Páginas do Portimão Sempre

quarta-feira, 21 de março de 2012

Comércio tradicional de Portimão: haverá solução?


A crise no comércio tradicional afeta todas as cidades do país. Portimão é uma cidade que sofre da falta de procura a par de todas as outras. Os alunos do Curso Superior de Gestão da ESGHT/Universidade do Algarve apresentam dia 23 de março, pelas 20h30m, o seminário «Comércio Tradicional de Portimão: Haverá solução?»

Será que Portimão maximiza o seu potencial de procura quando nos últimos 10 anos terão fechado umas 15 dezenas de lojas, 40 a 50% das anteriormente existentes?

Será que em Portimão o comércio tradicional tem capacidade de oferta para atingir o objetivo de captar o potencial de consumidores que Portimão reúne anualmente?

No próximo dia 23 de março, no seminário «Comércio Tradicional de Portimão: Haverá solução?» os alunos do Curso Superior de Gestão da ESGHT/Universidade do Algarve, no âmbito da unidade curricular de Marketing Estratégico, irão apresentar um estudo teórico-prático no qual será analisado o comportamento dos consumidores do comércio tradicional de Portimão e análise comparativa das determinantes de procura face às grandes superfícies.

Este é o primeiro estudo realizado e apresentado publicamente, o qual pretende dar a conhecer quem são os consumidores, quais as soluções estratégicas que advêm deste diagnóstico e análise dos pontos fortes e fracos e oportunidades e ameaças que envolvem o comércio tradicional da cidade.

O seminário realiza-se pelas 20h30m, de sexta feira dia 23, no auditório da ESGHT – Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo - Universidade do Algarve, Campus de Portimão, Largo Engº Sárrea Prado.

Fonte: Jornal O Barlavento


6 comentários:

  1. Portimão só tem um centro comercial. O Continente.O Aqua está na Coca Maravilhas, parece-me, "não está em Portimão". O Retail Park está no Chão da Donas, ou Donalda, "não está em Portimão. Por isso ainda pode ter um outro centro, Em Portimão. O Comércio tradicional...

    ResponderEliminar
  2. Portimao tem futuro...e o seu comercio tambem..As tecnicas e que sao outras...Por exemplo Fuengirola,(costa del Sol)olhava com inveja Tourremolinos Malaga com os seus centros comerciais.e o comercio tradicional,(sapatos incluidos)trabalhava mas nas calmas...Vieram os Centros Comerciais, O MIRAMAR O CORTE INGLES O PARK MIRAMAR, e a sua Alcaidesa dinamizou imediatamente todo o comercio local e fizerem o Centro Comercial Aberto.Um exito digno de ser visto.E todos trabalham....mas o charme do serviço personalizado originou que as grandes marcas estejam ja a invadir este espaço ...sem exito algum...DINAMIZEM-SE

    ResponderEliminar
  3. o sr anónimo falou bem.. o charme do atendimento personalizado... onde é que tem disso em Portimão?

    entra-se numa loja e se estão a falar ao telemóvel, assim continuam; se dizemos "bom dia" nem respondem

    não queiram começar a atender melhor a clientela para depois não apanharem vergonhas quando tentam copiar as ideias de outros sítios

    ResponderEliminar
  4. O colega anonimo nao me entendeu bem...O charme do atendimento personalizado foi e e sera a arma nº1 de qualquer actividade.O problema e que ja nao se vendem roupas a metros ja nao se convencem as pessoas a comprar isto e aquilo.Por isso temos falta de charme.Onde se arranja esse charme...?Antigamente era o patrao que indiciava os trabalhadores lhes ensinava como queria que o cliente fosse atendido,muitas vezes substituia o empregado na mira de vender algo mais,e o cliente ate gostava desse trato sentia-se importante.O progresso originou a quantidade em prejuizo da qualidade.Os artigos as vezes sao os mesmos mas estao apresentados de uma maneira diferente...Quer dizer as tecnicas de vendas estao baseadas numa coisinha muito importante ...NECESIDADE de ganhar dinheiro.de vender e repor stoks de comprar e vender e comprar...Mas em tudo isto se nao houver respeito entre as pesssoas nada funciona.Para mim o comercio tradicional tem que se inovar criar motivaçoes nas pessoas.mas sobretudo ver o poder aquizitivo das mesmas para que A BOTA DE COM A PERDIGOTA...Pronto a vestir...veja o que as pessoas vestem e gostam...e va por ai...Nao vale a pena por uma miuda no seu 1º emprego a vender porque ela nao vende nada,quem vende sao as tendencias.Basta estar atento e eleger fornecedores a altura

    ResponderEliminar
  5. Não se cuidem não. O comércio tradicional foi comparado em muitos aspectos com os centros comerciais no estudo da Universidade do Algarve. Para minha surpresa não ganhou em nenhum deles e eu pensava que tinha uma ou outra vantagem. Assim qualquer dia não vamos ter comércio no centro de Portimão. Que sina a nossa portimonenses, não há ninguém que mude este estado de coisas? é que isto é perder a vida da noss querida cidade. Óh tempo volta para trás e devolve-me a minha querida cidade. Malandros deram cabo da cidade

    ResponderEliminar
  6. Disseram-me que o Prof. Manuel Nunes tinha lá um resumo com os resultados alguém ficou com algum que possa colocar aqui? gostava muito de ler. Obrigada

    ResponderEliminar