Páginas do Portimão Sempre

quinta-feira, 10 de março de 2011

Agora convosco: Julio Marreiros - O Comércio local, a rua das lojas e o Aqua





O Comércio local, a rua das lojas e o Aqua

Todos nós sabemos que dentro em breve o grande local de romaria da cidade irá passar a ser o novo centro comercial Aqua a abrir portas brevemente. Assim sendo e por força das circunstâncias mais um mal para o comércio tradicional se cravou na nossa cidade.

E agora que fazer para minimizar este impacto? Aceitam-se sugestões procuram-se ideias simples e económicas de fácil implementação e eficientes, pois nos tempos que vivemos não nos podemos dar ao luxo de grandes voos.

Vou aqui deixar uma ideia e fico a aguardar pela colaboração de todos no sentido de encontrarmos ideias e soluções válidas que sirvam para sairmos da estagnação em que nos encontramos.

Para começar vou recuar uns anos e recordar uma experiência que foi efectuada na nossa cidade no principio dos anos 90 com o então Eng. Nuno Mergulhão vereador e posteriormente presidente da CMP.

Nesta época e em colaboração directa com a ACP (Associação comercial de Portimão) foi proposto que o comércio na cidade estivesse aberto todas as sextas feira à noite a partir da ultima semana de Junho e até à primeira semana de Setembro se a memória não me falha. (nesta época ainda não existia a Alameda) foi criada alguma animação de rua com ranchos folclóricos a actuar no largo da Mó. Lembro que inicialmente havia a recusa de alguns comerciantes abrirem os seus estabelecimentos à noite mas poucas semanas depois de a medida estar implementada e de se ter verificado que havia turistas a circular pela cidade aqueles acabaram por aderir. A divulgação desta iniciativa foi efectuada directamente através de panfletos e comunicação aos operadores turísticos e às unidades hoteleiras da região. Durante este período verificamos que não era só o comércio mas toda a restauração que aumentava a sua facturação nas noites de sexta feira. A cidade ganhava com isso.

Tudo isto foi passado mas que surtiu efeitos directos e se repercutiu por todos.

O horário de funcionamento do comércio tradicional continua completamente desfasado da realidade e dos modos de vida actuais assim como os horários dos transportes públicos como comboios, carreiras regulares entre Portimão e povoações vizinhas mantêm-se inalterados há dezenas e dezenas de anos. Os transportes servem para servir as populações e as suas necessidades e não são as pessoas que se têm que acomodar aos horários existentes. A oferta deve se adaptar à procura e às necessidades que existem. E tal não acontece na nossa cidade. (Excepção ao Vai e Vem que não sendo perfeito é o melhor que a gente tem).

Então vamos começar, em primeiro lugar e durante o período de Verão o horário do comércio tradicional deveria ser ou alargado ou então igual ao dos nossos vizinhos espanhóis. (10h-13h 17h-22h) analisem a facturação do período das 15h às 17h vão verificar será uma hora de pouca facturação.

Com o comercio aberto diariamente até às 22h sugiro que seja criada através de toda a zona comercial partindo da zona ribeirinha (onde se situam as maiores zonas de estacionamento da cidade) sinalética colocada no pavimento do tipo “Aqua 10 minutos a pé, 7 min, 5 min, 3 min. etc.” e ou em pequenos placards indicando um percurso pedonal até ao Grande Santuário Aqua. Este percurso atravessa toda a nossa cidade passando pelas artérias comerciais fazendo com que os turistas se percam contemplando as montras e consumam durante todo o percurso. Mais vale circular a pé do que ir de carro seja ecológico e olhe pela sua saúde!

Em Portimão na zona Ribeirinha foi criado o calçadão como muitos o chamam e durante o verão as pessoas circulam por ele aos milhares podemos vir da Praia da Rocha até ao Arena sem qualquer problema porque não fazer o mesmo a atravessar a nossa cidade.

Os mais velhos lembram-se certamente quando existia o mercado na primeira segunda feira do mês no largo Gil Eanes. Os turistas que nos visitavam e estavam alojados na Praia da Rocha e atravessavam toda a cidade.

Ao longo dos últimos anos e com a deslocalização dos serviços e acontecimentos da parte velha da cidade esta aos poucos foi ficando deserta e sem vida. As pessoas deixaram de ter necessidade de circular por lá.
Comparável com uma calçada à Portuguesa muito bonita, se não existir tráfego a utilizá-la aparecem as ervas a crescer entre pedras e depois gastamos dinheiro a eliminá-las. Então se calhar não precisávamos de uma calçada naquele lugar bastaria um caminho de terra.

A deslocalização destes serviços do centro da cidade (Tribunal, Cartório notarial, conservatórias, Repartição de Finanças, serviços técnicos da CMP, mercado Municipal, Cinema, e a própria banca com abertura de sucursais fizeram com que as pessoas deixassem de ter necessidade de se deslocar ao centro, com consequências directas no comércio tradicional e toda a zona velha da cidade.

