Páginas do Portimão Sempre

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Portimão: Associação de Turismo quer promover o concelho como referência turística


A Associação de Turismo de Portimão foi hoje formalmente constituída, para desenvolver e reforçar o concelho como pólo de referência turística, e “não surge contra ninguém”, disse hoje o presidente da autarquia local.

“Não surgimos contra ninguém, mas como força ativa e efetiva em prol dos interesses, em que a capitalidade de Portimão tem de ser definitivamente assumida e reconhecida”, afirmou Manuel da Luz, durante a cerimónia da assinatura da escritura pública, no Teatro Municipal de Portimão.

A nova associação resulta de uma parceria que envolve a Câmara de Portimão e 60 empresas e empresários do setor turístico daquele concelho algarvio, com o objetivo de desenvolver estratégias de promoção do destino “Portimão”.

"Participaremos solidariamente na promoção do Algarve no estrangeiro, mas exigiremos aquilo que nos é devido, a promoção do destino Portimão”, observou o autarca.

Segundo o presidente da autarquia de Portimão, a associação será um parceiro municipal que partilhará decisões e projetos, que terá uma palavra a dizer na política de eventos, nas estratégias de promoção e que, ”num futuro próximo, integrará” a Associação de Turismo do Algarve.

Manuel da Luz recordou que Portimão foi o “berço do turismo algarvio, reconhecido” com a realização, em 1915, do primeiro congresso regional, na Praia da Rocha.

Para o autarca, a constituição da Associação de Turismo de Portimão, “quase cem anos depois, é um passo decidido e firme para reforçar o concelho como pólo de referência de qualidade e progresso”.

Manuel da Luz defende que, perante o atual cenário económico, a associação é o modelo “ideal que permite a união de esforços e a partilha de responsabilidades”, acrescentando que “é um modelo que está a ser adoptado nos principais destinos turísticos internacionais”.
Fonte: Lusa



A ideia é meritória.
Tudo o que for feito, no sentido de optimizar Portimão como destino turístico, merece todo o apoio.
As parcerias com os industriais do sector, com o comércio, com as associações comerciais e profissionais, com vista ao alinhamento de estratégias coerentes entre si, fazem todo o sentido.

Porém, devido ao historial referente a eventos no nosso município, patente nesta pesquisa feita por ajustes directos no município de Portimão, no site transparências.org:
http://transparencia-pt.org/?search_str=portim%C3%A3o


Gostaríamos de realçar o seguinte parágrafo da noticia acima transcrita:

Segundo o presidente da autarquia de Portimão, a associação será um parceiro municipal que partilhará decisões e projectos, que terá uma palavra a dizer na política de eventos, nas estratégias de promoção e que, ”num futuro próximo, integrará” a Associação de Turismo do Algarve.

4 comentários:

  1. OLA PORTIMONENSES,JÁ QUE FALAMOS DE TURISMO, GOSTARIA DE SABER PARA QUANDO UMA ESTAÇAÕ RODOVIARIA DECENTE COMO ANOSSA CIDADE MERECE. jOAÕ

    ResponderEliminar
  2. Pois tá claro!!!!
    o que eles querem é eventos!!!Mais dinheiros para eventos para os amigalhaços!!!!!!!!!!!!!!
    E nós a pagar que nem camelos!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Por isso não nos devemos calar nem nos desinteresar-nos. Eles terão que levar connosco.Já agora aproveito para recordar que Portimão serealmente quiser ser a melhor cidade do Algarve para se viver tem que fazer por isso. Silves por exemplo criou infraestruturas desportivas de acordo com o clube representativo da cidade, estou a lembrar-me tambem de Lagos, deLagoa, até oParchal tem um campo de futebol.

    ResponderEliminar
  4. Não vamos confundir as coisas.
    Ter ou não ter um estádio de futebol não é razão sine qua non para ter melhor qualidade de vida numa cidade.
    Não existe qualquer tipo relação entre si.
    É óbvio que a prática de desporto é importante mas isso é extensível a qualquer tipo de desporto.
    E se formos a pensar em clubes representativos de uma cidade, a representação que o Portimonense dá à cidade não é nada de extraordinário, muito pelo contrário.
    Mas como disse existem outros desportos.
    Um deles a natação que tem efectivamente um clube que representa a cidade condignamente, o Portinado.

    ResponderEliminar