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quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Naviera Armas já não aceita bilhetes para linha Canárias - Madeira - Portimão


A empresa de navegação espanhola "Naviera Armas", que faz a ligação marítima Canárias - Madeira – Portimão não está a aceitar reservas de bilhetes a partir de fevereiro, e remete para quinta-feira o anúncio da decisão sobre o futuro da linha.

"Só amanhã [quinta-feira] a empresa dará a conhecer a sua decisão" quanto ao futuro, disse à Agência Lusa o responsável pela área de comunicação social da empresa, Manuel Vidal.

Desde terça-feira que, na Madeira, foram publicadas notícias que davam conta do encerramento da linha iniciada em 2008 e apesar do armador, na sua página do Facebook, ter escrito que "as noticias (…) não são reais".

Porém, no sítio da Internet da Naviera Armas já não é possível reservar ou marcar viagens neste circuito a partir do dia 30 de janeiro.

Em declarações à Lusa, Bruno Pereira, gerente da "Frutas Douradas", empresa que recorre semanalmente ao serviço de carga do navio da Armas, considera que a concretizar-se o encerramento, o mesmo representará "um grande prejuízo" para a Madeira e para firma.

"Trabalhamos quase 90 por cento com a Naviera Armas e a sua saída representará um acréscimo de custos nos transportes de 50 por cento", sublinha.

Para Bruno Pereira, isso representará prejuízos para a empresa e perda de competitividade dado que a Frutas Douradas não só importa fruta como também exporta designadamente anona (100 toneladas), batata-doce (260 toneladas) e pêra-abacate (nove toneladas).

Paulo Farinha, membro do Clube de Entusiastas de Navios (CEN), realça que o armador "ainda não revelou oficialmente a sua decisão" mas mostra-se, desde já, "indignado que, em tempo de crise, não se tenha acarinhado esta linha".

No âmbito daquilo que apelida de "ligação cívica com o Armas", Paulo Farinha é perentório ao declarar que "se o subsídio de mobilidade já estivesse em vigor a companhia não abandonava a linha".

A Assembleia Legislativa e da República já aprovaram um decreto-lei que estende ao transporte marítimo o subsidio de mobilidade existente para o transporte aéreo, ou seja, cada viajante residente na Madeira recebe 30 euros do Estado por cada viagem (60 euros ida-e-volta).

Esta lei, contudo, não está ainda regulamentada pelo que não tem efeitos legais.

A empresa espanhola "Naviera Armas" inaugurou a 14 de junho de 2008 uma linha de tráfego marítimo entre a Madeira e Portimão, após 23 anos de ausência de ligações de passageiros com o continente português em consequência do aparecimento do transporte aéreo.

Na primeira ligação com o continente português, o navio "Vólcan de Tijarafe" transportou, então, a partir do Funchal, 85 passageiros e 50 veículos e trouxe, de Portimão, outras 45 pessoas.

"A experiência foi positiva, as expectativas são muitas. Estamos a apostar nesta linha mas reconhecemos que é caríssima e que para ser rentável tem de gerar pelo menos 1.000 passageiros por semana no triângulo Canárias, Madeira e Portimão", disse, então, à Agência Lusa, o armador espanhol António Armas.

A Naviera Armas, no entanto, já estava no mercado desde 2006 mas com ligações apenas entre Canárias e a Madeira.

Esta linha, com início em Tenerife, no arquipélago das Canárias, passando por Las Palmas, Madeira e Portimão, poderá terminar a 30 de janeiro, quase quatro anos depois.

Esta ligação marítima começou a ser feita pelo navio "Volcán de Tijarafe" que entrou ao serviço da "Naviera Armas" em fevereiro de 2007.

A empresa de navegação Naviera Armas foi fundada em 1941, em Lanzarote, nas ilhas Canárias.

Fonte: Diário Online Algarve

3 comentários:

  1. E porque e que Portugal nao comeca uma carreira de Portimao para a Madeira. Sera assim tao dificil? Se os outros podem porque e que nos nao podemos?

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  2. E porque e que Portugal nao comeca uma carreira de Portimao para a Madeira. Sera assim tao dificil? Se os outros podem porque e que nos nao podemos?

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  3. Pode ser numa antiga traineira adaptada?

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