Páginas do Portimão Sempre

domingo, 12 de setembro de 2010

Então e o futuro?


Este filme surgiu, cremos nós (corrijam-nos por favor, se estivermos errados) no Verão de 2009.
A crise financeira internacional, começou em Setembro de 2008 (falência da AIG e do Lehman Brothers).
Os constrangimentos financeiros aos estados, empresas e famílias, fizeram-se de imediato sentir.
Nas câmaras municipais também.
Mais uma vez, este vídeo promocional, aparece no verão de 2009.
As eleições autárquicas foram em 12 de Outubro de 2009.

Muito bem.
Depois da visualização deste filme promocional;
Depois de sabermos da situação financeira critica, da Câmara Municipal de Portimão;
Depois de sabermos da necessidade premente, do tão falado plano de saneamento financeiro;
Levantam-se as seguintes questões:

1. Como ficam estes projectos?
2. Quando foram pensados, quem os pensou já sabia da situação financeira da CMP?
3. Tinham os recursos para estes projectos?
4. Se tinham, onde estão?
5. Se não tinham, porque fizeram estes projectos?

Outras perguntas:
• Se a Câmara Municipal de Portimão tem problemas financeiros significativos, a demolição e reconstrução de bancadas do estádio do Portimonense, é prudente?
• É prioritária?
• Não colide esta obra, com o projecto constante com o vídeo promocional?

Então, e o futuro?

16 comentários:

  1. Para este executivo, o futuro é, apenas, hoje... ou daqui a umas horas.
    Não há uma visão estratégica do futuro a médio e longo prazo para o município.
    Navega-se à vista e com um horizonte muito, muito curto que não vai além da Praça 1º de Maio e da encosta da marina.

    No caso do campo de futebol propriedade do municipio, de todos nós, instalado em zona central da cidade, nem era preciso tanto tempo perdido em videos e grandes projectos.
    Bastava que o futebol passasse para a Bela Vista/Parchal ou se mantivesse em Loulé/Faro.
    O que a cidade ganha com uma equipa na primeira liga é um mito.
    Recordo-me dos tempos longinquos em que aqui vinham as equipas da então primeira divisão e em que as bancadas estavam às moscas ou com menos espectadores que nos anos de segunda divisão.
    Enchentes apenas se viam três vezes por ano (com os grandes) e muitos dos apoiantes das equipas vinham em excursões a dormir pelo caminho e a comer à sombra do autocarro para seguirem logo após o jogo para as suas terras.
    Em tempo de crise o panorama ainda será mais desolador sobretudo em relação a quem nos visita para ver a bola e que é de muito longe.
    No local, demolidas todas as bancadas, apenas haveria que manter um relvado semelhante a um campo de futebol de onze para usufruto de todos os tipos de modalidades ao ar livre com ou sem integração em grupos, associações ou colectividades.
    Era fazer voltar à rua os jovens, os pais... e todos, à prática desportiva, ao exercício físico, sem chancelas e apelando à imaginação de cada um em... liberdade.
    Seria um grande (pequeno) parque central... de confluência acessível a todos.
    Não era preciso grandes "coisas", grandes "modernismos"... lagos, repuchos, cascatas e outros embelezamentos excessivamente gastadores da preciosa água.
    Bastava vegetação mediterranica, um circuito pedonal/manutenção com ligação aos existentes na cidade e um relvado natural ou sintéctico.
    Avance-se com simplicidade e economia.
    Os tempos actuais assim o exigem.
    Clarice

    ResponderEliminar
  2. E custou 310 mil euros para fazer o vídeo!!!!

    77378 2009-08-12 Portimão Turis, E.M. Mr. Do It realização de filme promocional cidade de Portimão 155.000,00 € 77414 0000-00-00 Portimão Turis, E.M. Mr. Do It prestação de serviços para a realização de filme promocional da cidade de Portimão 155.000,00 €

    http://transparencia-pt.org/?search_str=portimão&sort=0

    ResponderEliminar
  3. Mr. Do-It
    Uma empresa de Viseu. Nenhum trabalho assim para algarvios! Uma empresa com tanta experiência na realização de vídeos que nem incluem este serviço em seu site! Profissionais?
    http://www.mrdoit.pt

    ResponderEliminar
  4. E uma carteira de trabalho nem sequer existe. Muita experiência, então?