Se a retirada destes serviços tivesse sido complementada de imediato com substituição por outros mesmo que de menor dimensão então não se teria perdido a circulação de milhares de pessoas no centro da cidade.

Termino deixando esta pequena contribuição e esperando por mais sugestões. Se arranjarmos soluções válidas só temos que posteriormente apresentá-las a quem decide pedindo a sua execução.

Por Portimão

JM

9 comentários:

  1. É DIFÍCIL, MUITO DIFÍCIL APRESENTAR IDEIAS A QUEM NÃO NOS INSPIRA CONFIANÇA...E PARA QUÊ?... DECIDIDAMENTE QUEM DECIDE NÃO ESTÁ AO LADO DO POVO...NÃO É DE CONFIANÇA...LAMENTO MUITO QUE ASSIM SEJA, SINTO-ME TRISTE POR VÊR QUE NO O MEU PAÍS NÃO HÁ ESTADISTAS DE CONFIANÇA!...QUEM ACEITA UM QUALQUER "AQUA", UM QUALQUER "SASHA BEACH", NÃO É SOLIDÁRIO COM A GENTE DA TERRA, NÃO ESTÁ AO LADO DA ECONOMIA POPULAR,DO PEQUENO COMÉRCIO, DA VERDADEIRA ECONOMIA SUSTENTADA, A QUE FAZ UM PAÍS AVANÇAR...A QUE DÁ DE COMER ÁS PESSOAS COM DIGNIDADE...PÁREM DE NOS HUMILHAR!!!...AI DE VÓS POLÍTICOS SE O POVO ACORDA!

    ResponderEliminar
  2. O problema aqui não se trata de politica de esquerda ou de direita, os políticos que temos hoje, são aqueles que por nós todos foram eleitos (incluindo a abstenção e os votos nulos e brancos) nós todos somos responsáveis pelo estado do país e é muito fácil atirar as culpas para cima dos políticos ou seja é o mais fácil. Mas eles estão lá e existem porque todos nós deixamos que isso acontecesse. Mas isto para dizer que não gosto nem gostaria de falar em politica juntamente com este tema. O exposto é uma realidade não tem nada de faccioso e ou tendencioso. O mal está feito e agora nada há a fazer para que volte atrás, temos é de dar a volta por cima e aproveitar ao máximo a energia do inimigo.
    Já agora gostava de acrescentar que na sociedade em que vivemos a realidade das Grandes Superfícies existe em qualquer continente assim como o comercio tradicional e irão ter de conviver eternamente grandes e pequenos, os pequenos terão é que se organizar e praticar uma guerrilha comercial, o pequeno manobra-se e adapta-se com muito maior facilidade que o grande. Isto é uma vantagem, temos é que saber lidar com ela. A minha ideia ao escrever o texto acima não foi de achincalhar ninguém mas unicamente tentar apresentar uma ideia que até pode parecer disparatada mas se a amadurecerem até pode surtir efeito. Ideias precisam-se e todas são bem vindas.
    Terminando concordo plenamente com a sua última frase só que o povo anda distraído com tudo o que nos é dado a consumir pelos média (Futebol e Novelas). Toca a Acordar.
    Só espero que no dia 12 os média não encontrem um acontecimento que tenha mais impacto que a concentração da “Juventude à Rasca” e que consigam fazer uma cobertura digna do que espero se irá passar.

    ResponderEliminar
  3. Todos os comerciantes que se juntem e invistam em espectaculos de rua, decoracao das ruas entre muitas coisas!
    Tem é que remarem todos para o mesmo lado!!!

    ResponderEliminar
  4. O comercio tradicional nos actuais moldes não faz qualquer sentido, horarios 10.00-13:00; 15:00-19:00 dizem tudo, vejam quantas pessoas estão a esta hora numa grande superficie. As grandes superficies trabalham á noite , fins de semana e feriados, o comercio tradicional o que é que faz? Descansa. as lojas chinesas estão abertas feriados e fins de semana, trabalham mais e queixem-se menos.


