Páginas do Portimão Sempre

sexta-feira, 25 de março de 2011

Ajuda para a pequena Maria




A guarda da GNR Sónia Costa,
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001005112958

Enviou-nos a seguinte mensagem:
“Então amigo posso contar contigo para dador para a próxima campanha de dadores de medula?Se estiveres interessado diz-me alguma coisa pois temos que agir rápido antes que a Maria desista de lutar.
Eu sei que sou chata mas cada dia que passa pode ser o último da menina e dos outros meninos que estão lá a morrer à nossa espera.
Se quiseres ajudar diz e por favor fala com os teus amigos e convence-os a ajudar, hoje são estas crianças amanhã quem sabe somos nós,ninguém está imune.
Alguma dúvida liga-me 969524821 e sou moche. Pensa e diz qualquer coisa por favor, novamente por favor. “

Esta iniciativa foi noticiada pelo jornal Correio da Manha, transcrita abaixo:

Quartel solidário aberto a dadores

Maria Sousa, de 9 anos, não pôde estar presente. Está internada no Instituto Português de Oncologia (IPO), em Lisboa, com uma leucemia linfoblástica aguda. Mas foi por ela que largas dezenas de pessoas se deslocaram ontem ao quartel da GNR em Portimão, para dar sangue como candidatos a dadores de medula óssea. Uma iniciativa da soldado Sónia Costa, para ajudar todas as crianças que precisem de transplante.

A pequena Maria, que também é diabética insulinodependente, foi o rosto da campanha, até com página no Facebook, intitulada ‘Ajudem a Maria Transplante de Medula’. Mas a ideia solidária de Sónia, de 33 anos, partiu do caso de Ana Filipa Bessa, de 5 anos, filha de um GNR de Monchique, a quem foi diagnosticada uma leucemia, em Dezembro, ao mesmo tempo que Maria. As duas eram colegas de quarto no IPO e "tornaram-se grandes amigas", disse ao CM o pai, Pedro Bessa.

Ana Filipa ainda está a fazer quimioterapia, mas esteve ontem presente na acção de colheita. Sónia começou a fazer a lista de candidatos a dadores pensando em Ana Filipa, mas depois deu à campanha o rosto de Maria. "Mas a colheita é para todos", sublinhou Sónia, acrescentando que "a campanha é para continuar".

O Centro de Histocompatibilidade do Sul só envia equipas para colheitas externas com um mínimo de 150 voluntários inscritos. Sónia conseguiu quase trezentos e 267 compareceram na recolha. Trinta foram recusados por razões médicas, tendo sido feitas 237 colheitas. As que forem boas irão ser incluídas no Registo Português de Dadores de Medula Óssea.
Fonte: Correio da Manhã
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/quartel-solidario-aberto-a-dadores

Ainda há a possibilidade de se poder fazer os testes de compatibilidade.
A Guarda Sónia Costa deixou o seu contacto.
Mais uma vez, quem puder, por favor que ajude.

Para a Guarda Sónia Costa, apenas queremos dizer o seguinte:
Esta é uma forma formidável de concretizar o lema:
"Pela Lei e pela Grei".

4 comentários:

  1. PARABENS Á GUARDA QUE TEVE A INICIATIVA. EU INFELIZMENTE NAO POSSO SER DADORA MAS VOU CERTAMENTE DIVULGAR O MAIS QUE PUDER POIS SEI QUE HOJE PELOS OUTROS E AMNAHA NAO SABEMOS SE NAO SERÁ PELOS NOSSOS!!!! BEM HAJAM E VOU DIVULGAR
    MBREIS

    ResponderEliminar
  2. ola a minha colega ja me tinha falado sobre esta iniciativa e vou de certeza fazer a colheita pois hoje é a pequena maria amanha pode ser uma das minhas filhas a precisar por isso contem comigo....fico á espera de noticias e um bem hajam para kem tomou esta iniciativa.....

    ResponderEliminar
  3. Esta semana ainda quero fazer a recolha de sangue,espero conseguir ajudar...e ainda bem que há pessoas com este tipo de iniciativa ... que deus os abençoe...

    ResponderEliminar
  4. devia haver mais colheitas e a várias horas.
    e em mais lugares.
    desponibilizo o meu armazém se for necessário para colheitas.

    ResponderEliminar