Portimão.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário