Páginas do Portimão Sempre

quinta-feira, 3 de março de 2011

1ª reunião ordinária de 2011, da assembleia municipal de Portimão




Na segunda-feira dia 28 de Fevereiro de 2011, teve lugar a 1ª reunião ordinária da assembleia municipal de Portimão.

Já por diversas vezes escrevi, acerca deste tema, em ocasiões anteriores.
Outras reuniões da assembleia municipal.
E a cada uma delas, sempre a minha interpretação que resulta num comentário tenden-cialmente estéril e limitado.

O autor é o que é.

Mas hoje, apetece-me falar num registo diferente.

Confesso-vos que escrevo isto com um sentimento de impaciência e de frustração cres-cente.

A cidade vive com praticamente 20% de desemprego.
Tem o comércio na falência.
Não tem indústria.
Não tem um turismo que permita um modo de vida.
Tem um centro histórico degradado, pejado de toxicodependência, de tráfico e de cri-minalidade.

Porém, grosso modo, o que se discutiu na reunião, foi:
As portagens na A22.
A degradação da zona histórica da cidade, denominada por todos os presentes de “casco velho” da cidade. É uma escolha de palavras interessante e reveladora: “Casco velho”.
O orçamento para 2011.

Os assuntos são pertinentes. Ninguém diz que não.
No entanto, hoje em vez de fazer um post descritivo acerca do que lá se passou, vou ten-tar transmitir as emoções presentes na sala.
Será pois um post sensitivo.

Primeiramente, enquadremos:
O sentimento que se sente nas ruas é de desânimo, de impotência e de angústia.

No entanto, digo-vos que o que assisti na reunião foi o seguinte:
Um ambiente morno, amorfo sem qualquer tipo de intensidade emocional que vá de encontro aos sentimentos de quem não tem trabalho, que vê o seu negócio falir ou que vive com medo da criminalidade crescente.

Não vi qualquer resquício de solidariedade, preocupação ou empatia para com quem passa dificuldades.

Deixem-me dizer-vos que os únicos momento mais acalorados que vi, foram quando alguém se referiu aos toxicodependentes como vítimas de uma sociedade que os desu-maniza, ou quando se entretiveram em ataques de parte a parte, num agudo síndrome de partidarite aguda.

De resto tivemos até momentos de boa disposição e de bom humor.
Ainda bem.
Ainda bem que existe capacidade de sorrir com facilidade.
Sinal de que a vida lhes corre bem.

Da nossa parte, digo-vos que se calhar muitos de nós cidadãos anónimos, também gos-taríamos de ter essa mesma capacidade.
Era sinal de que a vida nos corria bem também.

Mas não corre.

Vive-se na cidade, um ambiente de angústia e de frustração.

Não se está aqui a dizer, que o ambiente predominante das reuniões de câmara, deve ser um ambiente pesado ou de consternação.

Não. Mas deveríamos de sentir pelo menos algo aparentado com mobilização, preocu-pação ou de urgência.

Urgência no encontrar soluções para os problemas reais dos cidadãos.

Bem sabemos que as soluções para os problemas que vivemos, não são fáceis de encon-trar.
Sabemos também que, milagres não há.
Porém a sensação que tenho, é que nem se tentam encontrar soluções ou caminhos para o estado em que estamos.

Meus amigos, cheira a mofo.
Cheira a coisa antiga a entrar em estado de putrefacção.
E as soluções para os problemas que vivemos, não virão de certeza absoluta, de coisas em putrefacção ou que cheiram a bafio.

Como alguém disse (capitão Salgueiro Maia) há quase 37 anos, estamos perante uma “brigada do reumático”.

Disse também aos seus homens, o generoso capitão na parada da Escola Prática de Cavalaria em Santarém, no dia 24 de Abril à noite:
“Existem vários tipos de estados. Os estados comunistas, os estados fascistas e o estado a que chegámos”.

Dejá vu meu capitão.
Dejá vu.

9 comentários:

  1. Esta conversa é toda muito bonita,há anos a fio que discutimos esta situação. As pessoas pensavam que era mentira, que estávamos a ser loucos ao denunciar o espólio de que estavamos a ser alvo.No entanto meus caros, juntem-se àqueles que lutam para desmascarar esta farça quer vivemos em Portimão. Escrever em blogs pode ser um princípio, mas não é de todo um fim. Saiam detrás do que escrevem e deêm a cara. o PPD/PSD conta convosco!Ou será que não têm coragem?...

