Páginas do Portimão Sempre

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Portimão: Autarquia está numa situação de desequilíbrio financeiro


A Assembleia Municipal de Portimão deve votar ainda este mês (a reunião chegou a estar marcada para hoje, mas foi adiada) a contratação de quatro empréstimos bancários no valor de 94,5 milhões de euros, no âmbito do plano de saneamento financeiro. Um sindicato bancário, com quatro instituições, assegura a maior parte do financiamento (76 milhões). A autarquia encontra-se em desequilíbrio financeiro conjuntural, com dívidas de 104 milhões de euros.
"Se tudo correr bem, espero que o plano seja aprovado até Abril", disse ao CM o presidente da Câmara da Portimão, Manuel da Luz, frisando que o processo tem de passar "pelo Tribunal de Contas".

Os empréstimos a 12 anos destinam-se a cobrir a dívida a terceiros de curto prazo. A autarquia pretende ainda arrecadar 52 milhões com a venda de imóveis para fundos de investimento imobiliário. Em relação à empresa municipal de água e resíduos, existe a hipótese de venda de 49% (avaliados em 53 milhões) ou da empresa passar a pagar uma renda à Câmara.

O plano prevê "a redução drástica dos encargos de funcionamento", nomeadamente através da diminuição de trabalhadores (uma entrada por cada três saídas), a anulação de concursos externos de ingresso e menor gasto com horas extraordinárias. Refira-se que, entre 2005 e 2009, a despesa com pessoal subiu 48,7%.

A autarquia cortará ainda, em 25%, as transferências e subsídios e quer aumentar as receitas obtidas com taxas e tarifas.

Fonte: Correio da Manhã

Nota relevante:
A dívida a terceiros, de 2007 a 2009, aumentou 340%!

Perguntas:
As receitas da autarquia, de 2007 a 2009, aumentaram 340%?
A mais valia económica, dos diversos agentes económicos dentro do município, de 2007 a 2009, aumentou 340%?
A criação de emprego, de 2007 a 2009, aumentou 340%?

Nota relevante:
Entre 2005 e 2009, a despesa com pessoal subiu 48,7%!

Perguntas:
Entre 2005 e 2009, a produtividade do pessoal aumentou 48,7%?
Entre 2005 e 2009, a capacidade de resposta dos serviços, às solicitações dos munícipes aumentou 48,7%?

Última nota relevante:
A autarquia (…) quer aumentar as receitas obtidas com taxas e tarifas.

Comentário:
Cá estaremos nós para as pagar a 100%.

1 comentário:

  1. Faça-se um apelo á população! 3 Vai e vens á Esc Bemposta . Basta 1 que venha ao lg Dique e dai logo tomam outo!!!! (situação de crise).
    O pessoal que faz hrs a mais que cumpra os requesitos nas hrs normais de trabalho, NAO ÁS HRS EXTRAS.Trabalho por turnos aumento de hrs aberto ao publico para melhor servir com menores custos (não entra mais ninguem para os quadros) (situação de crise) use-se o que h+a em casa e que por vezes não estão a funcionar nem a 50%. OBJECTIVOS DE FUNÇOES/HORARIOS- Seguranças nas empresas municipais???? Usem pessoal "excedent+ario para o fazer" cortem no despesismo (crise), carros na rua . diminuição drastica usem os Vai e Vem para se deslocarem, os carros que fiquem temporariamente parados ou que vao a leilão!!!!As assistentes dos m+edicos no final do dia arrumam tudo pk que nao deixar as administrativas a passar uma vassoura/esfregona, deixar escritorios limpos e arrumados e colocar as empregadas de lompeza nas ruas ou outras funçºoes<>???

    ResponderEliminar