Páginas do Portimão Sempre

sábado, 15 de outubro de 2011

Médico do HBA ganhou 796 mil euros num ano! Mais do dobro do valor pago a todos os cinco elementos do conselho de administração!


Médico do SNS ganhou 796 mil euros num ano

Profissional do hospital do Barlavento Algarvio recebeu mais do dobro do valor pago a todos os cinco elementos do conselho de administração.

Um médico do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA) teve uma remuneração de 796 mil euros em 2008 e de 745 mil euros em 2009. Contas feitas, o clínico em questão ganhou mais de 60 mil euros por mês. O valor ultrapassa em mais do dobro o que foi pago a todo o conselho de administração do CHBA, composto por 5 elementos.

A informação consta de uma auditoria do Tribunal de Contas (TC) sobre as remunerações nas 42 unidades hospitalares públicas com estatuto de Entidades Públicas Empresariais (EPE) e que detectou vários casos com médicos a receber muito acima do valor do ordenado-base.

O referido médico, que tem a categoria de Chefe de Serviço em regime de dedicação exclusiva com o ordenado-base de cinco mil euros, foi o caso com a remuneração mais elevada encontrada num hospital gerido como EPE. Apesar de desempenhar outras funções de direcção, o presidente do conselho de administração do CHBA não justificou ao TC o valor da remuneração paga ao clínico.

A auditoria do TC aponta ainda que em todos os hospitais EPE avaliados, os cinco médicos mais bem pagos recebem "manifestamente" acima do que recebem os elementos dos conselhos de administração.

Os 195 médicos mais bem pagos receberam 34 milhões de euros em 2009, isto é, mais do dobro do que foi pago a todos os conselhos de administração das unidades de saúde EPE.

Fonte: Correio da Manhã
Link: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/medico-do-sns-ganhou-796-mil-euros-num-ano

18 comentários:

  1. Este tipo de notícias, dadas como o são, fazem-me lembrar aquela história da conversa entre Otelo Saraiva de Carvalho e Oloff Palme, então primeiro ministro sueco.
    Dizia Otelo: - Fizemos a revolução para acabar com os ricos.
    Respondia Palme: Pois é, eu ando aqui na Suécia há uma série de anos a ver se consigo acabar com os pobres …

    Tenho como dado adquirido que o dinheiro não foi roubado nem ganho ilegalmente, pois se assim fosse, a notícia seria dada de outra forma.
    Todos sabemos como o fazem, nesses casos, os órgãos da comunicação social deste país.
    O que não deixa de ser curioso que ninguém pergunte o que fez o médico para ganhar esse dinheiro.
    De certeza que trabalhou "no duro" para ascender a Chefe de Serviço. Não é de qualquer maneira que lá se chega.
    Certamente trabalhou mais no HBA do que os outros, certamente produziu muito mais, certamente deu mais horas do seu trabalho ao HBA.
    Certamente que este profissional não é um subsídio dependente, como tantos outros portugueses que por aí há.

    Trabalhem meus amigos, e não critiquem quem " se esfola" para, honestamente, aferrolhar mais uns cobres.

    Infelizmente esta é qualidade dos media que temos.

    ResponderEliminar
  2. Onde é que anda a sensatez,.... pago a peso de ouro???
    Para um país como o nosso, pagar desta forma é por demais. Gostaria de ver numa empresa privada.
    Numa empresa privada tem o ordenado e trabalhasse o tempo que fosse necessário, pois como chefe de serviço só tinha que o fazer.
    É por isso que o estado só dá prejuizo. Pois paga com o dinherio que não tem e nem sequer quer saber se o "negócio" pode ser proveitoso ou não.
    A mim, parece-me que este tipo de gestão é ruinosa para o país. Mas enfim, é bom para alguns.

    ResponderEliminar
  3. O espirito corporativista médico é muito conhecido e até compreensível nalguns aspectos. Aliás toda as profissões o têm, mas as palavras do Dr. Reis revelam bem quão longe pode ir esse espírito.

    Os senhores doutores querem lá saber das dificuldades por que está a passar o povo; os senhores querem lá saber se o vencimento mínimo em trinta e tal anos aumentou a brutal, ofensiva, quantia de oitenta e tal euros; os senhores querem lá saber da austeridade; os senhores querem lá saber da dívida externa; os senhores querem lá saber de quem vos paga; os senhores querem lá saber de Hipócrates... os senhores, vivem noutro planeta: o planeta de quem já não tem vergonha na cara nem o mínimo de solidariedade e compaixão.

