Páginas do Portimão Sempre

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Aqua Portimão estima receber nove milhões de pessoas no primeiro ano de funcionamento

Os responsáveis do centro comercial Aqua Portimão, inaugurado quarta feira naquela cidade algarvia, estimam receber cerca de nove milhões de pessoas durante o primeiro ano de funcionamento do novo espaço, que abre ao público hoje, quinta feira.


O novo espaço, propriedade da conjunta da Klépierre e da Generali Immobiliare, e gerido pela Ségécé Portugal, representou um investimento de cerca de 106 milhões de euros, e criou 1570 postos de trabalho diretos.


Implantado numa área de 35.500 metros quadrados, num dos principais acessos da cidade, o Aqua é a quarta grande superfície a abrir em Portimão, a seguir aos Retail Park e Center e ao Centro Comercial Continente.


Segundo o diretor geral do grupo Klepierre/Ségécé para a Península Ibérica, a aposta em abrir um centro em Portimão “deve-se ao facto da cidade se inserir numa região onde o turismo é uma das maiores fontes” de criação de riqueza.


“Este é sem dúvida um dos grandes projetos do grupo em Portugal, e creio que irá contribuir para aumentar o PIB (produto interno bruto) local”, observou Luís Pires. Segundo o responsável, “o investimento feito pelo grupo em tempo de crise, é essencial para aumentar a produtividade e contribuir para o crescimento do País”.


Por seu turno, o presidente da Câmara de Portimão, considera que o novo centro, a quarta grande superfície comercial no concelho, “não afetará o pequeno comércio tradicional, mas será antes um polo dinamizador” da economia local. “Penso que será uma alavanca para atrair muita gente e dar a conhecer Portimão através desta unidade comercial”, destacou Manuel da Luz. O autarca disse ainda que a construção do novo centro comercial vai obrigar ao reordenamento do trânsito nos acessos à cidade, e reconhece que nos primeiros dias após a abertura “o trânsito será, por vezes, caótico”.

Manuel da Luz acrescentou que está em estudo uma nova ligação entre a Via Infante de Sagres e a Avenida V6 que permitirá uma fluidez do trânsito automóvel no acesso ao centro da cidade.


Além das lojas distribuídas pelos três pisos do empreendimento, o Aqua Portimão acolhe um hipermercado Jumbo, que ocupa uma área de 11.750 metros quadrados, e oferece 1.800 lugares de estacionamento divididos por três pisos subterrâneos. O maior centro comercial do Barlavento do Algarve foi ontem inaugurado oficialmente pelas 21:00, com a presença de várias entidades da região, abrindo ao público a partir de hoje, quinta feira.


5 comentários:

  1. O Problema será mesmo a época de Inverno!
    Será que aguenta manter os 1.570 postos de trabalho?

    ResponderEliminar
  2. Um espaço à dimensão da localidade, dos construtores e dos autarcas. Acanhado, sem acessos fáceis, de gosto estético duvidoso, piso feio e absorvente de nódoas (em breve estará uma lástima), com demasiados espaços abertos facilitadores de correntes de ar (no inverno será impraticável), com uma vertente comercial para o pronto a vestir e moda...
    enfim, bem ao nível da classe média baixinha do barlavento e a léguas do melhor CC do Algarve: o forum de Faro.

    ResponderEliminar
  3. fernanda.castro.56@hot mail.com17 de abril de 2011 às 18:25

    É dificil agradar a gregos e a troianos,mas respeitando todas as opinioes,vou expressar a minha opinião já que me consideroda classe media baixinha.Já lá fui com a minha neta,não conheci todo o espaço,mas o que vi agradou-me.Há coisas que precisam ser melhoradas?concerteza k sim.O forum de Faro é outro tipo diferente,mas entendo k o Aqua está um pouco aberto demais para o inverno,mas até lá de certeza que serão feitas alguns ajustes.Parabens ao espaço Aqua.

    ResponderEliminar
  4. Deixe lá que a região do sotavento é cá de uma classe alta e chique! Ui!
    Ahaha Por favor...muito deprimente o insulto

    ResponderEliminar
  5. O presidente da Câmara de Portimão devia era dizer aonde se situa a sede social desse mastodonte, é em Portugal???
    Duvido, então paga os impostos aonde, no estrangeiro???
    Deve ser cá uma grande ajuda ao PIB local e nacional de tal forma, que os portimonenses vão ficar todos ricos.
    Ah! Agora pergunto e no Inverno? Quando o turismo local se reduzir apenas aos reformados doutros países, será que esse espaço vai proporcional os tais 1570 empregos, ou metade vão ficar em casa???
    Estes autarcas portugueses enviados para Lua e ainda era pouco.
    Aonde está a industria conserveira algarvia que eu conheci nos anos 60 e 70???
    Com uma costa fantástica para a pesca e continuam com aquelas traineirazinhas tipo bote com motor???
    Possivelmente, conheço Portimão (apesar de morar em Sintra), melhor ou pelos menos há mais tempo, que esses Srs. autarcas.
    Explorem as vossas pescas, explorem a vossa capacidade agrícola, contruam industria que possa exploar esse sector primário e deixem-se de manias, o país preciso é de criar riqueza, não é de gastar os tostões que nos andam a emprestar para fazermos figura de ricos.
    Cumprimentos.
    Eduardo Saraiva

    ResponderEliminar