    ResponderEliminar
  2. Quer para o autor ou para o anónimo das 9.47 aquilo que depreendi é a urgência de fazer algo (se estiver incorrecto que me corrigam), agora à vários anos que várias pessoas de diversos quadrantes da sociedade civil e diversos politicos de diferentes forças partidárias e independentes tentaram chamar atenção para aquilo que hoje se constata.
    Foram GOZADOS e ENXOVALHADOS em praça pública e por muitos daqueles que hoje se dizem defensores da verdade, independentemente da côr política.
    O que é que aconteceu a essas pessoas? 3 possiveis situações:
    Foram afastadas (se são empresários dificilmente fazem um negócio na cidade porque a máquina montada faz o seu trabalho de vassalagem aos poderes instituidos); Cansaram-se de falar e trabalhar para nada, sairam de Portimão e a minha favorita...já diz o velho ditado: se não os podes vencer junta-te a eles.
    Conclusão, quando aqueles que tinham potencial foram "aniquilados" ao que adiciona uma sociedade portimonense que depende dos maiores empregadores da cidade (CMP e afins+ HBA), mesmo que exista alguém que OUSE fazer algo, o que é acham que lhes pode acontecer? Ora ai está quem tem c... tem medo, ainda por cima nesta economia... já me esquecia o resto da população ainda tem esperança que lhes aconteça alguma coisa, sei lá, uma intervenção divina que os salve da anomia.
    No dia que faltar o dinheiro a estes assalaridos da cadeia de lavagem (eu lavo as tuas costas e tu um destes dias lavas as minhas)que está montada, aí talvez tenhamos um principio atitude, de "indignação" com o que se passa.
    Para concluir, o cidadão portimonense é (atenção que sou nascido e criado em Portimão, tenho é viajado muito) snob, egoista e inculto (a grande maioria) razão porque facilmente é ludibriado, como se viu nas ultimas eleições para as autarquicas, bastou-lhe ser prometido o Mundo a Lua e o Universo à mistura com ofertas de bonés e sacos de plásticos para ficarem convertidos (e ainda dizem que as IURD'S e afins andam para ai a fazer mal às pessoas).
    Está para breve o caos social que fará Portimão uma cidade completamente oposta aquilo que prometia em 2008 com a sua propaganda de "glamour".

    Sociedade civil (não tenho emenda sou um romantico e ainda acredito em Portimão) unam-se os que ainda restam, façamos um forte "finca pé"
    a TODOS (PS+PSD+CDS+BE+PCP) aqueles que estão como nossos representantes e enviemos uma mensagem de BASTA de gozar connosco e digam-nos a verdade: estamos ou não na bancarrota? Temos ou não saidas? Quais são?

    Quanto a mim estou farto de me atirarem areia para os olhos, sozinho não sou nada, e VOCÊS?

    Ass: Portimonense realista e atento.

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo das 09:47,

    Agradecemos o seu convite à coragem.
    Ele em si mesmo é particularmente revelador.
    Especialmente de alguém, que convidando à coragem para sairmos de detrás do que escrevemos e para dar cara, não se identifica.

    Falta-lhe a coragem para se identificar?

    Não se acanhe.
    Eu sou apenas um eleitor. Não um politico.
    Portanto, não se acanhe perante um eleitor.

    E este eleitor tem a dizer-lhe o seguinte:

    Acerca do seu partido:
    É um partido merecedor de grande respeito.
    Agora é pena que a nível local ele não seja um reflexo do peso que tem a nível nacional.
    É que na composição da assembleia municipal apenas 5 deputados são do PSD. 15 São do PS.
    Ora, estes são os resultados de quem nunca conseguiu passar para nós eleitores que são uma opção credível.
    Estão muito longe do que é o partido a nível nacional.
    Deixem-me também dizer-vos que, na minha óptica de eleitor, não me sinto particularmente impressionado com a vossa prestação de conjunto nas reuniões da assembleia municipal.
    Haverá um ou outro elemento que, individualmente estará menos mal.
    Mas o conjunto deixa muito a desejar.
    Na minha óptica de eleitor, o PSD local ainda tem um significativo caminho a percorrer, para me convencer de que é uma opção credível.

    A propósito do meu enquadramento:
    Eu já disse uma vez e torno a dizer, que sou apreciador de Eduard Bernstein e de Anthony Giddens.
    E sou apreciador de quem os interpreta bem.

    E concordo consigo.
    Escrever em blogs, pode ser um princípio. Mas não é de todo um fim.

    Agradeço a sua atenção.

