O Centro de Emprego e Formação de Portimão, que abrange este concelho e os de Lagoa, Monchique e Silves, registava já 8199 desempregados em novembro de 2011, dos quais 4334 no concelho. Deputado Paulo Sá manifesta “profunda preocupação”.
O desemprego na zona do barlavento algarvio foi uma das situações discutidas por uma delegação do PCP que visitou a 9 de janeiro o Centro de Emprego e Formação de Portimão, após a qual, o deputado Paulo Sá, eleito pelo círculo do Algarve manifestou a sua “profunda preocupação”.
Igualmente preocupante é, para o parlamentar, o “crescimento do desemprego de longa duração (sempre a aumentar desde o último trimestre de 2009) e com o insuficiente número de ofertas de emprego”.
A delegação do PCP tomou também conhecimento do Plano de Formação do CEFP para 2012 e da intenção do CEFP de "aprofundar a ligação ao tecido empresarial regional e local com o objetivo de aumentar a oferta de emprego".
Paulo Sá realizou uma visita ao concelho de Portimão com o objetivo de "contactar com a realidade local e reunir com entidades e instituições do concelho", nomeadamente, Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, CRACEP – Cooperativa de Reeducação e Apoio à Criança Excecional de Portimão e Portinado – Associação de Natação de Portimão.
No encontro com o IEFP, a delegação do PCP foi recebida pelo Delegado Regional e pela Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional (CEFP) de Portimão.
A delegação pôde constatar “a urgente necessidade de concluir as obras das novas instalações do CEPF de Portimão, uma vez que as atuais instalações não reúnem condições mínimas de funcionamento e atendimento a utentes”, concluíram os parlamentares.
Quanto à visita à Escola Manuel Teixeira Gomes, os comunistas testemunharam "a necessidade de obras de remodelação na Escola", as quais, estando previstas no âmbito da Parque Escolar, foram recentemente canceladas.
A escola debate-se ainda com a falta de assistentes operacionais e de um psicólogo a tempo inteiro.
Neste capítulo, Paulo Sá comprometeu-se- a levantar estas questões junto do Ministério da Educação e Ciência, através do seu grupo parlamentar na Assembleia da República.
Apoio à Criança Excecional de Portimão com verbas canceladas
A ronda pelo Barlavento algarvio incluiu ainda um contato com a CRACEP – Cooperativa de Reeducação e Apoio à Criança Excecional de Portimão, um projeto pioneiro na região na área da reabilitação e formação de crianças e jovens portadores de deficiência, projeto que os deputados comunistas elogiam devido “ao esforço e dedicação da direção e dos trabalhadores na sua manutenção e desenvolvimento”.
A CRACEP tem atualmente 52 jovens no seu Centro de Reabilitação Profissional e 57 no Centro de Atividades Ocupacionais, tendo este último capacidade para acolher mais 40 jovens, dando resposta integral à extensa lista de espera.
Contudo, de modo incompreensível, tal não acontece, porque o Centro Regional da Segurança Social não disponibiliza o necessário financiamento, denuncia o deputado algarvio.
Assim, esta é outra das situações que o PCP vai levar à Assembleia da República, para exigir “ao Ministério da Solidariedade e Segurança Social que as verbas necessárias sejam desbloqueadas, de modo a que a CRACEP possa acolher todos os jovens que se encontram na lista de espera”.
Fonte: Observatório do Algarve
Sem comentários:
Enviar um comentário