Páginas do Portimão Sempre

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Outro texto de outro amigo do Portimão Sempre: Convosco: Eb Mora



Idéia ou Sonho

Requalificação da Rua do Comércio, Rua da Hortinha e Rua Vicente Vaz das Vacas em Portimão.

Esta requalificação incide sobre 170 mts da Rua do Comércio, desde o Largo da Mó à Alameda, 120 mts da Rua Vicente Vaz das Vacas e 115 mts da Rua da Hortinha, tal como se pode ver nas fotos anexas, efectuando nestas ruas uma cobertura em vidro,  standarizando as frentes das lojas comerciais e define estacionamentos para cargas e descargas, resumindo, criava nestas ruas uma situação semelhante a um Shopping que para se rentabilizar teria de sofrer alterações de funcionamento.
Teriamos assim mais um Shopping em Portimão, no entanto revitalizávamos e recuperavamos toda essa zona, evitando as falências dos poucos comerciantes que ainda conseguem sobreviver, para além de atrair novos empresários e comerciantes para dar vida activa a todas estas ruas e imediações, claro que com tudo isto a cidade ganhava e melhorava no aspecto, incluindo as zonas envolventes,  evitando a degradação que actualmente lá verificamos.







3 comentários:

  1. Se me permite um comentario, acho o estacionamento fundamental porque se este não existir as pessoas não vão, ponto final.
    Acho a ideia um pouco utopica, ainda mais não me parece existir vontade da autarquia em revitalizar toda essa zona...:(

    ResponderEliminar
  2. Utópico para mentes tacanhas.
    E essas existem nos nossos autarcas.
    Para quem já conhece algo mais do que este rectangulozinho de mentalidades retrógradas digo que de utópico tem pouco ou nada.
    É algo que existe em muitas cidades da Europa e não só.
    Além do mais pelo que sei esse era um dos projectos que existia para o centro da cidade há uns bons anos atrás.
    Só que nesta cidade, como em muitas outras, o bem estar dos cidadãos tem que coincidir com o bem estar dos autarcas.
    Quando tal não acontece, opta-se pelo bem estar dos autarcas.
    Que não podem viver sem o seus chorudos sacos azuis.

    ResponderEliminar
  3. Vamos lá dar uma achega a esta ideia que desde já merece o meu aplauso. Parece que ao longo de anos andamos todos de costas viradas e em vez de procurarmos o consenso promovemos a discórdia. Em vez de utilizarmos o nosso precioso tempo para falar mal e unirmos os nosso esforços em torno de um Projecto por mais que disc...utido seja, poderá servir como ponto de partida para inversão à decadência e estagnação do comércio tradicional na nossa cidade.

    Coberturas em ruas comerciais existem por todo o lado e em qualquer continente e só será contra elas quem realmente não sai cá do burgo e não consegue ver mais além do que o seu quintal.

    Deixo aqui fotografias de algumas dessa ruas que existem espalhadas por esse mundo infelizmente ainda não tive possibilidade de passar por todas elas mas das que conheço pessoalmente só posso falar bem.

    Se repararem bem nas imagens poderão verificar que o pavimento difere de cada local mas todos têm algo que é comum, pavimento liso para andarmos sem dar biqueiro nas pedras, coisas que a nossa calçada à Portuguesa e como actualmente é feita deixa muito a desejar. Alguns Centros comerciais no nosso país utilizam a calçada à Portuguesa mas esta é afagada para dar uma maior comodidade a quem por lá circula. Nos espaços públicos até parece que nos gostam de fazer sofrer e teimam em não querer afagá-la.
    Pensem no assunto.

    Continuando com as coberturas elas as há com mais ou menos requinte mas nada que um bom arquitecto não consiga enquadrar nas nossas ruas. Não poderemos esquecer o nosso clima e deverão ser projectados sistemas adequados de ventilação para se tornar agradável circular em pleno verão. Toda a iluminação deverá se repensada assim como as fachadas de alguns edifícios que se encontram nestas artérias. Fazer sim um projecto integrado pode levar alguns anos mas terá que ser com a colaboração de todos. Os comerciantes, os cidadãos, o poder político deverão todos sentir que iremos criar um projecto para servir a cidade uma região e não só os bolsos de alguns.

    Complementar e simultaneamente à cobertura deverá ser estudado e repensado todo o sistema de estacionamento na cidade que hoje e passados uns anos sobre a concessão das zonas de estacionamento de superfície verificamos que tudo isto serve sim e somente os interesses das grandes superfícies e retira as pessoas do centro da cidade.
    Porque será que os parques de estacionamento das grandes superfícies são grátis nas cidade de província? Não me digam que nunca tinham pensado nisto?

    Em vez de estacionarmos as nossas viaturas em parques de terra espalhados pela nossa cidade deveríamos ir estacionar sempre nos parques das grandes superfícies, à sombra e depois apanhos os transportes públicos que servem estas para nos deslocarmos na cidade. Gostaria de ver os parques destas com lotação esgotada e sem clientes no shopping. ( As coisas mudariam certamente) Quanto custa? ZERO

    Mais haveria para falar sobre o assunto mas fica para uma nova oportunidade.

    A circulação de transito na cidade andamos de cavalo para burro há uns anos atrás começamos a retirar a entrada do transito pela ponte velha porque esta há muito que apresentava problemas de segurança então retiraram-se as placas da EN 125 a seguir a Lagoa e colocaram uma placa a dizer Porto Pesca. Todas as cidades têm entradas a Norte, Sul, Este ou Oeste e nós só temos uma que diz Portimão nem ponto cardeal somos será que é assim que queremos crescer? Imagem não nos falta. Falta-nos o resto.

    Tudo isto deverá ser repensado e não somente uma medida isolada como a cobertura da zona comercial que quanto a mim deveria ser um pouco mais extensa do que o amigo exemplificou. Mas vamos com calma e se desejarem havemos de conseguir mudar as coisas, acreditem e comecem a utilizar as potencialidades de cada um em torno de um projecto comum.
    Estão algumas fotos no Facebook

    ResponderEliminar