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domingo, 9 de dezembro de 2012

Vaivens de Portimão dão prejuízo de quatro milhões por ano

Sistema de transportes urbanos de Portimão dá prejuízo de quatro milhões por ano


Défice pode levar a corte nos transportes

A Câmara de Portimão, através da empresa municipal Portimão Urbis, poderá avançar com cortes no serviço de transportes urbanos (vaivém), de forma a reduzir o défice de exploração, que atinge cerca de quatro milhões de euros por ano.


Ao que apurou o CM, está a ser concluído um estudo que visa a optimização do sistema, o que poderá levar à redução das passagens de autocarros em algumas zonas ou, no limite, à eliminação de algumas linhas.
Fonte da autarquia recusa, no entanto, falar em cortes no serviço, mas sim em reestruturação. E garante que nada está ainda definido em relação ao que irá ser implementado.
O vaivém tem actualmente 17 linhas com 565 paragens, abrangendo as três freguesias do concelho. No primeiro semestre do corrente ano, foram transportados cerca de um milhão de passageiros.

Fonte:
Correio da Manhã

4 comentários:

  1. Sistema de transportes urbanos de Portimão dá prejuízo de quatro milhões por ano? No primeiro semestre do corrente ano, foram transportados cerca de um milhão de passageiros! Ora bem, 1 milhão de passageiros, 2 semestres do ano, dá 2 milhões de passageiros; se cada bilhete fosse 1 euro (que é mais) daria 2 milhões de euros; cada passageiro, normalmente vai e vem, o que perfaz os 4 milhões de euros! Para onde vai o dinheiro dos bilhetes? Não acredito que 4 milhões de passageiros andam à borla todo o ano sem ninguém dar por isso!

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  2. 4.000000,00 a dividir por 365 dias = Prejuizo diario de: €10.958,90 quem ficará com ou sem estes euros?

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  3. Mais um exemplo em como uma boa ideia, erroneamente posta em pratica origina este resultado. Na sua origem e formação das linhas, nº de mini-bus, condutores, paragens e x's reformulações, que não conseguem por a casa em ordem. parece-me inacreditável como conseguem tornar dificil o que é fácil. Sem perceber muito do assunto, reconheço, mas através da observação de outros exemplos, se nota facilmente, onde e necessário imediatamente mudar. Não se justifica o nº impressionante de paragens ( para cima de 500), nunca as contei mas sempre me pareceu ser o numero não justificado, mas este valor foi de ficar com o queixo no chão, faz-me pensar que existe uma paragem a porta da casa de todos os reformados ( com todo o respeito) o utilizam para os seus passeios. Se querem que o mini-bus seja uma alternativa ao carro próprio, têm que acelerar as linhas, ou seja tem que ser possível ir da casa inglesa a alvor em menos de 10 minutos e da mesma partida para a zona balnear rocha e afins em muito menos de 10.

    E muito mais fica por dizer, pois nem entro na parte económica e financeira, mas meus senhores.... é tão fácil. Ou será que estou a ser presunçoso e vejo o que mais ninguém vê???

    Força para o vosso projecto

    Abraços

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  4. Concordo c/ 19.54. Os vaivéns deviam ter linhas + diretas e - tempo de percurso. Em termos de periodicidade, talvez de 20 a 30 minutos, isto p/ linhas diretas, favorecendo quem trabalha; pró pessoal sénior, poderia haver "passeios" + turísticos e demorados em "horários sénior", com periodicidades de 1 a 1.30h, ou 2 em 2 horas. Os horários em vigor, não favorecem a quem vai trabalhar e antes tem de deixar filhos na escola ou creche e deslocar-se em tempo útil. Era importante a recolha de opinião ou sugestões dos utentes, saber de situações em que os horários não servem as pessoas, as dificuldades de acesso e os porquês, o que falta, e adequar, melhorar e tornar viáveis os vaivéns. Senão, vamos continuar a vê-los passar... e a darem prejuízo!

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