Páginas do Portimão Sempre

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Os anúnciados investimentos de 50 milhões no porto de Portimão, que afinal estão "encalhados".


Investimentos até 50 milhões por concretizar

A autarquia havia anunciado em julho deste ano projetos previstos para o Porto de Portimão, com um custo global de 50 milhões de euros, que permitissem captar investidores interessados neste segmento do turismo náutico.

Entre eles o prolongamento do cais de acostagem para os 700 metros, para poder acolher simultaneamente dois navios de grande dimensão, assim como a dragagem até a dez metros de fundos na barra, canal de navegação e bacia de manobra.

Igualmente prevista estava a aquisição de um rebocador para operações em porto e navegação na costa, dotado com equipamento de salvamento e de combate à poluição, para responder em caso de acidente devido à proximidade das grandes rotas comerciais da e para a Europa, oriundas da Ásia, e do continente americano que se cruzam junto ao cabo de São Vicente.

Quanto à construção de terminal de passageiros, para substituir o que foi construído nos anos 80 e destinado a viajantes entre o Algarve e o Norte de África, o projecto foi objeto de uma candidatura a fundos comunitários, ainda em análise.

Já o prolongamento do cais este seria uma contrapartida dos investidores pela construção e exploração da futura Marina de Ferragudo.

Aguarda-se agora que os investimentos, entretanto parados, sejam avaliados pelo Governo em funções considerados fulcrais para responder à procura que tem vindo a aumentar.

No entanto e segundo o Departamento de pilotagem da Autoridade Portuária, a prioridade é manter a acessibilidade marítima estabelecida em 2008, através de dragagens de manutenção.

De momento o porto permite escalas de navios até 2000 passageiros mas não poderá acolher os que transportam 3 mil turistas por falta de condições técnicas do cais e da bacia de manobras o que segundo a Autoridade Portuária já levou à recusa de escalas destes navios de grandes dimensões

Fonte: Observatório do Algarve
Link: http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=47532



Sem comentários:

Enviar um comentário