A Fundação do Gil chegou ao Algarve há cerca de cinco anos e caminha, desde então, semanalmente para as pediatrias dos hospitais de Faro e Portimão, com a Hora do Conto, a Hora da Música e a Hora da Descoberta. O Dia do Gil é o nome deste projecto que abre semanalmente aos meninos internados uma janela para o mundo exterior.
Desde o início de 2012 que a fundação deixou de ter profissionais ligados a este projeto, por isso apela agora a novos voluntários que se desejem juntar ao grupo e continuar esta caminhada.
As pediatrias algarvias “precisam urgentemente de voluntários para dinamizar a Hora da Música”, alertam os responsáveis.
As sessões têm a duração de um hora, são quinzenais, decorrendo à quarta-feira de manhã na pediatria de Portimão e à quinta-feira de manhã na pediatria de Faro.
“A cada voluntário poderá ser solicitado no máximo uma sessão por mês. Os voluntários que desejem integrar a Hora da Música deverão tocar pelo menos um instrumento musical”, sublinham os mesmos responsáveis.
Nos próximos dias 14 e 15 de janeiro decorrerá em Lisboa uma formação para os novos voluntários da Hora da Música. A formação terá lugar no Hotel Vila Galé Ópera, em Alcântara, entre as 9h30 e as 18h30, com intervalo para almoço das 13h00 às 14h30.
A formação é certificada e terá um valor de 25,50 euros por participante, que irá servir para pagar ao formador. A fundação assegura o alojamento dos participantes.
O formador, António Pedro, é um músico experimentalista que está na Hora da Música desde o primeiro momento (março de 2004), quando ainda não existia nenhum projeto musical continuado nos hospitais.
A Fundação do Gil é uma instituição de solidariedade social, e tem como fins principais contribuir para o bem-estar, a valorização pessoal e a plena integração social das crianças e dos jovens que, por razões de natureza diversa, se encontrem internados, por períodos prolongados, em unidades hospitalares, prisionais ou outras.
Todos os interessados em associar-se a esta causa e contribuir para a felicidade destas crianças, poderão obter mais informações através do sítio que a Fundação do Gil possui na internet (http://www.fundacaodogil.pt/homepage.aspx).
Fonte: Jornal do Algarve
eu bem gostava de poder colaborar, mas infelizmente não sei tocar nenhum instrumento.
ResponderEliminareu gostava mas infelizmente não toco nenhum instrumento , mas estou disponível para voluntária em outra área onde possa ser útil .
ResponderEliminar