    João Pires

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo das 13:40,

    Eu nem conseguiria estar mais de acordo consigo, do que o que estou!

    Assino por baixo de quase tudo o que disse!

    À excepção de que a maioria dos Portimonenses são snobs, egoístas e incultos.

    Aí, discordo.
    Têm sido, isso sim, manietados e enganados por snobs, insidiosos e egoístas.

    Mas, as pessoas estão a acordar.
    É mesmo perceptível.
    Sente-se.

    Obrigado pela sua intervenção.
    JP

    ResponderEliminar
  5. "O PPD/PSD conta convosco"!!
    Isto deve ser para rir.
    O PPD/PSD de Portimão é uma desgraça a todos os níveis.
    Todos juntos não fazem um de jeito.
    Tenham juízo.
    O vosso desempenho como oposição é do mais medíocre que pode haver.
    Também já assisti a algumas sessões da câmara e o que posso dizer é que vocês são mesmo muito fracotes.
    Têm pouco jeitinho para isto.
    Vão para casa e dêem o lugar a outros aí no partido.
    Outros que consigam ser uma oposição mais firme e que consigam convencer a população que o vosso partido é uma alternativa.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite.

    Pareceu-me incrível e de todo ridículo, o discurso do partidário anónimo do PPD/PSD.

    Coragem???!!!

    Admito que coragem teve este elemento, para aqui num espaço do povo e para o povo, vir solicitar que as pessoas saiam detrás do que escrevem, principalmente após estes 36 anos de democracia, em que nada fizeram pelo país, fazendo por si e pelos seus!!! Alternando o poder com o PS, mas nunca fazendo governação sincera, ou oposição honesta.

    Se eles tivessem coragem de trabalhar para o povo, não estaríamos nesta triste realidade.

    Contudo também lhe digo, que quando este povo acordar, decerto que os vossos partidos, do alto do palanque, irão cair à semelhança de outros!

    Apareçam vocês e resolvam os problemas que criaram.

    ResponderEliminar
  7. cá está, os corajosos são aqueles que "falam,falam..." como dizia o RAP. Aqueles que lutam pela democracia nos partidos (e quer queiram quer não os partidos são a maior arma democrática que temos, sem eles não haveria democracia) e que realmente dão a cara, que vão ao encontro das pessoas, são ridiculos ou ridicularizados! Dizer que isto está mal não basta! Falei no PPD/PSD porque é a área politica que defendo! Agora o importante seria juntarem-se a algum partido para nas proximas eleições combatermos juntos a situação. Juntem-se ao PS, ao CDS, ao BE, ao PCP, mas por favor, saiam dessa confortavel cadeira e lutem pelos ideais que defendem, que para ser sincero são muito idênticos aos meus.
    Acreditem ou não, quer queiram quer não, a verdadeira luta é travada na rua, não no sofá...
    Artur, quem criou os problemas foram algumas pessoas, não o PSD ou o PS. Mais concretamente em POrtimão deverias informar-te e saber que o PSD nunca foi poder.
    Mas não deixem de escrever, reforcem é a vossa actividade na rua junto do povo!

    ResponderEliminar
  8. Caro anónimo das 17:27,

    Muito obrigado pelo seu comentário.

    Mais uma vez, marcado pelo seu convite à coragem quando não dá a cara.

    É esse o espirito corajoso que nos quer incutir, através do seu exemplo?

    Se me permite vou responder-lhe com uma série de pequenas afirmações que irão mostrar o enquadramento dos já muitos que usam estes espaços “Portimão Sempre”.

    1- Os partidos foram e serão sempre um espaço importante da nossa vida democrática.

    2- Os partidos não monopolizam o espaço de intervenção cívica dos cidadãos.

    3- Existem outros tipos emergentes de intervenção cívica que pode servir como alternativa ou complemento à actividade dos partidos.

    4- A intervenção “destes cidadãos” não é apenas literária. Eles não se limitam apenas a escrever.

    Acerca do seu partido, porque tal como disse, é ”a área politica que defendo”.

    1- O PSD como partido merece todo o respeito. Tal como todos os outros.

    2- O PSD pode não ser força que melhor interprete a ideologia da social democracia.

    3- Actualmente, o PSD está muito mais proximo do neoliberalismo e da democracia cristã, do que a social democracia.

    Mais uma vez, agradecemos e a sua atenção.

    Atentamente

    João Pires

    ResponderEliminar
  9. Isto meus amigos e tudo uma Macacada para nao dizer outra coisa parecida!!!

    ResponderEliminar