    Ricardo Varela

    ResponderEliminar
  5. Bom meus amigos, depois de ler o que todos nós conhecemos bem de perto, não resta outra solução que não aperfeiçoar as idéias que aqui estão colocadas e andar em frente, pois a continuar assim, com este novo pacote de restrições, todo vão acabar por fechar os estabelecimentos, tudo está feito para os grandes ou muito grandes, todos os outros ficam pelo caminho, como tal não tem outra saida, ou lutam e alteram a forma de trabalhar ou entregam tudo de mão beijada e sem futuro digno, é uma pena mas como temos vindo a ver, a situação sempre tem vindo a piorar nos ultimos anos, este último governo xuxialista colocou tudo de rastos e favoreceu o tal pequeno grupo de que são afilhados, a forma de contrariar o evidente é ir à luta e como tal, aproveitar o verão e trabalhar pelo que é vosso de direito.
    O programa que aqui foi sugerido quase não tem custos e é fácil de pôr em prática, é só dar um pouco o cabedal, no final do verão poderão novamente repensar como enfrentar o inverno.
    EB Mora

    ResponderEliminar
  6. Isto é um problema complexo...Em primeiro lugar as grandes superfícies tem um afluxo anormal de pessoas (quando comparado com outras zonas do país) porque os Portimonenses tem um qualquer fetiche com os seus automóveis, utilizando-os até para se deslocarem 500 metros. Se utilizassem menos os carros, não necessitariam de ir para lugares com parques de estacionamento e frequentariam mais amiude o comercio tradicional.

    Também é de estranhar que se tenham colocado parquimetros praticamente dentro de todas as artérias da cidade, empurrando as pessoas para estacionamentos gratuitos...logo para os centros comerciais ou hipermercados.

    Claro que tudo isto foi apenas uma coincidência infeliz...aqueles azares, que acontecem sem se saber bem porquê...Eu claro tenho cá um palpite que existem uns senhores que planearam a coisa, porque se há coisa que a vida me ensinou é que quando algo está bem engendrado, é porque foi devidamente planeado.

    As grandes superfícies beneficiam também da vantagem de se encontrarem numa cidade de deslumbrados que entendem que vencer na vida é ter mais coisas que os outros. E esta forma de estar é transversal na sociedade Portimonense.

    Quando chego a Portimão e me deparo com um dia de sol radioso e vejo o povo enfiado dentro de zonas alimentares banhadas a ar condicionado, deixando vazias esplanadas agradáveis, quer no centro da cidade, quer em cima do areal...Isso diz-me muita coisa sobre quem habita a cidade e os seus hábitos.

    Portimão é demasiado pequeno para ser grande....Mas vive e age numa total negação dessa realidade. E negar a realidade dá sempre mau resultado a médio prazo.

    José Martins

    ResponderEliminar
  7. No início dos anos 90, quando Mergulhão era Vereador e, posteriormente, o saudoso Presidente da CMP, os tempos eram outros ! A zona histórica estava com lojas, as casas bem tratadas e não havia os drogados que hoje existem, devido ao famoso CAT ! Porque o comércio não é, nem deve ser sómente, na " Rua das lojas " mas em toda a zona envolvente, conjuntamente com restaurantes de nível, bistrots, cafés sofisticados, esplanadas, etc., coisas estas que não existem ! Se a reabilitação e este tipo de reconversão fosse efectuada nesta zona, tudo seria diferente ! Mas, actualmente, é uma zona degradada, abandonada, cheia de criminalidade dos utentes do CAT, e que "habitam" nas casas desocupadas, e efectuam tráfico e consumo de droga ( belo CAT ) de dia e de noite ! Portimão nisto é um exemplo impar de como se deixa chegar o seu centro histórico ao máximo da incúria e desleixo ! Exactamente ao contrário de todas as cidades de Portugal que conheço ! O mais certo é o comércio e toda a zona definhar e ser votada ao abandono !!! Sinceramente, não entendo o senhor que Portimão tem como " Presidente " da Câmara ! Nunca vi tanta falta de visão, de irresponsabilidade, de " não querer saber ", de falta de estratégia a médio e longo prazo por parte de uma criatura que lá está a presidir ! Acho verdadeiamente que os portimonenses devem demonstrar a sua revolta, pois já chega de estragar tanto a cidade e a Rocha, ao contrário da Vila de Alvor, bem cuidada, pois este senhor é tendecioso, visto ser natural de lá ! Quem diria que Portimão, depois do Gracias, teria de apanhar com um professor primário sem qualquer preparação para tomar conta de uma Câmara desta dimensão ! Pobre Portimão !

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que o Aqua e uma mais valia para Portimão e para a minha familia pois ao domingo é quando nos podemos is as compras.
    Saimos de casa por volta das 8:30 chegamos a casa por volta das 19 horas de segunda a sabado, não dá para ir as compras e impossivel pois o comercio tradicional tem horarios de escritorios.
    Por isso senhores comerciantes toca a acordar e a trabalhar mais tarde talvez eu ainda volto a comprar no comercio tradicional.
    Agora se nada for feito de uma coisa podem ter a certeza vão todos fechar mais cedo ou mais tarde

    ResponderEliminar
  9. Há cerca de 30 anos que se anda a falar nisto, com mais uma centro comercial em a cada ano que passa o que se espera? Os comerciantes estão esgotados não há hipótese de dar resposta a esta invasão!
    Tenho saudades da rua do comércio cheia de gente, animada com movimento e vida. já foi

    ResponderEliminar