Páginas do Portimão Sempre

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Centro Escolar do Pontal abre no início do novo ano letivo


O início do ano letivo 2011/2012 em Portimão vai ficar marcado pela abertura do Centro Escolar do Pontal, que resulta de um investimento de 4,3 milhões de euros, correspondendo a um aumento da população escolar local.

O novo equipamento – que teve comparticipação de 1,2 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e o restante pelo município – terá a funcionar a totalidade das salas do 1.º ciclo do ensino básico em regime de horário normal, na sequência de um projeto que aproveitou parte da estrutura já existente.

Foram construídas 22 salas de 1.º ciclo e oito salas de educação pré-escolar, assim como refeitório, biblioteca, ginásio, sala polivalente, salas de professores/educadores, espaços de apoio, campo de jogos e espaços lúdicos de exterior.

Após esta intervenção, que implicou a desativação do Jardim-de-Infância da Quinta do Amparo, o Centro Escolar do Pontal poderá receber já neste ano letivo 572 alunos do 1.º ciclo do ensino básico e 200 crianças da educação pré-escolar.

Em relação ao Programa das Actividades de Enriquecimento Currilcular (AEC), volta a funcionar em pleno desde o início do ano letivo e em todas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho de Portimão, servindo para a formação dos alunos, mas também como uma resposta que vai ao encontro das necessidades das famílias de ocuparem os seus filhos num horário alargado e compatível com as suas ocupações profissionais.

No âmbito do ensino da música terão lugar, ao longo do ano lectivo, workshops de iniciação de sopro (1.º período), cordas (2.º período) e percussão (3.º período).

Apesar da frequência das AEC ser facultativa, estão disponíveis para os 2299 alunos do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do município de Portimão, assumindo a autarquia um compromisso financeiro na ordem dos 514 mil euros com os cinco agrupamentos escolares para a concretização destas actividades.

Para além das AEC, os agrupamentos escolares asseguram 90 minutos semanais de apoio ao estudo, atividade obrigatória destinada à realização dos trabalhos e consolidação das aprendizagens, garantindo o funcionamento de uma “escola a tempo inteiro”.

A câmara dedicará também uma especial atenção a eventuais sinais de instabilidade decorrentes do actual contexto social, contando cada agrupamento de escolas com um psicólogo e um técnico de serviço social que, em colaboração com os professores de apoio educativo, diretores de turma e respetivos órgãos de gestão, irão contribuir para a resolução de problemas de ordem social e escolar dos alunos e seus familiares.

Quanto à política de transportes, face à crise, a autarquia portimonense decidiu adotar as regras de utilização dos passes escolares para utilização do Vai e Vem que vigoravam há dois anos.

Este transporte público continuará a ser gratuito para os estudantes que residam a mais de 3 km do estabelecimento de ensino que frequentam e para aqueles que, embora morando a uma distância inferior, estejam inseridos nos escalões A e B por integrarem agregados familiares que beneficiam de apoio através da Acção Social Escolar.

Aos restantes alunos, não abrangidos por estes casos de excepção, a edilidade suportará 50% do custo do passe mensal.

Fonte: Diário Online Algarve
Link: http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=119768



Sem comentários:

Enviar um comentário