Páginas do Portimão Sempre

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Portimão perde 30% das lojas

Na rua do Comércio, a principal artéria do centro de Portimão, há muitas lojas fechadas


O centro da cidade Portimão perdeu quase um terço das lojas na última década, segundo um levantamento efectuado pela Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) e pela Associação Comercial de Portimão (ACP).

De acordo com esse estudo, das 300 lojas existentes aquando do arranque do URBCOM (programa destinado à revitalização comercial do centro de Portimão), há cerca de 10 anos, 90 já fecharam as portas, o que corresponde a quase 30% do total.

Os dados apurados pelas associações comerciais revelam ainda que, durante esse período de tempo, 110 estabelecimentos mudaram de dono.

"Se não forem tomadas medidas, a situação tenderá a piorar ainda mais", afirma João Rosado, presidente da ACRAL, adiantando que o encerramento das lojas resulta da "crise económica, mas também do excesso de oferta, devido à abertura de grandes espaços comerciais".

Este dirigente defende a necessidade de serem instalados equipamentos capazes de atrair mais pessoas à zona de comércio tradicional. "É de importância estratégica, por exemplo, que a Loja do Cidadão fique no centro da cidade", diz João Rosado, que reclama também a necessidade de "um reforço da segurança na cidade".

Fonte: Correio da Manhã
Link:
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/portimao-perde-30-das-lojas

4 comentários:

  1. abram mais centros comerciais ! que passa de 30% para 100% .é uma vergonha as pessoas competentes nao verem ,ou nao kerem ver o ke estao a fazer á cidade !

    ResponderEliminar
  2. Em vez de terem feito mais centros comerciais, deviam era ter promovido a baixa de Portimão. Pois de certeza que a economia crescia e sairia mais barato para a câmara, em vez dos ditos centros comerciais! É lamentável ver Portimão a decair.

    ResponderEliminar
  3. Vale a´pena melhorar os atendimentos para o que restaram. Ter horarios flexiveis. MEsmo que de inverno. Mais novidades. E com certeza apoio governamentais nas questoes de impostos. Centro de Portimao. RUa das lojas para mim como turista Não vejos novidades , não vejo cafés snacks nada diferente. O grande problema em geral No Algarve é que o pessoal esquece que uma população aqui viver. E poderiamos ivestir mais no turismo. Ja que vivemos disso. E trazer uma clientela o ano todo. e não so no verão. O povo aqui tem que melhorar em muitos sentidos. Para começar fazer viagem por outros sitios mesmo que sejam na europa mesmo. Para Abrir a mente.

    ResponderEliminar
  4. Ao Caro Anónimo anterior.
    Será que os pequenos comércios, face à invasão descarada e abusiva de grandes superfícies comerciais por todo o país, tem ainda capacidade para se remodelarem, para oferecerem as "novidades" de que fala???
    Sabe quanto custa manter um pequeno estabelecimento???
    Não? Então experimente, e pode ser que logo veja, há muita gente a falar daquilo que não sabe, em contrapartida, muitas dessas grandes superfícies tem apoios enormes, muitas vezes compram os terrenos a tostões (em nome da "oferta de empregos"), nos impostos, tem isenções e apoios por "criarem" mais empregos (a custa do desemprego doutros), muitas delas nem sequer cá tem as suas sedes sociais, o que quer dzer que pouco dinheiro cá deixam em impostos, levando daqui para fora as mais-valias, e por aí adiante.
    Quem está de fora, deveria ter mais cuidado com aquilo que diz, caso contrário, limita-se a fazer figuras tristes.
    Cumprimentos.
    Eduardo Saraiva

    ResponderEliminar