Páginas do Portimão Sempre

quarta-feira, 6 de julho de 2011

33 Sugestões de cidadãos Portimonenses para o trânsito e acessibilidades de Portimão.



Na sequência de um muito vivo debate no grupo do Facebook do Portimão Sempre, em que se constatou a boa vontade, o voluntarismo e o espírito cívico de muitos participantes, venho aqui apresentar esta compilação de ideias para o trânsito e acessibilidades de Portimão.

Limitei-me a copiar para aqui as ideias, por ordem de aparecimento destas no facebook, identificando os seus autores.

São 33.
E aqui estão:


Carlos Neves Martins
1 - Dotar a Cidade e as suas principais urbes com uma rede de estacionamentos à superficie, subterrâneos e auto-silos;
2 - Planear simultaneamente inovadoras formas de atravessamento da Cidade nos sentidos norte-sul e este-oeste, com recurso a vias aéreas e subterrâneas, em que nestas últimas serão criadas bolsas de estacionamento subterrâneo;
3 - Programar a criação de ciclovias urbanas e de ligação das urbes do Concelho, estimulando a existência de parques de bicicletas para aluguer à hora, ao dia, ao mês e ao ano;
4 - Estimular o uso dos transportes públicos desde logo pelos funcionários da Autarquia nas suas deslocações casa-trabalho-casa e fixar regras de uso da rede de transportes urbanos para os serviços de fiscalização e outros, reduzindo assim o volume de tráfego, a despesa com viaturas e a emissão de dioxido C02;
5 - Criar condições reais para candidatar o Municipio aos Fundos/Créditos de Carbono (Kioto)em 2020.
6 - Necessidade de se avançar com um projecto-piloto de metro de superficie (actual linha e infra-estrutur...as) entre Portimão e Lagos, com paragem nas principais localidades do percurso.
7 - Criação de um parque de estacionamento (PE) na zona do Hospital:
7 -a) deve ser aumentada a capacidade de estacionamento na área do actual hospital, mas nunca com um uso muito amplo dada a necessidade de garantir os corredores de emergência, a fluidez do tráfego e ainda porque esse PE estará próximo da entrada da Cidade;
7 -b) localizar esse PE mais a norte, junto ao nó da VLA.
8 - construição de 3 a 4 auto-silos na área da Praia da Rocha.


Nuno Campos Inacio
9 - Estacionamento em Portimão - Sou favorável à requalificação total do Largo Gil Eanes e do Largo Sárrea Prado, criando um parque de estacionamento de superfície em toda a sua área, como principal acesso ao centro da cidade; sou favorável à construção de um parque subterrâneo no Largo D. João II; sou favorável à construção de um parque de estacionamento exterior, público, próximo do hospital, servido por transportes públicos, de forma a evitar a entrada de carros no centro da cidade.
10 - A solução que defendo é polémica, mas a única que consegue resolver o problema do estacionamento e dinamizar a vida diurna e nocturna na Praia da Rocha, trata-se de um parque subterrâneo sob o areal da praia, com acesso pela Marina, pela Estrada da Rocha e pelo Miradouro.
11 - Inverter o sentido de trânsito na Rua Santa Isabel e na Rua 5 de Outubro.


Paulo Justino
12 - Acabar com aquela micro-rotunda junto a passagem de nivel da estrada de Monchique


Domingos Martins
13 - CONCURSO de ideias e planificação sobre ordenamento de tráfego e urbanismo, e que se aplique as ideias do projecto vencedor;
14 - abrir a Infante D. Henrique em ambos os sentidos;


João Rosado
15 - Deixar fluir o transito em frente ao BPI, CGD, virando a direita para O TEMPO, e dando vida á Rua Direita;
16 - Colocar a Av. S. João de Deus com transito nos 2 sentidos para rápidamente da V6 se possa aceder ao centro da cidade.