    ResponderEliminar
  5. Posso concordar com muita coisa , mas importa salientar que as bancadas que vão ser colocadas são amoviveis, sendo posteriormente instaladas em Alvor, e que a Projecção que o Portimonense na 1ªLiga traz é amplamente superior a um mito. Mito é aberrações como foi o Sacha e mais ainda este ano, isso sim são vergonhas e caprichos de miudos.

    ResponderEliminar
  6. Projecção de quê?

    Também na Figueira da Foz há um clube na primeira liga e o que é que se vê? Um estádio vazio.
    A cidade ignora a Naval 1º de Maio. A região ignora a Naval 1º de Maio.
    Esta permanencia é um "capricho" do Sr. Especulador-mor Aprígio que por acaso (ou nem por isso) faz publicidade na Figueira, e nas camisolas da sua Naval, aos "hotéis Algarvesol". Estranhos mundos do futebol...

    Não estarei muito enganado se disser que em Portimão se irá passar algo de semelhante. A não ser que se registe algo de "anormal" - se bem que no futból tuga tudo é possível - e o portimonense comece a ganhar jogos e a lutar pela Europa.
    Curiosamente, e isto é só para alimentar alguma polémica senão não tem piada, o clube da nossa terra sobe à primeira liga na vigência de um ex-administrador do FCP e muitos ainda se recordam do ano em que desceu. Aí foi bem claro o Papa da Costa que, após ter sido pretensamente agredido à saída do estádio, sentenciou que o Portimonense iria descer e tão cedo não voltaria à primeira divisão.
    Veio agora pela mão de um amigo e só podia ser assim!
    Ao Papa, todos sabemos, estão conferidos plenos poderes de nas ligas, mas ainda não consegue por-nos a gostar a todos dos seus métodos e a encher as bancadas.
    Livra!!!

    ResponderEliminar
  7. Quais gatos fedorentos, quais Monty Python, qual carapuça.

    Em termos de humor nonsense não há nada que se compare ao executivo da CMP.

    Vamos por partes.

    1.ª piada, nonsense

    (O dia 1 de Setembro de 2009 fica marcado como a data do início das obras referentes ao Complexo Desportivo de Portimão, assinalada com o lançamento simbólico da primeira pedra do futuro equipamento, que incluirá um estádio de futebol, um complexo de piscinas municipais e um pavilhão multiusos.

    “É nosso objectivo, desde a primeira hora, lançar Portimão na primeira linha e estamos a concretizar com esta obra um desafio muito grande, um exemplo de cidade desportiva que vai ficar para o futuro”, sublinhou o autarca (Manuel da Luz).

    Para Manuel da Luz, “numa altura de crise estruturante do ponto de vista económico e
    financeiro, impera a vontade dos homens que remam contra a maré, porque há mais vida para além do défice, e nós não temos medo daquilo que iremos deixar de herança para os vindouros. Portimão é uma referência cada vez mais afirmativa e competitiva na região algarvia e quer figurar por direito próprio na rede internacional de cidades, como se comprova por este e outros projectos em contra ciclo, criadores de emprego e dinamizadores da economia local”.

    No caso concreto do Complexo, cujas obras já se iniciaram, o presidente da Câmara de Portimão acredita que “as actividades desportivas que aí poderão ser realizadas também contribuirão para um impacto económico positivo”.) –

    http://www.cm-portimao.pt/NR/rdonlyres/6F5E07B8-1DFB-4CD9-A4B5-4F5691A71816/0/ComDesPorAvaTer.pdf (1 de Setembro de 2009)

    Conclusão:
    Existe um complexo desportivo que está ser construído por homens que remam contra a maré mas que ninguém tem a capacidade de ver essa obra a ser construída.

    Será que temos algum problema de visão?



    2.ª piada, nonsense

    Ainda mais imprevisível é a data do início das obras do Complexo Desportivo de Portimão, que inclui um novo estádio. O presidente da Câmara, Manuel da Luz, já veio a público admitir que o concurso – ganho pelo grupo Lena – poderá ser anulado, “face às dificuldades da empresa em conseguir financiamento para avançar com os trabalhos.”

    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Portimonense/interior.aspx?content_id=456292 (9 de Agosto de 2010)


    Boas notícias. Após vários meses de consultas a optometristas e a oftalmologistas, podemos suspirar de alívio.

