Páginas do Portimão Sempre

domingo, 5 de dezembro de 2010

Intervenção do presidente da câmara de Portimão acerca dos impostos municipais.


Derrama zero
Neste mês, as autarquias do País decidiram os impostos municipais que estarão em vigor em 2011.


A conjuntura não dá sinais de retoma no sector imobiliário e existirão cortes substanciais nas transferências do Estado para as autarquias. Estas, por sua vez, terão de reforçar os valores em apoio social. Resumindo, os primeiros indicadores apontam para que em cerca de 80% dos municípios se registe um agravamento de impostos municipais.


Não falaria verdade se dissesse que Portimão vai ser excepção. De facto, simultaneamente com o corte generalizado que iremos fazer nas despesas, em alguns casos de 60%, haverá um agravamento da taxa de IMI (antiga contribuição autárquica).


No entanto, sublinho a opção de não aplicarmos qualquer derrama (imposto municipal) sobre o lucro tributável das empresas sediadas em Portimão, ou que no concelho se queiram sediar.
Será mais de um milhão de euros que não entrará nos cofres da autarquia, mas o objectivo é claro: ajudar a manter ou criar postos de trabalho e promover e incentivar a fixação de empresas no concelho.


Por:Manuel da Luz, Presidente da Câmara de Portimão
Fonte: Correio da Manhã.


Para quem quiser comentar.
Um abraço.

4 comentários:

  1. Toma com o IMI.
    Arre que não passamos de umas bestas.

    ResponderEliminar
  2. Não se pode acusar a camara de só agravar impostos.
    Optaram por não aumentar a derrama. Assim, não se carrega as empresas protege-se os postos de trabalho das pessoas.
    Portanto a questão do IMI é uma empolação.
    É chicana politica.

    ResponderEliminar
  3. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Portimão,os hipermercados, retails e outros que tais que V.Ex.a tanto apoiou e que se disseminam por toda a V6 agradecem. Isto caso não tenham uma estrutura fiscal que lhes permita borrifar-se para a sua derrama. Se V.Ex.ª estava tão interessado em preservar as empresas sediadas no concelho, deveria ter pensado nisso antes, já que, o número de empresas e o seu impacto económico está a diminuir continuamente. Porquê que não construiu um parque empresarial digno desse nome? Ora aí estava uma bela forma de apoiar empresas. Porquê que autorizou superfícies e mais superfícies que se acotovelam umas em cima das outras por toda a V6 e até ao Chão das donas? Porquê que não criou uma politica de sediação de empresas em Portimão? Já sei. Foi mais fácil e mais lucrativo, sabe-se lá para quem - ao município e aos munícipes não foi de certeza - vergar-se ao poder inexorável do imobiliário. Mesmo sabendo que a sua politica ou a de alguém na Câmara, é a politica da terra queimada. Lembro-me que um dos argumentos para aprovar e manter o Retail Park de Portimão foi a criação de empregos. PURA MENTIRA. Portimão é o município do Algarve com mais desemprego. Isto não são dados da decrepita oposição que temos. São dados do Instituto do Emprego, tutelado pelo governo do seu partido, Sr. Presidente. Os empregos que existem nas superfícies comerciais são precários porque estas superfícies só trabalham dessa forma. Mas o Sr. Presidente já sabia disto, ou pelo menos devia saber.
    Fazia a todos um grande favor se falasse a verdade. Nesta fase do campeonato, quase que compreendo que o não possa fazer. Seria demasiado gravoso. Na impossibilidade de falar verdade, pelo menos cale-se.

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui Amores
    Você e este João Pires são uns frustrados. Se não gostam vao-se embora. devem ser da mesma pandilha do psd já se viu. A conversinha é mesmo igual. Fazem acusações que não conseguem provar e deturpam a verdade. Vergonhoso.

    ResponderEliminar