Páginas do Portimão Sempre

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ocupação ilegal causa alarme

"Arrombam portas e janelas e saltam taipais. Tudo para ocupar os cerca de 70 edifícios devolutos da zona antiga de Portimão. Muitos são toxicodependentes, outros são sem-abrigo. Para os moradores locais, são todos "gente suspeita", que gera "mau ambiente e medo". 


De acordo com fonte do Comando de Polícia na região, esta situação constitui, no presente, uma das "maiores preocupações" da PSP de Portimão, devido à insegurança que suscita. "Há muitos furtos e a presença de indivíduos ligados à droga assusta as pessoas", observa.

Contactados pelo CM, moradores referem, sempre sob anonimato, que "as piores ruas são as de Santa Isabel, de S. José, 5 de Outubro, Júdice Fialho, da Barca e do Capote". A casa de um destes moradores já foi assaltada "três vezes". Situação semelhante à de um vizinho, que afirma ter instalado "grades em todas as janelas das traseiras da habitação, por onde os ladrões entravam". 

Para a PSP, a rua de Santa Isabel, em tempos um ex-líbris da cidade, é hoje um dos locais onde a ocupação ilegal de casas dá origem a mais problemas. Num dos edifícios que o CM visitou, o lixo amontoa-se e o mau cheiro é insuportável. Dejectos juntam-se a seringas e outro material usado para consumo de droga.

Os edifícios contíguos estão em idêntica situação. "De noite, há aqui dezenas de pessoas suspeitas, a PSP esteve segunda-feira no prédio, para os tirar, mas eles voltaram logo", refere outro morador, para quem a situação piorou "no último ano". 

A autarquia tem entaipado os imóveis devolutos a fim de minimizar o problema. Mas reconhece o insucesso dessa medida e vai avançar com um plano de reabilitação.” – Correio da Manhã


 
- Isto é que o que se passa numa cidade onde as entidades responsáveis não têm tido a intervenção necessária para garantir a conservação e a valorização do património histórico.

- Como resultado temos a degradação do mesmo e por arrasto, miséria, toxicodependência e insegurança.

- Como se pode constatar, como se fosse necessário colocar em prática, entaipar  não é a melhor opção para prevenir estas situações.

- Mas entre o entaipar e o referido plano de reabilitação, optou-se, pelo entaipar!!

- Esperemos que exista, efectivamente, um plano de reabilitação e que o mesmo não volte a ser “entaipado”.

2 comentários:

  1. Já no dia 19 de Dezembro o Marafado chamou a atenção da Câmara no artigo "Droga e Prostituição na Rua Stª Isabel" (sos-portimão.blogspot.com)

    ResponderEliminar
  2. O mais “engraçado”, ou caricato é que o dito Gabinete para a Requalificação Urbana, fica a meias portas com as casas ocupadas e olha a situação como se esta lhe fosse alheia. Contudo, assim que inaugurou o gabinete (os seus responsáveis) trataram logo de impedir os habitantes de estacionarem no passeio colocando floreiras que já tiveram de tudo menos flores. “Caricato” agora são os ocupantes dos prédios devolutos que decidiram plantar “flores”, até de plástico nos ditos vasos em frente ao gabinete… isto realmente parece uma anedota… e mostra para que serve este tipo de gabinete! Se não fosse trágico dava vontade de rir… Que requalificação é esta?, que medidas são estas?

    ResponderEliminar