    Conclusão:
    Afinal as obras que se iniciaram em 1 de Setembro de 2009 não chegaram a ser iniciadas porque em 9 de Agosto de 2010 era imprevisível a data do inicio das mesmas.

    Brilhante.
    Humor nonsense de primeira.

    ResponderEliminar
  8. Isto é ridiculo. E um abuso. que tipo de blog é este? É só para dizer mal? e usam o filme da camara para isto? não podem. É abusivo.
    A dona Clarice diz que um campito relvado é melhor do que o belo projecto que foi pensado.
    Ridiculo.
    Os outros a seguir só podem ser invejosos que queriam ter feito o filme. Se tivessem sido contratados já não diziam isto.
    Queiram ou não esta camara pensa em grande para Portimão. Os outros nao pensam sequer.

    ResponderEliminar
  9. Este anónimo da meia noite e quarenta e três é um bem disposto.

    ResponderEliminar
  10. Como Portimonense de naturalidade, adepto do Portimonense(ex-sócio ) antigo defensor da camisola do clube com suor e sacrifício,gostaria de colocar uma simples questão:
    Existe um pormenor que continua a despertar uma enorme curiosidade o qual agradecia que alguém entendido me fizesse o favor de explicar.
    O ano de 2014 aproxima-se rapidamente e o Portimonense vai comemorar o seu Centenário e com toda a pompa e circunstância e esperando que o faça entre os grandes.
    Como é possível que um clube centenário não tenha património, estádio, autocarro(tanta campanha que foi feita)sede, pavilhão, carrinhas, mais modalidades?
    Mais especificamente um estádio do Portimonense, só dele, como é possível este clube centenário com tantas doações, e lembro o campo lá em cima com todas as condições naturais para construção de um grande estádio, e como está agora, QUE VERGONHA.
    O que andaram tantos presidentes e directores durante todos estes anos a defender para o clube, o que construímos? o que estamos a construir' toda a vida à espera de subsídios da CMP?
    Digam-me o Portimonense tem algum património? (imóveis)

    ResponderEliminar
  11. Também sou natural de Portimão e também gostaria que alguém me esclarecesse essa questão.
    É triste ver um clube com história que o Portimonense tem, ter a necessidade de ir pedinchar apoios à autarquia.
    Lembro-me de quando esse campo perto do ciclo foi construído.
    Tinha uma relva excelente e condições para se transformar num excelente estádio de futebol para o nosso clube.

    ResponderEliminar
  12. Por falar em pensar, existem várias situações que dão que pensar.

    O dinheiro deitado fora em eventos de rentabilidade duvidosa permitiram que a situação financeira da CMP necessitasse que fosse implementado um plano de saneamento (???).

    Eventos, tais como, a contratação da Exposição “Gosto de Mulheres” por 330.000,00 € (??) - à empresa Blue Velvet, Lda, cuja titular é Annick Burhenne que por acaso (????) é cônjuge de João Barroso Soares (sim, o ex-presidente da CM de Lisboa e filho do Mário Soares)
    (http://publicacoes.mj.pt/pt/PesquisaDetalhe.asp?iID=1439317)

    (não vale a pena estar aqui a mencionar todos os eventos com gastos desmesurados em relação à receitas, para isso basta ir a http://transparencia-pt.org e fazer a pesquisa por Portimão para termos uma ideia da dimensão do despesismo desta câmara)

    No entanto, para este executivo o desequilíbrio financeiro do Município de Portimão é conjuntural e não estrutural.

    Provavelmente eles estariam a se referir a alguma conjuntura astral desfavorável que lhes influenciou o discernimento e nós é que percebemos mal.

    Talvez se tivessem dado a exploração do Sasha à Maya em vez do Evaristo nada disto teria acontecido. 

    Falando agora um pouco mais a sério.

    Temos um executivo autárquico que nos mentiu para conseguir ter a maioria absoluta de forma a conseguirem hipotecar a nossa qualidade de vida (aumento do IMI, por exemplo).

    A data da celebração do contrato para a realização do vídeo promocional que consta no post inicial foi em 28/07/2009.

    A primeira pedra que teria iniciado a construção do complexo desportivo foi colocada em 01/09/2010.

    No entanto as obras não avançaram.

    Entre 01/09/2010 até 11/10/2009 (data das eleições autárquicas) nunca ouvimos qualquer tipo de explicação do executivo para justificar o facto das obras se encontrarem em banho-maria.

