Páginas do Portimão Sempre

domingo, 25 de março de 2012

Portimão Arena vai acolher Feira Algarve Genuíno com 70 produtores de produtos genuinamente algarvios


O Portimão Arena vai acolher cerca de setenta produtores dos chamados produtos genuinamente algarvios. Do artesanato à doçaria, passando pela gastronomia e vinhos, pode dizer-se que os aromas, sabores e saberes regionais vão estar ali presentes

A ministra da Agricultura e Pescas Assunção Cristas vem inaugurar a feira Algarve Genuíno – Aromas, Sabores e Saberes Regionais, que pretende ser uma montra representativa de produtos tipicamente algarvios, do artesanato à doçaria, passando pela gastronomia ou pela etnografia, de 30 de março a 1 de abril, o Portimão Arena acolhe este evento organizado pela Confraria dos Enófilos e Gastronómica do Algarve, em parceria com a Câmara de Portimão e Direção Regional de Agricultura e Pescas.

Em paralelo terá lugar a Mostra de Vinhos do Algarve, na qual os produtores locais promoverão a qualidade e excelência das suas colheitas, estando prevista a realização de alguns seminários.

No dia da inauguração, 30 de março, realiza-se um colóquio sobre os vinhos do Algarve, cujo palestrante é o eng. Mário Andrade, enólogo da Adega Única, a ter lugar no auditório do Portimão Arena a partir das 15h00. No dia 31, haverá um outro colóquio, sobre os produtos do Algarve.

A organização pretende dar um grande destaque â Mostra de Vinhos «para que este seja o atrativo ao visitante e ao mesmo tempo um fator de autopromoção deste produto no contexto dos produtos de excelência na região».

Neste certame podem ser degustados os melhores sabores regionais na área de tasquinhas, onde serão servidos petiscos tradicionais e realizadas demonstrações culinárias.
A organização espera a presença de cerca de setenta expositores, estando já inscritos dez produtores de vinho.

Para Hermínio Rebelo, da Confraria dos Enófilos e Gastronómica do Algarve, «este certame pretende ser a mostra do que de melhor o Algarve produz, como os produtos tradicionais, produtos biológicos, gastronomia, artesanato, etnografia e folclore. Através de um programa diversificado, a Feira Algarve Genuíno procura ser um evento de excelência, qualidade e referência na região, capaz de atrair um grande número de visitantes».

A nível de expositores estão representadas pessoas individuais e coletivas que exercem atividade no âmbito do artesanato, compotas e geleias, sal, conservas de peixe, enchidos, citrinos, licores, doçaria, plantas aromáticas e medicinais, frutos secos, mel e derivados, ou turismo em espaço rural, entre outros.

Fonte: Barlavento Online


Sem comentários:

Enviar um comentário