Portimão vai associar-se às Jornadas Europeias do Património, entre 23 e 25 de setembro, através de uma programação que este ano tem como tema «Património e Paisagem Urbana», de onde se destaca a apresentação do Master Plan de Requalificação Urbana do Centro Antigo da Cidade.
“Serão três dias de (re)descoberta do património e das paisagens urbanas” de Portimão, no âmbito desta iniciativa internacional, com várias atividades que convidam pessoas de todas as idades “a um maior conhecimento e valorização do património e memórias da cidade”, refere a autarquia.
A divulgação pública do Master Plan para a Regeneração Urbana do Centro Antigo da Cidade, que reflete o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com vista à elaboração do programa de reabilitação estratégica e sistemática de Portimão, terá lugar no dia 23, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, a partir das 18:30 horas.
Para o público escolar foi pensada a oficina pedagógica «O Património na Casa Manuel Teixeira Gomes», atividade destinada apenas a escolas do município e marcada para 23 de setembro na Casa Manuel Teixeira Gomes, a partir das 10:00.
Todos os que desejem saber mais acerca das particularidades do património urbano de Portimão, têm oportunidade de participar na tertúlia «Património Urbano – Memórias da Cidade», que terá lugar no mesmo dia, pelas 21:30, na Casa Manuel Teixeira Gomes, com os seguintes oradores convidados: Valdemar Coutinho, historiador, professor de história da arquitectura no ISMAT; Lucinda Caetano, da Câmara Municipal de Portimão; Frederico Paula, coordenador da equipa multidisciplinar de reabilitação urbana, Mobilidade e Gestão do Espaço Público, da Câmara Municipal de Lagos; e Marisa Batista, arquiteta ligada a projetos de vídeoarte.
Os amantes da fotografia digital não foram esquecidos e têm oportunidade de participar no dia 24, entre as 10:00 e as 16:00, no concurso «Património Revelado», em busca de testemunhos de paisagem humanizada, desde elementos arquitectónicos a construções militares, religiosas, senhoriais ou populares, onde se reflectem as tradições de antigos ofícios, a relação dos portimonenses com o rio Arade ou a gastronomia local.
Os melhores trabalhos serão objecto de uma exposição, sendo atribuídos prémios às três melhores fotografias, a entregar numa cerimónia marcada para 8 de dezembro, na Casa Manuel Teixeira Gomes.
As ruas, praças, largos, edifícios e jardins de Portimão, assim como as suas referências arquitetónicas e significados históricos, poderão ser descobertos nos «Passeios Culturais – Património e Paisagens Urbanas», agendados para 24 de setembro, a partir das 16:00.
Por fim, o peddy-paper «007 Famílias… no encalço do Património», marcado para dia 25, desafia equipas compostas por famílias, com um máximo de cinco elementos, a descobrirem o património e as paisagens da cidade, tendo como como “armas secretas” a curiosidade e a diversão, havendo tentadores prémios em disputa.
As fichas de inscrição para o concurso «Património Revelado» e para o peddy paper encontram-se disponíveis no sítio http://www.cm-portimao.pt e encerram a 22 de setembro, a mesma data em que são aceites inscrições para os «Passeios Culturais – Património e Paisagens Urbanas», sendo que neste caso bastará aos interessados contactar a Casa Manuel Teixeira Gomes, pelo endereço eletrónico gabinete.patrimonio@cm-portimao.pt ou através do telefone 282458061.
Fonte: Diário Online Algarve
Link: http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=119894
Muito engraçado sim senhor ! Espero é que não fiquem chocados com o que irão ver , que toda esta zona está completamente abandonada, degradada e a apodrecer ! Que giro, tirar fotografias...!
ResponderEliminar