    Na semana anterior ao dia das eleições foi colocada uma placa no jardim do largo Gil Eanes, na qual, se pode ler “requalificação do largo Gil Eanes” e áreas de lazer de lazer, restauração, desporto informal e ainda mais um parque de estacionamento subterrâneo com 200 lugares.

    Depois de as eleições terem terminado umas máquinas estiveram a revolver a terra e a arrancar uns bancos de jardim.

    No inverno ficou um lamaçal e agora no Verão estão a plantar na terra revolvida.

    De certeza que devem ter se equivocado em vez de “requalificação do largo Gil Eanes” deveriam ter querido escrever “Jardinagem no Largo Gil Eanes”,

    Bem, vou terminar com uma frase interessante e brilhante “os políticos falam, falam mas não fazem nada!” – by Manuel da Luz (Programa Eleitoral do PS à Câmara de Portimão – 2009-2013)

    http://www.psalgarve.org/gestor/upload_files/prog_eleitoral_port_web.pdf

    Touché

    ResponderEliminar
  13. Definitivamente Clarice, gosto da forma como pensa.
    Concordo em absoluto, acerca da ausência de visão estratégica, por parte do executivo camarário.
    A ideia do parque como o descreve é verdadeiramente bonita (é mesmo o termo), na sua simplicidade.

    Mas, existe quem ganha e muito com o futebol.
    Especialmente em cidades com a dimensão desta e com clubes desta dimensão.
    A coberto de “apoiar o clube da terra”, ocorrem por vezes todo o tipo de situações menos claras (vide casos Felgueiras, Gondomar, Leiria, por exemplo).
    Os autarcas ou quadros camarários assumem com frequência responsabilidades nos clubes, dando azo a proximidades excessivas que redundam em promiscuidades.

    Recorde-se o caso do Sr. Eng. Alberto Estêvão, anterior quadro de relevo da CMP e dirigente desportivo do Portimonense, que foi condenado em 1ª instância a 3 anos de prisão por corrupção passiva.

    Percebe-se também, a frustração do Capitão-Mor e de outros, que gostam do Portimonense e que têm a impressão que havia um outro rumo. Um rumo que reflectiria os apoios que o clube recebeu durante anos e que não se reflectem em património.
    Para onde foram os apoios dados pela Câmara e por outras entidades?

    Finalmente, o comentário do Touché é demolidor.

    Esta parte do:
    “Eventos, tais como, a contratação da Exposição “Gosto de Mulheres” por 330.000,00 € (??) - à empresa Blue Velvet, Lda, cuja titular é Annick Burhenne que por acaso (????) é cônjuge de João Barroso Soares (sim, o ex-presidente da CM de Lisboa e filho do Mário Soares)
    (http://publicacoes.mj.pt/pt/PesquisaDetalhe.asp?iID=1439317)”.

    … é muito esclarecedor.

    Só me consigo lembrar da mulher de César:

    “À mulher de César, não basta ser séria. Tem de parecer ser séria.”

    ResponderEliminar
  14. Já percebi. Se eu quiser que me adjudiquem uma coisa destas do "Gosto de Mulheres" por 330000 Euros, só tenho que casar com o João Soares.
    Eu não sou roto. E até gosto de mulheres. Mas por 330000 até caso com o pai dele.

    Macho

    ResponderEliminar
  15. Ficou tudo a meio
    O jardim do gil eanes, o pavilhão ginmodesportivo, o complexo desportivo, etc,etc.
    Fizeram planos e projectos sem terem dinheiro para os fazer.
    Gastaram tudo em festas e agora temos que pagar nos.
    Esta camara devia de cair. Devia de ser substituida.

    ResponderEliminar
  16. Duas décadas depois de Portugal ter ratificado a Convenção sobre os Direitos da Criança, data que se assinala amanhã, o pediatra retrata as cidades portuguesas como um obstáculo às brincadeiras na infância.

    Cidades perigosas

    "As cidades foram bombardeadas pela união nacional dos autarcas e dos empreiteiros que liquidaram os quintais, as matas, os olivais, os pinhais, as praças e os terreiros. As ruas e as passadeiras são perigosas e os passeios estão destruídos ou transformados em parque automóvel",
    descreve Luís Januário à agência Lusa

    ResponderEliminar