Páginas do Portimão Sempre

sábado, 2 de julho de 2011

Artigo de opinião no Correio da Manhã sobre as Urgências do HBA.


Urgências miseráveis



Quem já foi a uma urgência hospitalar sabe que não deve ficar feliz se lhe derem uma pulseira verde. Essa cor quer dizer ‘pouco urgente’. Excepto em Portimão, onde significa que deve entrar no automóvel, ir a Lisboa, ser consultado, fazer exames e só depois voltar para o Algarve.

Às 11h30 de segunda-feira, já as Urgências estão cheias e, após a expedita triagem, vem o aviso: era melhor ter vindo na véspera. De vez em quando, um trio de médicos – incluindo uma estrangeira com sotaque indecifrável – chama alguém. Mas só de vez em quando. Um homem com pulseira amarela enerva-se (sairá horas mais tarde, com a perna engessada...) e retorquem-lhe que "no Amadora-Sintra é muito pior".

Uma mulher que deu entrada com ameaça de AVC anuncia que só não põe ali uma bomba por causa dos outros doentes, exige o livro de reclamações e zarpa para um hospital privado. Nove horas e meia após a chegada, e já depois de se ouvir novamente que "em Lisboa é muito pior" (e que tal será no Darfur?), finalmente se transpõe a porta das Urgências. Mas só para preencher o livro de reclamações. Não há médicos disponíveis. Para trás ficam alguns turistas e muitos algarvios, maiores vítimas de umas Urgências miseráveis, melhor cartão-de-visita que a saúde privada poderia desejar.

Por:Leonardo Ralha, Editor de Cultura & Online

Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/opiniao/urgencias-miseraveis



4 comentários:

  1. Pois realmente as urgências podem até não ser um exemplo, devido ao tempo indeterminável de espera(mais por culpa do famigerado sistema de Manchester), mas no resto até funciona muito bem, no entanto se acharem que o serviço é péssimo, podem sempre optar pelo serviço privado( Hospital P. de Alvor) onde as urgências são rápidas, mas onde já iam morrendo alguns amigos e conhecidos meus, por incompetência e inépcia, e só o Hospital do Barlavento lhes valeu, e lhes salvou as vidas...

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, isto acontece em quase todos os hospitais portugueses e não só neste.
    É o sistema que temos!!!

    ResponderEliminar
  3. pois
    estou de acordo
    mas a culpa não é do hospital
    é apenas um edifício.
    agora as pessoas que nele trabalham se este desgraçado País não fosse um pais de cunhas e as pessoas que la trabalham profissionais, ele sim seria bom
    eu sei do que falo, e nem o livro de reclamações me valeu porque como disse este é um pais de cunhas e compadrio e quem não pertence ao aparelho esperas horas infidáveis ou até morrer

    ResponderEliminar
  4. Em Julho de 2010 estive das 11.30 as 18:30 por um dedinho do pé partido, pulseira verde claro ;)
    Ate serviu para uma brincadeira entre mim e um estrangeiro que apartir do RX nos perdemos de visto e fomo-nos encontrar no ortopedista, e ele dizia-me ..."Hi my friend long time ago since I saw you the last time..." :))
    Valeu-me sobretudo o bar ca fora que tinha o gelo para ter no pé durante todas aquelas horas. Alias o proprio bar serve os doentes do gelo necessario :)))Um bom serviço a ser homenageado.
    Mas é como os outros (quase todos), imagine-se os grandes de Lisboa com "épocas altas" ..

    ResponderEliminar