A Câmara de Portimão, a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) e a Associação Comercial de Portimão (ACP) assinaram segunda feira uma carta de compromisso que visa a resolução de um conjunto de situações consideradas de intervenção urgente devido à crise no sector.
Entre as medidas em causa, estão o faseamento na aplicação das novas taxas, o ordenamento de trânsito e diversas intervenções na principal área do comércio tradicional da cidade, uma nova sinalética e a criação de uma rota turística a partir do porto de cruzeiros de Portimão e até ao centro da cidade.
O presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, considera que se trata de “um valioso documento que deve ser estudado e aplicado no terreno de forma muito concreta, para promover e dinamizar o comércio local, que atravessa uma conjuntura dificílima”.
No que toca às matérias de publicidade e propaganda e aos regulamentos de taxas e tarifas municipais, cuja aplicação será faseada de acordo com um cronograma a definir entre as associações e a autarquia, o autarca considera que o mesmo “vai implicar um esforço muito grande da câmara, mas que terá um alcance indiscutível em prol do comércio tradicional”.
Segundo Manuel da Luz, “a grande preocupação a partir de agora é operacionalizar as medidas acertadas e irmos em frente, para ganharmos o centro urbano de Portimão”, realçando a propósito o “sentido de responsabilidade muito grande manifestado nesse sentido pelas associações de comerciantes”.
O reforço da limpeza nas zonas mais comerciais, intervenções de manutenção e embelezamento do espaço público, e a substituição de mobiliário urbano são outras medidas a lançar, assim como a isenção de taxas em ações específicas de dinamização e promoção daquela zona comercial, quando organizadas pela UAC ou associações de comerciantes, assim como a desburocratização dos processos relativos às mesmas.
Para o presidente da ACRAL, João Rosado, o acordo agora estabelecido “consagra o princípio do utilizador recebedor, uma vez que as receitas pagas pelos comerciantes na área de intervenção do UrbCom serão agora reinvestidas na promoção do comércio tradicional, o que poderá servir de exemplo para outras cidades”.
Também destacou o facto de Portimão ter “uma grande mais-valia que é o porto de cruzeiros, desde que bem rentabilizado em termos de marketing territorial”.
Quanto a Paulo Pacheco, presidente da ACP, congratulou-se com a iniciativa, reforçando a ideia que “é muito bem-vinda, especialmente porque a componente empresarial ligada ao comércio se encontra bastante debilitada”.
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