Dez das 16 câmaras municipais algarvias integram a lista nacional dos 157 municípios com prazo médio de pagamento superior a 90 dias no final do segundo trimestre deste ano. Portimão ocupa o terceiro lugar da lista, com um prazo médio de 733 dias, o que equivale a um agravamento de 461 dias em relação à lista homóloga do ano passado, onde ocupava a 27º posição. "A maior parte dessa dívida é financeira. Os fornecedores já têm o dinheiro através da Banca", disse ao CM Luís Carito, vice-presidente da autarquia portimonense.
Além da "diminuição drástica da receita", Luís Carito refere que o prazo aumentou porque a dívida financeira está há mais de um ano à espera da aprovação do plano de saneamento, agora em análise no Tribunal de Contas.
A listagem da Direcção-Geral das Autarquias Locais integra, além de Portimão, os municípios algarvios de Faro, Loulé, Vila do Bispo, Olhão, Monchique, Lagoa, Albufeira, Lagos e Silves . A lista homóloga de 2010 tinha sete autarquias algarvias. Entraram agora Loulé, Monchique, Albufeira e Silves e saiu Tavira. "Não fizemos nenhuma habilidade; cortámos na despesa", justificou ao CM Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira. Já Seruca Emídio, de Loulé, disse que a redução "brutal" da receita obrigou a câmara a "hierarquizar pagamentos", atrasando as facturas mais pesadas.
Fonte: Correio da Manhã
Link: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/portimao-e-o-pior-pagador-na-regiao
Uma pequena nota:
São 16 autarquias no Algarve.
Portimão é a pior.
São 308 autarquias no País.
Portimão é a terceira pior.
Queda de receitas, dizem os responsáveis pela autarquia?
Sim. É capaz de ter havido alguma...
Mas a evolução dos custos em relação à evolução dos proveitos é a que está aqui abaixo:
E a evolução das dividas a terceiros em comparação com a evolução dos proveitos, é a que está aqui abaixo:
A fonte destes dados é o relatório que o Tribunal de Contas elaborou acerca da autarquia de Portimão.
A nú e a crú, aqui está a tal "queda de receitas", quando comparada com o aumento dos custos.
Cada um que avalie por si.
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