    ResponderEliminar
  4. Ainda,dá consultas particulares no gabinete do próprio hospital do Barlavento, pelo valor de...(reporto-me a 2005/6) € 90,00. Francamente, já não me recordo a quem paguei nessa altura. Afinal, ninguem sabia disto ?????

    ResponderEliminar
  5. Porque será que as pessoas não dão a cara e se escondem por detrás do anonimato ???

    ResponderEliminar
  6. Possivelmente porque têm medo que voçê lhes parta uma perna (break a leg :)

    ResponderEliminar
  7. Agora que estamos numa de discussões sobre dinheiros e de ricos e pobreza, apetece perguntar ao Doutor se não acha que os ricos, sendo mais poderosos, são mais confiantes que os pobres? Se sim, então está respondida a sua questão do anonimato.

    ResponderEliminar
  8. "aferroar mais uns cobres". é preciso ter muita lata, Jorge C. Reis!

    ResponderEliminar
  9. Este médico é apenas oftalmologista, e chefe de equipa, que faz as operações ás cataratas dos doentes, cada doente levaapenas 10 minutos de intervenção cirúrgica, faz dezenas de operações por semana, coisa simples e barata. Faz consultas muito rápidas em 15 minutos chega a ver 3 doentes, e ainda vai trabalhar no privado, antigo Hospital de Portimão. Hoje de nome Hospital de São Camilo, e noutras clinicas privadas. É caso para dizer está pobrezinho o Dr Jorge Correia

    ResponderEliminar
  10. olha meu amigo, Aki no Brasil e vergonha tbm pra tds os lados, imagine vc ke estao importando lixo hospitalares dos estates, e vendendo aki como lençois calças e aparatos pra hospitais. e a higiene e zero, vcs ai tem estes casinhoa, aki e casao mesmo vergonha ne...

    ResponderEliminar
  11. Ó Jorge C. Reis também deve ser da mesma laia, para o vir ainda aqui defender, e provavelmente também deve ter recebido bem. Onde já se viu 60 mil euros mês, este de via trabalhar 48h por dia.Ganhou 6 vezes mais que o Presidente da Republica.
    Triste país, com tristes figurantes....

    ResponderEliminar
  12. ganham para matar, pois a mim diagnosticaram cinozite e afinal tinha um aneurisma cerebral de sete centimetros de comprimento e cinco de largura

    ResponderEliminar
  13. Quando não se sabe da raíz do problema ( situação ) seria bom não dizer tantas asneiras. O Médico em questão faz somente o papel dele. O resto que aqui esplaneiam não passa de simples e insensatas palavras.

    ResponderEliminar
  14. Parece-me que falam sem saber ou então são (desculpem a expressão) realmente burros!
    É o médico em questão que faz o preço de cada operação? Não, não é! É igual a nível nacional! Qual foi o intuito do estado (leia-se hospitais) pagar um valor por cada operação? Acabar com as listas de espera!
    Realmente para quem pode (como parece ser o caso dos participantes desta página), vai ao privado, mas todos os outros têm de ir ao público! Mas na vossa ignorante cabeça a saúde tem um preço? Talvez não pensem assim quando um de vocês ou alguém da vossa família, fique 2 anos à espera de uma operação. Tenham vergonha!!!

    ResponderEliminar
  15. Relativamente à questão permitam-me que diga o seguinte: não percebo por que razão quem cria as listas de espera são os mesmos que as vão combater. Assim estão mesmo a pedir que, durante o horário de trabalho, vá para o privado e aumente a lista de espera para, depois, a preços astronómicos faça as operações que deveria ter feito, que é para isso que é pago. Mas enfim, são os meninos bonitos do país e os protegidos.

    ResponderEliminar
  16. Epá, esqueçam lá isso, que ele também torra o guito todo que ganha no casino. lol
    Ah ganda Jorge, quantos mais melhor!!!!! LOLOLOLOLLOLOLOLOLOL

    ResponderEliminar
  17. Grande Hospital e grandes medicos,so gostaria de saber quem foi o responsavel pela morte da minha querida mae que morreu com falta de assistencia nesse Grande Hospital.Eu dava-lhe um premio!

    ResponderEliminar