Antonio Serra
17 - Fazer o percurso como foi feito há anos seria uma boa opção. Entrada em Portimão pela ponte velha--Rua Serpa Pinto- Rua Judice Biker;
18 - Visitar o centro, estaciona na praça 1 de Maio ou toma a direcção para o parque da Republica da Alameda... como também tem o terreno de terra batida em frente ao estádio de futebol ou ainda a famosa horta da Horta do burro;
19 - Para sair vindo da Rocha há uma solução que muita gente concorda mas que dificilmente quererão mexer pois seria voltar a abrir a largo da casa inglesa "desviando a fonte e os quiosques de gelados" que la se encontram ou tomar a direcção as Cardosas;


João Pires
20 - Falou-se em tempo, na demolição de alguns edifícios devolutos que dão para o largo do dique e para a frente da Caixa Geral de Depósitos.
A ser possível esta solução, permitiria a ligação de saída de Portimão pelo largo do dique. Permitiria a inversão do sentido do transito da Judice Biker de forma a que esta fizesse de entrada.
21 - Permitir que a rua direita voltasse a ter trânsito de nascente para poente.
22 - Na avenida Paul Harris (avenida do túnel) efectuar uma ligação desnivelada (partindo que do princípio que haveria verbas, que duvido que haja...) aproveitando o acesso ao recheio e permitino a ligação à urb. da horta da Raminha, bem como à av. Dr. Francisco Sá Carneiro (ao lado da escola c+s). É mais fácil por aqui do que pela rotunda/semáforos mais à frente que liga às finanças.
23 - Efectuar ligação da av. Paul Harris para a V6 no sentido continente Pedra Mourinha.
24 - Efectuar continuação da Paul Harris, passando aldeia das Sobreiras, passando ao lado da Forportil, até Alvor.
25 - Nesta última via, na rotunda da aldeia das Sobreiras, fazer uma ligação até à rotunda que está à parte de baixo do Vale de França e efectuar ligação daí até à rotunda do Vau na V6 (edifício atlântico).
Permite-se assim, uma ligação alternativa à V6 para quem vem da Rocha e do Vau, com ligação directa à Paul Harris e a uma fácil entrada e saída.
26 - Passar a 2 faixas de cada lado a antiga estrada de lagos até à Penina.
27 - Passar a 2 faixas de cada lado a estrada da Penina até Alvor.
28 - Efectuar o prolongamento da V6, de forma a que passe por cima da zona industrial da Coca Maravilhas (não é fácil, mas é possível) e que intercepte a en125 perto do retail park. Assim, cria-se mais um acesso à 125, mas pela zona industrial evitando-se o acesso de pesados a esta zona, pela rotunda das Cardosas.
29 - Alargamento para 2 faixas de cada lado a estrada do Convento
(também não é nada fácil, mas é possível).
31 - Alargamento do acesso à rotunda das Cardosas, para quem vem do Hospital, para duas faixas (com imaginação é possível. aquilo não é tão estrito como parece).
32 – Via do Arade.
Assumindo aqui, que haveria dinheiro para isto e que os terrenos estariam todos disponíveis (condições que não estão reunidas neste momento), A "Via do Arade" permitiria a criação (junto com a V6 e com a V3) de um anel à volta de Portimão que incluiria a margem nascente do Arade. Com as correctas ligações ao centro e com os parques de estacionamento estrategicamente posicionados, esta via podia ser uma solução para o trânsito de ambas as margens.


José Manuel Mateus
32 - Passagem superior sobre a linha de caminho de ferro e que desembocasse na rotunda existente em frente ao parque de feiras. Dessa forma, passaria a haver mais uma saída de Portimão que em vez de ir cair no local onde está, à saída do túnel e antes da bomba da Repsol, teria que passar por trás desta bomba de combustível, numa ou em duas faixas de rodagem novas e terminaria numa muito maior rotunda do hospital. Neste momento uma das maiores zonas de conflito de trânsito de Portimão são as rotundas do hospital e das cardozas. Criando-se uma nova via de saída, que obrigaria ao aumento do diâmetro da rotunda do hospital, que por ser pequena é altamente perigosa, descongestionavam-se as ruas de acesso à rotunda das cardosas, a rua Infante D. Henrique e a referida rotunda das cardozas.
33 - acesso directo da estrada, no sentido Lagos-Portimão, ao parque do hospital do Barlavento Algarvio para ambulâncias ou veículos que necessitam de se dirigir às urgências.



Isto deu trabalho.
Mas valeu muito a pena.

Um abraço
João Pires


1 comentário:

  1. Há aqui algumas ideias que eram boas mas o "TIO Manel" tem estourado a massa em porcarias que não valem nada.
    O pior é que a malta gosta e tem votado nele. Agora não se queixem.
    Só mais um reparo: há que fazer algo, mas não descaracterizem mais a nossa cidade.

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